• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Próximo Passo
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Próximo Passo
Offline Dean
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
26-06-2015, 12:56 PM
Boa tarde confrades,

Ando um pouco perdido em relação ao que fazer após terminar a faculdade, é claro que pretendo entrar no mercado de trabalho após me formar, pois atualmente minha situação financeira está péssima, não que eu esteja endividado mas o dinheiro que recebo de bolsas é muito limitado.

Em primeiro momento penso em entrar em alguma empresa privada, mas quero algo que eu tenha chances de progredir, embora hoje em dia o que se leva muito em conta é o tal do "QI".

Hoje em dia ainda vale a pena concursos públicos?

Pois mesmo depois de começar a trabalhar não pretendo ficar parado, talvez fazer alguma especialização, cursos em minha área, ou até mesmo focar em concursos públicos, mas este último pode demorar muito tempo até que eu consiga uma aprovação.

O que os confrades fariam após terminar a faculdade?
The most valuable of all education is the ability to make yourself do the thing you have to do, when it has to be done, whether you like it or not.
Aldous Huxley
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruce Butler
Usuário Banido
*
Tópicos: 25
Curtido: 1 vezes em 1 posts
27-06-2015, 11:48 PM
Eu odeio comcursos públicos então não sou a melhor pessoa para falar
Em relação a faculdade procure estágios e trabalhar nós locais onde você fez estagio aos poucos você vai crescendo na sua área. Indicação eh importante mas quem faz seu nome eh você mesmo !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
28-06-2015, 06:22 AM
Um concurso ou um emprego apadrinhado seriam o ideal enquanto vc inicia o mestrado.

Findo o mestradoinicie o doutorado.

Sua jornada está apenas começando
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
28-06-2015, 10:06 AM
Saudações.

- Procure fazer certificações para agregar ao seu curso na Faculdade. Estas mesmas certificações, dão um Up extraordinário em seu curriculum.

- Sobre os concursos públicos, tenha uma renda financeira mais estabilizada antes de estudar. Por que até quando o candidato é aprovado, demora a ser chamado na maioria da vezes.

Sucesso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dean
Búfalo
**
28-06-2015, 10:25 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-06-2015, 10:27 AM por Dean.)
(28-06-2015, 06:22 AM)cabraman Escreveu: Um concurso ou um emprego apadrinhado seriam o ideal enquanto vc inicia o mestrado.

Mas o mercado valoriza quem tem mestrado e doutorado? O problema também é que se eu continuasse para o mestrado na pública que estudo, continuaria no aperto financeiramente por pelo menos mais 2 anos.

Também tem a questão de idade, até eu me formar já estarei com 26, se fizer mestrado 28, doutorado 32. Quero tentar conciliar o trabalho com algo que me ajude a ter qualificações.
The most valuable of all education is the ability to make yourself do the thing you have to do, when it has to be done, whether you like it or not.
Aldous Huxley
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
28-06-2015, 11:25 AM
(28-06-2015, 10:25 AM)Dean Escreveu:
(28-06-2015, 06:22 AM)cabraman Escreveu: Um concurso ou um emprego apadrinhado seriam o ideal enquanto vc inicia o mestrado.

Mas o mercado valoriza quem tem mestrado e doutorado? O problema também é que se eu continuasse para o mestrado na pública que estudo, continuaria no aperto financeiramente por pelo menos mais 2 anos.

Vale o aperto, quanto mais titulos, maior o salario e o titulo ainda funciona como plano B, vc pode dar aulas sendo mestre na área, lembre-se disso.

Também tem a questão de idade, até eu me formar já estarei com 26, se fizer mestrado 28, doutorado 32. Quero tentar conciliar o trabalho com algo que me ajude a ter qualificações.

Cuidado com o imediatismo, perseverança é necessária na batalha acadêmica, e com o titulo de Dr vc já levam uma larga vantagem em qualquer concurso e reforça o plano B

.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
28-06-2015, 04:45 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-06-2015, 04:47 PM por Deuxcartes.)
De acordo com o cabra. Pelo menos o mestrado + especialização você precisa ter para começar a vida profissional hoje. O doutorado agrega mais valor, mas a maioria das pessoas que conheço que o fazem, conciliam com o trabalho obtido após o mestrado. Elas alegam que ganham mais que os 2.300 oferecidos como bolsa, isto se você for um dos primeiros a passar na seleção, porque se não for, pode levar até um ano sem dinheiro.
Procure alguma área escassa de preferência, no qual possa iniciar o mestrado, pois aumentam as chances de dar aula neste campo, e se der, vincule seu projeto a algum problema encontrado no mercado oferecendo sugestões e respostas, pois você pode aplicar/vender a ideia depois ou facilita sua entrada no mercado.

Infelizmente sucesso só se começa a ter após os 30 hoje em dia confrade, graduação somente não conta muito na maioria das profissões atualmente. Até lá é só preparo. Também estou passando por esta fase.

Sucesso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
29-06-2015, 06:25 AM
(28-06-2015, 10:25 AM)Dean Escreveu:

Ter doutorado aos 32 é sonho para poucos. Pense também que as bolsas de mestrado e doutorado são mais poupudas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
29-06-2015, 02:05 PM
Confrade Dean, qual segmento vc atua, pois acredito que dependendo do segmento pode trabalhar estratégias diferentes.

Hoje tenho 29 anos e lembro quando me formei, lá pra 2008, fiquei em dúvida se seguia com mestrado ou me aventurava no mercado de trabalho, sendo esta última a minha escolha.

Hoje dou graças a Deus de ter desistido do mestrado na época para começar a minha jornada coorporativa, já que neste mesmo ano estourou a crise e provavelmente em 2009 não conseguiria mais arrumar emprego de qualidade como consegui.

Então, depois de empregado, lá em 2011 comecei meu mestrado em escola particular (a noite), na mesma em que formei, para não largar o emprego e seguir apenas na área acadêmica, e graças a Deus já terminei. Antigamente eu pensava em acabar o mestrado para logo então partir para o doutorado, porém mudei de ideia quando acabei o mestrado; a coisa não é tão simples, demanda muito tempo e saco e doutorado em escolas públicas demandam horários de manhã e a tarde, então sua empresa tem que te liberar horários para realizar o curso.

O que deve ser pensado é o que vc quer para o futuro, pois mesmo enriquecendo o currículo, um mestrado ou doutorado, na maioria dos casos não irá lhe proporcionar aumento salarial ou melhores oportunidades, pelo menos é essa a minha experiência. Se você quiser seguir a área acadêmica eles são obrigatórios e já comece cedo, para que possua vantagem competitiva. Se seguir na área corporativa privada estes não são tão importantes, sendo por exemplo um MBA mais valorizado.

Em minha visão todo curso realizado após a faculdade deve ser para incrementar a renda de alguma maneira, ou será dinheiro perdido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
29-06-2015, 02:45 PM
(29-06-2015, 02:05 PM)Eskillo Escreveu: Confrade Dean, qual segmento vc atua, pois acredito que dependendo do segmento pode trabalhar estratégias diferentes.

Hoje tenho 29 anos e lembro quando me formei, lá pra 2008, fiquei em dúvida se seguia com mestrado ou me aventurava no mercado de trabalho, sendo esta última a minha escolha.

Hoje dou graças a Deus de ter desistido do mestrado na época para começar a minha jornada coorporativa, já que neste mesmo ano estourou a crise e provavelmente em 2009 não conseguiria mais arrumar emprego de qualidade como consegui.

Então, depois de empregado, lá em 2011 comecei meu mestrado em escola particular (a noite), na mesma em que formei, para não largar o emprego e seguir apenas na área acadêmica, e graças a Deus já terminei. Antigamente eu pensava em acabar o mestrado para logo então partir para o doutorado, porém mudei de ideia quando acabei o mestrado; a coisa não é tão simples, demanda muito tempo e saco e doutorado em escolas públicas demandam horários de manhã e a tarde, então sua empresa tem que te liberar horários para realizar o curso.

O que deve ser pensado é o que vc quer para o futuro, pois mesmo enriquecendo o currículo, um mestrado ou doutorado, na maioria dos casos não irá lhe proporcionar aumento salarial ou melhores oportunidades, pelo menos é essa a minha experiência. Se você quiser seguir a área acadêmica eles são obrigatórios e já comece cedo, para que possua vantagem competitiva. Se seguir na área corporativa privada estes não são tão importantes, sendo por exemplo um MBA mais valorizado.

Em minha visão todo curso realizado após a faculdade deve ser para incrementar a renda de alguma maneira, ou será dinheiro perdido.

Perfeito!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dean
Búfalo
**
01-07-2015, 12:18 PM
(29-06-2015, 02:05 PM)Eskillo Escreveu: Confrade Dean, qual segmento vc atua, pois acredito que dependendo do segmento pode trabalhar estratégias diferentes.

Atualmente estou cursando estatística em uma universidade pública em SP, sendo bem sincero só penso em fazer mestrado se houver uma valorização $$. Não pretendo seguir na área acadêmica de modo algum, então talvez seja melhor fazer um MBA como você disse.
Aldous Huxley
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
01-07-2015, 12:38 PM
(01-07-2015, 12:18 PM)Dean Escreveu:

Atualmente estou cursando estatística em uma universidade pública em SP, sendo bem sincero só penso em fazer mestrado se houver uma valorização $$. Não pretendo seguir na área acadêmica de modo algum, então talvez seja melhor fazer um MBA como você disse.

Quer ganhar dinheiro, vire Dr.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dark Avenger
Veterano
Tópicos: 5
01-07-2015, 12:56 PM
Com mestrado você pode dar aulas em uniesquinas como forma de complementar sua renda, pegar esses cursos noturnos, aulas de pós graduação aos sábados, etc. Ou se quiser viver só de professor também é uma alternativa, ganha-se bem mais que professor de ensino médio/fundamental.

Sem contar que a experiência docente obtida nessas uniesquinas conta como pontos em concursos pra professores em Institutos Federais e universidades. Mas hoje em dia está cada vez mais raro abrir concurso pra mestre, estão exigindo doutorado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
01-07-2015, 01:37 PM
Outros pontos interessantes a comentar:

Não sei quanto tempo falta para você se formar mas o ideal é ter pelo menos domínio de duas línguas estrangeiras, sendo o inglês o primeiro (de preferencia fluente ou avançado que não fique travando em uma conversa) e a outra pode escolher espanhol, alemão francês etc.

Fluência em outros idiomas é um grande diferencial hoje em dia, na maioria dos casos vc não irá usar em seu cargo, porém sabemos que as exigências do RH estão cada vez mais absurdas e mais pessoas se formando aumenta a competitividade por vagas de qualidade (então jogue o jogo e estude a porra dos idiomas de verdade, faça curso escola o caralho a quatro). Em alguns poucos casos a língua pode te garantir condição especial em alguma multinacional; lembro que na época da faculdade uma colega minha arrumou um grande emprego em multinacional francesa devido a sua fluência na língua, hj acho que ela mora em Paris trabalhando.

Acho válida a possiblidade de trancar 6 meses (um prazo nem grande demais nem pequeno demais) na faculdade para fazer um intercambio para estudar uma língua ou/e fazer cursos técnicos, isso claro se possuir condição financeira para tal. Lembre-se que nas entrevistas de emprego os intercâmbios são fortemente valorizados, apesar de eu não concordar com isso..., porém, de novo, jogue o jogo.

Os dois primeiros anos de formado são muito importantes, pois existe sólida possibilidade de conseguir empregos de qualidade em boas empresas como Trainee. Procure o quanto antes as melhores empresas do seu segmento, as maiores, as que pagam mais, as multinacionais etc. Converse com seus professores e amigos veteranos para entender qual o melhor segmento ou quem são as melhores empresas para se trabalhar na sua área. Cada carreira é diferente da outra, porém se você conseguir entrar de cara em uma boa empresa, onde exista possiblidade de treinamento no exterior, plano de carreira, melhores benefícios e salário você já começa na frente.

Voltando sobre o Mestrado e Doutorado; uma pesquisa que li um tempo atrás comentava que 80% dos mestres e doutores nos EUA trabalham na indústria/iniciativa privada, no Brasil vemos o contrário, 20% dos mestres e doutores estão na indústria. Infelizmente o Brasil não possui centros de tecnológicos de desenvolvimento e pesquisa para absorver essa massa de pessoas, que acabam indo para o lado acadêmico sendo professores/pesquisadores em universidades. Resumindo, no Brasil não se investe em pesquisa, salvo Petrobras, Embraer e mais algumas...

Portando, a maioria dos cargos não exigirá mestrado ou doutorado, então, se não é exigido, não é remunerado; porém não significa que não seja um diferencial, é obvio que um candidato com doutorado levará vantagem frente a um candidato que não possui o título. Acredito que fazer mestrado logo após o término da faculdade é bom, mas apenas se você conseguir conciliar com o trabalho, são apenas dois/três anos e você não enferruja pois continua estudando. O doutorado já mais complicado pois são 4 anos de bunda ralando e sofrimento...

De qualquer maneira, se prepare o melhor possível, pois tenha em mente que logo que se formar será macaco comendo banana, todos querem as melhores oportunidades, se prepare firme para estar entre os melhores. Sabemos que as vezes é difícil, mas você verá que sue esforço valeu a pena.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
01-07-2015, 11:51 PM
(01-07-2015, 01:37 PM)Eskillo Escreveu: Outros pontos interessantes a comentar:

Não sei quanto tempo falta para você se formar mas o ideal é ter pelo menos domínio de duas línguas estrangeiras, sendo o inglês o primeiro (de preferencia fluente ou avançado que não fique travando em uma conversa) e a outra pode escolher espanhol, alemão francês etc.

Fluência em outros idiomas é um grande diferencial hoje em dia, na maioria dos casos vc não irá usar em seu cargo, porém sabemos que as exigências do RH estão cada vez mais absurdas e mais pessoas se formando aumenta a competitividade por vagas de qualidade (então jogue o jogo e estude a porra dos idiomas de verdade, faça curso escola o caralho a quatro). Em alguns poucos casos a língua pode te garantir condição especial em alguma multinacional; lembro que na época da faculdade uma colega minha arrumou um grande emprego em multinacional francesa devido a sua fluência na língua, hj acho que ela mora em Paris trabalhando.

Acho válida a possiblidade de trancar 6 meses (um prazo nem grande demais nem pequeno demais) na faculdade para fazer um intercambio para estudar uma língua ou/e fazer cursos técnicos, isso claro se possuir condição financeira para tal. Lembre-se que nas entrevistas de emprego os intercâmbios são fortemente valorizados, apesar de eu não concordar com isso..., porém, de novo, jogue o jogo.

Os dois primeiros anos de formado são muito importantes, pois existe sólida possibilidade de conseguir empregos de qualidade em boas empresas como Trainee. Procure o quanto antes as melhores empresas do seu segmento, as maiores, as que pagam mais, as multinacionais etc. Converse com seus professores e amigos veteranos para entender qual o melhor segmento ou quem são as melhores empresas para se trabalhar na sua área. Cada carreira é diferente da outra, porém se você conseguir entrar de cara em uma boa empresa, onde exista possiblidade de treinamento no exterior, plano de carreira, melhores benefícios e salário você já começa na frente.

Voltando sobre o Mestrado e Doutorado; uma pesquisa que li um tempo atrás comentava que 80% dos mestres e doutores nos EUA trabalham na indústria/iniciativa privada, no Brasil vemos o contrário, 20% dos mestres e doutores estão na indústria. Infelizmente o Brasil não possui centros de tecnológicos de desenvolvimento e pesquisa para absorver essa massa de pessoas, que acabam indo para o lado acadêmico sendo professores/pesquisadores em universidades. Resumindo, no Brasil não se investe em pesquisa, salvo Petrobras, Embraer e mais algumas...

Portando, a maioria dos cargos não exigirá mestrado ou doutorado, então, se não é exigido, não é remunerado; porém não significa que não seja um diferencial, é obvio que um candidato com doutorado levará vantagem frente a um candidato que não possui o título. Acredito que fazer mestrado logo após o término da faculdade é bom, mas apenas se você conseguir conciliar com o trabalho, são apenas dois/três anos e você não enferruja pois continua estudando. O doutorado já mais complicado pois são 4 anos de bunda ralando e sofrimento...

De qualquer maneira, se prepare o melhor possível, pois tenha em mente que logo que se formar será macaco comendo banana, todos querem as melhores oportunidades, se prepare firme para estar entre os melhores. Sabemos que as vezes é difícil, mas você verá que sue esforço valeu a pena.
Conselhos nível "Pai" você recebeu do Eskillo.
Sugiro ler e reler o que ele escreveu, pois além de estar 100% correto, é a opinião de um cara que sabe do que tá falando pela própria carreira.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Mais um passo concluído!!! MrAndrew 18 3,193 31-03-2014, 03:45 PM
Última Mensagem: Laplata

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo