• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Conhecimento e cultura
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Conhecimento e cultura
Offline Rocky
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
08-01-2014, 10:07 PM
Confrades, tenho uma pergunta...

Para vocês quais as disciplinas que qualquer indíviduo deve conhecer (pelo menos de uma forma básica) e estudar para se tornar "culto"? Não estou falando de ciências exatas como matemática e física mas sim de algo mais pessoal, de cultura geral que seja utilizado no dia a dia para entender determinadas coisas que ocorrem na nossa vida.

Na minha opinião: ciência política, economia (pelo menos o básico) e filosofia em geral (arte de pensar).

O que vocês acham?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
08-01-2014, 10:27 PM
Acho importante a filosofia, história e lógica. Prestar atenção aos conselhos (principalmente da bíblia), modos de vida e ditados antigos também são muito importantes.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
09-01-2014, 06:46 AM
Um pouco de tudo, matemática, história, física, química, sociologia, ética, ...agregar conhecimento sempre é importante, ler bons livros, boas revistas, abraçar uma lingua estrangeira, etc... estudar o que estiver em seu raio de ação.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Vitor
Veterano
Tópicos: 44
09-01-2014, 09:51 AM
Cara o Olavo de Carvalho fez varias listas que rodam na internet sobre esse assunto.

Listas de livros de filosofia e alta culltura, vale a pena dar uma pesquisada!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gordão
Búfalo
**
Tópicos: 0
16-01-2014, 06:39 PM
Com certeza filosofia, porém ele deve desenvolver um pensamento próprio e não ficar somente repetindo o que leu nos livros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
16-01-2014, 08:34 PM
Na minha opinião não existe uma forma de se tornar culto seguindo um roteiro. Se tornar culto depende do seu ponto de vista crítico, do seu interesse e do entendimento de determinados assuntos. Vc pode se tornar culto em alguns assuntos, mas em outros ser leigo. Seguir um roteiro vai apenas te deixar frustrado em estudar algum assunto que vc não tem interesse, jogando fora tempo que vc poderia estar usando para estudar algo que vc tem interesse, aumentando seu aprendizado.

Não me considero culto, mas acredito que estou no caminho, assuntos de meu interesse são física teórica, psicologia e filosofia. No momento apenas estudo esses e assim que eu achar que estou pronto seguirei para outros assuntos que considero importante para o desenvolvimento pessoal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lince
Búfalo
**
Tópicos: 1
16-01-2014, 08:58 PM
Também sou daqueles que acreditam que é necessário mesclar vários assuntos/conteúdos diferentes para internalizar a maior quantidade possível de informação, assim possibilitando a argumentação, dicção em qualquer hora e lugar

O ideal é aprender aquilo que nos motiva, porque se não for de bom grado não sera aproveitado

Mas acredito que filosofia tem a capacidade de ampliar nosso campo de visão/percepção do mundo
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
16-01-2014, 09:53 PM
Prestigiar a alta cultura, um cânone de livros e uma seleção de filmes e artistas top, fazer pesquisas e buscas buscando sempre o diálogo nas fronteiras de pensamentos, estimulando uma conversação inteligente
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gordão
Búfalo
**
Tópicos: 0
17-01-2014, 10:47 AM
Eu gosto muito de ler livros clássicos, meu escritor favorito é Dostoiévski, mas também adoro Bukowski, John Fante... Também assisto muito filme que tenha uma mensagem mais profunda, que tenha algo a dizer, o último filme que assisti foi "O anjo embriagado" de Kurosawa e achei o filme demais, não é o meu favorito dele, mas é muito bom. Por outro lado curto também assistir coisas mais tranquilas como uns filmes de terror trash e por ai vai.
Busco muita notícias por ai, adoro ler sobre astronomia, psicologia e política, mas também leio contos de terror, creepypastas (lol)... Enfim, acho que devemos sempre buscar conhecimento, isso é o que nos faz ver o mundo como ele é, mesmo que as vezes o mundo se mostre de maneira feia, agressiva, perdida (Principalmente o Brasil), mas não devemos ficar presos nessa paranoia de ser culto, só buscar coisas nesse lado, senão isso atrapalha e muito.
É como os exercícios físicos, acredito eu, a pessoa não deixa de praticar, mas está sempre variando, treinando outros músculos e por ai vai.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
17-01-2014, 12:38 PM
Acesse o Mundo Realista [Enquete] Que Livros Estão Lendo

e seja feliz. Tem leitura boa para o resto da vida Big Grin

Assine canais de documentários e de como fazer coisas úteis do youtube.
Busque conhecimento numa área de seu interesse.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
Tópicos: 18
18-01-2014, 01:14 AM
No final de O Mínimo Que Você Precisa Saber Pra Não Ser Um Idiota, tem uns 2 ou 3 artigos em que o Olavo fala sobre isso, e dá uma lista com bastante coisa pra estudar.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
18-01-2014, 10:33 AM
(09-01-2014, 06:46 AM)cabraman Escreveu: Um pouco de tudo, matemática, história, física, química, sociologia, ética, ...agregar conhecimento sempre é importante, ler bons livros, boas revistas, abraçar uma lingua estrangeira, etc... estudar o que estiver em seu raio de ação.

Falou tudo!

Ler, estudar, assistir e ouvir tudo aquilo que lhe agrade, pensando sempre no seu próprio gosto, não nos gostos alheios.

Consumir boa literatura nacional e estrangeira, ver bons filmes e ouvir discos clássicos, assinar revistas científicas, estudar um pouco das ciência que vc goste e estar sempre ligado no que acontece com o mundo HOJE.

Pode não parecer, mas só isso aí vai te deixar anos-luz à frente dos típicos telespectadores do BBBosta
[+]
  •
Website Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Conhecimento é Poder Gorlami 18 3,477 19-09-2018, 07:39 AM
Última Mensagem: Gorlami
  [REFLEXÃO] A Formação de Conhecimento de um Realista DiomedesRJ 13 4,517 09-01-2016, 04:29 PM
Última Mensagem: AKRAME
  Invista em Conhecimento, Habilidade e Atitude (C.H.A) Mandrake 8 4,349 20-05-2014, 06:03 PM
Última Mensagem: user

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo