• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros 9 coisas que aprendi sobre “não resolver os problemas dos outros”
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
9 coisas que aprendi sobre “não resolver os problemas dos outros”
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
Tópicos: 17
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
21-03-2016, 04:49 PM
9 coisas que aprendi sobre “não resolver os problemas dos outros”

Por Letícia Flores

O sentimento de satisfação que temos ao ajudar o outro é realmente muito gratificante.Nos sentimos em paz conosco mesmos e o sorriso das pessoas ao nosso redor cria uma nuvem de positividade da qual nunca queremos nos afastar.

No entanto, viver nos pede olhos otimistas para reconhecer as pequenas belezas do dia a dia bem como força para enfrentar as dificuldades. É por isso que tentar resolver os problemas dos outros pode causar muitos transtornos e ainda impedir o crescimento de quem você ama.
Vamos entender melhor o porquê?

1. As pessoas são diferentes.

Por isso, toda vez que você se pegar pensando “a vida desta pessoa seria muito melhor se…”, lembre-se de que essa é a vida dela e não a sua.Por mais que você queira ajudar, a perspectiva dela sobre o mundo é diferente da sua e projetar expectativas sobre o outro não vai ajudá-lo nem um pouco.

2. Você não pode resolver o problema de pessoas que não querem ter seus problemas resolvidos.

Como assim? Simples: há pessoas que, literalmente, cultivam seus problemas e se apegam a eles de tal maneira que já não conseguem mais se ver sem aquele algo sobre o qual se lamentar.Quanto a você… bem, você não pode mudar ninguém. A única coisa que você pode fazer é aceitar (que dói menos, como a sabedoria popular já diz) e amar essa pessoa do jeitinho que ela é.

3. Tentar “resgatar” alguém pode te afundar.

E a partir do momento que você afundar em problemas que não são seus, você os transforma em seus também. Você se envolve com tanta profundidade que passa a viver em função da vida do outro, esquecendo-se de si mesmo.Resultado? Ninguém ajuda ninguém!

4. Potencial significa “poder”, não “querer”.

Não é porque você acha incrível a maneira como determinada pessoa se expressa que você vai tentar convencê-la de que está na profissão errada. Ou então que deveria fazer um intercâmbio. Ou que poderia abrir um novo negócio.
Não é porque ela é muito inteligente que você tem a “obrigação de amigo” de informá-la que ela simplesmente não pode cursar uma graduação tão simples ou abandonar o mestrado ou deixar a presidência de uma grande empresa. Mais uma vez: a vida não é sua. Portanto, não cuide dela!

5. Ajudar não significa resolver.

Você pode, sim, ajudar um amigo(a), companheiro(a) ou familiar com uma boa conversa, demonstrando como você é grato por sua companhia, convidando-o para almoçar e até dizendo o quão especial ele(a) é na sua vida.O que você não pode é se sentir na obrigação de tomar as rédeas da vida da pessoa e organizá-la sozinho; mesmo que ela queira, mesmo que ela peça, mesmo que ela implore.
Com essa atitude você só vai desestimulá-la a acreditar no seu próprio potencial e vai torná-la dependente de você para sempre. Se é isso o que você deseja, procure um psicólogo – isso é carência!

6. Você não precisa que o outro seja feliz para ser feliz!

Parece simples, mas pode ser que o seu desespero para ajudar as pessoas seja reflexo do depósito de expectativas que você coloca sobre ela. Lembre-se: você não precisa que o outro seja feliz para ser feliz!
É claro que compartilhar alegrias é uma forma maravilhosa de viver nossas relações, mas como já sabemos, felicidade não vem de fora: ela parte de dentro de nós. Se a pessoa a quem você quer ajudar não consegue ser feliz, isso é um problema dela, não seu.
Por mais que te doa ler isso, respire fundo, olhe para dentro e simplesmente sorria sinceramente para si mesmo. Se você for capaz disso, será capaz de inspirar quem ama a ser feliz como você, e isso vale muito mais do que servir de muleta aos outros.

7. Cuidar de si mesmo ajuda mais do que você imagina!

E cuidar de si mesmo exige tempo e dedicação. Para dizer a verdade, até um pouquinho de egoísmo. Não adianta você varrer os seus próprios problemas para debaixo do tapete e correr na casa da comadre para lhe dar conselhos. Sua hipocrisia só vai fazer adoecer a você mesmo, ao seu amigo e à relação de vocês.
Seja sincero, encare suas dificuldades, olhe para o seu interior e, quando tudo estiver em harmonia (não necessariamente perfeito), a sua energia positiva será o suficiente para inspirar todos ao seu redor.

8. Problemas não são necessariamente coisas ruins.

Eles nos ajudam a crescer e a entender que a vida não é um mar de rosas, como minha avó já preconizava. É preciso ter o discernimento para perceber que “shit happens” (merdas acontecem) e que ninguém é obrigado a ser feliz o tempo inteiro (Wander Wildner já dizia).
A partir do momento que você entender isso, perceberá que as dificuldades precisam acontecer para que nós amadureçamos e aprendamos a desapegar: afinal de contas, ao contrário do que a nossa sociedade consumista prega, nada é para sempre.

9. Você não pode mudar as pessoas, apenas amá-las.

Você não é melhor do que ninguém, aceite isso. Consequentemente, não pode mudar as pessoas, nem resolver seus problemas, muito menos julgar o que é bom ou não para ela.
Se nos lembrarmos do ditado popular “cada macaco no seu galho”, podemos pensar apenas em dar uma passadinha no galho do colega para doar um pouquinho do nosso amor e voltar logo para o nosso próprio para não quebrar o de ninguém e acabar estrebuchado no chão!

Fonte indicada: Awebic

Ler mais: http://www.contioutra.com/9-coisas-que-a...z43ZHq6ssb
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline New Life
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 1 vezes em 1 posts
21-03-2016, 07:46 PM
Sempre que nós tentamos resolver os problemas alheios, esquecemos dos nossos!
Não equeçamos de jogar o lixo fora!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
21-03-2016, 09:40 PM
(21-03-2016, 07:46 PM)QU4RENTÃO Escreveu: Sempre que nós tentamos resolver os problemas alheios, esquecemos dos nossos!

Eu sei bem disso, já sofri muito na pele por causa dessa situação.FuckyeahFuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Van Helsing
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 2 vezes em 2 posts
22-03-2016, 11:31 AM
Eu também perdi muito tempo e grana tentando ajudar outros. Hoje penso primeiro em mim, depois que eu estiver bem vou pensar em ajudar os outros.
E com essa crise, estou vendo que a maioria das pessoas que eu ajude nem se importa comigo.
O poder real não vem do ódio, mas da verdade.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
22-03-2016, 11:43 AM
(22-03-2016, 11:31 AM)Van Helsing Escreveu: Eu também perdi muito tempo e grana tentando ajudar outros. Hoje penso primeiro em mim, depois que eu estiver bem vou pensar em ajudar os outros.
E com essa crise, estou vendo que a maioria das pessoas que eu ajude nem se importa comigo.

Confrade, a grande e dura verdade da vida,

Citar:é que a gente ajuda as pessoas e no momento que a gente mais precisa de uma ajuda, essas mesmas pessoas nos viram as costas.

Ingratidão é a principal característica do Ser-Humano.

Veja essa frase:
Recolha um cão na rua, dê-lhe de comer e ele não lhe morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o homem.

Mark Twain -

Por isso eu não espero nada de ninguém, assim não me frustro à toa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
13-08-2016, 05:41 AM
Recentemente emprestei uma quantia de R$ 600,00 reais a um "amigo" porém esto tendo dificuldades pra reaver esse dinheiro. O que os confrades aconselham ? Sempre o cara tenta adiar o dia do pagamento e até hoje não vi nada desse dinheiro. To pensando seriamente em mandar a real pro cara, sei que posso perder a amizade mas infelizmente to vendo que o cara não está se importando com isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
13-08-2016, 05:53 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-08-2016, 05:57 AM por cabraman.)
(13-08-2016, 05:41 AM)andre669 Escreveu: Recentemente emprestei uma quantia de R$ 600,00 reais a um "amigo" porém esto tendo dificuldades pra reaver esse dinheiro. O que os confrades aconselham ? Sempre o cara tenta adiar o dia do pagamento e até hoje não vi nada desse dinheiro. To pensando seriamente em mandar a real pro cara, sei que posso perder a amizade mas infelizmente to vendo que o cara não está se importando com isso.

Esqueça a grana.

Reveja as ações desse seu amigo e veja se a amizade vale mais que os 600 temerários

Se não valer....

Tive um lance parecido mas o amigo em questão era o cara que sai de casa três da matina pra me ajudar com um carro quebrado ou que mesmo sem entender bulhufas contabilidade fica com a galera na firma até tarde na quinzena do balanço. então esqueci a grana.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
13-08-2016, 06:10 AM
O cara ja tentou me ajudar algumas vezes e ate com lance de trampo que não deu certo..mas to vendo que realmente terei que deixar pra la
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
13-08-2016, 06:17 AM
(13-08-2016, 06:10 AM)andre669 Escreveu: O cara ja tentou me ajudar algumas vezes e ate com lance de trampo que não deu certo..mas to vendo que realmente terei que deixar pra la

Quando ele voltar, ele vai voltar yaoming, diga que não tem dinheiro.

Aliás, perto dele sempre reclame de grana.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
13-08-2016, 06:27 AM
Será? Acho muita cara de pau, da cano em uma pessoa e esperar que ela empreste grana novamente...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
13-08-2016, 07:07 AM
pede aos poucos, 50 reais eh facil conseguir todo mes
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
13-08-2016, 12:34 PM
Aprenda a lição, não se empresta dinheiro para não perder a grana e o amigo.

Nunca deu certo essa parada de emprestar a grana...a mas fulano me emprestou e eu devolvi, a mas ciclano emprestou e eu devolvi... Você é exceção.

Só empreste quando o cara é muito amigo e o dinheiro não irá fazer nunca falta.

No mais, tente cobrar em 2x, 3x, diga que tu precisa da grana, ta passando fome, ta doente...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
14-08-2016, 06:13 AM
(13-08-2016, 06:27 AM)andre669 Escreveu: Será? Acho muita cara de pau, da cano em uma pessoa e esperar que ela empreste grana novamente...

Tão certo quanto o sol e a lua.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
14-08-2016, 04:29 PM
Existe um termo racionalidade, esta dentro de nos machos, do mesmo que temos o senso de proteção e segurança para com a fêmea, temos o senso da moralidade e de ajuda ao próximo esta dentro de nosso sangue este senso, mais que aconteça sempre seremos testados a ajudar ao próximo, e como amor a patria, o que devemos e usar o senso da justiça, ser justo, e controla e administrado para com estes itens dentro de nos, se vale a pena e merece ok, vale o sacrifício, o peso da balança. Fora isso desabone a questão, melhor não mexer, mesma que a visão doa em nos por não praticar tal ato com o próximo, algumas vezes e como jogar o bife para o vira lata, esperando ele ir para o canto dele e sossegar! Neste caso temos que administrar bem nos mesmos, não devemos agir como mercenários, esperando sempre algo do próximo para agir coerentemente ! As vezes e melhor deixar de ajudar, para que a escola da vida ensine, aquele que sempre esta a cair no buraco por descuido, neste caso e melhor porque na próxima o sujeito pensa 2 x antes de cometer besteiras, esperando a ajuda do próximo, o sujeito se torna um vira lata chantagista de si mesmo e dos outros.
Cair so e levantar so, ajuda pessoas neste ponto a se fortalecer, aprender, e a sobreviver! E como o caso do amigo que quando esta na merda emocional, vc vai la da conselhos, perde seu tempo ajuda, apresenta talvez ate a real ! Depois com o tempo o cara ta la todo serelepe com a femea, e depois o mesmo lhe vira a cara, ate pensando que vc queria destruir o relacionamento, ou mesmo estando de olho na fêmea dele, ou pensar que e inveja!
No caso e melhor andar so e deixar os outros andarem so, ajuda somente pela visão verdade de outrem, em palavras melhor deixar de lado e seguir o caminho, o sol nasce para todos e na vida unica coisa que não tem solução e a morte! O resto todos tem um jeito e a solução seja do jeito que for!
Mas vc querer ser o capitão salva tudo e todos, no final aposentara por falta de recurso propio. E aqueles que vc ajudarão, apenas lhe darão o sorriso de que esta bem, mas a mão não lhe estenderão, por pensar que vc tem recurso propio nas suas dificuldades, porque na deles vc ajudou, então esta sobrando recurso pra ti..
Quando o senso de moralidade chegar em vc para com os outros, pese atitude, não palavras!
[+]
  •
Website Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  25 lições que aprendi em 2018 - Desenvolvimento pessoal contemporâneo John 3 1,532 25-08-2018, 01:29 AM
Última Mensagem: consigliere
  Quer ser fraco? fuja dos problemas Howedo 6 2,018 07-03-2017, 01:25 AM
Última Mensagem: Jaguar Paw
  Poliglota brasileiro dá dicas para aprender outros idiomas Henry Volk 1 1,322 23-12-2016, 05:56 PM
Última Mensagem: Seth Gecko
  8 coisas que seu vizinho milionário não conta CR7 23 7,424 28-09-2016, 09:09 PM
Última Mensagem: jackblack
  10 Coisas que aprendi no exército. comandante 20 6,417 24-11-2015, 05:23 PM
Última Mensagem: Marcílio

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo