• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Musculação - Hipertrofia Muscular na Adolescência
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Musculação - Hipertrofia Muscular na Adolescência
Offline Tom
Búfalo
**
Mensagens: 405
Tópicos: 21
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#1
08-02-2012, 05:31 PM
Um texto muito bom sobre Hipertrofia muscular e como a academia faz bem para um adolescente, quando um pau no cu te falar que prejudica o crescimento tu vai estar mais preparado para botar ele no chão.

Como viram no topico malhando em casa, minha academia em casa não deu muito certo, então quando o peitoral melhorou eu tinha uma grana e paguei 1 mês de academia, o mes que vem eu vo dar um jeito hehe..
----------------------------------------------------------------------




MUSCULAÇÃO

Hipertrofia Muscular na Adolescência
Revisão bibliográfica

Segundo Campos (2000) as crianças se diferenciam dos adultos nas respostas metabólicas, cardiovasculares, respiratórias, termorregulatória e perceptiva ao exercício.
Através dos programas de treinamento de força as crianças conseguem ganhos na força muscular, entretanto, a hipertrofia é mais difícil de se alcançar em crianças do que em adultos. (FLECK & KRAEMER, 1999).
Embora os aumentos na quantidade de músculos, isto é, hipertrofia, possam não ocorrer em crianças de todas as idades, muitas outras mudanças nos músculos, nervos e tecidos conjuntivos sugerem um aumento na qualidade do tecido muscular e da unidade neuromuscular.
A falta de conhecimento dos aspectos relacionados ao crescimento da criança por parte do educador físico faz com que ele elabore um treinamento falho em vários aspectos e que pode ser prejudicial à criança. "O treinamento infantil e juvenil não é um treinamento de adulto reduzido". (WEINECK, 1999), uma vez que crianças e jovens ainda encontram-se em crescimento e desenvolvimento de uma série de alterações físicas, psíquicas, sociais muito significativas ". Por isso, um treinamento de crianças e jovens consiste" de um processo sistemático e à longo prazo, com objetivos, programas e procedimentos diferentes de um treinamento de adultos, onde o crescimento e o desenvolvimento têm prioridade.

Segundo WEINECK, Jürgen. Biologia do Esporte 9ª Ed. São Paulo: Ed. Manole, 1991, os graus desenvolvimento da seguinte forma:
- Lactante - até um ano
- Bebê - de 1 a 3 anos
- Pré-escolar - de 3 a 6/7 anos
- Primeira infância escolar - 6/7 a 10 anos
- Infância escolar tardia - aproximadamente 10 anos
- Pubescência - entre 11 a 14 anos para meninas e entre 12 a 15 anos para meninos
- Adolescência - entre 13 a 18 anos para meninas e entre 14 a 19 anos para meninos

Até o inicio da puberdade meninos e meninas pouco diferem quanto à força muscular e sistema hormonal. Após a primeira fase puberal eleva-se o nível de testosterona aproximadamente 10 vezes nos meninos e em meninas uma discreta elevação, acarretando um dimorfismo sexual. (WEINECK, 1999) . Nos meninos o ganho de massa muscular é visível e melhora da capacidade muscular sob anaerobiose.
Em crianças pequenas e lactantes a capacidade para atividade anaeróbica é muito restrita, por isso estímulos que promovam uma grande descarga de lactato não devem ser enfatizados durante a infância. Em oposição, as crianças apresentam uma grande capacidade para o metabolismo oxidativo, possibilitando a utilização dos ácidos graxos livres mais rapidamente, poupando suas reservas de glicose.
De acordo com OLIVEIRA (1999) o trabalho com crianças requer paciência, incentivo, motivação e criatividade constante, pois se sabe que existe uma preferência por esportes com bola e coletivos.

Modalidade de atividades: após ter detectado que a fase de aprendizagem motora na qual a criança se encontra, determinar quais serão as atividades mais recomendadas. De uma maneira geral temos que descobrir quais as atividades físicas que a criança mais gosta e se for obesa tentar junto com os pais reduzir as atividades sedentárias que realiza, trabalhar a auto-estima e a
imagem corporal:

- 6 a 10 anos: atividades que envolvam as qualidades físicas básicas - coordenação, equilíbrio, agilidade e ritmo;
- 11 a 14 anos: experiência e iniciação com várias modalidades esportivas;
- acima de 15 anos: atividades esportivas, musculação, trabalhos cardiovasculares, exercícios corretivos, alongamentos, atividades na piscina.

Reavaliação física:
-dependerá do objetivo principal. Deve-se reavaliar todas as variáveis bimestralmente;
-avaliar a assiduidade do aluno.

O trabalho de força:
De acordo com FLECK & KRAEMER (1999) o treinamento de meninos e meninas pré-púberes pode causar aumentos significativos em força muscular. Embora este tema seja controverso, ultimamente, graças a vários estudos e pesquisas têm-se deixado de lado a idéia de que não ocorrem ganhos em força muscular a partir do treinamento de força em crianças devido à imaturidade do sistema hormonal. Esta idéia tem sido refugada, pois se acredita que não há ganho em força ou hipertrofia muscular quando os programas de treinamento de força são mal planejados. Já com um bom treinamento, além de ocorrer ganhos em força, muitos estudos confirmam que não ocorrem lesões devido ao programa de treinamento com crianças.

Vantagens do treinamento de força para crianças e adolescentes:
1) treinamento de forças desempenha um importante papel na formação corporal geral, ou seja, melhora de problemas posturais gerais;
2) complementação do treinamento esportivo, já que pode haver um
desequilíbrio funcional prejudicando o desempenho e ocasionando lesões musculares em um treinamento esportivo muito específico.
3) Um bom programa de força para crianças, há uma melhoria da movimentação em todas as modalidades esportivas. O aumento da força torna o movimento mais dinâmico, fluentes e precisos. (WEINECK,1999)
4)Aumento da força muscular que não só melhora a capacidade funcional da criança como também protege as articulações pelas quais estes músculos passam protegendo-os de lesões.

Objetivos do treinamento de força para crianças e adolescentes :
- Aumento da resistência muscular
- Diminuição das lesões relacionadas com o esporte e atividades recreacionais
- Melhoria da performance no esporte e atividades recreacionais
- Melhoria da coordenação muscular
- Manutenção de aumento da flexibilidade
- Melhor controle postural
- Aumento da densidade óssea
- Aumento do condicionamento físico
- Melhoria da composição corporal
- Aumento das condições bioquímicas

Perigos do treinamento de força para crianças e adolescentes, segundo CAMPOS (2000) são:
- Fraturas no disco epifisário - mais comum de acontecer pela execução de movimentos acima da cabeça e com cargas próximas da capacidade máxima da criança. Na fase de crescimento o disco epifisário não é ossificado e assim não possui a mesma capacidade de suportar os estresses mecânicos impostos sobre o osso. A melhor maneira de prevenir estas lesões seria não utilizar os exercícios com movimentos acima da cabeça durante a fase de crescimento e não elevar demais as sobrecargas;
- Fraturas ósseas - na fase do crescimento, há maior suscetibilidade de fraturas entre 12 a 14 anos em meninos e 10 a 13 anos para meninas. As sobrecargas altas nesta fase aumentam o risco de fraturas;
- Distensões musculares - muito comum entre crianças que praticam musculação. Para preveni-las deve-se sempre fazer alongamento e aquecimento prévio e não tentar levantar uma sobrecarga muito alta para um dado número de repetições.
- Lesões causadas por desequilíbrio muscular - o desequilíbrio de forças entre os pares de músculos antagônicos de uma articulação afeta sua integridade, principalmente na fase de crescimento. Um programa de musculação equilibrada, com a mesma proporção de estímulos entre os músculos antagônicos e agônicos e a execução de alongamentos, é a melhor maneira de evitar o problema.

De acordo com JUNIOR (1998) o fator negativo da musculação para crianças são os traumas-que podem prejudicar as articulações e ossos. Mas, ele ressalta que estes traumas aparecem com maior freqüência em outras modalidades esportivas que na musculação e os traumas ocorridos em sala de musculação, quando o programa é bem orientado são insignificantes.

Montagem do programa
De acordo com JUNIOR (1998) a montagem de um programa de musculação para crianças deve ter os seguintes aspectos: na montagem da série, deve-se optar por exercícios globais, evitando-se exercícios unilaterais, respeitando intervalos e períodos de recuperação mais prolongados do que para os adultos. O tipo de força a ser treinado é a RML.
- Tempo: 20-30 min (adaptação) 20-40 (adaptados)
- Freqüência: 3-4 x por semana
- Média de séries e repetições: 1 e 2 (adaptação) e 3 e 4 (adaptados) x 15- 20 (adaptação) e 10-15 rep (adaptados)
Devem ser evoluídos com o tempo de crescimento da criança. Treinamento de músculos antagônicos e agônicos, direito e esquerdo, superiores e inferiores. Deve conter aquecimento e alongamentos no início da sessão . Exercícios aeróbios para complementar o programa de força. Primeiro os grandes grupos musculares e depois os pequenos e finalizar com a volta à calma.

Devem ser levados em conta para o treinamento:
- A idade
- Nível de condicionamento
- Coordenação
- Experiência


Fonte: http://www.cdof.com.br/musc14.htm
Quem disse que as mulheres não tem direitos?
Elas tem o direito de Permanecerem caladas!

Ausente por uns tempos!
Me pergunte algo no Formspring http://www.formspring.me/TomHernandez
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
***
Mensagens: 3,002
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#2
09-02-2012, 10:43 AM
Bom, pelo que eu li apenas mostrou que é possível o treino na academia durante a adolescência, porém ele é muito limitado e somente um profissional MUITO BOM pode fazer uma ficha de exercícios seguros para o jovem.
Tenho um irmão mais novo que eu sou como um pai pra ele, e nos meus planos pra ele, academia só após 18, mas esportes como futebol, basquete, natação, etc desde já, pois eles aumentam a resistência muscular (vai facilitar quando ele começar na academia) e deixam ele com bem mais gás, além de manter um BF baixo (de forma que ele possa chegar na musculação já definido, precisando apenas treinar pra crescer mesmo, em vez de perder tempo chegado gordinho e tendo que emagrecer).
Além disso, musculação só é divertida depois que vc pega a filosofia da coisa, senão é só um esporte chato de repetição, não combina com adolescentes que querem se divertir em tudo que fazem.
Mas cada um decida o melhor, esperar até uma maior idade pra começar na academia ou começar cedo.
Enfim, é um ótimo artigo pra jogar na cara de quem acha impossível musculação ser benefica para adolescentes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tom
Búfalo
**
Mensagens: 405
Tópicos: 21
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#3
09-02-2012, 12:42 PM
(09-02-2012, 10:43 AM)Bufallo Reprodutor Escreveu: Bom, pelo que eu li apenas mostrou que é possível o treino na academia durante a adolescência, porém ele é muito limitado e somente um profissional MUITO BOM pode fazer uma ficha de exercícios seguros para o jovem.
Tenho um irmão mais novo que eu sou como um pai pra ele, e nos meus planos pra ele, academia só após 18, mas esportes como futebol, basquete, natação, etc desde já, pois eles aumentam a resistência muscular (vai facilitar quando ele começar na academia) e deixam ele com bem mais gás, além de manter um BF baixo (de forma que ele possa chegar na musculação já definido, precisando apenas treinar pra crescer mesmo, em vez de perder tempo chegado gordinho e tendo que emagrecer).
Além disso, musculação só é divertida depois que vc pega a filosofia da coisa, senão é só um esporte chato de repetição, não combina com adolescentes que querem se divertir em tudo que fazem.
Mas cada um decida o melhor, esperar até uma maior idade pra começar na academia ou começar cedo.
Enfim, é um ótimo artigo pra jogar na cara de quem acha impossível musculação ser benefica para adolescentes.

Meus pais não são muito altos, meus irmãos so chegaram até 1,73, eu tenho 1,70, queria crescer uns 8cm ainda, então como a genética não ajuda, falei com uns especialistas e eles me falaram que academia seria uma boa (isso ano passado, ainda estou com 1,70) para o crescimento, dei uma pesquisada na internet e muitos sites "confiáveis" diziam que academia é realmente bom para o crescimento desde que não pegue muito pesado.

Sobre a filosofia, muitos esquecem que academia é sinônimo de saúde, querem entrar na academia para vestir camisas coladas no corpo e dizer que tão fortinhos, depois que passa 3 meses e veem que não mudou nada tomam anabolizantes para "compensar".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
***
Mensagens: 3,002
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#4
09-02-2012, 02:29 PM
Tom,

Um amigo meu também tinha esse problema e ele tomou hormonio do crescimento passado pelo médico msm, hj em dia ele tem 1,90.
Começou a tomar com 15 anos e tinha 1,60 mais ou menos na época.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tom
Búfalo
**
Mensagens: 405
Tópicos: 21
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#5
09-02-2012, 06:42 PM
Ja tomei um remedio parecido também buffalo, era com receita medica e tudo. Parei com 1 mês tomando, o remedio deveria ser tomado antes de todas as refeições importantes, o problema do remedio é que ele provocava sono intenso, tomava no café da manha e eu 1h dpois tava tombando na cadeira da escola, ae tomava antes do almoço e ia pra cama e dormia até 17h, ae tomava antes da janta e dormia a noite inteira igual uma pedra, era efeito colateral mesmo, diziam que passava depois de 1 semana, mas deu 2,3 e nada. Ae parei de tomar, eu diria que academia seria minha ultima "tática" para crescer alguns centímetros, hehe.

Abraços!
Quem disse que as mulheres não tem direitos?
Elas tem o direito de Permanecerem caladas!

Ausente por uns tempos!
Me pergunte algo no Formspring http://www.formspring.me/TomHernandez
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LeBron James
We are all witness.
**
Mensagens: 45
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2013
#6
11-12-2013, 11:59 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-12-2013, 11:59 PM por LeBron James.)
(09-02-2012, 02:29 PM)Free Bird Escreveu: Tom,

Um amigo meu também tinha esse problema e ele tomou hormonio do crescimento passado pelo médico msm, hj em dia ele tem 1,90.
Começou a tomar com 15 anos e tinha 1,60 mais ou menos na época.

Teu amigo ficou narigudo ou orelhudo Free Bird? Pergunto isso pois também quero tomar hormônio do crescimento.

Eae Tom,tu cresceu um pouco com a musculação fera?
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  GUIA DE EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO mente 43 14,938 30-01-2018, 02:02 PM
Última Mensagem: barãozin
  Alcool x Musculação Zlatan 10 2,736 06-05-2014, 11:44 AM
Última Mensagem: Angelo Henrique
  Levedura de Cerveja. {Hipertrofia} Viril 1 5,445 02-08-2012, 01:06 AM
Última Mensagem: John Romano
  [DUVIDA]DIETA HIPERTROFIA. Viril 6 7,449 30-07-2012, 10:54 PM
Última Mensagem: Vitor
  Como ganhar massa muscular ! Joe Bloggs 0 2,221 28-05-2012, 12:09 PM
Última Mensagem: Joe Bloggs

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo