04-08-2015, 08:03 PM
A partir de hoje vou tentar traduzir pra vocês a Economy 101, uma série de artigos para iniciantes em economia.
Quem manja inglays pode acessar a série diretamente na fonte:
http://www.practicalmoneyskills.com/fore...s/econ101/
Nota: essa série de artigos foi redigida por volta de 2009. Exemplos contém referências à crise de 2008/2009 que houve nos EUA.
Quem manja inglays pode acessar a série diretamente na fonte:
http://www.practicalmoneyskills.com/fore...s/econ101/
Nota: essa série de artigos foi redigida por volta de 2009. Exemplos contém referências à crise de 2008/2009 que houve nos EUA.
Citar:Economia 101: o que é economia?
Abra um jornal ou ligue a televisão e você verá sempre o mesmo tipo de notícia - o PIB dos Estados Unidos sofreu a maior queda desde 1982. Em janeiro nós vimos acontecer o maior aumento do desemprego desde os anos 70, e 75% de perda na confiança do consumidor. Mas o que tudo isso significa? O que fizemos para chegar a este ponto?
Você, como a maioria das pessoas, provavelmente adiou a tentativa de entender a economia. Talvez apenas recentemente é que você tenha despertado um interesse em aprender o que é PIB ou IPC e começou a prestar atenção a conceitos como títulos lastreados em hipotecas ou obrigações de dívida colateralizada. Mas o que isso tem a ver com a crise em que estamos inseridos? Um fato engraçado sobre a literatura econômica é que ela varia inversamente à situação econômica do país, isto é, quanto mais a economia vai mal, maior o interesse das pessoas sobre economia.
E o que é "a" economia? O que faz a economia ter seus altos e baixos e por que você deve se importar com isso? O historiador Thomas Carlyle certa vez chamou a economia de "ciência sombria", um termo que é bem verdadeiro para aqueles que já pegaram no sono em frente a um quadro-negro lotado de gráficos de estoque e demanda.
Mas a economia, entretanto, tem muito mais a ver com pessoas que gráficos ou números, e uma vez que for entendida pode se tornar um assunto muito interessante. Gary Becker, economista americano, disse certa vez que a economia é "a arte de tirar o maior proveito da vida", e realmente é essa ideia que melhor descreve o princípio da economia.
A economia trata da escassez que há no mundo e as escolhas que fazemos diante dessa escassez. Trata do fato de que nunca temos o suficiente - recursos suficientes, tempo suficiente, coisas suficientes. E, como todo mundo nunca pode ter tudo o que quer, todos nós precisamos fazer decisões a respeito de como gastar nosso tempo e nossos recursos na tentativa de obter o maior/melhor proveito. Isso é economia.
O conceito de escassez é um conceito básico, porém é uma das chaves para que possamos entender economia. Suponhamos que eu adoro azeitonas pretas, mas por uma razão qualquer - digamos aquecimento global, por exemplo - estejamos sofrendo uma escassez de azeitonas pretas. Não há azeitonas pretas suficientes no mundo para suprir a demanda - insuficientes para que possamos fazer nossas pizzas, pães de azeitona e saladas gregas.
Sendo assim, o que será vai acontecer com o preço da azeitona? Se muitas pessoas estiverem a procura de azeitonas, o preço vai aumentar. Isso é o que acontece, por exemplo, quando os países produtores de petróleo diminuem o ritmo de produção - se a oferta diminui enquanto a demanda continua alta, o preço aumenta.
Suponha que você é um fazendeiro, produtor de figo, mas que tem terras e condições para produzir azeitonas. Tendo em vista o estado econômico das coisas, seria uma decisão inteligente começar a produzir azeitonas - afinal você vai ter lucros maiores vendendo azeitona. E é por isso que a economia tem mais a ver com pessoas que gráficos.
Num maior ou menor grau, todos nós somos "fazendeiros" - estamos diariamente valorando as coisas e buscando usar nossos recursos com maior eficiência. Se a economia é um aglomerado coletivo de decisões, devemos nos esforçar para tomar as decisões mais bem informadas possíveis.
Continue ligado na série Economia 101, onde iremos aprender o básico de economia em uma linguagem simples e concisa. E sem nenhum gráfico. Eu prometo.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.Steven Pinker - The Blank Slate