10-01-2012, 09:15 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-01-2012, 09:18 PM por Sr. X.)
Existe um conhecimento reprimido em boa parte dos membros da Real. Esse conhecimento precisa ser extravasado para que o conhecimento se aprofunde, aborde novos temas e atinja nÃveis superiores. Mesmo assim, muitos membros não colocam esse conhecimento para fora, seja por vergonha ou por achar que só deve escrever quem manda muito bem no teclado.
Por isso, esse tópico vai ficar aqui, no Centro, para aqueles que se interessarem em escrever textos poderosos para a Real. Me corrijam no que eu estiver errado, porque esse guia poderá ser atualizado a qualquer momento.
Antes de se aventurarem a escrever, procurem ler bastante. Leiam os livros, blogs, acompanhem o fórum, até que sua visão de mundo já esteja adaptada à Real. Eu sei que dá uma vontade de sair escrevendo, mas se contenham! Não postem antes de uns três meses (no mÃnimo) de Real.
Agora que já têm bagagem para escrever, sigam os passos abaixo:
1 - Ideia principal
Essa ideia a que me refiro é que vai determinar todo o restante do texto. A ideia não precisa ser exatamente nova; pode ser "remaquiada". O importante é que a ideia tenha relevância e que chame a atenção.
2 - Ideias secundárias
Em cima da ideia principal, liste algumas ideias secundárias. Não escreva o texto ainda. Liste muitas ideias secundárias. Não adianta listar duas ou três ideias secundárias: liste, no mÃnimo, sete. O máximo é você que determina!
Se tiver uma ideia excelente, anote! Qualquer guerreiro da real em algum momento do seu dia, às vezes para pensar um pouco nas questões relacionadas a mesma. Então, aproveite esses pensamentos e anote-os sempre que puder. De repente perceberá que possui uma gama extensa de temas para discutir, e não ter que parar em um determinado momento do dia e falar "bom, vou escrever sobre o que agora?".
Exemplo: "Exceções ... " Anote. "Por que cafas se dão bem com as mulheres?" Anote. E por aà vai.
Não deixe para anotar depois. Se você deixar para anotar outra hora, vai esquecer, e terá perdido a inspiração!
3 - Organize as ideias
Coloque as ideias em ordem. Quais devem ser abordadas primeiro no texto? Quais devem ser abordadas por último? Use o seu bom senso para decidir isso. Se você errar na escolha, não se importe muito. Mas procure acertar.
4 - Escreva
Agora que as ideias estão organizadas, escreva o texto se baseando nessas ideias. Até o passo três, você fez o esqueleto do texto; agora, você vai criar o texto propriamente dito.
Evite deixar palavras que rimam muito próximas umas das outras, como coração e caminhão, matéria e séria. Use sinônimos para evitar que isso ocorra no texto.
Use parágrafos curtos. Parágrafos longos desanimam qualquer um a ler.
Pense no leitor: ao invés de olhar para o papel ou a tela em branco, finja que há uma criança/noob e comece a explicar devagar as ideias que você quer transmitir. O texto vai ficar bem fluido e com ideias principais. Por isso, um gravador pode ser recomendado.
Deixe um questionamento no final, ou pelo menos um ponto em aberto para que os outros participantes da discussão se sintam convidados a acrescentar mais detalhes. Isso é importante para suscitar reflexões e, por tabela, desenvolver a argumentação dos outros confrades.
Seu texto não deve ser algo fechado, hermético. Dê ampla margem para que os outros argumentem. Com isso, você também acaba desenvolvendo-se mais.
A pressa é a inimiga da perfeição. Entendo que existe uma certa vontade de terminar o texto logo para postá-lo no blog e já receber um feedback e fomentar mais um debate de alto nÃvel dentro da real. Mas, não troque qualidade por tempo. Um texto feito à s pressas é sinal de desleixo. Escreva o que der na cabeça, se não estiver saindo nada, pare de escrever e vá fazer outra coisa.
Eu por exemplo nesse exato momento tenho 3 textos pela metade. Não faço ideia de como prosseguir com os mesmos, mas, o tema está lá. Se surgir a inspiração, voltarei a luta. Faça o mesmo!
Revise: Vivemos na era da internet rapaziada. Um simples acesso ao google e seu problema é facilmente resolvido. Então, não tem porquê colocar dados que não se tem plena certeza da precisão dos mesmos. Não é vergonha alguma recorrer ao mais famoso site de busca da internet para ter certeza do que fala.
5 - Palavras-chave:
Palavras-chave são fundamentais. Veja bem, todo assunto tem uma gama de palavras-chave sobre ele mesmo. Um exemplo:
]"A REAL"
Matrix - Mangina - Balzaca - Guerreiro da Real - Nessahan Alita - Lado obscuro - Homens Honrados - Força - Honra - Dignidade ...
Sempre que puder, enumere essas palavras-chave que podem auxiliar no desenvolvimento do conteúdo.
6 - Citações enriquecem o texto:
à sempre bom colocar uma frase de alguém que já está no ramo para dar firmeza na sua opinião. Claro que isso nem sempre vai ser necessário e ou conviniente, mas, colocar uma passagem esporadicamente de um dos livros do Nessahan, dos textos do The Truth, das enrabadas Doutrinador, dos textos do Sr.X, de voadoras do Mó Humirde enriquece o texto.
7 - Ortografia
Depois de escrever, corrija os erros ortográficos. Nada de publicar texto cheio de erros, isso passa relaxamento.
8 - Pontuação
Use frases curtas. Se uma frase estiver muito grande, quebre ela em duas.
VÃrgula se usa assim: palavra, vÃrgula, espaço e próxima palavra. Nada de escrever "depois de um tempo , eu fui...". Ou, então, "depois de um tempo,eu fui...". Ou pior: "Depois de um tempo ,eu fui..."
9 - Imagens
Use imagens. No mÃnimo, duas por texto. Artigos sem imagens são muito pobres, nem dá vontade de ler.
Leia o que você escreveu para escolher as imagens. Nem sempre é possÃvel escolher uma imagem 100% adequada, mas tente se aproximar o máximo do que escreveu.
10 - TÃtulo
O tÃtulo deve ser a última fase do seu texto. Leia o que você escreveu antes de escolher um tÃtulo adequado.
O tÃtulo precisa chamar a atenção por si só. Os artigos que recebem mais cliques são os que têm os tÃtulos mais bem elaborados.
Se erro de português já é dose no artigo, imagine no tÃtulo portanto, procure fazer essa última etapa direito!
Ok, essa é a visão que eu tenho sobre elaborar textos. Acrescentem mais alguma coisa abaixo, que eu vou ir acrescentando ao tópico original.
Por isso, esse tópico vai ficar aqui, no Centro, para aqueles que se interessarem em escrever textos poderosos para a Real. Me corrijam no que eu estiver errado, porque esse guia poderá ser atualizado a qualquer momento.
Antes de se aventurarem a escrever, procurem ler bastante. Leiam os livros, blogs, acompanhem o fórum, até que sua visão de mundo já esteja adaptada à Real. Eu sei que dá uma vontade de sair escrevendo, mas se contenham! Não postem antes de uns três meses (no mÃnimo) de Real.
Agora que já têm bagagem para escrever, sigam os passos abaixo:
1 - Ideia principal
Essa ideia a que me refiro é que vai determinar todo o restante do texto. A ideia não precisa ser exatamente nova; pode ser "remaquiada". O importante é que a ideia tenha relevância e que chame a atenção.
2 - Ideias secundárias
Em cima da ideia principal, liste algumas ideias secundárias. Não escreva o texto ainda. Liste muitas ideias secundárias. Não adianta listar duas ou três ideias secundárias: liste, no mÃnimo, sete. O máximo é você que determina!
Se tiver uma ideia excelente, anote! Qualquer guerreiro da real em algum momento do seu dia, às vezes para pensar um pouco nas questões relacionadas a mesma. Então, aproveite esses pensamentos e anote-os sempre que puder. De repente perceberá que possui uma gama extensa de temas para discutir, e não ter que parar em um determinado momento do dia e falar "bom, vou escrever sobre o que agora?".
Exemplo: "Exceções ... " Anote. "Por que cafas se dão bem com as mulheres?" Anote. E por aà vai.
Não deixe para anotar depois. Se você deixar para anotar outra hora, vai esquecer, e terá perdido a inspiração!
3 - Organize as ideias
Coloque as ideias em ordem. Quais devem ser abordadas primeiro no texto? Quais devem ser abordadas por último? Use o seu bom senso para decidir isso. Se você errar na escolha, não se importe muito. Mas procure acertar.
4 - Escreva
Agora que as ideias estão organizadas, escreva o texto se baseando nessas ideias. Até o passo três, você fez o esqueleto do texto; agora, você vai criar o texto propriamente dito.
Evite deixar palavras que rimam muito próximas umas das outras, como coração e caminhão, matéria e séria. Use sinônimos para evitar que isso ocorra no texto.
Use parágrafos curtos. Parágrafos longos desanimam qualquer um a ler.
Pense no leitor: ao invés de olhar para o papel ou a tela em branco, finja que há uma criança/noob e comece a explicar devagar as ideias que você quer transmitir. O texto vai ficar bem fluido e com ideias principais. Por isso, um gravador pode ser recomendado.
Deixe um questionamento no final, ou pelo menos um ponto em aberto para que os outros participantes da discussão se sintam convidados a acrescentar mais detalhes. Isso é importante para suscitar reflexões e, por tabela, desenvolver a argumentação dos outros confrades.
Seu texto não deve ser algo fechado, hermético. Dê ampla margem para que os outros argumentem. Com isso, você também acaba desenvolvendo-se mais.
A pressa é a inimiga da perfeição. Entendo que existe uma certa vontade de terminar o texto logo para postá-lo no blog e já receber um feedback e fomentar mais um debate de alto nÃvel dentro da real. Mas, não troque qualidade por tempo. Um texto feito à s pressas é sinal de desleixo. Escreva o que der na cabeça, se não estiver saindo nada, pare de escrever e vá fazer outra coisa.
Eu por exemplo nesse exato momento tenho 3 textos pela metade. Não faço ideia de como prosseguir com os mesmos, mas, o tema está lá. Se surgir a inspiração, voltarei a luta. Faça o mesmo!
Revise: Vivemos na era da internet rapaziada. Um simples acesso ao google e seu problema é facilmente resolvido. Então, não tem porquê colocar dados que não se tem plena certeza da precisão dos mesmos. Não é vergonha alguma recorrer ao mais famoso site de busca da internet para ter certeza do que fala.
5 - Palavras-chave:
Palavras-chave são fundamentais. Veja bem, todo assunto tem uma gama de palavras-chave sobre ele mesmo. Um exemplo:
]"A REAL"
Matrix - Mangina - Balzaca - Guerreiro da Real - Nessahan Alita - Lado obscuro - Homens Honrados - Força - Honra - Dignidade ...
Sempre que puder, enumere essas palavras-chave que podem auxiliar no desenvolvimento do conteúdo.
6 - Citações enriquecem o texto:
à sempre bom colocar uma frase de alguém que já está no ramo para dar firmeza na sua opinião. Claro que isso nem sempre vai ser necessário e ou conviniente, mas, colocar uma passagem esporadicamente de um dos livros do Nessahan, dos textos do The Truth, das enrabadas Doutrinador, dos textos do Sr.X, de voadoras do Mó Humirde enriquece o texto.
7 - Ortografia
Depois de escrever, corrija os erros ortográficos. Nada de publicar texto cheio de erros, isso passa relaxamento.
8 - Pontuação
Use frases curtas. Se uma frase estiver muito grande, quebre ela em duas.
VÃrgula se usa assim: palavra, vÃrgula, espaço e próxima palavra. Nada de escrever "depois de um tempo , eu fui...". Ou, então, "depois de um tempo,eu fui...". Ou pior: "Depois de um tempo ,eu fui..."
9 - Imagens
Use imagens. No mÃnimo, duas por texto. Artigos sem imagens são muito pobres, nem dá vontade de ler.
Leia o que você escreveu para escolher as imagens. Nem sempre é possÃvel escolher uma imagem 100% adequada, mas tente se aproximar o máximo do que escreveu.
10 - TÃtulo
O tÃtulo deve ser a última fase do seu texto. Leia o que você escreveu antes de escolher um tÃtulo adequado.
O tÃtulo precisa chamar a atenção por si só. Os artigos que recebem mais cliques são os que têm os tÃtulos mais bem elaborados.
Se erro de português já é dose no artigo, imagine no tÃtulo portanto, procure fazer essa última etapa direito!
Ok, essa é a visão que eu tenho sobre elaborar textos. Acrescentem mais alguma coisa abaixo, que eu vou ir acrescentando ao tópico original.