• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [tradução] Cinco desculpas financeiras que me prejudicavam
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[tradução] Cinco desculpas financeiras que me prejudicavam
Offline Dumont
Búfalo
**
Tópicos: 18
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
22-06-2014, 03:02 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2014, 05:22 AM por Dumont.)
Pequena tradução pra semana do desenvolvimento pessoal. O texto fala sobre comportamentos que, apesar de bem bobos, acabam prejudicando. Tô postando aqui pois me identificava com alguns desses comportamentos no passado.

Cinco desculpas financeiras que me prejudicavam
(e como eu fiz para parar de usá-las)

10/04/2013, por Kristin Wong, escritora da coluna Two Cents do portal Lifehacker
Artigo original: http://lifehacker.com/five-money-excuses...1441083773

Nota do tradutor: À fim de deixar o artigo com uma leitura mais amena, mais “aportuguesada”, fiz alterações pesadas para dar sentido às frases, tendo em vista que a autora do texto usa um vocabulário um pouquinho informal. Para quem possui um nível bom/razoável em inglês, sugiro ler o artigo original indicado no link acima.

Já se passaram muitos meses desde que eu comecei a fazer meus aportes furiosos. As coisas estão indo muito bem, apenas tirando este último final de semana, que eu tive uma recaída. Eu ultrapassei meus gastos em todos os aspectos - comida, compras, cerveja - e estou oficialmente “de ressaca”. Isso tudo começou quando um cliente depositou um cheque adiantado, e eu fiquei me sentindo uma ricassa, achando que podia sair por aí torrando tudo.
Tá, tudo bem. É normal gastar um pouco de vez em quando. Mas pra falar a verdade, eu passei dos limites, e eu sabia que estava passando dos limites. O fim de semana inteirinho eu fiquei repetindo essa frase: “Ah! Quer saber?! Eu dou um duro danado. Não tô nem aí.”. E é verdade! Quer dizer, a primeira parte é verdade. Eu trabalho pra caramba. A segunda parte é que é uma mentira. Eu me importo com dinheiro, eu realmente me importo.
Mas não é sobre as consequências de uma farra de gastos que eu vou falar. Eu vou falar sobre desculpas. No fim de semana passado, eu voltei a ser a pessoa que um dia eu já fui: Uma menina que vivia dando um punhado de desculpas quando o assunto era gastação. Abaixo segue as tais desculpas, como elas me prejudicavam, e o que eu fiz para tomar vergonha na cara e parar de usá-las.

Desculpa n. 1: “Eu trabalho duro e mereço gastar uma grana.”
O senso de merecimento nem sempre é uma coisa sem fundamento. Senso de merecimento nem sempre é ficar reclamando das coisas ou achar que você merece mais do que você tem. O que acontece é que, às vezes, você trabalha muito duro e apenas quer uma recompensa justa.
Porém há uma diferença entre querer alguma coisa e poder pagar por esta coisa. Durante o fim de semana, eu fiquei com senso de merecimento. Eu senti que eu merecia gastar meu dinheiro. Por um lado, eu tinha dinheiro para gastar, por outro, eu tinha que levar em conta um orçamento pessoal: Recentemente eu decidi poupar para poder fazer uma grande compra. Enquanto eu continuava dizendo “Ah! Que se ferre!”, quem estava se ferrando era eu mesma.
Quando eu era mais jovem, eu tinha senso de merecimento, mas não tinha dinheiro suficiente pra gastar – só o suficiente para comer e pagar as contas. Até que eu conseguisse acabar com esse senso de merecimento, custou um certo tempo, e também umas boas faturas no cartão de crédito.

O que eu fiz para deixar de usar essa desculpa
Eu acho que eu ainda não superei isso completamente, visto que de vez em quando esse senso de merecimento volta a me atormentar. Mas pelo menos agora eu consigo lidar com a situação e não é sempre que isso acontece. Uma coisa que ajudou foi eu separar uma pequena quantia de dinheiro no final do mês para eu poder gastar com as coisas que eu quero. Isso me ajuda a me sentir recompensada pelo meu trabalho árduo, fazendo com que o senso de merecimento não venha à tona.
Mas o que mais me ajudou, mesmo, foi aprender a dar menos valor às coisas. Este é o problema do senso de merecimento – geralmente ele vem acompanhado de uma “inflação” no seu estilo de vida: quanto mais você ganha, mais você acha que merece ganhar.

CONTINUA...
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
22-06-2014, 03:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2014, 03:05 AM por Dumont.)
Desculpa n. 2: “Um dia eu vou ganhar mais”
Essa era a desculpa na qual eu mais acreditava. Afinal de contas, eu sempre achei que em um certo ponto eu iria começar a ganhar mais de $23.000 por ano. E realmente, eu comecei a ganhar mais de $23.000 por ano, mas demorou pra cair a ficha e perceber que a hora de poupar é agora, não importa o quanto você ganha ou talvez vá ganhar no futuro.

Eu queria aproveitar o agora. Pela primeira vez na vida, eu estava ganhando mais que $10/hora, e eu queria aproveitar essa situação. E então eu percebi que é possível aproveitar o momento e ainda poupar para o futuro. Poupança automática foi uma coisa que me ajudou bastante, bem como um orçamento bem planejado, mas o que mais teve impacto foi a idade. Quando eu comecei a sentir que eu estava “chegando no futuro”, comecei a tratar minhas finanças com mais seriedade. Acho que isso faz parte do envelhecimento.
Eu queria que fosse mais fácil de explicar para os mais jovens por que é importante começar a poupar agora e desenvolver bons habitos financeiros agora, embora eu já saiba que as pessoas que realmente iriam ouvir meu conselho já sabem disso. Saber que “o futuro é agora” também me ajudou em outras situações financeiras, como por exemplo, escolher uma modalidade de previdência privada: você tem que saber que é o seu futuro que está em jogo.

Desculpa n. 3: “Eu não ligo pra dinheiro”
Pra uma pessoa que “não ligava pra dinheiro”, posso dizer que eu gastava até bastante. A primeira vez que eu dei essa desculpa foi na época do meu crédito de estudante. Eu dizia que não me preocupava em ficar pagando uma dívida durante anos, afinal eu não ligava pra dinheiro. “Eu não sou materialista”, disse a mim mesma. Obviamente, agora que eu sou adulta, eu sei perfeitamente que isso é apenas uma justificativa para a preguiça financeira. Não é questão de materialismo, é questão de independência.
Mais tarde, usei essa mesma desculpa porque estava com medo de pedir um aumento, o que eu acho que é pior ainda. Eu ficava tentando me convencer que, ao pedir aumento no salário, eu estava sendo muito materialista, então dizia a mim mesma pra calar a boca e continuar trabalhando, enquanto aparentemente, alguém se aproveitava disso. Uma outra versão dessa desculpa que eu já ouvi foi “Eu sou um artista. Dinheiro não faz diferença.” Não vou me meter nesse assunto, mas esse cara aqui tem uma opinião bem interessante sobre como gerenciar suas finanças, independente de qual seja sua carreira.

Eu queria viajar pra Europa. Esse foi um dos primeiros gastos em que eu precisei poupar dinheiro, e isso me fez cair a ficha que, sim, dinheiro me importa, ou pelo menos as coisas que eu posso adquirir com o dinheiro que eu tenho. As coisas de que eu mais gosto só podem ser adquiridas com dinheiro, então a melhor coisa a fazer foi parar de fingir que não estava nem aí pra isso. Eu percebi que se eu quisesse mesmo aproveitar as coisas que o mundo tem pra me oferecer, teria que arrumar dinheiro, até por que esse negócio de viajar “com uma mão na frente e outra atrás” (do original, “finding yourself” trips) não é pra qualquer um.

CONTINUA...
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
22-06-2014, 03:06 AM
Desculpa n. 4: “Minha situação é diferente”
Antes de decidir voltar a morar com minha mãe para poder pagar meu empréstimo estudantil, ela me contou sobre uma de suas amigas que havia poupado dinheiro para poder estudar. Esta amiga teve que vender o carro para bancar os estudos. Ela precisou deixar de lado o luxo de ter um carro e passou a andar de ônibus até se formar. Então, após se formar e conseguir um emprego com melhor salário, ele comprou um carro novo e muito melhor, segundo minha mãe.
“Então eu tenho que vender meu carro também?”, fiquei me perguntando. “Nós moramos em Houston, isso é impossível.” Não era impossível viver sem carro, eu estava era perdendo o foco da questão. A questão é, existem sim meios para pouparmos dinheiro e pagar as dívidas, mas geralmente as pessoas acham que tais meios são um puta sacríficio.
Mas ao invés de aprender com história que minha mãe contou, eu decidi focar apenas em um detalhe e usar esse detalhe para continuar a dar minhas desculpas. Eu traduzi toda a história dela para “Você deveria vender seu carro para poder pagar a faculdade”. Enfim, eu peguei um bom conselho e consegui transformar em um mau conselho para poder ignorá-lo.

O que eu fiz para superar essa desculpa
Minha mãe tentou explicar o ponto de vista dela pra mim, só que como ela não é muito boa para argumentar, eu ainda continuei a dar minhas desculpas. Isto até o dia que eu definitivamente cansei de ficar no vermelho. Eu fiquei com tanto ódio de ficar com a conta negativa que isso acabou me motivando a entrar em ação. Eu percebi que o “sacrifício” que eu teria que fazer era voltar a morar com minha mãe para poder economizar.
É claro, existem também as pessoas que já fizeram de tudo e não possuem nenhuma opção no momento para poder poupar mais, ganhar mais ou sair do vermelho. Essas pessoas geralmente já estão fazendo tudo o que está ao alcance, mas eu, mesmo tendo opções e chances de poupar, não aproveitava.

Desculpa n. 5: “Ah, pelo menos eu estou indo melhor que meus amigos”
Entre meus amigos, eu era a pessoa mais frugal. Eu não passeava muito. Eu sempre era a mais cautelosa ao gastar dinheiro. Por causa disso, sempre que eu me sentia mal por ter gastado além da conta, eu tentava me confortar comparando minha situação financeira com a dos meus amigos.

O que eu fiz para superar essa desculpa
Primeiramente, eu aprendi que meus objetivos não tinham nada a ver com os objetivos dos meus amigos. Porra, eu nem sabia quais eram seus objetivos, muito menos o quanto eles faturavam. Então eu parei de comparar a minha situação com a dos outros e fiz uma lista planejando onde eu queria chegar daqui a 5, 10 e 25 anos. Eu consegui montar um plano financeiro que atendia minhas necessidades. Ao invés de ficar me comparando com os outros, eu decidi me comparar com o meu potencial futuro.
E isso é realmente do que se trata, potencial. Dar desculpas é fácil. Perder de vista seus objetivos financeiros de longo prazo também é fácil, especialmente quando você fica tirando o seu da reta. Há um punhado de soluções que me ajudou a superar essas desculpas, mas em resumo, trata-se de perceber que estes são os MEUS objetivos, e ao ficar dando desculpas, quem vai se ferrar no futuro sou eu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
22-06-2014, 05:17 AM
A nº 1 foi uma voadora na minha cara.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline constantine
Usuário Banido
*
Tópicos: 7
22-06-2014, 10:51 AM
A número 3 ja me causou muitos problemas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
22-06-2014, 12:39 PM
TÓPICO EXCELENTE!!!
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo