• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Saúde Dicas para a dieta/treino (Ectomorfo)
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Dicas para a dieta/treino (Ectomorfo)
Offline Matador
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
30-09-2012, 02:33 PM
Creatina fode os rim.
1 vez criada a celula de gordura(adipocito) tenho quase ctz de que ela nao desaparece, apenas "mucha"....
Alimentacao desregula com carbos de alto indice glicemico provoca alteracoes no pico de insulina e alterando sua homeostase natural. (= tendencia diabetes)

Tem mta coisa por tras de apenas academia e alimentacao.
Perder eh mil x pior (se fosse facil fazer cutting nao tinha gordos)
1 gordura eh mto mais calorica que carboidrato
Consumo de carboidratos para manutencao eh em torno de 300gr, se vc toma essa
Porcaria de h2o misturado com acucar (hipercalorico hehehe) vc ja atinge quadr 1/3
- ja vi mto magrelo cata mta muie, agora gordinho nenhum :/
- ser roliço eh mera ilusao de forca e tamanho.

MEU MAIOR CONSELHO: tira O domingo pra pensar e estudar

Obrigado
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Commodoro
Búfalo Master
Tópicos: 13
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 2
30-09-2012, 02:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-09-2012, 03:02 PM por Commodoro.)
(30-09-2012, 02:33 PM)Matador Escreveu: Creatina fode os rim.
1 vez criada a celula de gordura(adipocito) tenho quase ctz de que ela nao desaparece, apenas "mucha"....
Alimentacao desregula com carbos de alto indice glicemico provoca alteracoes no pico de insulina e alterando sua homeostase natural. (= tendencia diabetes)

Tem mta coisa por tras de apenas academia e alimentacao.
Perder eh mil x pior (se fosse facil fazer cutting nao tinha gordos)
1 gordura eh mto mais calorica que carboidrato
Consumo de carboidratos para manutencao eh em torno de 300gr, se vc toma essa
Porcaria de h2o misturado com acucar (hipercalorico hehehe) vc ja atinge quadr 1/3
- ja vi mto magrelo cata mta muie, agora gordinho nenhum :/
- ser roliço eh mera ilusao de forca e tamanho.

MEU MAIOR CONSELHO: tira O domingo pra pensar e estudar

Obrigado

Já li muito sobre a creatina e não tem nada provando que a creatina está ligada a disfunção renal.
Ingerir creatina é o mesmo que estar comendo muita carne...

Agora o certo é: ingerir creatina e não estar tomando água necessária é um tiro no pé, provoca desidratação.

De qualquer jeito meu consumo é bem pequeno. Parece que é permitido 1g a cada 10kg nos seres humanos. Uma pessoa de 100kg pode consumir 10g por dia.

Eu com 56 kg posso consumir 5.6g de creatina por dia. Mesmo sabendo disso meu consumo é bem pouco, acho que é em torno de 2g, minha válvula de segurança é enorme... rsrs

Sem contar que mesmo em excesso , a eliminação acontecerá pela urina. Posso mandar 10g de creatina que o excesso vai ser todo eliminado!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Matador
Búfalo
**
30-09-2012, 03:44 PM
Heheh
Mano, se ta errado mas tudo bem Wink

Primeiro, nao provaram que a cretina faz mal, do mesmo geito que nao provaram que o cigarro faz mal.
Segundo, a qtd de creatina rm alimentos eh bem pequena Wink
Terceiro, quem elimina a creatina eh o rim, e ele faz um puta esforco pq tem que metabolizar e faz com que ela passe por uma frenesta (buraco no vaso) soh que o buraco eh menor que o tamanho da creatina, ela vai passando e vai lesando.....( assim como excesso de proteinas).... Resultado: rim fodido
Quarto, pergunta pra um nefrologista ou le um livro academico, que talvez seu pensamento mude.
Quinto, subdose de creatina nao vira merda nenhuma, se vc diz que tem tanta creatina na carne e que vc toma soh 2 gr, entao come mais carne :00

Heheh
Abrass
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Commodoro
Búfalo Master
30-09-2012, 03:50 PM
(30-09-2012, 03:44 PM)Matador Escreveu: Heheh
Mano, se ta errado mas tudo bem Wink

Primeiro, nao provaram que a cretina faz mal, do mesmo geito que nao provaram que o cigarro faz mal.
Segundo, a qtd de creatina rm alimentos eh bem pequena Wink
Terceiro, quem elimina a creatina eh o rim, e ele faz um puta esforco pq tem que metabolizar e faz com que ela passe por uma frenesta (buraco no vaso) soh que o buraco eh menor que o tamanho da creatina, ela vai passando e vai lesando.....( assim como excesso de proteinas).... Resultado: rim fodido
Quarto, pergunta pra um nefrologista ou le um livro academico, que talvez seu pensamento mude.
Quinto, subdose de creatina nao vira merda nenhuma, se vc diz que tem tanta creatina na carne e que vc toma soh 2 gr, entao come mais carne :00

Heheh
Abrass

KKKK eu nao disse que tinha muita creatina na carne;
Sim a qtd de creatina presente nos alimentos é bem pequena, por isso faço suplementação da mesma!

2gr de creatina é uma margem excelente de segurança.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Matador
Búfalo
**
30-09-2012, 03:57 PM
Num eh nao bro :/
2 gr nao faz efeito e ja eh nefrotoxico.

"Se ta queredo buscar atalhos em vez de percorrer um arduo caminho" (apaga mais nao bate- pregador luo)

Opiniao maromba: se for fazer bulk, se for sobrecarregar o organismo: FACA DIREITO! E sobrecarrega o corpo 2 mes e depois descansa!

Agora ficar cronificando o processo pra pouca coisa, eh pedir arrego e dps correr atras da merda.

Seus passos agora sao seu sofrimento no futuro, nao agora que vc ta novo Wink

Eu se fosse vc com tanta vontade de fazer isso, fazia direito.

Abrass
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Commodoro
Búfalo Master
30-09-2012, 04:03 PM
(30-09-2012, 03:57 PM)Matador Escreveu: Num eh nao bro :/
2 gr nao faz efeito e ja eh nefrotoxico.

"Se ta queredo buscar atalhos em vez de percorrer um arduo caminho" (apaga mais nao bate- pregador luo)

Opiniao maromba: se for fazer bulk, se for sobrecarregar o organismo: FACA DIREITO! E sobrecarrega o corpo 2 mes e depois descansa!

Agora ficar cronificando o processo pra pouca coisa, eh pedir arrego e dps correr atras da merda.

Seus passos agora sao seu sofrimento no futuro, nao agora que vc ta novo Wink

Eu se fosse vc com tanta vontade de fazer isso, fazia direito.

Abrass

Heheh, direito?

Fala mais
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
30-09-2012, 05:47 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-09-2012, 06:03 PM por John Romano.)
Vou dar minha opinião, mesmo sabendo que provavelmente contém erros grosseiros. Sou apenas um curioso que gosta de pesquisar, não um médico ou um profissional de educação física.

Algum dos senhores (além de mim) já leu os capítulos sobre nutrição do livros Convict Conditioning 2, Never Gymless ou o Solitary Fitness? Ou talvez os livros da série Paleo Diet?

Todos os livros que vão contra a maré da multimilionária indústria do fitness, ou seja academia + pesos + suplemento, são unânimes em dizer a mesmíssima coisa: SUPLEMENTO É $$$ JOGADO FORA pra 99% das pessoas. Simples assim.

Pensem bem: o músculo humano é formado por mais ou menos 75% de água. Tomar muita água vai deixar você enorme? NÃO!

Os músculos são formados por grandes quantidades de água por sua própria natureza e metabolismo. Nosso corpo evoluiu em ambientes de escassez de alimentos, em que a musculatura deveria ser eficiente, econômica em termos energéticos, ser capaz de se manter com pouco alimento e até mesmo consumir a si própria em situações de fome extrema. Difícil imaginar que um homem das cavernas ogro e viril tivesse uma dieta hiperproteica. Mais improvável ainda é supor que ele comesse 8 pequenas porções ao longo do dia... facepalm:

Vamos seguir esse raciocínio e fazer uns cálculos simplificados. Supondo que 1kg de músculo tem 750g de água (1L de água = 1kg), na pior das hipóteses, pra se aumentar um único kg de massa magra (músculo puro), bastariam 250g de proteína. É um cálculo realmente simplificado, porque não estamos contabilizando o combustível (carboidrato) presente no músculo, nem os nervos, fáscia, tendões, gordura, etc.

Um atleta ideal (esférico e no vácuo hahahahah) livre de anabolizantes, com treino bem montado e descansando suficientemente deveria ganhar uns (vamos chutar ALTO) 2km de massa magra POR MÊS. Esse é um valor mágico que encontrei em diversos sites. Isso quer dizer que a "proteína muscular seca" dele aumentou em 500g, criando assim espaço suficiente pra armazenar 1,5L de água nesse mesmo espaço, formando um músculo funcional e sadio.

Senhores, esse é um cálculo errado, mas errado pra mais. BEM pra mais... QUINHENTOS MÍSEROS GRAMAS de "carne seca" em um mês, que simplesmente não existe numa pessoa viva! Certo, o aumento de peso até pode ser considerável, mas que preponderantemente foi ÁGUA. A proteína criada nos músculos serviu apenas de "esponja" pra armazenar essa água toda. O que realmente aumentou o tamanho do sujeito foi a água que ele bebeu. Esse líquido todo foi diretamente pros músculos que agora estão sendo utilizados pra levantar peso!

[Agora vem a parte ridícula] E como podemos aumentar nossa ingestão dessa fabulosa quantidade de proteínas? Façamos as contas de novo. Pra manter esse aumento mensal de 2kg de massa magra por mês, teríamos que aumentar as proteínas ingeridas na dieta em 500g. Isso dá uns 17g por dia, além do que já comemos regularmente no passado pra manter esse mesmo peso.

Não preciso continuar com esses cálculos, certo? Já está demonstrado que um simples sanduíche de presunto com suco de laranja já é mais do que suficiente pra suprir essa quantidade ínfima de proteína. Porra, até macarrão e arroz, que nos dizem ser "só carbo", tem proteína!

O que a indústria do fitness não quer que nós saibamos é que quem faz aumentar DE VERDADE, é uma dieta balanceada. Treino basicão com uma dieta correta e o descanso devido, te trarão resultados verdadeiramente consistentes. Só que aqueles que ganham rios de dinheiro vendendo "músculo em pó", jamais vão te dar sossego. Vão martelar na nossas cabecinhas todo dia: "compre suplemento, compre suplemento, você precisa de suplemento"

Sabem porque muita gente não consegue ter ganhos? Querem mudar o corpo da noite pro dia.
Focar-se em suplementos e esquecer o feijão/arroz/carne de todo dia, é um erro.
Mudar o treino toda semana, porque viu um novo método XYZ que saiu na revista PQP Magazine que o atleta Zé Ruela recomenda, ao invés de treinar consistentemente, é um erro.
Ficar treinando horas a fio na academia, ou mesmo não-treinando, e ainda assim sair na noite pra beber ou encher a cara no fim de semana, é um erro. A que horas esse cara descansa?

Quem faz o básico do jeito certo, faz o certo. Quem fica inventando caminhos ou seguindo moda, faz o errado.
Quem quer a verdadeira vitória, deve lutar a luta diária sem desistir, porque se alguma dessas invencionices realmente funcionasse, ela seria amplamente divulgada, ou simplesmente inacessível pra nós meros mortais.

Mais simples e direto que isso eu não consigo ser.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Mestre Laveley
Curioso

30-09-2012, 07:03 PM
(30-09-2012, 05:47 PM)John Romano Escreveu: Pensem bem: o músculo humano é formado por mais ou menos 75% de água. Tomar muita água vai deixar você enorme? NÃO!

Mas essa proporção segue a regra, visto que 60% do corpo humano é água.

Mas eu concordo contigo. O que a grande maioria dos suplementos e, inclusive a proteína, faz no grosso é isso mesmo: retenção de líquidos.

Eu só tomo meu wheyzinho depois do treino e me dou por satisfeito. O importante é dieta mesmo. Uma dose de banana com aveia já pode dar muito mais resultados do que qualquer suplemento que tu encontre no mercado.

E john ferrari, o matador tem razão, creatina FORÇA OS RINS SIM!

Esse é um dos maiores mitos que esse pessoal da área de ed. física propaga, que tomar creatina não dá nada desde que tu ingira bastante líquido. Isso é balela, vai forçar teus rins de qualquer forma, certo que com a água vai forçar menos, até pq a água é o lubrificante natural do corpo humano e todos os órgãos funcionam melhor com ela, mas teu rim vai chorar de qualquer forma.

Sou leigo no assunto, mas vou contar uma história que, pra mim, é a prova cabal que creatina força os rins:

Na minha época do ensino médio foi bem a época que começou a "estourar" o uso de creatina aqui no Brasil. Ai a gurizada nessa época tava toda nessa pilha de "ficar fortinho" pras menininhas e tals. Todo mundo entrou na academia e começou a tomar suplemento, e como creatina era modinha, muitos dos meus colegas de ensino médio começaram a tomar.

Só que tinha um desses caras que SÓ TINHA UM RIM. Ai ele perguntou pros caras da academia se podia tomar creatina e os caras vieram com essa de que "se tomar bastante líquido não dá nada". Beleza, como o cara só tinha um rim tomou um cuidado maior, tomava doses menores e metia bastante líquido, lembro até que ele começou a levar garrafa de água no colégio pra tomar na aula. Só que depois de um tempo ele começou a sentir dores no rim. Parou com a creatina e foi no médico, resultado; o médico mandou ele parar imediatamente de tomar pq o rim dele já tava sobrecarregado por causa da creatina.

Ai tu vai dizer "ah, mas o kra só tinha um rim". Beleza, mas se não fizesse mal algum, não ia forçar o único rim que ele tinha. A natureza não nos deu dois rins atoa: se um fuder, tu tem outro "reserva".

A verdade é que nossos rins são os orgãos com o menor "prazo de validade" do nosso corpo. Pergunte pra qualquer médico; se nenhum outro órgão der problema, no longo prazo, os primeiros a pararem de funcionar serão teus rins. Portanto, nunca é ruim preservá-los.

Até acredito que a creatina não vá fazer nenhum mal pra ti a curto prazo, mas fica tomando 10 anos seguidos essa merda pra tu ver se tu não chega aos 50 anos com insuficiência renal!
Tanto é verdade que até hoje não tem estudo comprovando que creatina não faz mal a longo prazo.

Mas se tu quer tomar, eu não condeno. Tem nego que não toma creatina e no final de semana se afunda na birita e o resultado a longo prazo é o mesmo ou até pior. Cada um sabe oq é bom pra si. Só acho que com tua idade (18 anos), não há muita necessidade de tomar. Se tu quer tomar suplemento, fica na whey mesmo, oq vai fazer tu inchar é a tua dieta de qualquer forma.

Só tenha em mente isso. Pq eu fico puto da cara desses caras espalhando essa mentira que creatina não força teus rins se tu tomar bastante líquido. Força assim. Essa eu não engulo!
[+]
  •
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
30-09-2012, 08:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-09-2012, 08:02 PM por Free Bird.)
John Romano:
Eu Li o CC2 e como ele critica bastante as dietas da moda e os suplementos, inclusive critica o famoso comer de 3 em 3 horas.
Mas discordo, acho que comer de 3 em 3 horas é melhor, mas por questão de desempenho geral no corpo. Se você fazer uma refeição enorme, sobrecarrega o sistema digestivo, embora consiga ficar satisfeito mais tempo. Prefiro comer de 3 em 3 horas e não sobrecarregar, mantendo mais ou menos fixos os níveis de energia, funciona melhor pra mim assim.

Agora sobre suplemento:
Se for tomar creatina, faça o ciclo de q 1 ou 2 meses no máximo e descanse 3 pra cima antes do próximo.
Eu usei creatina 3 vezes em 3 anos e nunca senti nada, pode variar de pessoa pra pessoa.

Agora sinceramente?
O único suplemento que tomo é o de vitaminas mesmo. Acho ser o único necessário, visto que minha alimentação é ótima.
Talvez eu ainda use algum termogênico no futuro, mas depois que equilibrei minha dieta, aposentei whey, creatina e o carai a 4.
Inclusive sobra + $ pra comprar comida boa: filet peito de frango, pão integral, etc. Custo benefício superior.
A importância do suplemento é mais psicológica mesmo, passa a sensação de que está ficando mais forte.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Commodoro
Búfalo Master
30-09-2012, 08:03 PM
Mas vejam, ingerir creatina não é o mesmo que comer muita carne?

Seguindo desse princípio que creatina em longo prazo faz mal, que força muito os rins , logo, todo mundo estaria com insuficiência renal por comer carne, sendo todo mundo obrigatoriamente carnívoro? Não conheço ninguém que tem problema nos rins por comer carne! KKKKK

Queria que pudessem explicar isso...

Musculação é mito em cima de mito! caralho , kkkkkk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Viril
Búfalo
**
Tópicos: 52
30-09-2012, 08:14 PM
Eu, estou malhandro.
Comendo de 3 em 3h.
Não tenho uma dieta correta, apenas como 3 ovos de manha e 3 de noite, e antes do treino bato, 2 bananas + aveia + leite + nescau, e dobrei o que eu comia.
Estou a 1mês e meio na academia e tive ótimos resultados, realmente ÓTIMOS.

Ano que vem vou começar a fazer uma dieta certinho.
Cresci sem suplemente, esssa porra ai, ta na cara que é para enganar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Mestre Laveley
Curioso

30-09-2012, 08:15 PM
(30-09-2012, 08:03 PM)JohnFerrari Escreveu: Mas vejam, ingerir creatina não é o mesmo que comer muita carne?

Seguindo desse princípio que creatina em longo prazo faz mal, que força muito os rins , logo, todo mundo estaria com insuficiência renal por comer carne, sendo todo mundo obrigatoriamente carnívoro? Não conheço ninguém que tem problema nos rins por comer carne! KKKKK

Queria que pudessem explicar isso...

Musculação é mito em cima de mito! caralho , kkkkkk

Converse com um vegetariano. Ele vai se encarregar de te dizer os males da carne.

Mas a questão da creatina, tu teria que comer muita carne pra poder igualar a suplementação, coisa que tu não vai fazer pq carne é um alimento pesado e tu vai consumir outros tipos de alimentos tbm, a menos que esteja determinado pra isso.

Eu não sei a quantidade exata de creatina por kilo de carne. Mas imagino que tu iria ter que consumir todo dia, pelo menos, um kilo de carne vermelha pra igualar a quantidade que tu põe pra dentro com o suplemento, coisa que tu não vai fazer, a menos que tu coma praticamente SÓ carne todo dia. Seria mais ou menos fazer um churrasquinho todo dia yaoming

A verdade é que nosso corpo sobrevive sem ingerir creatina nenhuma, pois a quantidade necessária dela já é produzida pelo próprio corpo.
[+]
  •
Responder
Offline Max Payne
Veterano
Tópicos: 29
Curtido: 19 vezes em 17 posts
01-10-2012, 03:01 PM
Até tentei seguir uma dieta aqui em casa, focava em leite e aveia, alem de comer tudo que aparecia no almoço e na janta (almoço requentado)

Parei pelo simples fato de que é impossivel fazer uma dieta sem tem dinheiro, sou obrigado a comer tudo que se compra aqui pra casa, sem reclamar. Se eu não comer, passo fome.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Commodoro
Búfalo Master
01-10-2012, 05:52 PM
Sou bem cético com relação aos males da carne, claro que tudo em excesso faz mal, mas somos carnívoros a não sei quantos milênios e estamos aí, firmes e fortes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Matador
Búfalo
**
01-10-2012, 06:33 PM
Opa!
O seu ze ruela(ahaushua ouvi essa hoje)

1 kilo de carne vermelha bovina crua = 5gr creatina

Se tu cozinhar ou fritar cai pra 2-3gr

O consumo medio de carne por semana varia de 300gr - 600gr
(as vezes o tamanho do bife engana o peso da balanca)

Abraco!
Cultura nunca eh demais!

Ps: meu conselho dieta bulk ja q vc quer fazer.

Acrescenta chambinho 2 cartela por dia ( mto bom olha as informacoes nutricionais)
1/2 miojo de manha com 4x chambinho e peito de peru
1/2 miojo antes treino
1/2 miojo pos treino 4x chambinho peito de peru peito de frango
O resto se distribui as coisa pelo dia

Miojo sem mto tempero...ahhh matador mais e o Sodio??? Enfia nocu! Se ta fazendo bulk mesmo...
Garanto uns 10kilo em 45 dias com essa dieta bem feita

Flwww
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Commodoro
Búfalo Master
01-10-2012, 09:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2012, 09:07 PM por Commodoro.)
Ah sim, John Romano , Mestre, obrigado pelas respostas. São de grande valia,!
Tentarei em breve dar uma lida nos livros John..

Tou cansado de tanto mito na musculação que vou tentar um básico por uns meses para ver o resultado!

DESCANSO + DIETA + TREINO BASICAO (passado pelo instrutor, sempre tentando aumentar os pesos)

Matador
agradeço pela dica mas acho arriscado demais, miojo é um lixo, é melhor eu dar uma arrumada legal na alimentação.

Vou parar de comprar o hipercalorico, irei pegar o dinheiro do hiper e acrescentar, e comprar mais ainda o básico: ovos , aveia, pão integral, e leite (uma pena leite ser de caixa mesmo , mas fazer o que)

Vou tentar me manter na creatina e futuramente no whey protein, darei uma boa pesquisada sobre este último e sobre a creatina, vou em breve no endocrinologista, clínico geral, enfim, ver minhas taxas de TUDO.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
18-10-2015, 09:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-10-2015, 10:01 PM por Marcílio.)
Cada uma...Tive que explicar o que era ectomorfo pra um chegado meu, e disse que era o irmão do chupa-cabra...trollface

Mas é foda ser ectomorfo, porque se vc engorda vai tudo pra barriga e não distribui. Em compensação, muitos tem altura.

Dando up! pra galera.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Dieta Paleolítica Gekko 632 363,832 23-03-2020, 02:40 PM
Última Mensagem: Spectro
  [ACADEMIA HONRADA] Músicas para treino viríl !! Mandrake 38 26,770 10-12-2019, 10:41 AM
Última Mensagem: Reddington
  Dieta Viril para Aumento de Testosterona Héracles 54 29,887 25-05-2018, 07:10 PM
Última Mensagem: Latino
  Mais 14 Dicas para um Ano Vitorioso Héracles 2 3,448 06-04-2018, 09:54 AM
Última Mensagem: Tribal.Owl
  Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo: Qual o seu tipo físico? Lupercus 16 6,763 20-08-2015, 08:52 PM
Última Mensagem: Marcílio

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo