• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Espanhol é ameaçado de morte por inventar lâmpada que dura 100 anos
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Espanhol é ameaçado de morte por inventar lâmpada que dura 100 anos
Offline Cosa Nostra
Búfalo
**
Tópicos: 54
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Wink  26-12-2013, 03:23 PM
BENITO MUROS FAZ PARTE DE UM MOVIMENTO CHAMADO SEM OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, QUE PROCURA DESENVOLVER PRODUTOS QUE NÃO CADUQUEM

Uma lâmpada fluorescente dura cerca de 10 mil horas. São mais de 416 dias de uso direto, pouco mais de um ano. Bastante tempo, certo? Imagine, no entanto, se existisse uma lâmpada que durasse 100 anos. Quer dizer, não imagine, não. Essa lâmpada existe (veja vídeo abaixo). Pelo menos é o que diz Benito Muros, espanhol que diz estar sendo ameaçado de morte por causa de sua criação.

Muros é o presidente de um movimento chamando Sem Obsolescência Programada (SOP) e diz que, não só lâmpadas, mas muitos outros objetos de nosso dia a dia poderiam durar muito mais. Na verdade, existe uma teoria - a da Obsolescência Programada - de que muitos fabricantes desenvolvem produtos de curta durabilidade para obrigar os consumidores a adquirir novos produtos de forma acelerada e sem uma necessidade real. Segundo o espanhol, fazem parte dessa lista de itens como baterias de celular, computadores, geladeiras e televisões. “Não há nada para se fazer além de comprar outra”, disse ele em entrevista ao jornal espanhol El Economista.

Segundo ele, algumas peças essenciais para eletrodomésticos, por exemplo, são colocadas propositalmente próximas das partes que mais aquecem no objeto, diminuindo seu tempo de vida. Soma-se a isso, o uso de materiais de menor qualidade.

As lâmpadas e a causa de Muros e da SOP querem desenvolver um novo conceito empresarial, baseado no desenvolvimento de produtos que não caduquem. Quem não lembra daquela máquina de lavar da casa da avó que durou a vida inteira? Ou a geladeira que está na família há anos e nunca deu problema? "Deixaram de fabricar, porque duravam demais. Hoje, por exemplo, temos uma lâmpada que está acesa a 111 anos em um parque de bombeiros de Livermore [California]. Foi então que surgiu a ideia de criar, junto com outros engenheiros, uma linha de iluminação que dure toda a vida", disse ele à publicação.

Além de terem mais tempo de vida, as lâmpadas, desenvolvidas com a Oep Electrics, gasta 70% menos energia que as fluorescentes. Além disso, não queima ao ser acesa e apagada várias vezes seguidas. A OEP garante dez mil comutações diárias.

No entanto, Muros diz que a descoberta também gerou ameaças. O espanhol chegou a apresentar um recado à polícia que dizia: "senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no mercado. Você e sua família serão aniquilados”, diz. Apesar disso, ele conta que não se sentiu ameaçado e que irá continuar defendendo a SOP.

Fonte
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gandalf
Véio safado
Tópicos: 14
Curtido: 74 vezes em 40 posts
Posts que curtiu: 18
26-12-2013, 03:30 PM
Se eu não me engano esse tópico é repetido também trollface
Sei que vi isso em algum lugar, mas não me lembro se foi aqui.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Cosa Nostra
Búfalo
**
Tópicos: 54
Curtido: 0 vezes em 0 posts
26-12-2013, 03:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-12-2013, 03:40 PM por Cosa Nostra.)
(26-12-2013, 03:30 PM)Gandalf Escreveu: Se eu não me engano esse tópico é repetido também trollface
Sei que vi isso em algum lugar, mas não me lembro se foi aqui.

estou pesquisando sempre antes de postar facepalm:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruce N.
Búfalo
**
Tópicos: 22
Curtido: 1 vezes em 1 posts
26-12-2013, 03:45 PM
dessa de fazer durar menos eu já sabia, é mais um esquema do capitalismo que vem crescendo cada vez mais, é por isso q de 2 em 2 anos, precisamos trocar de notebook ou computador, pq o mesmo se torna obsoleto perante ao novo. A mídia nos empurra a adquirir cada vez mais produtos.

Minha mãe tem uma máquina de lavar q deve ter quase 20 anos, já deu diversos problemas, mas foi só chamar um perito na área que foi resolvido. Essas de hoje em dia, não duram 5 anos...
é assim com praticamente todo produto eletrônico
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
26-12-2013, 04:49 PM
Na área da informática é ainda pior, pois eles desenvolvem softwares mais pesados que obrigam os consumidores a adquirirem hardwares mais potentes para poder rodá-los e não parar no tempo. Quem imagina um Windows 8 rodando em um dos computadores de 128Mb de RAM que havia há uns 12 anos atrás?

E o pior é que não há muito o que fazer quanto a isso. Apenas dar preferência às marcas que colocam produtos de melhor qualidade no mercado e não ficar comprando novos aparelhos enquanto os que temos ainda funcionam e nos atendem bem.

Se a lâmpada do espanhol aí for colocada no mercado, vou procurar comprar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruce N.
Búfalo
**
Tópicos: 22
26-12-2013, 05:46 PM
Sem falar também que na área da computação, se vc é um gamer, de 3 em 3 anos em média vc precisa trocar a placa de vídeo, da um up no processador, essas merdas. O que muda, é uma peça minúscula, é só aquilo que definitivamente importa, mas para lucrar mais, eles trocam todo o conjunto...

quem ganha é a fábrica, e o consumidor só se ferra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
26-12-2013, 11:57 PM
Se não me engano Tesla teria criado essa lâmpada ou teria projetos mostrando que ela era possível, mas Thomas Edson tinha ofuscado seu projeto e criado a versão para nós mortais consumistas...

Sobre a durabilidade das coisas, basta compararmos quanto tempo dura um utensílio doméstico de 20 anos atrás e os de hoje em dia. E o mais engraçado é que eles começam a estragar logo após a garantia, rir pra não chorar mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
27-12-2013, 06:43 AM
E o que dizer dos produtos chineses? Comprei minha motinha da Honda no mesmo mês em que um colega comprou uma da mesma categoria, porém chinesa. Hoje a minha ainda está em perfeito estado, sendo possível fazer qualquer viagem tranquilamente com ela. A dele, no entanto, está só o resto e olha que ele não cuida mal da moto e nem roda mais que eu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Carlos
Veterano
Tópicos: 25
27-12-2013, 07:05 AM
Essa história de ameaça, tá com cara de puro marketing. Indústria mandando bilhetinho falando que vai aniquilar a família dele se lançar o produto? Tenha paciência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
27-12-2013, 08:56 AM
(27-12-2013, 07:05 AM)Carlos Escreveu: Essa história de ameaça, tá com cara de puro marketing. Indústria mandando bilhetinho falando que vai aniquilar a família dele se lançar o produto? Tenha paciência.

Ao mesmo tempo que não duvido que esse tipo de terrorismo industrial possa acontecer, concordo com o Carlos.

Quero ver se vai por essas lâmpadas no mercado mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Mãe chora morte da filha de 14 anos envolvida com marginal. THEWOLF 16 8,633 27-12-2012, 01:28 PM
Última Mensagem: THEWOLF
  TRIO PARADA DURA - MÃE SOLTEIRA THEWOLF 7 4,051 23-12-2012, 11:16 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo