• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Economia 101 - parte 4 - Índice de Confiança do Consumidor
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Economia 101 - parte 4 - Índice de Confiança do Consumidor
Offline Dumont
Búfalo
**
Mensagens: 287
Tópicos: 18
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Sep 2013
#1
13-11-2015, 03:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-11-2015, 03:16 PM por Dumont.)
Citar:
Economia 101 - parte 4 - ICC: Índice de Confiança do Consumidor


Toda última terça-feira de cada mês é disponibilizado publicamente o relatório do Índice de Confiança do Consumidor. Apesar disso, pessoas em Wall Street e no mundo dos negócios em geral tentam prever os números desse relatório, pois são um grande medidor de saúde da economia e em geral estão correlacionados ao crescimento do PIB.

Mas o que é o Índice de Confiança do Consumidor? É o resultado de uma pesquisa feita com cerca de cinco mil cidadãos, analizado por uma organização sem fins lucrativos de confiança, chamada Conference Board*. O objetivo do índice é captar os sentimentos e opiniões do cidadão médio a respeito da situção presente e futura da economia do país.

As perguntas feitas pela pesquisa focam nas opiniões dos entrevistados sobre condições de trabalho presentes e futuras e qual a prospecção de salário que cada pessoa tem para o próximo semestre. A Conference Board então analiza as amostras e extrai daí uma média que representa a sensação geral dos cidadãos sobre o futuro da economia. Assim como o IPC, o ICC também tem um ano-base como ponto de referência, que é o ano de 1985, e uma pontuação base de 100 pontos. Em fevereiro de 2009, por exemplo, o relatório do ICC teve uma pontução 25, ou seja, uma queda de 75 pontos em relação ao ano-base.

Mas qual a importância disso?
O índice é importante porque, historicamente, as expectativas do consumidor a respeito da economia sempre refletiram com bastante precisão o desempenho da economia no curto prazo. Se o consumidor está confiante no futuro da economia e acha que as coisas estão andando bem, ele tende a consumir mais bens e serviços, e como consequência acaba aquecendo a economia ainda mais. Por outro lado, se houver um clima de pessimismo entre os consumidores, sem muitas esperanças de crescimento para o futuro, os consumidores tentam economizar mais e cortam gastos, e isso significa que a demanda por bens e serviços vai encolher no geral, "esfriando" a economia.

O ICC é um relatório que tem uma taxa de precisão relativamente alta sobre os hábitos de consumo das pessoas, e isso faz com que o ICC tenha um forte impacto nas decisões de empresas e negócios sempre que o índice é atualizado. Se a confiança está em baixa, a demanda vai ser menor, e isso pode significar demissões de milhares de pessoas**, mas se a confiança está em alta, a indústria pode aumentar o nível de produção para se manter em dia com a possível demanda que haverá no futuro próximo, e isso implica geração de empregos e mais gente sendo contratada.

O que faz do ICC interessante é que não é um relatório baseado em achismos e conjunturas de economistas, mas sim na opinião dos cinco mil entrevistados aleatóriamente a cada mês, e essas opiniões refletem muito melhor a sensação geral dos cidadãos. Se, por exemplo, o preço da gasolina aumentou apenas 2%, mas a mídia em geral fica fazendo um grande alarde sem motivos, a opinião dos consumidores em geral pode ser influenciada e o ICC pode perder muitos pontos, mesmo se esses 2% no aumento não signifiquem muita coisa quando analisados de um ponto de vista econômico mais sério. Resumindo, o ICC diz que, se alguma coisa assusta o consumidor ou aumenta a confiança dele na economia, essa coisa é importante, independentemente de ela ter impactos reais na economia.

*No Brasil eu deixo a vocês como exemplo a Fecomercio, que faz essas pesquisas em São Paulo. www.fecomercio.com.br/Estudos/icc

** N.T.: No Brasil e em países que têm leis trabalhistas mais rígidas, nós vemos de vez em quando, por exemplo no setor industrial, as empresas dando "férias coletivas", pois demitir o peão custaria muito caro.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
***
Mensagens: 1,453
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
Registrado: Jan 2015
#2
16-11-2015, 08:19 PM
Basicamente é uma pesquisa de ibope pra descobrir se o caboclo sente firmeza na situação, se vai botar o dinheiro dele pra rolo e aonde, e , baseado nisso, a pessoa juridica vai tentar se precaver quanto a perdas ou saber se o seu nicho está em alta ?
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Materiais] Economia e Finanças Eskillo 51 22,178 11-03-2020, 03:42 PM
Última Mensagem: CID F 32
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 877 458,085 01-03-2020, 09:42 AM
Última Mensagem: Dartagnan
  [ESTUDO] Índice de Cidades Empreendedoras Montini 9 2,691 16-12-2015, 09:27 AM
Última Mensagem: Montini
  Economia 101 - parte 3 - Índice de Preços do Consumidor Dumont 0 1,002 06-08-2015, 05:44 PM
Última Mensagem: Dumont
  Economia 101 - parte 1 - o que é economia? Dumont 7 2,351 06-08-2015, 08:48 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo