• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Desenvolvimento Pessoal
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Desenvolvimento Pessoal
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
29-02-2012, 08:40 AM
Falando em jovens, como o John falou, uma coisa interessante a se notar é que o atual papa Bento XVI meio q "desistiu" (não é bem essa a palavra, mas é só pra reforçar a idéia) de tentar salvar a parte podre do clero pra tentar reerguer a ICAR. Ao invés disso, ele tá investindo, através da internet, no jovens.

O resultado? Está começando a ter um crescente interesse por parte dos jovens europeus pela igreja e suas tradições, numa Europa que estava cada vez mais sem rumo e sendo tomada por islâmicos e esquerdistas. Só para ter uma ideia, um evento que o papa fez voltado aos jovens em Madri reuniu por volta de 1 milhão de jovens. Se for pensar q essas passeatinhas imbecis de Fórum Social Mundial não conseguem atrair nem metade disso, pode-se ver q é uma vitória e tanto!

O que quero dizer q esse pode ser um caminho pra real: investir nos jovens que realmente QUEREM achar outro caminho.

Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
29-02-2012, 10:02 AM
O sofrimento de uma forma ou outra acaba por moldar a nós, permitindo que sigamos em frente, crescendo como pessoa. Isso olhando pela ótica da real, e acredito que você Jonh cubano também vai enxergar(ou enxergou), é como os outros falaram: é só ter foco em seu desenvolvimento, absorver o máximo que puder da real e prática-las no seu dia-a-dia, que lá ná frente você vai colher os frutos de seu esforço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
Posts que curtiu: 0
29-02-2012, 11:29 AM
Existe a velha frase.
Aquilo que nao te mata, o torna mais forte, assim e esta legião de soldados que vem se levantando a cada dia, e como guerra devemos ter uma razão para tal luta, somo racionais a ponto de vencer barreiras imaginaveis ou ilusorias , mas com a certeza da vitoria, pois se descermos as calças para alguem nos salvar, quem nos salvaras? ao contrario da mulher que descendo as calças todo macho vai querer salva-la pelo simples merito de estar perto ou desfrutar de tal coisas, sera como seria assim para nosso lado, voce ja viu uma mulher estrupar um homem, voce ja viu mulher passar a mao em homem , onde devemos acordar e neste ponto , o sacrificio que fazemos por um simples gozo , e o que elas nao fazem por um simples ato de esperar cair tudo em mãos , pois elas sabem nossas fraquezas e usam com manipulação total para obter o total resultado
satisfatorio de ganhar de ter, da facilidade e comodidade que oferecemos a mesma , voce pode dar o mundo a ela, e morrer em instante , com certeza ela não descera uma lagrima por ti, apenas suspirara no pensamento sobre tudo que ela vai possuir por simples sorte de voce ter caido em terra ,sem precisar controlar o lado extroverdido e vivido da maldade.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Richter
Búfalo
**
Tópicos: 21
Curtido: 0 vezes em 0 posts
29-02-2012, 04:35 PM
Você já ajudou muita gente só criando esse tópico e expondo seus problemas, as suas dúvidas são as dúvidas de muitos leitores anônimos que certamente vão tirar proveito das respostas arrombadoras que o pessoal tá postando nesse tópico.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que o ambiente escolar é um dos piores lugares possíveis p/ se "largar" uma criança, porque os violentos tem incentivo a ficarem mais violentos e os bonzinhos sofrem pressão e crescem sem um pingo de auto estima. A timidez, em muitos casos é conseqüencia de anos vivendo em um ambiente assim, portanto não se culpe.

Mude o foco de seu ambiente
Um erro que a maioria de nós comete nessa fase é fazer da escola o centro das nossas atenções, o seu foco deve ser o estudo, não a escola e as pessoas que convivem lá com vc

Desenvolvimento pessoal é um estilo de vida

Uma das formas mais rápidas de conseguir auto estima é fazer algo que você goste e ficando bom naquilo, um esporte, arte marcial, música, desenho... algo que seja do seu gosto. Nessa idade a gente vive cercado de pessoas que nos convencem que não somos bons em nada, podem até não dizer na nossa cara, mas deixam isso implicitamente claro.

Essas atividades ajudam também pq fazem vc passar menos tempo pensando sobre o que acontece na escola.

Quando for procurar algo de bom p/ fazer, vá sozinho, faça aulas, se informe e não comente ou peça opnião de seus amigos, vizinhos ou parentes, fazer algo que vc goste e tenha orgulho incomoda os outros, quando se é tímido, as pessoas próximas fazem de tudo p/ que continuemos assim, dóceis e obedientes.

Se vc não é bom em alguma coisa, é porque vc não gosta daquilo o suficiente p/ se esforçar, por isso, não deixe que os outros façam essas escolhas por vc.

Se vc mora em uma capital ou cidade grande, pode aproveitar as opções culturais como teatro, exposições, museus e etc. Se vc mora no interior, pode aproveitar a geografia do lugar p/ fazer trilhas, caminhadas, esportes radicais, acampar e etc, mesmo que vc more no cu do mundo, não tem desculpa.

Dedicar-se à evolução pessoal é difícil, demorado, as vezes chato e cansativo, mas o resultado.....viver daquilo que vc gosta de fazer e e se divertir fazendo coisas que são "a sua cara"... acredite, vc não vai querer outra vida....

Aqueles que querem que vc desista, os valentões, amigos falsos.... um belo dia eles acordam e já estão com 40 anos, duros, casados com uma porca gorda e se perguntando como vieram parar ali.... aí ja era, acabou, não dá mais tempo, aí ele se joga na frente da tv p/ se distrair e ficar sonhando com uma outra vida...... a sua.

"O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender."
Edmund Burke
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
01-03-2012, 12:23 AM
(29-02-2012, 04:35 PM)Richter Escreveu: Se vc mora no interior, pode aproveitar a geografia do lugar p/ fazer trilhas, caminhadas, esportes radicais, acampar e etc, mesmo que vc more no cu do mundo, não tem desculpa.

Putz... eu fazia isso onde eu morava.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
01-03-2012, 12:25 AM
ô Richter, tu meteu a REAL agora, meu camarada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
16-02-2014, 12:37 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-02-2014, 12:38 AM por Aquiles.)
(29-02-2012, 01:02 AM)John Romano Escreveu: De fato, esse período dos 15~25 anos são os mais terríveis na vida do homem. Depois de ter alguma atenção e cuidados (nem sempre, infelizmente) durante a infância, subitamente o recém-saído das fraldas é esquecido num canto e começam a surgir pressões de todo lado. Então ele fica sem saber se posicionar no mundo e aí é que começam os problemas...

Sem possuir ainda nenhum valor social verdadeiro como grana, status, poder ou destaque social, muitos homens jovens acabam se valendo da força física pra se impor perante a sociedade (e acabam fazendo merda) ou seguem por caminhos auto-destrutivos na esperança de chamar atenção das menininhas, por meio de drogas, bebidas, baladas inúteis e comportamento perigoso. Isso quando não se isolam e ficam alimentando sentimentos negativos e depressão, sem ninguem por perto nem pra notar...

Não é de se espantar que os homens dessa seja a faixa etária sejam os mais alarmantemente expostos a mortes violentas e suicídio. facepalm:

Pra piorar, essa faixa etária é justamente o período de ouro das mulheres, em que elas atingem o maior número possível de homens rastejando, desejosos pelo seu sexo e atenção. Então vive-se um paradoxo: a sua coleguinha ao lado está no AUGE enquanto você está no fundo do poço.

Pra mim, é fácil falar agora. Já estou com 31 anos nas costas, passei exatamente pelas mesmas situações que vocês estão comentando e vejo tudo isso em perspectiva. Tudo o que aprendi foi na marra, quebrando a cara e errando feio, exatamente como todos aqueles que não tiveram um pai, tio ou outro homem mais velho pra orientar.

Falei um bocado, mas não é isso que eu quero dizer. O que eu realmente quero dizer é que a principal arma que o jovem deve ter é justamente a ÚNICA coisa que lhe falta: paciência. A pressa de viver tudo agora tira dele a chance de conseguir realmente criar as bases pra aproveitar a vida futura.

Com um pouco de paciência, todas as outras virtudes necessárias pra suportar as pressões e sobreviver a esse período crítico surgem naturalmente: cabeça-fria, perseverança, foco, disciplina, senso crítico, dentre outras... Com um pouco de paciência, tudo acaba se arranjando.

Quem me dera ter tido acesso a um grupo de pessoas que pudessem me dar toques ou que me metesse reais quando eu precisasse. Vocês, jovens, que compartilham conosco suas angústias e vivências são verdadeiros privilegiados! Imaginem quantos e quantos homens não sofrem por aí, sem saber que existe sim uma saída e que sofrer por amor não é inevitável, muito menos necessário!

Eu acredito que talvez o futuro da real não esteja nos oldschool que muitos veneram, mas em vocês, hoje jovens, que amanhã terão sucesso na vida e que levarão essas nossas palavras aos altos escalões da pirâmide social.

Desejo-lhes a vitória e paciência.

Justamente,

O maior vilão agora é o imediatismo.

Esperava a tempos por esse esclarecimento, que nada mais confirma as porradas de obviedade que levamos todos os dias.

Grato John.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elvis Presley
Búfalo
**
Tópicos: 34
17-02-2014, 07:55 PM
(29-02-2012, 01:05 AM)Smith Escreveu: Porra maluco, esses relatos ae me lembrou da época que eu estava no 3º ano do Ensino Médio, irei compartilhar a história com vcs:

2009, eu começava meu último ano no Ensino Médio (e o último ano que estudei pra alguma porra), era à noite e eu tive que largar meu trampo por causa do horário. Nas matrixes daquela época, se contava que estudar à noite era massa porque você conseguia namoradinha mais fácil, e eu carentão e matrixiano como era já esperava a primeira oportunidade. Sim, eu era um filho da puta desonrado que me importava mais com mulher do que com estudo.

Aí belezinha, primeiro dia de aula e eu já focalizando quem eu iria querer me apaixonar e namorarzinho. Na minha sala só tinha umas gurias toscas nos primeiros dias e por sorte me trocaram de sala e eu fui pra uma que tinha umas gatinhas lá.

Então o matrixianão foi sentar lá no fundo, isolado das gurias pq era tímido e tals. Com o tempo eu fiquei a fim de uma medianinha que eu tinha visto lá. Ela era educadinha, comportadinha, beleza nota 4 pros padrões... Rosto todo manchado de espinhas, cabelo lisinho e corpinho simples, sem muito atrativo. Pra mim, na época era a coisa mais linda do mundo. Inclusive eu ainda acho ela bonita hoje em dia.
E não, ela não era vadia, como você que está lendo isso possa pensar que eu vá dizer ao fim do relato.

Cara... que merda. Eu era tímido pra caramba e não conseguia ir falar com ela. Eu já tinha até mesmo falado com todas as gurias da sala mas justamente ela eu não conseguia. Ah sim, e na época minha auto estima era tão fodida que eu tinha até mesmo MEDO de deixar ela saber que eu "gostava" dela.

Aí eu caí na bobeira de comentar pra um colega meu na época sobre isso e a conversa espalhou, e um cara veio até mim me perguntar se eu queria a ajuda dele (pra chegar na guria). Eu recusei, mas ele acabou indo lá mesmo assim falar com ela.

Resultado: a guria inventou uma desculpa qualquer lá pra não ficar comigo.

Como eu me achava um merda na época eu acabei ficando pianinho no meu canto e o ano letivo se seguiu e eu perdi a vontade de tentar ficar com as gurias do colégio. Foi na metade desse ano então que eu conheci a guria que me jogou no fundo do poço da matrix e aí sim que desencanei de tudo que era de menina do colégio mesmo, mas isso já é uma outra história.

Continuando, a tal menina que havia me dispensado, que agora já sabia que o matrixiano imbecil aqui era a fim dela, começou com os joguinhos femininos, visto que eu não ficava bajulando ela, nem conversando, nem nada do tipo (apesar da timidez, um pouco era por experiências passadas mesmo e por causa da menina da matrix lá), ela ficava me olhando de longe, me dava sinais físicos de que queria conversar comigo, ou mesmo que eu a apenas cumprimentasse.

Eu nunca tinha conseguido falar nem um "oi" com ela.

Então quando chegou ao final do ano, pessoal se formando e se preparando pro fim das aulas, a guria surtou e resolveu "tomar atitude" e veio conversar comigo. Eu só respondia normal, cumprimentava, etc.
Chegou um momento que a gente até trocou ideia sobre uns assuntos lá por alguns minutos. E mesmo assim eu me segurava por dentro pra conter a timidez e ela, é claro, sabia disso.

Meu colega me falava direto que "se você tivesse chegado nela, você tinha conseguido pegar".

Eu com isso na cabeça, acabei mandando tudo ir se foder e falei "tem só mais UMA semana de aula, se eu não chegar nessa menina agora, eu vou cortar minhas bolas e jogar fora", visto que ela começou a conversar comigo, e isso na minha cabeça, na época, era sinal de interesse.

Então o Smithão cabaço foi lá e se fudeu novamente. Resultado? A guria parou de conversar comigo de novo
[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcSQohHWenWD2zdufqH822T...5drOltXgIg]

Aí acabou o ano e eu não peguei ninguém.

A lição a se tirar dessa história, meus caros amigos, é o seguinte:

1. A timidez pode frustrar totalmente suas expectativas, e pode te fazer ficar por ANOS sem ao menos BEIJAR alguma fêmea. Portanto, é OBRIGATÓRIO que você trabalhe isso, pois além de problemas com as mulheres, também lhe trará problemas no campo profissional e social. Timidez não é doença, mas se não tratar fode sua vida

2. Na adolescência, se você não for destacado, será a pior época de sua vida, tanto para conseguir grana pra comprar as suas coisas quanto pra conseguir pelo menos uma namoradinha. Esse negócio de 16, 17 anos é uma merda. Como disseram, é a época de vacas magras do homem. Pra vocês terem uma ideia, sofri na matrix dos meus 15 aos 18 anos. Sorte que encontrei a Real a partir daí, se não estaria me fodendo até hoje com esses tipos de coisas.

3. E o mais importante. APROVEITE ESSA ÉPOCA PARA EVOLUIR A SI MESMO. APROVEITE AGORA, QUE TU TENS GÁS E JUVENTUDE PRA ISSO, POIS DEPOIS FICARÁ MAIS COMPLICADO. SE TU NÃO TENS BARGANHA PRA CONSEGUIR AS COISAS QUE QUERES, TRABALHE, LUTE, SE ESFORCE PRA CONSEGUIR MELHORAR DE VIDA. FAÇA UM CURSO FODA NUMA FACULDADE INTERNACIONAL! FAÇA ACADEMIA PRA TER UM CORPO DECENTE! TRABALHE PRA NÃO FICAR DEPENDENDO DE PAPAIZINHO E ASSIM PODER JÁ IR CONSTRUINDO SEU PATRIMÔNIO. VALORIZ-SE MAIS DO QUE TUDO!

Os resultados serão só consequência de todo o esforço.

parecido com meu relato , teve uma guria tambem que eu não consegui falar e me fudi também , mais o meu caso e que eu sofria de acne , mais teve outra eu fiquei enrolando mais falei e que se foda.

O negocio e tirar essa porra de timidez na marra , to bem melhor hoje em dia.

Mais ainda preciso melhorar um pouco , estou na fase de recuperação da minha capacidade de comunicar sem parecer um anti social , sou muito calado e por isso muito serio ( melhor do que da epoca que eu parecia mais um palhaço), mais to no caminho.
"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elvis Presley
Búfalo
**
Tópicos: 34
17-02-2014, 08:43 PM
(29-02-2012, 04:35 PM)Richter Escreveu: Você já ajudou muita gente só criando esse tópico e expondo seus problemas, as suas dúvidas são as dúvidas de muitos leitores anônimos que certamente vão tirar proveito das respostas arrombadoras que o pessoal tá postando nesse tópico.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que o ambiente escolar é um dos piores lugares possíveis p/ se "largar" uma criança, porque os violentos tem incentivo a ficarem mais violentos e os bonzinhos sofrem pressão e crescem sem um pingo de auto estima. A timidez, em muitos casos é conseqüencia de anos vivendo em um ambiente assim, portanto não se culpe.

Mude o foco de seu ambiente
Um erro que a maioria de nós comete nessa fase é fazer da escola o centro das nossas atenções, o seu foco deve ser o estudo, não a escola e as pessoas que convivem lá com vc

Desenvolvimento pessoal é um estilo de vida

Uma das formas mais rápidas de conseguir auto estima é fazer algo que você goste e ficando bom naquilo, um esporte, arte marcial, música, desenho... algo que seja do seu gosto. Nessa idade a gente vive cercado de pessoas que nos convencem que não somos bons em nada, podem até não dizer na nossa cara, mas deixam isso implicitamente claro.

Essas atividades ajudam também pq fazem vc passar menos tempo pensando sobre o que acontece na escola.

Quando for procurar algo de bom p/ fazer, vá sozinho, faça aulas, se informe e não comente ou peça opnião de seus amigos, vizinhos ou parentes, fazer algo que vc goste e tenha orgulho incomoda os outros, quando se é tímido, as pessoas próximas fazem de tudo p/ que continuemos assim, dóceis e obedientes.

Se vc não é bom em alguma coisa, é porque vc não gosta daquilo o suficiente p/ se esforçar, por isso, não deixe que os outros façam essas escolhas por vc.

Se vc mora em uma capital ou cidade grande, pode aproveitar as opções culturais como teatro, exposições, museus e etc. Se vc mora no interior, pode aproveitar a geografia do lugar p/ fazer trilhas, caminhadas, esportes radicais, acampar e etc, mesmo que vc more no cu do mundo, não tem desculpa.

Dedicar-se à evolução pessoal é difícil, demorado, as vezes chato e cansativo, mas o resultado.....viver daquilo que vc gosta de fazer e e se divertir fazendo coisas que são "a sua cara"... acredite, vc não vai querer outra vida....

Aqueles que querem que vc desista, os valentões, amigos falsos.... um belo dia eles acordam e já estão com 40 anos, duros, casados com uma porca gorda e se perguntando como vieram parar ali.... aí ja era, acabou, não dá mais tempo, aí ele se joga na frente da tv p/ se distrair e ficar sonhando com uma outra vida...... a sua.

muito bom velho , então a minha paixão pelo boxe vai me dar mais confiança , umas das fases mais tensas da vida é aquela em que você tem que decidir o que vai plantar para colher no futuro.
"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
17-02-2014, 09:54 PM
Creio que esta questão só pode ser resolvida se o indivíduo simplesmente sair, fazer amigos, conversar, conversar...
Promover diálogos sem medo, foi assim comigo.

Ambicione o melhor pra você e corre atrás.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
18-02-2014, 07:08 AM
Bom tópico.

Realmente a solução é partir pra selva, aplicar a teoria, viver a real, ganhar e perder.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
18-02-2014, 07:04 PM
Porra, não lembrava que tinha postado esse relato meu aí. Me fez lembrar de quando eu tentei investir na garota lá pela segunda vez e me ferrei.

Mas o mais engraçado é que eu NÃO me lembrava disso até ler esse relato meu aí. Não iria conseguir me lembrar nunca deste ocorrido.

É interessante como o nosso cérebro tem a tendencia de ir apagando as memórias ruins e deixar em evidência só as boas.

Hoje, eu tenho a ilusão de que os anos anteriores foram melhores que o atual, mas o que eu não tinha me tocado ainda é que eu só estou me lembrando dos momentos bons destes anos passados.

Se for analisar com frieza, meus melhores anos foram justamente àqueles em que eu parei de dar foco à mulheres, "amigos", agradar os outros, e comecei a focar em mim mesmo (este ano de 2014, estou dando mais prioridade à mim como nunca, avancei consideravelmente em relação a anos anteriores).

E foda-se, em todos os anos pelos quais você passar irão ter momentos bons e ruins.

Mas o mais legal é que meu 2014 ainda não teve nenhum momento ruim.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Henry Volk
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 18 vezes em 12 posts
22-12-2016, 09:54 PM
As metidas de reais e relatos de alguns confrades fizeram-me obrigado a comentar neste tópico. Aliás, é até uma motivação para caras MAIS NOVOS como eu, e que estão chegando agora, ficarem cientes que o que importa é nada mais, nada menos, que o árduo desenvolvimento pessoal.

O resto é só a simples consequência meus amigos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Meu Relato] - Real, desenvolvimento pessoal e mulheres chalice97 13 1,785 02-06-2019, 11:20 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,459 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Desenvolvimento pessoal [ACADEMIA] Corpsegrinder 489 137,775 20-03-2018, 10:42 AM
Última Mensagem: Rapaz Iniciante
  Dicas de desenvolvimento pessoal que deram certo pra mim Gnome 56 18,812 15-03-2018, 09:56 PM
Última Mensagem: TOMI
  DESENVOLVIMENTO PESSOAL - ÍNDICE thothenki 20 10,580 12-12-2016, 11:20 AM
Última Mensagem: wallace13

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo