• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Olavo de Carvalho sobre Amizades
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Olavo de Carvalho sobre Amizades
Offline Jef
Búfalo
**
Tópicos: 47
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
20-09-2015, 05:21 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-10-2015, 11:58 PM por Jef.)

https://www.youtube.com/watch?v=ucRIB7TuEFg

muito interessante opinião do velho Olavo sobre as provaveis perdas de amizades que se encaixa muito bem no nosso contexto de descoberta da Real e desenvolvimento pessoal.
Ja vi alguns topicos sobre o tema entao creio que seja um assunto que pode ajudar e servir de apoio a bastante bufalos aqui do forum.

me afastei de alguns amigos pois ja estava insuportavel e descarado a diferença de objetivos que eu tinha com as deles. E isso me atrapalhava bastante em alguns momentos, alem de servir como distração. Assim como o Olavo, passei e ainda passo bastante tempo sozinho pois acho inclusive mais produtivo do que sair com frequentemente com esses amigos.

Se antes os via 1 ou 2x por semana, agora nao passa de 2x por mês.
Acredito fortemente q amizade seja um tema importantissimo ainda mais dentro aqui desse forum. Importante refletir, analisar e fazer alguns ajustes caso haja necessidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
04-10-2015, 11:58 PM
Destaque para a frase lapidar que o Olavo cita no video: "Amigo é aquele que quer a mesma coisa que você e rejeita as mesmas coisas que você".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
05-10-2015, 02:31 AM
vi esse video a uns tempos atras realmente essa linha do olavo faz cair escamas dos olhos de qualquer um
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Nerd
Pupilo da real
*
Tópicos: 6
05-10-2015, 04:43 AM
video curtinho mas excelente!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
05-10-2015, 10:32 AM
"eu não posso desistir de mim por causa de um outro".
"você pode dar algo (quando fala de simpatia), mas não se pode esperar nada em troca"

Realmente o olavo de carvalho quando acerta, acerta. Discussão primorosa trazida pelo Jef e sem dúvida fundamental para os realistas.

De fato eu me afastei do pessoal a partir do momento em que me vi como burro e comecei estudar para o vestibular. O conhecimento abre portas, mas gera estranhamento em quem tem com relação aos demais e vice-versa. Você literalmente não consegue ficar no mesmo meio, e de maneira irônica, mesmo lidando com os colegas da faculdade. E decerto que preferi ficar sozinho, até que encontrei amigos mais velhos que me ensinaram muito. Eles deram a contribuição deles, discutimos, enfretamos dificuldades, zuamos muito e depois cada um seguiu sua vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline zumnupy
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 30 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 5
05-10-2015, 01:17 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-10-2015, 01:17 PM por zumnupy.)
Basta seu desenvolvimento pessoal começar a mostrar resultados, para que as pessoas do seu circulo social passem à te isolar aos poucos. Até que você esteja completamente fora dele.

O sucesso de alguém distante pode até ser aplaudido pelo seus amigos, mas o seu sucesso não. A ascensão de alguém muito próximo incomoda, pois ocasiona nas outras pessoas uma reflexão interna à respeito da condição delas mesmas. É muito desagradável para os seres humanos pobres de espírito, ter de enfrentar suas limitações. É menos incomodo para elas, afastar aquela pessoa causadora de sentimentos negativos.

Se vocês está em processo de desenvolvimento pessoal(que não termina nunca diga-se de passagem) e já começou a se sentir deslocado por antigos amigos. Encare isso como um bom sinal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AC300
Viril
**
Tópicos: 8
05-10-2015, 05:13 PM
Perfeito!
O livro de Aristóteles, "Ética a Nicômaco", explorar muito bem esse tema. Quando você aprende isso as situações ficam muito claras e mais fáceis de lidar.

Um ponto que O Olavo citou e sempre defendi e ninguém nunca entendeu foi sobre a saudade. Se procuro melhorar a cada dia e estou conseguindo, não há motivos para sentir saudades de quando eu estava pior. Você pode ter boas lembranças, que é algo totalmente momentâneo e não te faz fugir da realidade. Ter saudade é um sintoma de que você não está bem emocionalmente e deve ser combatido, mas o que as pessoas fazem é alimentá-la criando uma bola de neve.
"O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha." (Thomas Carlyle)

"Confortare esto vir" (Davi)

Backup atualizado do Blog Doutrinador:
PDF http://www.4shared.com/office/yB5hiWn3ce...nador.html
EPUB http://www.4shared.com/office/1B-QjpbKba...nador.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
06-10-2015, 10:06 AM
O cara tem que aprender a se virar só por um bom tempo. Existem casos e personalidades e dadas diferenças evidentemente que alguns irão necessitar mais da companhia alheia do que outros que irão suportar bem a solidão com pouca socialização. Mas é mister aprender a selecionar e ficar junto dos seus. Não tem ninguém pra fazer parceria digna? Não é uma pessoa digna? Fica só até que se torne alguém bom o bastante ou se aproxime de pessoas que somem e multipliquem com você, ao invés de dividir e se reduzir por um grupo que não cresce ou discorda em tudo o que você acredita.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Entheus
Cristão da Real
**
Tópicos: 15
Curtido: 1 vezes em 1 posts
07-10-2015, 02:00 AM
Infelizmente quando nós não estamos preparados emocionalmente pra andar com certos amigos, devemos sim evitá-los, e por um bom tempo manter-se em solitude; refletir, agir, aprimorar. Chega dado momento nas nossas vidas - principalmente tempos de mudança (onde a Real está saindo da teoria e indo pra prática) que as amizades tem que serem escolhidas por afinidade. Como falei logo acima, temos que evitar certas amizades até que obtenhamos o controle emocional da situação, para não aderirmos certos costumes. Eu por exemplo, num vacilo que dei ao andar com certos "amigos" logo cai em algo que estava lutando pra não cair. Portanto, quando o Olavo diz: "Amigo é aquele que quer a mesma coisa que você e rejeita as mesmas coisas que você", ele - Olavo - reflete nesse trecho que nas nossas amizades deve existir respeito, e afinidade de objetivos. Temos que ter cuidado principalmente com esses "amigos" de balada, de zombaria, pois nos momentos dificultosos eles somem.

Reflitam nesses dois versículos bíblicos e obtenham a sabedoria pra escolher as amizades.

"Aquele que anda com os sábios
será cada vez mais sábio,
mas o companheiro dos tolos
acabará mal."

- Provérbios 13:20

"O amigo ama em todos os momentos;
é um irmão na adversidade."

- Provérbios 17:17

(05-10-2015, 05:13 PM)AC300 Escreveu: Perfeito!
O livro de Aristóteles, "Ética a Nicômaco", explorar muito bem esse tema. Quando você aprende isso as situações ficam muito claras e mais fáceis de lidar.

Um ponto que O Olavo citou e sempre defendi e ninguém nunca entendeu foi sobre a saudade. Se procuro melhorar a cada dia e estou conseguindo, não há motivos para sentir saudades de quando eu estava pior. Você pode ter boas lembranças, que é algo totalmente momentâneo e não te faz fugir da realidade. Ter saudade é um sintoma de que você não está bem emocionalmente e deve ser combatido, mas o que as pessoas fazem é alimentá-la criando uma bola de neve.

[2]

(06-10-2015, 10:06 AM)Deuxcartes Escreveu: O cara tem que aprender a se virar só por um bom tempo. Existem casos e personalidades e dadas diferenças evidentemente que alguns irão necessitar mais da companhia alheia do que outros que irão suportar bem a solidão com pouca socialização. Mas é mister aprender a selecionar e ficar junto dos seus. Não tem ninguém pra fazer parceria digna? Não é uma pessoa digna? Fica só até que se torne alguém bom o bastante ou se aproxime de pessoas que somem e multipliquem com você, ao invés de dividir e se reduzir por um grupo que não cresce ou discorda em tudo o que você acredita.

[2]
"Cercar-se de coisas macias não é vida, é morte."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
12-10-2015, 12:33 AM
(05-10-2015, 01:17 PM)zumnupy Escreveu: Basta seu desenvolvimento pessoal começar a mostrar resultados, para que as pessoas do seu circulo social passem à te isolar aos poucos. Até que você esteja completamente fora dele.

O sucesso de alguém distante pode até ser aplaudido pelo seus amigos, mas o seu sucesso não. A ascensão de alguém muito próximo incomoda, pois ocasiona nas outras pessoas uma reflexão interna à respeito da condição delas mesmas. É muito desagradável para os seres humanos pobres de espírito, ter de enfrentar suas limitações. É menos incomodo para elas, afastar aquela pessoa causadora de sentimentos negativos.

Se vocês está em processo de desenvolvimento pessoal(que não termina nunca diga-se de passagem) e já começou a se sentir deslocado por antigos amigos. Encare isso como um bom sinal.

Muito bem colocado
Sinto isso de alguns amigos, que visivelmente nao gostam de me ver ocupado, focado e comprometido com algum projeto
a desculpa é que querem me ver, querem minha companhia para sair a noite etc, mas no fundo é isso que tu falou: ver o outro seguindo um rumo na vida, incomoda e muito a pessoa, principalmente se ela está perdida
Mas não vamos ser hipocritas. Eu por exemplo tb faço isso as vezes. Esses dias um amigo meu falou q vai trocar de carro novamente. Já tinha um Gol 2013 e vai pegar um outro bem melhor (nao entendo mto de carro). Detalhe: é o pai dele q vai dar o carro e ja tinha dado o anterior.
Mas eu sei que oq realmente me incomoda não é ele ganhar outro carro do papai do nada, na verdade oq me incomoda sou eu q nao tive capacidade ainda de ter um.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
12-10-2015, 12:10 PM
As pessoas aguentam te ver bem, mas nunca melhor do que elas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
12-10-2015, 12:48 PM
(12-10-2015, 12:10 PM)mentefantastica Escreveu: As pessoas aguentam te ver bem, mas nunca melhor do que elas.

Frase linda. Se não me engano foi o praga quem a trouxe antes. No mais, sintetiza bem a conveniência humana.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Desenvolvimento espiritual/emocional - Olavo de Carvalho Sedsage 4 2,299 04-12-2013, 05:16 PM
Última Mensagem: Meroplâncton
  Olavo de Carvalho sobre Homeschooling Búfalo 3 2,985 04-12-2012, 04:42 PM
Última Mensagem: Tiago Sorine

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo