03-07-2012, 03:08 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-07-2012, 03:13 PM por Smith.)
Se você está lendo isso, parabéns por ter conseguido alcançar o objetivo primário com o qual começamos cada novo dia: você despistou a morte.
Nós damos muito importância para a idéia de não morrer. Adoramos histórias de vampiros imortais e super-heróis invencíveis, cada um de nós desejando ser um deles. Se nós não nos preocupassemos com a morte, finalmente colocaríamos a mão na massa de verdade.
Mas será que nós faríamos mesmo? Se você parar por um segundo para pensar sobre isso, vai perceber que a imortalidade é algo completamente super estimado.
==================================
#5 - A evolução lhe transformaria em uma aberração
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o ser humano ainda está evoluindo. Isso não é grande coisa se você tem o tipo de imortalidade que dura só uns mil ou dois mil anos, mas é claro que imortalidade de verdade significa que você ainda vai estar caminhando pela Terra, no seu corpo atual, daqui a um milhão de anos.
A Ciência não tem idéia de onde nossas futuras mutações vão nos levar daqui a todo esse tempo, então, qualquer um está livre para imaginar como serão seus vizinhos do futuro. Já você, ao contrário deles, vai passear por ai como o equivalente disso:
O corpo e o cérebro deles vai continuar a se adaptar a um mundo em constante mudança. O seu não. Será que o seu sistema digestivo vai ser capaz de aguentar o mesmo tipo de comida que eles comem? Será que seu cérebro vai gostar do mesmo tipo de entretenimento? Será que sua língua não evoluída vai conseguir falar a mesma língua do ano 1 milhão D.C? Será que um homem das cavernas conseguiria fazer tudo isso hoje?
Mas uma coisa nós sabemos: ninguém vai te ajudar a dar umazinha. Acontece que a mão-natureza odeia essa coisa de acasalamento entre espécies, e isso é um empata-foda tão relevante que a Ciência teve que inventar um nome para descrevê-lo: Isolamente reprodutivo. É esse o motivo pelo qual não existem Leonças ou centauros andando por ai.
Basicamente, é o jeito complicado da natureza explicar a lei do "triângulo não entra no buraco quadrado", com um subconjunto de regras que vai matar seus filhos se você tentar enfiar no triângulo. Significa que conforme as espécies evoluem, a chance de você criar outra espécie similar a sua (e que você aguente olhar por cinco minutos) diminui.
Claro, isso levando em consideração o fato de que andar entre os membros dessas nova espécie é algo seguro. Será que eles vão te tratar como uma novidade, e te colocar em algum comercial hilário de seguradoras? Ou eles vão fazer aquilo que os humanos atualmente fariam caso achassem um Pé-grande passeando por ai (no caso, enfiá-lo em um zoológico)? Apesar que, nada do que a nova espécie decidir fazer com você será pior que viver o resto da vida sem sexo. Quem sabe, talvez alguém decida te transformar numa mula para a próxima apresentação do zoo.
E isso é provavelmente irrelevante, já que sua capacidade de fazer amizade com mortais já vai ter sido extinta muito tempo antes...
#4 - Ninguém pode ficar sabendo
Digamos que uma criança fique fuçando no seu porão, e encontre aquela sua fotografia dos tempos antigos, e descubra que você é imortal. O rumor aumenta, e de repente, você ficamo famoso no mundo inteiro. Claro, muita gente vãi falar que é mentira, mas pessoas se tornaram famosas por muito menos.
Parece legal, certo? Talvez você consiga transformar isso em um reality show. Mas isso é só arranhar a superfície. Você não vai ficar só famoso; você vai virar um deus. Você tem a vida eterna, o que significa que sabe o segredo para a vida eterna, o que significa que você vai ser, imediatamente, o centro da religião mais nova e popular do mundo. Você vai ser como aquele cara que diz e prova ser Jesus. Porque alguém iria continuar adorando um ser invisível quando se tem um deus andando entre eles? Toda manhã, seu quintal vai estar entulhado de vários milhares de pessoas com doenças terminais, ou pais com suas crianças doentes, pedindo que você conceda a mesma imortalidade que possui.
Isso, claro, se levarmos em conta que o governo ou o crime organizado não chegarem antes. Literalmente TODA pessoa rica e poderosa da Terra vai decidir que dentro das suas veias corre a única coisa que eles não podem comprar: a liberdade de não morrer. Eles não vão parar até terem gasto cada centavo possivel para ver se conseguem transformar seu sangu ee orgãos em vida infinita para si mesmos. Pense nas guerras que acontecem por causa do petróleo. O segredo da vida eterna vai valer muito, muito, muito mais.
Então, nós não estamos falando de um teste de sangue e urina aqui e ali, enquanto eles te deixam hospedado em um laboratório cinco estrelas. É mais como você ser raptado e mantido em um barraco subterrâneo e mal iluminado, longe da civilização, enquanto eles enlouquecem sobre seus orgãos, na pegada E.T.
Se acostume, porque, já que ninguém vai saber onde você está, eles podem lhe manter lá pelo tempo que quiserem.
Mas digamos que você consiga despistá-los, mantendo seu segredo escondido através de uma série de novas identidades. Vai ficar extremamente dificil de lembrar todas, porque...
#3 - Você ainda vai estar envelhecendo (mentalmente)
Nós não estamos dizendo que se você magicamente ganhasse a imortalidade, o Alzheimer lhe alcançaria eventualmente - nós acreditamos que o Elixir da Vida que você bebeu iria manter seu cérebro fisicamente jovem, como o resto do você. Nós estamos falando que isso não importa.
Imagine se o número do seu celular mudasse a cada semana, e toda semanas você fosse forçado a memorizar o novo número. Isso fica exponencialmente mais difícil porque os números antigos ainda estão na sua memória, atrapalhando o trabalho. Agora, imagine que alguém peça para você relembrar instantaneamente o número de cinco semanas atrás.
Espera! Tinha um seis nele.
Essa é uma das razões pela qual sua memória diminui conforme você envelhece. Seu cérebro e sua habilidade de relembrar e arquivar memórias são limitados, mas a quantidade de coisas que você pede para lembrar continua se acumulando através das décadas.
Isso é um problema porque seu cérebro depende não só de armazenar informações, mas também conseguir relembrá-las em um segundo. Conforme o tempo passa, mais e mais memórias se acumulam, junto de nomes, datas e aniversários. Seu cérebro consegue manter tudo organizado por um tempo (digamos, a duração média da vida humana), mas não é como se você pudesse entrar nele e simplesmente deletar arquivos como se fosse um HD. Então, coisas inúteis começam a se acumular, atravancando o trabalho e deixando tudo lento, como aquelas toolbars no navegador da sua mãe.
Valeu, Yahoo.
Sua vida e experiência simortais podem ser infinitas, mas a habilidade de armazenar e relembrar do seu cérebro não é. Não iria demorar muito até seu cérebro ficar cheio de lixo, como a casa de alguém que sofre de acumulação compulsiva. Seu corpo vai ser jovem, mas você vai continuar esquecendo o nome das pessoas e contando as mesmas piadas para o mesmo cara, duas vezes por dia. Embora você ainda seja perfeitamente capaz de fazer um discurso rabugento sobre onde você estava quando o World Trade Center foi destruido, e como as crianças do futuro tem tudo muito fácil.
E, mesmo que você consiga contornar isso, ainda vai ter que lidar com o fato de que...
#2 - O tempo acelera até você enlouquecer
Quantos de vocês ai são velhos o suficiente para perceber que o tempo está acelerando? Para os que não são, conseguem lembrar quando vocês eram crianças, e o ano letivo finalmente terminava, e o verão estava pronto pra começar? Parecia que você tinha esperado metade da sua vida por isso, enquanto sua mãe vivia falando "O verão JÁ CHEGOU?!" O fato é que sua percepção do tempo acelera conforme a idade. É pura matemática.
Cada ano da sua vida parece mais curto que o anterior, já que cada ano que passou representa pedaços cada vez menores da sua vida. É o mesmo motivo que mil reais é muito para você, mas nao vale nada para o Bill Gates.
Então, quando você tiver 100 anos de idade, um minuto vai parecer ter seis segundos, se comparado com o minuto de quando você tinha 10 anos. Se você viver por mil anos, um casamento de 50 anos com uma mulher (a vida adulta inteira dela) vai ter o mesmo significado para você como aquela garota que você namorou por alguns anos na faculdade. Se você viver por 100 mil anos, ela vai ser basicamente aquela cocota aleatória que você pegou em um show do Weezer.
Como é o nome dela? Ah...
Chegue ao aniversário de um milhão, e as pessoas vão simplesmente surgir e explodir ao seu redor, como um video em time lapse de uma montanha sendo lentamente erodida durante milênios, enquanto cidade e nações aparecem e desaparecem ao seu redor, sem ninguém perceber. Entretenimento vai se transformar em um borrão sem graça, conforme você vê tendências surgirem, sairem de moda e depois emergirem novamente para uma geração que as vê como algo novo em folha. Você vai ter o prazer de ver vampiros sairem de moda, e então ficarem legais de novo em 2060, e 2150, e em 2200, até você simplesmente parar de ir ao cinema.
Vê, é por isso que o Dr. Manhattam se transformou em alguém tão pé no saco em Watchmen. Mas poderia ser pior...
#1 - Eventualmente, você vai ficar preso em algum lugar (para sempre)
Nós passamos tanto tempo com medo da morte que esquecemos um dos maiores e mais esmagadores benefícios que a morte oferece a todas as espécies: terminar com o sofrimento. Obviamente, quando pensamos em imortalidade, nos imaginamos sempre jovens e saudáveis, e não deitados em uma cama sofrendo de câncer de pulmão para todo o sempre.
Mas o mundo lá fora é perigoso, e qualquer acidente bizarro pode lhe deixar preso em algum lugar, sem chance de escapar, pelos resto da eternidade.
Talvez um terremoto atinja o prédio em que você está, e ele despenca enquanto você está na garagem do subsolo. Você está debaixo de um milhão de toneladas de concreto e reboco. Tudo o que você pode fazer é esperar por resgate. Só não conte em ser resgatado, porque as pessoas no comando disso tendem a desistir quando a merda fica fedida e dificil demais de cavocar, e depois de terem resgatado pessoas suficientes para poder dizer "Nós tentamos".
"...ou nós podemos simplesmente pular isso e ir direto para o vestiário feminino."
A única esperança que você pode ter é que, quando forem construir um novo hotel, uma década depois, eles te descubram entre os corpos, enquanto mexem na bagunça. Mas se a cidade de Savanna serve como indicação, as pessoas acham mais fácil simplesmente construir sobre os corpos ao invés de jogá-los em outro lugar.
Ok, mas qual é a chance de você ser pego em um terremoto (ou qualquer outro desastre natural)? Bom, se você vive para sempre, as chances são praticamente 100%. A menos que o mundo termine antes de você ter essa chance. Então, ao invés de ficar preso em um prédio, você vai se preocupar em ser o punico sobrevivente de uma guerra nuclear, ou um meteoro gigante, ou outra Era Glacial, ou a colisão com outro planeta, ou a morte do Sol.
Mesmo que escape ileso, agora você está sozinho. Você vai ser forçado a viver sua vida, ficando louco lentamente, como um Will Smith menos legal, e sem zumbis para servir de alvo. Você não vai ter nem o cachorro.
E isso levando em conta que a Terra fique intacta. Um cometa pode acertar o planeta como o Terry Crews acerta paredes nos comerciais do Old SPice, e lhe enviar através do espaço. Na melhor das hipóteses, você vai flutuar no vácuo durante algumas décadas até acertar Marte. Nessa altura, você vai basicamente matar tempo até que vida inteligente evolua. Seus castelos de areia vão ficar cada ve melhores.
Então, aproveite a vida enquanto você está vivo. Mas se por acaso encontrar o Santo Graal, não beba dele, porque a história vai terminar de um jeito feio.
===============================================
Fonte: http://www.neoseganet.com/forum/index.ph...ortalidade
Nós damos muito importância para a idéia de não morrer. Adoramos histórias de vampiros imortais e super-heróis invencíveis, cada um de nós desejando ser um deles. Se nós não nos preocupassemos com a morte, finalmente colocaríamos a mão na massa de verdade.
Mas será que nós faríamos mesmo? Se você parar por um segundo para pensar sobre isso, vai perceber que a imortalidade é algo completamente super estimado.
==================================
#5 - A evolução lhe transformaria em uma aberração
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o ser humano ainda está evoluindo. Isso não é grande coisa se você tem o tipo de imortalidade que dura só uns mil ou dois mil anos, mas é claro que imortalidade de verdade significa que você ainda vai estar caminhando pela Terra, no seu corpo atual, daqui a um milhão de anos.
A Ciência não tem idéia de onde nossas futuras mutações vão nos levar daqui a todo esse tempo, então, qualquer um está livre para imaginar como serão seus vizinhos do futuro. Já você, ao contrário deles, vai passear por ai como o equivalente disso:
O corpo e o cérebro deles vai continuar a se adaptar a um mundo em constante mudança. O seu não. Será que o seu sistema digestivo vai ser capaz de aguentar o mesmo tipo de comida que eles comem? Será que seu cérebro vai gostar do mesmo tipo de entretenimento? Será que sua língua não evoluída vai conseguir falar a mesma língua do ano 1 milhão D.C? Será que um homem das cavernas conseguiria fazer tudo isso hoje?
Mas uma coisa nós sabemos: ninguém vai te ajudar a dar umazinha. Acontece que a mão-natureza odeia essa coisa de acasalamento entre espécies, e isso é um empata-foda tão relevante que a Ciência teve que inventar um nome para descrevê-lo: Isolamente reprodutivo. É esse o motivo pelo qual não existem Leonças ou centauros andando por ai.
Basicamente, é o jeito complicado da natureza explicar a lei do "triângulo não entra no buraco quadrado", com um subconjunto de regras que vai matar seus filhos se você tentar enfiar no triângulo. Significa que conforme as espécies evoluem, a chance de você criar outra espécie similar a sua (e que você aguente olhar por cinco minutos) diminui.
Claro, isso levando em consideração o fato de que andar entre os membros dessas nova espécie é algo seguro. Será que eles vão te tratar como uma novidade, e te colocar em algum comercial hilário de seguradoras? Ou eles vão fazer aquilo que os humanos atualmente fariam caso achassem um Pé-grande passeando por ai (no caso, enfiá-lo em um zoológico)? Apesar que, nada do que a nova espécie decidir fazer com você será pior que viver o resto da vida sem sexo. Quem sabe, talvez alguém decida te transformar numa mula para a próxima apresentação do zoo.
E isso é provavelmente irrelevante, já que sua capacidade de fazer amizade com mortais já vai ter sido extinta muito tempo antes...
#4 - Ninguém pode ficar sabendo
Digamos que uma criança fique fuçando no seu porão, e encontre aquela sua fotografia dos tempos antigos, e descubra que você é imortal. O rumor aumenta, e de repente, você ficamo famoso no mundo inteiro. Claro, muita gente vãi falar que é mentira, mas pessoas se tornaram famosas por muito menos.
Parece legal, certo? Talvez você consiga transformar isso em um reality show. Mas isso é só arranhar a superfície. Você não vai ficar só famoso; você vai virar um deus. Você tem a vida eterna, o que significa que sabe o segredo para a vida eterna, o que significa que você vai ser, imediatamente, o centro da religião mais nova e popular do mundo. Você vai ser como aquele cara que diz e prova ser Jesus. Porque alguém iria continuar adorando um ser invisível quando se tem um deus andando entre eles? Toda manhã, seu quintal vai estar entulhado de vários milhares de pessoas com doenças terminais, ou pais com suas crianças doentes, pedindo que você conceda a mesma imortalidade que possui.
Isso, claro, se levarmos em conta que o governo ou o crime organizado não chegarem antes. Literalmente TODA pessoa rica e poderosa da Terra vai decidir que dentro das suas veias corre a única coisa que eles não podem comprar: a liberdade de não morrer. Eles não vão parar até terem gasto cada centavo possivel para ver se conseguem transformar seu sangu ee orgãos em vida infinita para si mesmos. Pense nas guerras que acontecem por causa do petróleo. O segredo da vida eterna vai valer muito, muito, muito mais.
Então, nós não estamos falando de um teste de sangue e urina aqui e ali, enquanto eles te deixam hospedado em um laboratório cinco estrelas. É mais como você ser raptado e mantido em um barraco subterrâneo e mal iluminado, longe da civilização, enquanto eles enlouquecem sobre seus orgãos, na pegada E.T.
Se acostume, porque, já que ninguém vai saber onde você está, eles podem lhe manter lá pelo tempo que quiserem.
Mas digamos que você consiga despistá-los, mantendo seu segredo escondido através de uma série de novas identidades. Vai ficar extremamente dificil de lembrar todas, porque...
#3 - Você ainda vai estar envelhecendo (mentalmente)
Nós não estamos dizendo que se você magicamente ganhasse a imortalidade, o Alzheimer lhe alcançaria eventualmente - nós acreditamos que o Elixir da Vida que você bebeu iria manter seu cérebro fisicamente jovem, como o resto do você. Nós estamos falando que isso não importa.
Imagine se o número do seu celular mudasse a cada semana, e toda semanas você fosse forçado a memorizar o novo número. Isso fica exponencialmente mais difícil porque os números antigos ainda estão na sua memória, atrapalhando o trabalho. Agora, imagine que alguém peça para você relembrar instantaneamente o número de cinco semanas atrás.
Espera! Tinha um seis nele.
Essa é uma das razões pela qual sua memória diminui conforme você envelhece. Seu cérebro e sua habilidade de relembrar e arquivar memórias são limitados, mas a quantidade de coisas que você pede para lembrar continua se acumulando através das décadas.
Isso é um problema porque seu cérebro depende não só de armazenar informações, mas também conseguir relembrá-las em um segundo. Conforme o tempo passa, mais e mais memórias se acumulam, junto de nomes, datas e aniversários. Seu cérebro consegue manter tudo organizado por um tempo (digamos, a duração média da vida humana), mas não é como se você pudesse entrar nele e simplesmente deletar arquivos como se fosse um HD. Então, coisas inúteis começam a se acumular, atravancando o trabalho e deixando tudo lento, como aquelas toolbars no navegador da sua mãe.
Valeu, Yahoo.
Sua vida e experiência simortais podem ser infinitas, mas a habilidade de armazenar e relembrar do seu cérebro não é. Não iria demorar muito até seu cérebro ficar cheio de lixo, como a casa de alguém que sofre de acumulação compulsiva. Seu corpo vai ser jovem, mas você vai continuar esquecendo o nome das pessoas e contando as mesmas piadas para o mesmo cara, duas vezes por dia. Embora você ainda seja perfeitamente capaz de fazer um discurso rabugento sobre onde você estava quando o World Trade Center foi destruido, e como as crianças do futuro tem tudo muito fácil.
E, mesmo que você consiga contornar isso, ainda vai ter que lidar com o fato de que...
#2 - O tempo acelera até você enlouquecer
Quantos de vocês ai são velhos o suficiente para perceber que o tempo está acelerando? Para os que não são, conseguem lembrar quando vocês eram crianças, e o ano letivo finalmente terminava, e o verão estava pronto pra começar? Parecia que você tinha esperado metade da sua vida por isso, enquanto sua mãe vivia falando "O verão JÁ CHEGOU?!" O fato é que sua percepção do tempo acelera conforme a idade. É pura matemática.
Cada ano da sua vida parece mais curto que o anterior, já que cada ano que passou representa pedaços cada vez menores da sua vida. É o mesmo motivo que mil reais é muito para você, mas nao vale nada para o Bill Gates.
Então, quando você tiver 100 anos de idade, um minuto vai parecer ter seis segundos, se comparado com o minuto de quando você tinha 10 anos. Se você viver por mil anos, um casamento de 50 anos com uma mulher (a vida adulta inteira dela) vai ter o mesmo significado para você como aquela garota que você namorou por alguns anos na faculdade. Se você viver por 100 mil anos, ela vai ser basicamente aquela cocota aleatória que você pegou em um show do Weezer.
Como é o nome dela? Ah...
Chegue ao aniversário de um milhão, e as pessoas vão simplesmente surgir e explodir ao seu redor, como um video em time lapse de uma montanha sendo lentamente erodida durante milênios, enquanto cidade e nações aparecem e desaparecem ao seu redor, sem ninguém perceber. Entretenimento vai se transformar em um borrão sem graça, conforme você vê tendências surgirem, sairem de moda e depois emergirem novamente para uma geração que as vê como algo novo em folha. Você vai ter o prazer de ver vampiros sairem de moda, e então ficarem legais de novo em 2060, e 2150, e em 2200, até você simplesmente parar de ir ao cinema.
Vê, é por isso que o Dr. Manhattam se transformou em alguém tão pé no saco em Watchmen. Mas poderia ser pior...
#1 - Eventualmente, você vai ficar preso em algum lugar (para sempre)
Nós passamos tanto tempo com medo da morte que esquecemos um dos maiores e mais esmagadores benefícios que a morte oferece a todas as espécies: terminar com o sofrimento. Obviamente, quando pensamos em imortalidade, nos imaginamos sempre jovens e saudáveis, e não deitados em uma cama sofrendo de câncer de pulmão para todo o sempre.
Mas o mundo lá fora é perigoso, e qualquer acidente bizarro pode lhe deixar preso em algum lugar, sem chance de escapar, pelos resto da eternidade.
Talvez um terremoto atinja o prédio em que você está, e ele despenca enquanto você está na garagem do subsolo. Você está debaixo de um milhão de toneladas de concreto e reboco. Tudo o que você pode fazer é esperar por resgate. Só não conte em ser resgatado, porque as pessoas no comando disso tendem a desistir quando a merda fica fedida e dificil demais de cavocar, e depois de terem resgatado pessoas suficientes para poder dizer "Nós tentamos".
"...ou nós podemos simplesmente pular isso e ir direto para o vestiário feminino."
A única esperança que você pode ter é que, quando forem construir um novo hotel, uma década depois, eles te descubram entre os corpos, enquanto mexem na bagunça. Mas se a cidade de Savanna serve como indicação, as pessoas acham mais fácil simplesmente construir sobre os corpos ao invés de jogá-los em outro lugar.
Ok, mas qual é a chance de você ser pego em um terremoto (ou qualquer outro desastre natural)? Bom, se você vive para sempre, as chances são praticamente 100%. A menos que o mundo termine antes de você ter essa chance. Então, ao invés de ficar preso em um prédio, você vai se preocupar em ser o punico sobrevivente de uma guerra nuclear, ou um meteoro gigante, ou outra Era Glacial, ou a colisão com outro planeta, ou a morte do Sol.
Mesmo que escape ileso, agora você está sozinho. Você vai ser forçado a viver sua vida, ficando louco lentamente, como um Will Smith menos legal, e sem zumbis para servir de alvo. Você não vai ter nem o cachorro.
E isso levando em conta que a Terra fique intacta. Um cometa pode acertar o planeta como o Terry Crews acerta paredes nos comerciais do Old SPice, e lhe enviar através do espaço. Na melhor das hipóteses, você vai flutuar no vácuo durante algumas décadas até acertar Marte. Nessa altura, você vai basicamente matar tempo até que vida inteligente evolua. Seus castelos de areia vão ficar cada ve melhores.
Então, aproveite a vida enquanto você está vivo. Mas se por acaso encontrar o Santo Graal, não beba dele, porque a história vai terminar de um jeito feio.
===============================================
Fonte: http://www.neoseganet.com/forum/index.ph...ortalidade