• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Não planeje mais nada e seja bem sucedido, deixe a vida te levar.
  • 1 votos - 1 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Não planeje mais nada e seja bem sucedido, deixe a vida te levar.
Offline Howedo
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
04-03-2017, 03:12 PM
Por mais imbecil que possa parecer cansei de planejar. Não tenho mais plano algum e as coisas estão funcionando melhor assim, acredite se quiser.

Repare que muitas das vezes o plano vem daquilo que você acredita pensar, mas na verdade é somente a imposição social de pessoas irrelevantes dizendo o que você deveria fazer com a sua vida.

Todo planejamento é o externo dizendo como o interno deve ser, por mais que você pense que é algo que é oriundo de você muito provavelmente não é. Seus planos refletem não quem você é, mas quem você deixou de ser quando deixou que as pessoas em sua volta determinassem o seu destino.

A vida é algo muito frugal e os caminhos da vida tomam destinos inesperados todo tempo. Você não sabe o que vai acontecer amanhã e a melhor maneira de estar preparado é aprender a arte da IMPROVISAÇÃO.

Você pode morrer daqui uma hora, lide com isso da maneira certa, entenda a efemeridade da vida e use isso ao seu favor e não contra você. Usar contra você:
gastar esse seu precioso tempo se auto sabotando e sabotando os outros, se desesperando e não agindo, não sabendo lidar com esse fato ou simplesmente não refletindo sobre isso.

Usar ao seu favor: Tornar a incerteza da vida no seu maior alicerce de ação, afinal você não leva absolutamente nada da vida.

Você não tem mais nada a perder, porque você tem tudo a perder. Você pode morrer daqui 10 minutos.

Não digo a falta de planejamento no nível mangina vai com as outras que só faz merda e não produz nada, isso é algo completamente diferente.

Quando você planeja tudo, cria-se a falsa ilusão de que o mundo funciona da maneira que você quer e a vida simplesmente não é assim. Enquanto você pensar dessa maneira você será somente mais uma criança mimada, não muito diferente daquela que o pai nega o doce e que imediatamente sai correndo para a mãe, contando o que o seu pai fez com você.

Nós nos adaptamos à vida e moldamos a nossa mente e nosso físico para criar a nossa realidade, se isso não for feito no presente não será feito nunca. O amanhã não existe se você morrer agora.

Enquanto você lutar contra a natureza no sentido de dobrá-la ao seu bel prazer a única coisa possível de se conseguir dessa situação é frustração, porque se um jeito ou de outro você vai perder, admita que você é menor do que o todo e crie a sua fortaleza em cima da sua limitação.

Assim como no aikido você utiliza a força do oponente contra ele mesmo utilize as porradas que a vida dá o tempo todo contra a própria vida, resistir é inútil, você vai cair e não vai conseguir levantar mais. Resistir demais só te faz se desgastar e se tornar amargo por dentro e consequentemente frustrado.

Porque você acha que as melhores pinturas da história da humanidade foram feitas quando não se existiam recursos? porque a limitação é a melhor escola humana. Compreenda as suas limitações e tampe-as no presente e não no futuro que nem sequer ainda existe.

Repare como seus pais não tiveram 1/3 do estudo que você tem e mesmo assim conseguiram manter um lar e uma família muitas vezes gigantesca.
Meu avô saiu pobre da Itália, não tinha o menor estudo, não tinha absolutamente nada, mas mesmo assim conseguiu manter uma família de 14 pessoas graças ao suor do seu trabalho, sem nenhum tipo de teoria mirabolante, completamente limitado.

Aquele seu plano de conseguir se tornar o Bill Gates inevitavelmente vai fracassar, mesmo se você suceder no plano e superá-lo.

Passei uma vida inteira planejando e de nada adiantou. Quando conclui o objetivo me senti completamente vazio, sem destino. Quando não conclui o objetivo me senti um fracassado. Em ambas as situações eu sai perdendo e muito. Repare que tanto na vitória quanto no fracasso os maus sentimentos estavam presentes e de maneira muito parecida, porque o ser humano é um eterno insatisfeito, que não sabe o seu lugar no mundo nem no universo, da onde veio e para onde vai.

Os planos nada mais são do que sonhos, ilusões. Se iludir demais é perigoso e atrapalha o que você precisa fazer no presente para mudar de fato a sua vida AGORA. Enquanto o ser humano for um iludido em relação à vida e não enxergar tudo da forma que realmente é ele viverá em uma eterna matrix sem solução.

Quando eu planejava em relação ao dinheiro:
Teorias mirabolantes de como conseguir dinheiro e nunca conseguia absolutamente nada.

Quando deixei de planejar:
Observei as possibilidades que existiam naquele momento e utilizei elas. Resultado:
dinheiro.

Quando eu planejava em relação ao meu físico:
Teorias mirabolantes de como conseguir ficar igual o Arnold sem nem ao menos ter 30 de braço.

Quando deixei de planejar:
Comecei a observar o que dava mais retorno no meu corpo, fiz e consegui ótimos resultados.

Se você quer adquirir conhecimento estude, faça faculdades, cursos, leia livros e absorva toda a informação a sua volta, mas se você quer se tornar sábio basta não fazer nada disso e utilizar o que o mundo a sua volta está te dando no presente, mas você estava ocupado demais para perceber, porque estava planejando.

Espero que sirva de alguma coisa, até mais confrades.
Sem a luz não existe a escuridão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roland
Pistoleiro
Tópicos: 0
Curtido: 4 vezes em 4 posts
04-03-2017, 04:10 PM
Uma das melhores reflexões que vi neste espaço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mutley
Búfalo
**
Curtido: 3 vezes em 3 posts
04-03-2017, 06:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-03-2017, 06:17 PM por Mutley.)
"Não planeje mais nada e seja bem sucedido, deixe a vida te levar." TItulo sensacionalista.

Tudo na vida é equibilibrio, quando se planeja, não se planeja ser o bill gates, planeja-se ser o bill gates ou o steve jobs ou quem quer que seja(metaforicamente óbvio), não se planeja A se planeja A,B e C, inclusive, planeja-se levar em consideração que seu planejamento não irá dar certo, já é um planejamento.

O fato de se criar expectativa tem haver com planejamento também, mas não é causa única, por ex: vc pode ter a expectativa de ficar com uma garota, mesmo não tendo nenhum planejamento de como conquista-la.

Eu discordo do seu racicionio, pelo fato de o problema maior não ser o planejamento em si, mas o excesso dele, vi um meme uma vez bem bacana, nao achei pra colocar aqui mas vai a ideia.
"Tempo de planejando procurando a melhor maneira de fazer X, 10h"
"Tempo fazendo X, 1h"

Como pode ver as pessoas pecam pelo excesso, planejamento é extremamente fundamental se voc6e quer conquistar algo em específico, quando voce não tem planejamento voce fica a merce do que os outros querem, se vc não se planejar, seu empregador é que vai escolher o setor que voce irá ficar, se você não se planejar provavelmente nunca vai atingir sua independencia financeira. A questão é as pessoas passam mais tempo planejando do que realizando, e provavelmente quando você deixou de planejar, as coisas fluiram pra vc, mas era pelo fato que vc nao realizava e planejava demais.

Outro ponto, não basta planejar como ser o novo bill gates, tem que saber COMO planejar, O QUE planejar, antes de ser o novo bill gates, você sabe programar? Entenda, você por exemplo poderia deixar "A vida te levar" no quesito "o que programar", ex: vou achar um emprego na area de programacao, não importa qual, o que aparecer eu pego. Mas no quesito programacao, você nao poderia dizer, "vou pegar esse trampo aqui mesmo de montador de carros pq foi o que apareceu(deixou a vida te levar) e vou ser o novo bill gates, ou vou ser rico".

Eu vou dar um exemplo meu, me planejei as férias toda em busca de um objetivo, e não pude atingi-lo, mas levei em consideração isso e criei alternativas para que não ficasse frustrado e pudesse alcança-lo de outras maneiras. O mais bacana é que esse meu objetivo, não surgiu de um planejamento, surgiu de um deixe a "vida me levar" que foi parte de um planejamento passado. Vê? equilibrio é a chave.

Faz um bom tempo que eu não posto aqui, depois que li umas coisas meio desagradaveis, resolvi virar mais leitor que comentarista, mas toda vez q entro vejo um post com um assunto extremo, da última foi um cara falando que perdia tempo durmindo 5h por dia e iria dormir 4 pra estudar por uma hora a mais, mal sabe ele que o efeito será contrário.

Digo o mesmo pra você, não retire o planejamento da sua vida, saiba o que planejar, como planejar, por que planejar e quando se planejar, não planeje em excesso, passe mais tempo realizando do que planejando, mas planeje. E saiba que nenhum planejamento é 100%, como você mesmo disse você pode morrer amanha.
Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está!

Theodore Roosevelt
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rooster
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 36 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 1
04-03-2017, 06:53 PM
"Deixe a vida te levar" é coisa de bixinha que não aguenta a frustração quando suas expectativas não se concretizam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Howedo
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 1 vezes em 1 posts
04-03-2017, 07:47 PM
Acredito que alguns não entenderam ou extrapolaram aquilo que disse...
Fazer o que, cada um entende aquilo que quer entender ou que pode, mas aquilo que eu escrevi está acima.

Sumarizando aquilo que disse: valorizar o poder da improvisação e do presente, somente isso.

Toda máxima contém uma parte da verdade, não é radicalismo algum...
Foi somente um insight de algo da minha vida, se discordar do raciocínio sinta-se a vontade para continuar planejando tudo nos mais mínimos detalhes, nada muda o fato de que isso funcionou comigo e muito bem por sinal

Se você nunca se frustrou com nada na vida talvez seja porque você viveu a vida inteira dentro de uma cela e nunca percebeu, nunca arriscou nem muito menos tentou algo fora do seu alcance. Continuar frustrado é outra história completamente diferente...
Sem a luz não existe a escuridão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
04-03-2017, 08:20 PM
Muito bom esse texto!!
Como o confrade @HERÁCLES sempre diz '' O homem é melhor agindo do que planejando''
Teorizar demais é furada, todos nós temos que reconhecer nossas ''limitações''
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
04-03-2017, 08:53 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-03-2017, 08:55 PM por Gilgamesh.)
Acho que o Howedo quis dizer apenas para não perder tempo e energia, tentando prever causas e efeitos de um xadrez social , dentro do qual você vive mas não controla plenamente, e nem pode pensar em controla-lo, nem suas causas nem seus efeitos, e, sim reagir da melhor forma a seu favor, até porquê, reações te expõem menos que ações. Reações te encaixam nos seus nichos sociais, ações ao contrário te expõem(positiva e negativamente). Estou tentando ver isso de forma a ter um dia a dia, uma rotina, que torne mais fácil prever o que vem e pra onde deve ir, e no meio desse caminho, o que pode me atingir,derrubar, levantar.

É, na minha opinião, o caminho mais fácil, à maioria das pessoas, fazer o possível. Mas às vezes, devemos sair de nossa zona de conforto, dar a cara a tapa, e tentar algo diferente. Na maior parte, concordo com o autor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
04-03-2017, 09:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-03-2017, 09:06 PM por Diamante.)
- Howedo; respeito seu jeito de pensar. Ao mesmo tempo, discordo totalmente.

- É sempre bom o cara está preparado para improvisar (o famoso paliativo). Problema é o paliativo se tornar definitivo. Tradução: O famoso "Tapa Buraco".

- Eu mesmo já me ferrei bonito por um administrador sem planejamento, o cara "adorava" paliativos. E no fim não dava em nada. Só atritos.

- Tudo bem que uma casualidade ou outra possa favorecer aquele que tentou a sorte. Porém, é como dizem: Nunca conte com o ovo na galinha.

- É por falta de planejamento, é que este país nunca foi e nunca irá pra frente.

- É por falta de planejamento, que muitas famílias se formam.

- É por falta de planejamento, que muitas crianças não tem uma educação adequada entre outros (consequência do exemplo acima).

- É por falta de planejamento, que muitos brasileiros (com aquele lema: De que vai dá tudo certo) quebram a cara quando vão tentar a
sorte em outro país.

- É por falta de planejamento + roubo, que o nosso estado está falido.

- Etc etc etc.

- Todo homem tem que saber improvisar, verdade. Agora tornar isso uma espécie "regra" ou regra. Já é pedi para ser ferrar. Foi o que disse acima: A casualidade pode lhe favorecer, mas, nunca conte com ela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
04-03-2017, 11:23 PM
(04-03-2017, 06:53 PM)Rooster Escreveu: "Deixe a vida te levar" é coisa de bixinha que não aguenta a frustração quando suas expectativas não se concretizam.

Matou a pau. O lance é que o cara quer fazer planejamento sem embasamento, quer planejar coisa pra daqui a 10, 20 anos, isso não existe. O negócio é ir alcançando os objetivos pouco a pouco, de curto a médio prazo, até poder consolidar algo maior no futuro.

Vai me dizer que tu não vai fazer planejamento familiar se resolver casar?

A natureza dos BRs é bem esquisita mesmo, não conseguem resolver as coisas e querem vir com a porra do "jeitinho" pq não possuem saco pra planejar as coisas direito. O nosso DNA cultural é nosso próprio câncer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
05-03-2017, 06:15 AM
Na boa e sem frescuras. Vou chegar em 4.2 em breve.

Olhando pra trás o que me recordo é que em alguns momentos, o cabra precisa tacar o foda-se e seguir a correnteza, ver pra qual lado ela está puxando e tals.

Porem o cabra nunca deve fazer isso sem o minimo de planejamento e controle, todas as merdas nas quais eu me meti até hoje foram por falta de planejamento ou falta de disciplina pra seguir o planejamento.

Quem não planeja se fode sempre, quem planeja se fode de vez em quando.

Hamsterizar sobre disciplina e planejamento é só falta de coragem pra admitir que é um bosta cavando pra baixo num fundo de poço qualquer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
05-03-2017, 09:08 AM
O planejamento deve existir mas não ser estático, temos que ter capacidade de flexibilizar de acordo com as circunstâncias. Da mesma forma que não ter nenhum planejamento é ruim, se fechar pra um único caminho também é.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
05-03-2017, 10:02 AM
(05-03-2017, 09:08 AM)mente Escreveu: O planejamento deve existir mas não ser estático, temos que ter capacidade de flexibilizar de acordo com as circunstâncias. Da mesma forma que não ter nenhum planejamento é ruim, se fechar pra um único caminho também é.

Fuckyeah

Perfeito, o dia a dia requer esboços de planejmento e jogo de cintura pra fazer as adaptações de ocasião.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Paradigma
Búfalo
**
Curtido: 2 vezes em 2 posts
05-03-2017, 10:40 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2017, 10:42 AM por Paradigma.)
Já passei por essa fase (na verdade sempre fico vigilante pra não vacilar yaoming ) e talvez possa dar um comentário razoável.

O planejamento não deve ser rígido demais de forma que não admita falhas (a vida não é um cronograma, não dá pra vc programar as 24 horas do dia e ter certeza que vai fazer tudo aquilo).

Mas isso não é motivo pra arranjar uma desculpa, ficar frustrado e deixar a disciplina e a manutenção de uma rotina de lado. Se o imprevisto ocorre o tempo todo ele deixa de ser imprevisto.

Se vc tem um emprego planejar o que fazer quando vc perder o mesmo (ter um colchão de segurança, algum outro trabalho informal) pode ser a sua forma de sobreviver sem te deixar surtado e cheio de dívidas pq algo inesperado aconteceu e agora vc tem que improvisar.

Um dos pontos que erro (e procuro evitar) é passar tempo demais planejando (buscando aumentar meu conhecimento e perder tempo planejando) e tempo de menos agindo. facepalm: (Por exemplo: De que adiantaria eu ser o pica das finanças se eu nem aporto! Ficar só na teoria, não te ajuda a evoluir, como a galera aqui diz, a real é na rua - pcp aprendendo com os erros (de preferência dos outros)

Há no mínimo a necessidade de um plano básico com ações regulares voltadas a concretização de um objetivo, análise dos resultados e progresso e principalmente tempo reservado a obtenção de conhecimento para que o planejamento seja mais eficiente e preciso. (quem deseja viver de renda, por exemplo deve passar por esse processo).

Se vc não tem uma ideia pra onde deseja ir e o que pretende alcançar e como pretende alcançar, (coisas que vc descobre no planejamento) vc pode acabar se contentando com qualquer coisa ou andando em círculos sem saber o que fazer, trocando de foco o tempo todo e perdendo seu tempo.

Planeje, mas aja, seja estratégico, um bom plano plano tem que ajudar vc a conseguir mais resultados, ajudando vc a ser mais produtivo nas poucas horas que vc tiver pra investir nos seus objetivos. Não precisa ser algo complexo que faça vc perder tempo, mas vc precisa ter um norte de onde está, o que fazer, onde fazer, quando fazer, pra conseguir qual resultado. (se puder leia sobre o PDCA e métodos de produtividade)

Mas obviamente não deixe passar uma boa oportunidade apenas olhe a mesma como um todo, se aquilo ali não está te atrapalhando de conseguir algo maior ou está agregando delícia algo necessário a sua vida naquele momento.

Ps.: Sem treta, não estou aqui pra cagar regras. Dá um desconto, tenho muito o que aprender, apenas achei interessante comentar. delícia
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
05-03-2017, 11:50 AM
(05-03-2017, 09:08 AM)mente Escreveu: O planejamento deve existir mas não ser estático, temos que ter capacidade de flexibilizar de acordo com as circunstâncias. Da mesma forma que não ter nenhum planejamento é ruim, se fechar pra um único caminho também é.

- Exato.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
05-03-2017, 12:11 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2017, 12:12 PM por Bean.)
Planejamento é para colocar os pés no chão se você viajou para a lua só lamento.

Bom tópico.

Mente fechou o tópico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
05-03-2017, 02:59 PM

Exatamente! Comentário perfeito!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Zarathustra
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 2 vezes em 2 posts
05-03-2017, 07:09 PM
até planejar para deixar acontecer ao acaso eu planejo!
Ainda vou dissertar sobre isso, depois. Desculpe, mas lamentável... planejamento é o mais importante...

"quem planeja tem futuro
quem não planeja, tem destino"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
05-03-2017, 09:12 PM
Frase lapidar do mente.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Não seja o reclamão! Tyler Durden 4 1,692 17-01-2015, 05:57 PM
Última Mensagem: cabraman
  Cada dia que passa, mais em dúvida sobre o que quero pra minha vida. PPel 15 7,219 06-11-2013, 10:10 PM
Última Mensagem: Justus
  Seja previdente. Solomon 0 1,059 19-09-2013, 10:26 AM
Última Mensagem: Solomon
  Pai OTÁRIO, vai levar tapa na cara... Mateus 3 2,615 05-10-2011, 11:45 PM
Última Mensagem: Carlos

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo