• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [DESENVOLVIMENTO] As Origens das Gerações de Valores e o seu Contexto Profissional
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DESENVOLVIMENTO] As Origens das Gerações de Valores e o seu Contexto Profissional
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#1
10-06-2014, 12:51 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2014, 01:01 AM por Mandrake.)



Partindo do raciocínio do tópico do confrade Gandalf, "Porque os jovens profissionais da geração Y estão infelizes", irei compartilhar um artigo que explica todas as gerações e seus conflitos respectivos.






Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.




A Geração Boomer




Trabalhadores tradicionais (nascidos antes de 1946, fim da 2ª Guerra Mundial). Tem como característica a lealdade e a disciplina. Esses trabalhadores tendem a respeitar a autoridade. Eles se reuniam em grande número e contribuíram para o sucesso em sistemas hierárquicos do passado.


Apareceram durante o período de guerra e do pós-guerra, adaptado a um ambiente de escassez, valorizando austeridade. Os objetivos sociais da paz e da prosperidade nacional são importantes para esse grupo. Como regra, eles são pragmáticos e disciplinados. Hoje, boa parte, gozam da aposentadoria, mas há os que ainda estão em plena ativa, e muitos estão retornando às atividades corporativas.




A Geração Baby Boomer




A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, essas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.


O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados Unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época. Os Baby Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferem a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.


Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia, e muitas vezes em nível estratégico, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores considerável, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de gestão de pessoas e desenvolvimento estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.


Eles esperam o sucesso. Essas são as pessoas que nos dias de hoje dirigem grandes corporações. São líderes e gestores. Boa parte se ocupam com a educação e o desenvolvimento de pessoas nas organizações. São os mentores, os coaches... Eles inventaram o “Workaholic” ou pelo menos muitos deles sofrem de seus efeitos.


Os babies Boomers criaram uma forte mudança social, incluindo o movimento hippie, o feminazismo e os direitos civis. Eles são otimistas e automotivados. As atuais hierarquias de gestão são dominadas pelos Babies Boomers e pela parte "mais velha" da Geração X. Juntos, eles definem a cultura corporativa.




.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#2
10-06-2014, 12:52 AM




A Geração X





Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1970. A Geração X é formada pelos filhos da Geração Baby Boomers, formada logo após a Segunda Guerra Mundial e pelos pais da Geração Y.


A definição que se refere à geração que teve início na década de 60 se deve a um estudo realizado por Jane Deverson. A ideia era classificar a geração de adolescentes da época, que eram considerados muito rebeldes para os padrões de então.


Os adolescentes dessa época surpreenderam com comportamentos não usuais para a época como, “não acreditar tanto em Deus”, ou fazer sexo antes do casamento. Por serem filhos de uma geração mais comportada, o estudo gerou recusa de uma Revista Britânica que o havia encomendado. A editora achou os resultados fortes demais.


O Relatório foi então publicado por Deverson junto a um correspondente americano, Charles Hamblett, que lendo os resultados resolveu chamar a geração de “X”. Muitos dizem que o “X” se refere à expressão em inglês “X rated”, que significa ações ou produtos pornográficos, outros dizem que a referência é ao “X” utilizado em matemática, como uma incógnita a ser descoberta. Entre as principais características dos indivíduos da geração X, encontramos:



Citar:
  • Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
  • Maturidade e escolha de produtos de qualidade;
  • Ruptura com as gerações anteriores;
  • Maior valor a indivíduos do sexo oposto;
  • Busca por seus direitos;
  • Respeito à família menor que o de outras gerações, e,
  • Procura de liberdade.



Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia, a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura.


No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Essas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y. Eles têm a vantagem de uma melhor formação acadêmica e experiência internacional na história.


Eles estão rompendo com padrões tradicionais, incluindo a criação de ambientes de trabalho informais e transformando as estruturas corporativas de hierárquicas a entidades flexíveis e horizontais. A iniciativa pessoal e uma saudável dose de ceticismo contra as grandes organizações têm produzido um grande número de empresários e gestores desta geração. Um valor chave da Geração X é conseguir um equilíbrio entre objetivos de carreira e qualidade de vida.




.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#3
10-06-2014, 12:54 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2014, 01:02 AM por Mandrake.)




A Geração Y




Os representantes da chamada Geração Y, um grupo que está, aos poucos, provocando uma revolução silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam - e as novas estão inventando sozinhos.


Folgados, distraídos, superficiais e insubordinados são outros adjetivos menos simpáticos para classificar os nascidos entre 1980 e 1990. Nascidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa geração está acostumada a pedir e ter o que quer. A novidade é que esse "umbiguismo" não é, necessariamente, negativo. "Esses jovens estão aptos a desenvolver a autorrealização, algo que, até hoje, foi apenas um conceito", afirma Anderson Sant'Anna. "Questionando o que é a realização pessoal e profissional e buscando agir de acordo com seus próprios interesses, os jovens estão levando a sociedade a um novo estágio, que será muito diferente do que conhecemos."


Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.


Os perfis da Geração X e Y são bastante diferentes quando colocados em comparação os seus comportamentos. Enquanto o X prefere tranquilidade o Y quer movimento; o Y deseja inovar a qualquer custo, já o X prefere a estabilidade e o equilíbrio. Tais contrastes apresentam uma dificuldade para as empresas que possuem colaboradores da Geração X subordinados a Geração Y. A maioria dos mais velhos não aceita com naturalidade um comando imposto por um mais novo, que por sua vez acha morosa demais as decisões dos mais velhos.


Nos dias de hoje e em meio a tanta diferença de valores, para as organizações a preferência se dá pela capacidade de cada profissional e não mais pelo tempo de trabalho. Embora a experiência conte muito na tomada de decisão a competência de cada um em função da demanda por execuções mais rápidas torna-se o fator primordial para a contratação, delegação de funções e promoções dentro de uma empresa.


As características dos jovens da geração Y em geral é:


Citar:
  • Preocupação com a realização pessoal;
  • Se importam mais com o meio ambiente do que as gerações anteriores e tentam conseguir sempre o que querem,mas sem a rebeldia da Geração X;
  • Preocupados em estudar mais, pois o mercado de trabalho está muito concorrido;
  • São imediatistas;
  • Não costumam ficar muito tempo em um emprego;
  • Querem realizar atividades desafiadoras;
  • Querem liberdade para inovar;
  • Obtêm feedback's constantes;
  • Alcançam reconhecimento e ascensão de forma rápida;
  • Conciliam vida profissional com qualidade de vida.



.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#4
10-06-2014, 12:56 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2014, 01:07 AM por Mandrake.)




A Geração Z




A Geração Z é aquela geração de jovens que nasceram na era digital, entre 1990 e 2000, por isso já são familiarizados com qualquer tipo de tecnologia. Alguns deles jamais consultaram uma enciclopédia para fazer um trabalho escolar, exceto, talvez, a Wikipédia, e no geral não conhecem a vida antes da internet, redes sociais, smartphones, notebooks, iPhones, iPads e e-books. Eles fazem parte de uma era onde viver sem qualquer tipo de tecnologia se tornou impossível ,e já se tornaram um grupo expressivo que deve ser levado a sério pelos departamentos de marketing e agências.


Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista que a Geração Y. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens terão sérios problemas no mercado de trabalho, quando serão exigidas habilidades para se trabalhar em equipe. O trabalho coletivo demanda respeito e tolerância, virtudes em escassez nos jovens da Geração Z. Isso não significa, em absoluto, uma regra geral e que não possa ser um comportamento passível de ser desenvolvido e mudado no contexto da própria convivência social e organizacional.




A Geração Canguru



Trata-se de adultos que parecem ainda não estar prontos para a vida fora dos limites da casa dos pais e continuam morando com eles, no seu aconchego e, ás vezes, sob sua tutela econômica. Na opinião especialista em medicina comportamental pela Unifesp Regina Montelli, seguir sozinho é fundamental para a pessoa construir sua independência, autonomia e maturidade. Um em quatro jovens adultos brasileiros entre 25 e 34 anos ainda vive com os pais. O que surpreende é o salto entre os homens, que praticamente dobrou no período - de 13,7%, em 1986, para 24,2% em 2008, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Entre as mulheres, o avanço foi menor: de 13,7% (1986) para 18,3% (2008). O levantamento foi feito pela demógrafa Regiane de Carvalho em sua tese de mestrado e atualizado a pedido do Estado.


É a geração dos verdadeiros “Filhinhos de Papai e Mamãe”, pois é formada por indivíduos com idade entre 25 a 30 anos, e que vivem na casa dos pais, por não se acharem preparados para a vida. Os Cangurus são os filhos que abandonam as faculdades e que se perdem em assuntos diversos. É chamada de Geração Canguru porque são indecisos no curso que querem, e constantemente vivem saindo do emprego, e não consegue se firmar em lugar nenhum, pois não gostam de ser contrariados.



.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#5
10-06-2014, 12:57 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2014, 01:02 AM por Mandrake.)




Geração Facebook?!




E por fim, estamos vendo nascer uma nova geração, que se caracteriza pelo crescimento acelerado e popularização da internet, pelos relacionamentos à distância através das redes sociais, e também pela globalização ultra-rápida, levando milhões no mundo inteiro a escolher trabalhar em casa, usando uma rede e um computador.









Independente da geração a que o profissional pertença, o objetivo principal de uma empresa é obter lucro. Para essa finalidade não existe uma receita absoluta, porém, para se estabelecer, ela exige um requisito básico dos colaboradores envolvidos, que é a capacidade de se trabalhar em equipe. Em qualquer que seja a organização multisetorial, nenhum profissional é dotado de todas as competências necessárias a todos os seus processos, desde o atendimento até a produção. A evolução profissional individual sempre depende do aprendizado, que por sua vez depende da troca de experiências. Essa troca só é possível de pessoa para pessoa e geralmente a faixa etária não é equivalente.


Todas as gerações têm a ensinar umas às outras e feliz daquele que é capaz de ouvir corretamente e se impor corretamente. Mas o que é ser correto? O comportamento correto é aquele que visa o equilíbrio, sem excessos. Um profissional mais velho, mesmo tendendo naturalmente ao conservadorismo, precisa compreender que o mais novo possui os atributos da inovação, da energia, da motivação e da habilidade em lidar com o novo. Assim as gerações mais antigas dependem dessas características alheias para se renovarem diante de um novo cenário dos negócios. Hoje tudo está conectado e as tarefas a serem executadas pelas pessoas dependem dessa conexão.


Já os mais novos, independente da sua competência e da sua aptidão para o exercício aprimorado de suas funções, precisam atingir o equilíbrio através da sobriedade dos mais velhos. As gerações mais antigas têm a capacidade bem definida de pensar estrategicamente, o que torna suas decisões estatisticamente mais acertadas. Enquanto o jovem pode inovar constantemente por meio das suas ideias os profissionais das gerações anteriores viabilizam a inovação sem os prejuízos que estas podem causar por não terem sido concebidas de maneira estratégica.


Atualmente, muitos líderes das gerações Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y. Isso devido ao crescimento exponencial do volume de informações que devem ser consumidas diária e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formação e inicio de carreira em uma época diferente da de hoje, eles começam a esboçar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou serão envolvidos.


Portanto, a empresa do futuro se apresentará como aquela que será capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem estar coletivo.A força de trabalho atual é uma mistura de diferentes gerações que vêm cada um com sua história coletiva e valores. Para uma grande organização é importante compreender suas perspectivas únicas que são susceptíveis, já que essas gerações trabalham lado a lado.



.
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso
 
#6
10-06-2014, 12:59 AM
Interessante o texto Mandrake, ainda estou lendo, mas quais são as fontes? E o autor pra eu saber mais do pensamento dele...
[+]
  •
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#7
10-06-2014, 01:04 AM
(10-06-2014, 12:59 AM)Dr. House Escreveu: Interessante o texto Mandrake, ainda estou lendo, mas quais são as fontes? E o autor pra eu saber mais do pensamento dele...

Livros de Coaching.
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Dúvida] Desenvolvimento Profissional andre669 18 3,405 27-06-2017, 11:19 PM
Última Mensagem: andre669
  [DESENVOLVIMENTO] Missão, Visão e Valores Mandrake 3 1,371 25-02-2016, 11:04 AM
Última Mensagem: Appollo
  Duvida profissional-TI hannibal 14 5,237 07-08-2013, 09:56 PM
Última Mensagem: hannibal
  [INDICAÇÃO] Bolsa de Valores Eskillo 10 5,576 02-04-2013, 03:07 PM
Última Mensagem: John Romano

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo