• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Conquista x Reconhecimento
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Conquista x Reconhecimento
Offline Doppelgänger
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 3
18-10-2015, 06:16 PM
As pessoas vestem a camisa da empresa, trabalham muito, mais do que se pede, ficam estressadas por causa de prazos, criam expectativas sobre promoções e aumento salarial que nunca acontecem e por fim reclamam da falta de reconhecimento dos seus superiores.

Sabem o que é isso? Incapacidade, inveja, comodismo e mais um monte de pejorativos que poderiam ser citados.
- A pessoa vive em uma utopia de que ela DEVE ser recompensada pela quantidade de esforços que dedica a algo ou alguém, e quando essa expectativa não ocorre, bate aquela "depressão" que por sua vez desencadeia os termos pejorativos citados logo acima.

No filme Uma Mente brilhante, o professor mostra ao John Nash outro colega recebendo canetas (que é visto como um símbolo de mérito entre os acadêmicos) e faz à pergunta:

Professor - "Sabe o que é isso?"
John responde - "Reconhecimento..."
O professor retruca - "Não John, conquista! enxergue uma conquista!"

(eu não lembro se era professor, reitor... bom, isso não é relevante tbm.)

É um dialogo bem curto, mas passa uma mensagem enorme. Grande parte dos profissionais querem o reconhecimento antes da conquista, eles querem que todos olhem pro quanto estão se esforçando, mas não enxergam que para seu chefe, sua namorada, seu pai, mãe e para toda a sociedade o que importa é a conquista, ou seja, são os fins.

Veja bem:

- Não interessa quantos km você correu na maratona, queremos saber qual medalha você ganhou.
- Não interessa quantas noites em claro você passou para terminar esse trabalho, quereremos saber se ele terá alguma utilidade.
- Não interessa, se você também teve à ideia de criar um "Facebook", quero saber onde ele está, você criou?

No jogo da vida, você entra pra ganhar ou então melhora pra ganhar na próxima. Não vá na onda de quem diz que o importante é "participar", que você pelo menos "tentou" e etc. Temos que parar de mentir pra nós mesmos e reconhecer que outros estavam mais preparados para tal conquista. O mundo funciona desse jeito, não adianta chorar.

A sociedade só reconhece o potencial de uma pessoa após ela se tornar bem-sucedida. E tem muitos que fazem bem menos e enchem o saco no serviço por causa que seu trabalho não esta sendo reconhecido.

--
"Ah, eu sempre chego cedo no trabalho, atendo bem os clientes, não falto, sou produtivo..." - Ok, você sinceramente considera isso uma conquista? ... Pense bem, isso é uma conquista ou obrigação?

Quando seu chefe paga suas férias, salário, vale, tudo certinho, você acha que ele merece reconhecimento ou é nada além da obrigação dele? Óbvio que é apenas cumprimento do dever, bem como você tem os seus.
--

Agora vamos enxergar de outra forma.

"Eu entrei nessa empresa sem saber nada de programação, mas estudei, li livros, fiz cursos, hoje consigo desenvolver ótimos aplicativos, mas meu salário ainda é péssimo e não tive retorno financeiro."

- Agora sim temos uma conquista que inclusive transcende qualquer aumento salarial, e não diga que não teve retorno, pois você adquiriu conhecimento e experiência. Você terá que usar esse conhecimento obtido para sobressair entre os demais programadores/profissionais do seu ambiente de trabalho, embora às chances de criar/inovar algo que o farão ser reconhecido são bem pequenas, isto porque todos sabemos que muitas empresas impõem limitações ou quando não é isso, são os colegas invejosos pronto pra cortar às 'asas' de um intra-empreendedor. E lembre-se, tudo que se cria dentro da empresa é da empresa.

Sem duvida, existem excelentes profissionais que merecem uma promoção devido seu ótimo desempenho, mas cabe a você como bom profissional estabelecer uma deadline (prazo final) pra ter aquilo que deseja, ou seja, pegar seus 'pontinhos' acumulados durante anos de labuta pra trocar por um urso tamanho gigante, brincadeira, pra trocar por um salário melhor ou cargo pretendido. Não conseguiu? Esteja pronto pra pedir demissão, provavelmente seu chefe fará uma contraproposta, avalie, se não condizer com suas expectativas, caia fora!

...se a sua motivação depende do reconhecimento de terceiros, você está ferrado!

Uma pessoa que não se importa com reconhecimento, mas sim em se aperfeiçoar e garantir novas conquistas a cada dia, como no exemplo do "programador", abre um leque de oportunidades. A pessoa se torna destemida, pois ela pode conquistar o sonho de trabalhar por conta própria, poderá criar seus próprios aplicativos, dar aulas, e talvez ser tão reconhecida como o Zuckerberg.

...a dedicação no trabalho tem que estar em harmonia com aquilo que você quer conquistar. Se estiver saindo da rota, mude os planos o mais rápido possível ou correrá o risco de viver para realizar o sonho dos outros.

Vou dizer pra vocês, geralmente quem reclama muito do salário, da falta de reconhecimento e continua ano após ano na mesma empresa, não passa de um incapacitado e acomodado que sabe muito bem que não desenvolveu know-how suficiente para subir de patamar e caso saia dali apenas trocará de emprego bosta pra merda. São pessoas que trabalham das 8:30h às 17:30h, nem mais, nem menos, chegam em casa ficam assistindo TV, ficam no Facebook, fazem porr@ nenhuma pra adquirir soft-skills, não lembram o último livro que leu, mas o problema esta na pessoa que puxa tapete, esta no chefe que não reconhece o ser 'especial'... Pra esse tipo, o problema são sempre os outros.

Quer ser reconhecido, à primeira pergunta que tens que fazer é 'pelo o quê'?
You've met with a terrible fate, haven't you?

O que é o feminazismo? ~> http://bit.ly/2chocJ6

Show ContentSpoiler:

404 - Lado Obscuro Not Found.yaoming
[Imagem: 2038929076_fbb7117e_IMG_8091.GIF?type=w420]

/dô-pêu-guenguer/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
23-10-2015, 01:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2015, 01:07 PM por Héracles.)
Ótimo tópico, muito bem escrito confrade.

Realmente, uma das coisas que mais observo nos meus empregos, é exatamente isso. Os caras não fazem nada mais que a obrigação que tem perante o cargo que ocupam, mas acham que por isso, um tapete vermelho deveria ser estendido todos os dias por onde passam. Isso é um sintoma de como es coisas estão difíceis moralmente e intelectualmente falando no brasil. Nem o básico do básico as pessoas fazem seja no trabalho ou na universidade. Qualquer um que siga a cartilha do básico necessário a qualquer atividade, já se destaca. E o mais comum é que gere inveja e ressentimento nos colegas, por jogar na cara destes, a própria incompetência e vagabundagem. O que eu vejo de picuinha que os nego cria em cima dos cara que trabalharam minimamente razoável é inacreditável. Ou seja, o macaco brasileiro, em vez de tentar assimilar as coisas boas que pessoas produtivas transmitem, sente na verdade é raiva e inveja.

Isso é mais uma faceta do que o vazio existencial e declínio moral causa nas pessoas. Não veem sentido no pq trabalhar com vontade, e acabam se frustrando por viver sem objetivo nenhum, em nada. Ai quando chega uma pessoa que tem objetivo, se sentem "oprimidas" e desconfortáveis, com a realidade que a pessoa comprometida com as coisas, joga na cara de todos.

Quanto a mim, nunca nutri sentimentos de que eu fosse recompensado ou reconhecido pelos trabalhos que faço. A real me ensinou isso, antes mesmo de eu começar a trabalhar. Assim eu descobri, que quanto mais vc faz o trabalho para ter o prazer de ve-lo bem feito, para ter orgulho de si mesmo ao saber que foi o seu esforço que fez uma coisa bem feita, sem esperar nada de ninguém, é justamente ai, nesse ponto, que o reconhecimento vem. Mas não antes de passado muito tempo, e muito esforço dedicado.

Isso é bom por um lado. Pessoas que são dedicadas, reconhecem outras pessoas que são dedicadas, e assim acaba sendo criada uma rede de relacionamentos indireta entre estes sujeitos, onde sempre acaba surgindo uma indicação, uma ajuda, quando vc menos espera, sem que nem seja necessário pedir ou implorar formalmente. Mas muitas pessoas vivem no ostracismo, pq não tem tempo de puxasaquismo e tem trabalho a fazer. Mas com toda a certeza do mundo, que essas pessoas se sentem satisfeitas, mesmo sabendo que não tem o reconhecimento que merecem. O prazer e satisfação que nós homens temos, ao saber que fomos os autores de trabalhos bem feitos, que beneficiaram a muitos, talvez seja um dos mais sublimes e gratificantes que podemos sentir nessa terra. Faz nossa vida ter valor parante a nós mesmos. Isso é muito importante.

Eu acredito muito naquela máxima de que tudo que vc lança no mundo, será lançado de volta a vc. Já notei por experiencia própria que isso é uma realidade incontestável. Então que nós da real, joguemos ao mundo o bom trabalho, a dedicação, o comprometimento, a disciplina e a virilidade para que nossos subordinados e descendentes nos orgulhem. Com toda certeza não há premio maior na vida. Saber que o seu trabalho mudou a vida de alguém para melhor. Por isso so apaixonado pelo que faço. Eu tenho a oportunidade de ver as pessoas melhorando a cada dia. Assumam esse responsabilidade com a vida confrades. Não vão se arrepender.

Não subestimem o poder que o trabalho, seja ele qual for, pode causar num homem. Fazer as coisas com dedicação, e buscar aperfeiçoamento não é nada mais, nada menos que A OBRIGAÇÃO PRIMEIRA DE QUALQUER GdR! Quem não entendeu isso ainda, não entendeu a real.

Mais uma vez, ótimo tópico, que nos lembra e faz refletir sobre um dos pilares de sustentação da real. O que me entristece que um tópico importante assim, esteja sem comentários, enquanto que no do cara que se masturba pensando em outro cara comendo a própria namorada, as páginas de respostas não param de crescer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
23-10-2015, 02:36 PM
Me lembrou esse tema:

http://qga.com.br/comportamento/jovem/20...-infelizes
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
23-10-2015, 02:43 PM
Citar:"Eu entrei nessa empresa sem saber nada de programação, mas estudei, li livros, fiz cursos, hoje consigo desenvolver ótimos aplicativos, mas meu salário ainda é péssimo e não tive retorno financeiro."

- Agora sim temos uma conquista que inclusive transcende qualquer aumento salarial, e não diga que não teve retorno, pois você adquiriu conhecimento e experiência. Você terá que usar esse conhecimento obtido para sobressair entre os demais programadores/profissionais do seu ambiente de trabalho, embora às chances de criar/inovar algo que o farão ser reconhecido são bem pequenas, isto porque todos sabemos que muitas empresas impõem limitações ou quando não é isso, são os colegas invejosos pronto pra cortar às 'asas' de um intra-empreendedor. E lembre-se, tudo que se cria dentro da empresa é da empresa.

Sem duvida, existem excelentes profissionais que merecem uma promoção devido seu ótimo desempenho, mas cabe a você como bom profissional estabelecer uma deadline (prazo final) pra ter aquilo que deseja, ou seja, pegar seus 'pontinhos' acumulados durante anos de labuta pra trocar por um urso tamanho gigante, brincadeira, pra trocar por um salário melhor ou cargo pretendido. Não conseguiu? Esteja pronto pra pedir demissão, provavelmente seu chefe fará uma contraproposta, avalie, se não condizer com suas expectativas, caia fora!

Só um complemento....

As vezes falta inteligencia emocional para conseguir uma promoção, efetivação à um cargo de liderança.... Falta habilidade social...

Muitos profissionais excelentes no oficio esbarram na inteligencia emocional para conquistar cargos de liderança nas empresas. Dai o individuo pensa que é injustiçado, mas na verdade lhe falta alguma habilidade social e emocional para promoção.

Portanto, habilidade no oficio e inteligencia emocional se complementam para o sucesso profissional.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
23-10-2015, 06:25 PM
Muito bom o texto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
23-10-2015, 06:34 PM
Lerei com calma e comentarei depois...

mas sem ler digo o seguinte, conquista e reconhecimento caminham de mãos dadas e sempre trás como subproduto um batalhão de bajuladores.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
23-10-2015, 08:35 PM
A 87% de trabalhadores estão acomodados, parados no tempo, por esperar reconhecimento de empresas, outros esperam mais o tempo porque o tempo soma a aposentadoria, ou mesmo soma-se o tempo para ganhar o tal seguro desemprego. Maioria dos trabalhadores brasileiros tem a vasta visão de trabalhadores, não de empreendedores, são outras porcentagens também que sonham com os tais concursos públicos porque e o modo operante mais atoa e rápido pra ficar na famosa bacia brasileira. A moda do jeitinho brasileiro de mamar nas tetas de concursos, aposentadorias, ou judiciais. Empreendedorismo no brasil e sinal de coisa que vem de fora. Esperam dos outros coisas que os mesmos tinham que ter de formar peculiar levantar e fazer.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
23-10-2015, 09:03 PM
Eu gosto mais da palavra valor! A partir do momento que você se dá mais valor e faz seu trabalho com única finalidade de atingir seus próprios objetivos, isso acaba impactando as pessoas a sua volta.

Reconhecimento é bom, mas não devemos nos apegar a eles, pois é algo que não está dentro do nosso controle. As conquistas dependem única e exclusivamente de nós, nossas ações nos conduzem a alcança-las.

Fico pensando, em vez de esperarmos sermos reconhecidos por nossas escolhas. Devemos dar-nos o valor que nós mesmo merecemos, esse reconhecimento não precisa ser externo, tem que vir de dentro. As demais coisas são lhe acrescentadas com o tempo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Doppelgänger
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 3
24-10-2015, 01:21 AM
@Herculles, valeu confrade! Sobre aquilo que vc falou de fazer algo bem feito, lembrei de uma frase dita por um ex-colega de profissão que guardo até hoje - "tá certo que a gente ganha pouco, mas vamos procurar sempre caprichar no serviço, porque salário uma hora acaba, mas o hábito de fazer as coisas benfeitas não e é isso que vai garantir o pão de amanhã.".

@Mandrake, Verdade, eu sinto que em algumas partes estou me saindo bem em inteligencia interpessoal, mas se fosse pegar na questão de liderança, sinto que às pessoas não me vêem/veriam como líder, da pra perceber que me enxergam apenas como um coleguinha funcionário de 20 e poucos anos. Nesse caso eu fico meio perdido, pois não sei se é minha postura, etc. As vezes tento observar os gerentes e vejo que o que eles possuem em comum é a oratória, muito boa por sinal, mas seria somente isso necessário para outros te enxergarem como líder?

@PRAGAKHAM, Bem isso, conheço alguns que tem 10, 20 anos de casa e ganham muito mal, poderiam buscar uma oportunidade melhor, mas é evidente que estão bem acomodados esperando pelo FGTS, multa e seguro desemprego como bem falou.

@Appollo,
Citar:"Fico pensando, em vez de esperarmos sermos reconhecidos por nossas escolhas. Devemos dar-nos o valor que nós mesmo merecemos, esse reconhecimento não precisa ser externo, tem que vir de dentro. As demais coisas são lhe acrescentadas com o tempo. "

Com certeza, confrade. Estava lendo um pouco sobre inteligencia emocional conforme o confra Mandrake complementou; temos nesse caso à Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.
You've met with a terrible fate, haven't you?

O que é o feminazismo? ~> http://bit.ly/2chocJ6

Show ContentSpoiler:

404 - Lado Obscuro Not Found.yaoming
[Imagem: 2038929076_fbb7117e_IMG_8091.GIF?type=w420]

/dô-pêu-guenguer/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
24-10-2015, 04:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-10-2015, 04:16 AM por Mandrake.)
Doppelgänger, a melhor maneira de começar a ser lider, é aprender a Auto Liderança. Primeiro a liderança deve partir do seu interior, sua auto gestão, através do autoconhecimento. Com o autoconhecimento vc aperfeiçoa suas qualidades e trabalha seus pontos de melhoria.

Lembrando que adquirindo autoconhecimento, vc não vai se tornar perfeito, mas saberá lidar com resultados negativos de uma forma que beneficia seu aprendizado. Eu chamo de Re Frame... Extrair algo bom de um contexto ruim... que será uma motivação para a superação
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
24-10-2015, 11:50 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-10-2015, 11:51 AM por Búfalo.)
A questão não é "vestir a camisa da empresa". Mas se capacitar, se aprimorar cada vez mais, para conseguir emprego melhor. Quando se fala sobre esforço, não é pra vc ficar a vida toda trabalhando numa mesma empresa esperando ser promovido. Mas se capacitar em alguma profissão que lhe paga um salário melhor.
Até porque se vc se acomoda trabalhando em uma firma, e a firma onde vc está trabalhando quebra, como é que fica se vc não tem capacitação em outras áreas? Como vc vai conseguir outro emprego?

Uma das criticas que eu faço à real é que tem muito topico sobre concurso, e muito pouco sobre capacitação. O bom de vc trabalhar na iniciativa privada é que vc tem que estar sempre se aprimorando, sempre de desenvolvendo, pois "o futuro é incerto". E esta incerteza que impulsiona a criatividade, a inovação, a capacitação. Isso que é um genuino desenvolvimento pessoal...

Ademais, como diz este texto:
Citar:Um grande problema ao qual todos estão sujeitos é que essa renda que momentaneamente parece ser contínua e suficiente pode repentinamente sumir. Trabalhadores podem ser demitidos. Empresas podem falir. O mercado pode simplesmente tornar algumas profissões obsoletas. Em algum momento no futuro, pode até ser possível que computadores se programem sozinhos de acordo com um arranjo de preferências pré-determinadas. Aquele indivíduo ou aquela família que até então estava confortável em uma profissão repentinamente descobre que sua renda voltou a correr risco.

O que fazer?

O objetivo supremo de ganhar dinheiro é ganhar dinheiro o suficiente para que investi-lo se torne uma vocação. Isso irá fornecer uma vida com mais segurança e mais certezas. Investidores podem controlar aquilo em que investem. Tanto o sucesso quanto o fracasso são determinados pelas escolhas que fazem. Isso é o oposto de ter de seguir ordens de um patrão, que é quem decide por conta própria se o empreendimento no qual você trabalha irá fracassar ou ser bem-sucedido. Por isso, o objetivo da independência vocacional deveria ser óbvio: você começa sendo um assalariado, mas deve utilizar o dinheiro para se qualificar continuamente, até se tornar um empreendedor autônomo.

Citar:Visto por esse prisma, aquele senso comum que diz que devemos “trabalhar para ganhar dinheiro para sobreviver” é somente parte da solução. Mais especificamente, é a primeira parte da solução. O objetivo supremo é “trabalhar para ganhar dinheiro para que, então, você possa ser autônomo ou trabalhar em troca de um salário ainda maior”.
http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=8093
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Sem reconhecimento no trampo ( conselhos ) Phill 4 1,216 24-03-2014, 10:09 PM
Última Mensagem: Aquiles

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo