06-11-2015, 02:10 PM
Nesses últimos dias em que eu vim acompanhando o fórum, participei de algumas discussões bastante interessantes, e hoje eu tive um "isigth", baseado também nesse excelente tópico que o confrade Sorine escreveu. Todos nós do fórum do búfalo precisávamos ler isso. Tantos os juvenas, quanto os veteranos e os búfalos que estão no meio do caminho. Hoje, esse tópico que eu escrevo, é meio que um complemento ao que o confrade disse.
Eclesiastes é um dos melhores e mais viris e masculinos livros que já foram escritos pelo homem. Sem dúvida nenhuma, o que está escrito lá, foi inspirado por Deus, e por uma vida vivida com intensidade e sabedoria. Se você é ateu, e não gosta de bíblia, faça um esforço e leia esse livro. Agregará um muito na sua existência como homem. Apesar de ser cristão, hoje eu não venho falar de apologética cristã, mesmo eu me referindo a um livro que está na bíblia. Estou falando de desenvolvimento pessoal e desenvolvimento da nossa maturidade na masculinidade plena.
Quando eu falo que o livro de Eclesiastes é fantástico, eu me refiro a ele todo, aos 12 capítulos. Mas aqui nessa reflexão eu vou me ater ao capítulo 7, que tem umas das passagens mais famosas e conhecidas por nós realistas, que vem totalmente de encontro ao que discutimos aqui. E não só por essa passagem épica que vocês devem saber de qual se trata, mas nos demais versículos como vamos observar. Notei que alguns confrades abriram tópicos se queixando de desanimo com a vida, reclamando de coisas fúteis, e agindo como o famoso manjarola. Eu digo para vocês que ler Eclesiastes é como renovar a nossa masculinidade que fica encoberta por esse monte de bostas a que somos bombardeados todos os dias. Se se sente desanimado e perdido, esse livro te ajudará a encontrar uma luz. Se quer se sentir as boas vibrações e a coragem que seus antepassados emanam para você, esse é o seu livro. Se quer se livrar das amarras que te impedem de avançar, e de compreender como as coisas do mundo são fúteis e passageiras, inclusive mulheres (como o Sorine observou) esse é o seu livro. Se quer beber da fonte da sabedoria que todos os GRANDES homens da história da humanidade já beberam, ESSE É O SEU LIVRO, PASPALHO!
Rei Salomão. Homem de muita sabedoria.
Eclesiastes é um dos melhores e mais viris e masculinos livros que já foram escritos pelo homem. Sem dúvida nenhuma, o que está escrito lá, foi inspirado por Deus, e por uma vida vivida com intensidade e sabedoria. Se você é ateu, e não gosta de bíblia, faça um esforço e leia esse livro. Agregará um muito na sua existência como homem. Apesar de ser cristão, hoje eu não venho falar de apologética cristã, mesmo eu me referindo a um livro que está na bíblia. Estou falando de desenvolvimento pessoal e desenvolvimento da nossa maturidade na masculinidade plena.
Quando eu falo que o livro de Eclesiastes é fantástico, eu me refiro a ele todo, aos 12 capítulos. Mas aqui nessa reflexão eu vou me ater ao capítulo 7, que tem umas das passagens mais famosas e conhecidas por nós realistas, que vem totalmente de encontro ao que discutimos aqui. E não só por essa passagem épica que vocês devem saber de qual se trata, mas nos demais versículos como vamos observar. Notei que alguns confrades abriram tópicos se queixando de desanimo com a vida, reclamando de coisas fúteis, e agindo como o famoso manjarola. Eu digo para vocês que ler Eclesiastes é como renovar a nossa masculinidade que fica encoberta por esse monte de bostas a que somos bombardeados todos os dias. Se se sente desanimado e perdido, esse livro te ajudará a encontrar uma luz. Se quer se sentir as boas vibrações e a coragem que seus antepassados emanam para você, esse é o seu livro. Se quer se livrar das amarras que te impedem de avançar, e de compreender como as coisas do mundo são fúteis e passageiras, inclusive mulheres (como o Sorine observou) esse é o seu livro. Se quer beber da fonte da sabedoria que todos os GRANDES homens da história da humanidade já beberam, ESSE É O SEU LIVRO, PASPALHO!
Rei Salomão. Homem de muita sabedoria.
Citar:Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.
Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade. Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.
Eclesiastes 7:1-7
Melhor é ter as coisas consumadas, realizadas, do que estar na incerteza. Melhor se regozijar nos frutos do seu trabalho, por mais humilde que seja, do que viver gozando com o pau dos outros, em uma vida rodeada de falsidade. Isso que Salomão repete em vários versículos, e que nos diz ao afirmar que o dia da morte é melhor que o do nascimento. Na morte já temos tudo consumado, REALIZAMOS fatos, verdades, escrevemos a história que vai ser lida por outro alguém. No nascimento só temos incertezas. Por isso ter um legado é algo tão importante para um homem. E quando eu me refiro a legado, não é ter um império, ao algo do tipo, mas ter vivido uma vida satisfatória, onde se soube aproveitar com parcimônia os frutos do próprio trabalho. Isso é dom de Deus. Faça as coisas lembrando desses dois pontos:
1) Gozar das coisas boas da vida que são provenientes do seu trabalho é um dom de Deus, mas não esqueça que isso não passa de vaidade e não tem importância a não ser para o descanso, e afago do nosso ego;
2) A única coisa que sobrará de você aqui nessa terra é o seu legado, o que você fez pelo mundo, e não o que fez para o seu ego;
O coração dos sábios está na casa do luto, porque quando estamos de luto, vemos tudo com mais humildade, simplicidade e CLAREZA, e coisas efêmeras e passageiras não nos interessam. Quem já esteve de luto, assim como eu já estive, sabe do que eu falo. Confrades, aprendam com a dor dos outros. Reparem que passado o desespero do inesperado o luto deixa as pessoas mais serenas e vivas de verdade. Talvez o choque com a morte nos faça acordar para a realidade de que também vamos morrer e nosso tempo está se esgotando. As alegrias e futilidades deixam nossa visão da realidade turva, não percebemos o quão mal, ou quão bem algumas atitudes nos podem fazer, e acabamos por achar que a tudo termina em nós mesmos, num buraco negro niilista e egoísta. Tenham cuidado para não se deslumbrarem pelos prazeres da carne.
Tudo não passa de vaidade e da nossa vontade de alimentar o ego. E muitas vezes esquecemos que TODOS vamos ter o mesmo fim, e vivemos como se fossemos existir eternamente nessa terra. Tenha seus momentos de prazer, mas que sejam provenientes frutos do seu trabalho duro. Concretize seu legado na terra, porque é só isso que vai sobrar de você. Maximus Décimus já deu a letra também:
Pqp! Galdiador é um dos filmes mais fodásticos e viris da história. Você não assistiu ainda paspalho?
Citar:Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.
Eclesiastes 7:8-10
Todos nós já ouvimos, ou até mesmo já pensamos que momentos passados foram melhores que hoje. Que se pudéssemos, voltaríamos no tempo. Jamais pense dessa maneira novamente. Somente paspalhos pensam assim. Talvez vc queira voltar lá nos dias que você tinha a amor da sua mulher, ou no colo de sua mamãe. Ou naquele emprego confortável que pagava melhor. NÃO PORRA!
O melhor é agora. E se tu sofres hoje, sempre lembre-se que a sabedoria está na casa do luto, da dor. E lembre-se também que tudo tem um propósito debaixo do céu. Experiências ruins que fazem com que as boas tenham algum valor. A felicidade só pode existir onde tem/teve tristeza e ranger de dentes. Imagine que vida miserável seria realizar tudo que imaginamos. Que valor teríamos? O melhor sempre é o agora. Você só existe realmente agora. Tudo que vc já viveu é o seu legado que está de dando sustento agora. Não gosta do que está escrito sobre você? ENTÃO COMECE A MUDAR AGORA, NO PRESENTE! ÚNICO MOMENTO EM QUE VOCÊ PODE FAZER ALGUMA COISA CONCRETA! Ficar se lamentando que sua vida é uma bosta, e você é um bosta que não tem destaque e não come loiras de cu rosa não vai ajudar em nada, e você vai continuar a ser um bosta.
Citar:Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol. Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor. Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
Eclesiastes 7:11-13
Vejam como essa passagem se encaixa PERFEITAMENTE no que é a REAL para nós. A real nos ensina primeiramente e se defender de vadias moderntes, manginas esquerdistas cuckolds. Mas enquanto prosseguimos seguindo a real, começamos a abordar todas as outras áreas de nossa vida, e passamos a viver de verdade. Uma vida que antes era só correr atrás e agradar bucetas, reclamar da Dilma, jogar videogame e bater punheta, passa a ter algum sentido real, e começamos a nos inserir no mundo. E a fazer alguma coisa por ele. E isso nos deixa felizes. Ver um juvena aqui no Fórum evoluir, é gratificante. Ver um veterano contando uma coisa foda que fez, porque a real ajudou, nos dá vontade de agir. Vejam, a sabedoria nos faz ser homens reais, que EXISTEM e constroem a porra do mundo. Que legado maravilhoso estamos construindo aqui caras. Até me emocionei aqui!
Avante búfalos. Nem que seja com tres leões presos a nossa jugular, mas desistir e fraquejar, jamais!
Citar:No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso. A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.
Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros. Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim. O que já sucedeu é remoto e profundíssimo; quem o achará?
Eclesiastes 7:14-24
Nesses versículos podemos ler vários dos ensinamentos da real. Assim como já foi dito aqui, saber aproveitar as coisas boas da vida, mas não amaldiçoar os seus momentos de dificuldade, porque tudo vem a um propósito. Assim como você tem os dias bons, os dias ruins também fazem parte da existência, e vc não é pior ou melhor que ninguém por causa disso, pois todos estamos sujeitos aos desígnios da providência. Seus dias de trevas precedem os dias de glória. Seus dias de glória precedem os de trevas. Isso sempre vai acontecer debaixo de céu, e por isso tudo é vaidade. O que interessa são suas obras.
Também não esqueçam do que o mestre Praga sempre nos diz, da lobo em pele de cordeiro. Não seja um polarizdor que leva tudo ao pé da letra, saiba usar a real a seu favor. E também, assim como o confrade Diomedes nos alertou, absorva as coisas boas que aprende aqui, que lhe servem de algo, e deixe de lado as coisas a que tu não considera boa, mas nem por isso vc deve desmerecer todo o trabalho. Existem muitos caminhos nesse mundo, e seria loucura querer julgar ou conhecer todos. Temos a real, e livros como Eclesiastes para nos guiar no caminho reto, onde quer que estejamos. Que cada um aplique esse conhecimento da melhor forma que puder, no seu momento certo.
[CONTINUA]