01-08-2020, 01:16 PM
Um conhecido uma vez me contou uma história sobre o circo de pulgas. Não sei se isto é verdade, ou se é metáfora. Não importa... O que vale é o ensinamento.
As pulgas possuem capacidade para saltarem quase meio metro de altura!!! Então, como fazer para adestrá-las de maneira que o pulo seja menor, ou seja, adaptado ao pequeno tamanho do circo?
As pulgas são colocadas em uma panela, com uma tampa. O Fogo é aceso rapidamente abaixo da panela, esquentando-a. As pulgas, então, pulam para escapar do ferro quente... e pulam com toda sua capacidade (meio metro). Obviamente, batem na tampa e caem... Tentavam novamente... batem na tampa e caem!
Tal processo é repetido várias vezes ao logo de uma semana. No cabo deste processo... as panelas são abertas... Mas não importa mais: as pulgas aprendem que naquele ambiente elas conseguem pular apenas até a altura da boca da panela... e nunca mais conseguem pular na sua total capacidade de origem.
Pessoal, eis aqui a pergunta: durante a nossa infância e adolescência, quais foram as tampas que nossas famílias, escola, amigos, igreja e sociedade, colocaram em nossas cabeças? Ou seja, como ativar a verdadeira força e capacidade do salto que podemos dar na vida?
Eis ai algo interessante para ser discutido...
![[Imagem: pensador_rodin.jpg]](https://filosofia.pro.br/wp-content/uploads/2013/05/pensador_rodin.jpg)
![[Imagem: pensador_rodin.jpg]](https://filosofia.pro.br/wp-content/uploads/2013/05/pensador_rodin.jpg)