• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Prazer vs Satisfação
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Prazer vs Satisfação
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
16-02-2013, 06:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-02-2013, 06:27 PM por Mandrake.)
.

Temos prazer quando satisfazemos programas biológicos (dormir, comer, descansar, fazer sexo; etc). O prazer ajuda a manter o equílibrio físico, mas não gera crescimento, não acrescenta nenhuma complexidade ao self.

A satisfação é igual a acontecimentos onde a pessoa não apenas realizou desejos, mas alcançou algo novo ou além do que conseguia antes. É provável que a experiência não tenha sido agradável no momento, mas depois de concluída, sentimos satisfação. Nosso self expandiu e se tornou mais complexo.

O prazer é fugidio porque o self não cresce com atividades prazerosas. A busca de satisfaço exige que a energia psíquica seja investida em metas novas e desafiadoras. Achar que investir energia psíquica em novas metas é desperdício, a menos que tenha garantias de recompensas, é um erro, pois acaba gerando insatisfação com a vida e a necessidade de prazer se intensifica. Não haverá qualidade de vida autêntica a nao ser que se aprenda a construir satisfação ao invés de prazer momentâneo.

A habilidade mais importante para se ter qualidade de vida é ter capacidade de transformar adversidade em desafio gerador de satisfação - transformar ameaças potenciais em desafios satisfatórios. Esse estilo de personalidade tem algumas características básicas: busca de tarefas desafiadoras que requerem suas habilidades e a tarefa deve ter metas claras, ou a pessoa estabelece as próprias metas. A satisfação surge entre o tédio e a ansiedade, quando os desafios estão em equilíbrio com a capacidade de adaptação da pessoa.

As metas nos levam a caminhos novos, mas podem surgir todos os tipos de problemas. A tentação é desistir e procurar outras menos exigentes. Quem modifica suas metas sempre que encontra oposição, consegue uma vida mais confortável a curto prazo, mas uma vida vazia, frustrada e sem sentido.

Para o senso de autoestima, não importa se realizamos totalmente o propósito, e sim se o esforço foi utilizado para alcançar a meta, ao invés de ser desperdiçado. Para gerar satisfação é necessário ter variedades, desafios adequados, metas claras e retorno imediato.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline São Jorge
O Senhor dos Metais
**
Tópicos: 29
Curtido: 0 vezes em 0 posts
16-03-2013, 06:11 PM
Interessante o post, Mandrake. Esse texto é de sua autoria?
De todo modo, gostaria de esclarecimentos acerca do escrito.

"A satisfação surge entre o tédio e a ansiedade, quando os desafios estão em equilíbrio com a capacidade de adaptação da pessoa."

Não consegui encaixar isso na minha experiência, então posso dizer que não entendi. Você poderia dar um exemplo?

"Para gerar satisfação é necessário ter variedades, desafios adequados, metas claras e retorno imediato."

Esse trecho final "'retorno imediato'" também ficou um pouco confuso dentro do que parecia ser o contexto que dá sentido a SATISFAÇÃO.
Ou seja, parece se identificar mais com PRAZER. Retorno imediato parece se referir mais apropriadamente à noção de PRAZER que o texto traz.

Penso agora noutra possibilidade! Esse retorno imediato seria a conclusão das 'metas claras'? Quer dizer, ele estaria se referindo à finalização das metas e desafios adequados?

Peço esses esclarecimentos justamente porque gostei do texto e quero ter um entendimento mais completo do mesmo.

Desde já agradeço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
18-03-2013, 12:19 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-03-2013, 12:21 PM por Mandrake.)
(16-03-2013, 06:11 PM)São Jorge Escreveu: Interessante o post, Mandrake. Esse texto é de sua autoria?
De todo modo, gostaria de esclarecimentos acerca do escrito.

Citar:"A satisfação surge entre o tédio e a ansiedade, quando os desafios estão em equilíbrio com a capacidade de adaptação da pessoa."

Não consegui encaixar isso na minha experiência, então posso dizer que não entendi. Você poderia dar um exemplo?

Citar:"Para gerar satisfação é necessário ter variedades, desafios adequados, metas claras e retorno imediato."

Esse trecho final "'retorno imediato'" também ficou um pouco confuso dentro do que parecia ser o contexto que dá sentido a SATISFAÇÃO.
Ou seja, parece se identificar mais com PRAZER. Retorno imediato parece se referir mais apropriadamente à noção de PRAZER que o texto traz.

Penso agora noutra possibilidade! Esse retorno imediato seria a conclusão das 'metas claras'? Quer dizer, ele estaria se referindo à finalização das metas e desafios adequados?

Peço esses esclarecimentos justamente porque gostei do texto e quero ter um entendimento mais completo do mesmo.

Desde já agradeço.

E ai cara. Vou te explicar.

Citar:"A satisfação surge entre o tédio e a ansiedade, quando os desafios estão em equilíbrio com a capacidade de adaptação da pessoa."

Significa que quando o desafio está em equilibrio com a capacidade que a pessoa tem em realizá-lo, gera satisfação. Quando o desafio está claro, palpavel e o individuo tem recursos que possam realiza-lo, vai gerar satisfação. Vai gerar satisfação pois ele sabe do potencial dele, tem todo o plano de ação para chegar no objetivo final, contudo, o desafio vai ser empolgante e será satisfatório até sua conclusão.

Citar:"Para gerar satisfação é necessário ter variedades, desafios adequados, metas claras e retorno imediato."

Retorno imediato é feedback imediato. É o individuo ter respostas positivas sobre seu objetivo. Saber que está progredindo para a realização de sua meta. É poder conferir que passou do level 1, para o level 2, de sua conclusão final.

A satisfação agrega mais para o self do que o prazer. Pois o que move a satisfação são os desafios. Os desafios acrescentam complexidade. Desafio é transformar. Transformar adversidade em desafio gerador de satisfação - transformar ameaças potenciais em desafios satisfatórios.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Carlos
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 1 vezes em 1 posts
18-03-2013, 12:44 PM
Cara, muito bom esse texto. Me identifiquei com ele, vi muitas coisas que estão escritas na prática, como isso aqui: "Achar que investir energia psíquica em novas metas é desperdício, a menos que tenha garantias de recompensas, é um erro, pois acaba gerando insatisfação com a vida e a necessidade de prazer se intensifica."

Pessoas que não fazem nada da vida, acabam sentindo tédio, e geralmente vivem em baladas. Ou seja, por não fazerem nada, não sentem satisfação, logo sentem tédio, e tentam matar o tédio buscando prazer, por exemplo: bebendo, baladas, pegação, etc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
18-03-2013, 12:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-03-2013, 12:51 PM por Mandrake.)
Obrigado Carlão. Nós homens, temos em nosso instinto, a busca por desafios, aventuras e explorar o universo inóspito. É inato esse desejo por transcender nossos próprios limites. Por isso, devemos resgatar essa identidade que nos foi tirada, devido a comodidade da tecnologia. Ficamos preguiçosos e apáticos.

Vamos mudar isso Carlão.

Não deixe de ler este texto, http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=3293
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline São Jorge
O Senhor dos Metais
**
Tópicos: 29
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-03-2013, 08:00 PM
Aaaah, agora entendi, Mandrake. Valeu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ray Palmer
Veterano
Tópicos: 10
Curtido: 3 vezes em 3 posts
21-12-2013, 03:37 PM
Mandrake Escreveu:As metas nos levam a caminhos novos, mas podem surgir todos os tipos de problemas. A tentação é desistir e procurar outras menos exigentes. Quem modifica suas metas sempre que encontra oposição, consegue uma vida mais confortável a curto prazo, mas uma vida vazia, frustrada e sem sentido.

Muito bom.

Poucas pessoas alcançam o sucesso, justamente por que a maoria modifica as próprias metas ao se deparar com uma dificuldade.

Realmente, só há satisfação com o auto-aperfeiçoamento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
21-12-2013, 05:42 PM
Excelente complemento Mad Max. Isso só vem agregar ao raciocínio! Parabéns!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
22-12-2013, 10:19 PM
Muito bom mandrake.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
23-12-2013, 11:35 PM
Muito bom seu texto Mandrake!

Eu tenho um objetivo que eu persigo desde muito tempo, que é o de melhorar minha comunicação.
Quebrei o objetivo em metas:
- Melhorar a escrita
- Melhorar a fala nas conversações, tento sempre ser claro e objetivo no que estou falando. Comecei a ler muito mais, ultrapassei a marca de 10 livros que estipulei a 6 meses atrás.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
24-12-2013, 06:56 AM
Mais uma vez um texto muito pertinente!

Muito bom.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
24-12-2013, 10:11 AM
Man, adicione esse texto no seu tópico lá.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
25-12-2013, 04:28 AM
Mandrake esse foi o texto mais cristão que você já escreveu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
08-02-2014, 11:56 PM
Up....
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
30-05-2014, 01:51 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-05-2014, 01:52 PM por Daniel Corleone.)
Esse texto me fez refletir bastante e percebi o quão perdido estou.

Já tentei muitas vezes traçar metas mais simples e talvez superficiais, como obter bens materiais, mas no fundo não me interesso por não enxergar um propósito, parece que minha mente está programada para realizar apenas tentar alcançar metas "grandiosas" ou que obtenha um grande ganho em cima delas, como me formar, por exemplo. Não consigo identificar pequenas metas que me trariam satisfação, apenas prazeres mesmo...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
31-10-2014, 11:57 AM
Esse tópico merecer ser upado! O título me vem a lembrança toda semana. Sempre que me dedico a fazer alguma coisa importante que no momento é aborrecido, lembro que quando eu terminar irá me proporcionar uma grande satisfação e isso me dá forças, me faz buscar coisas mais valiosas, as que realmente permanecem, ao mesmo tempo que ajuda a desapegar do que é supérfluo.

Mandrake, esse seu texto contribui muito na minha busca por desenvolvimento pessoal. Obrigado.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
31-10-2014, 12:04 PM
Agradeço meu amigo!!

E continue assim, sua felicidade acima de tudo. Vale mais que qualquer dinheiro, qualquer pessoa e qualquer cargo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
31-10-2014, 12:15 PM
Muito bom texto Mandrake. Temos hábito de sabotar em muitas vezes,nossas metas e objetivos...começamos em algo que é a primeiro vista empolgante,motivador
e algum momento por dificuldades, ou até por começarmos a visualizar a impossibilidade de alcançarmos,desistimos!
Por isso a importância de se traçar metas,definir prazo...já tive muitas conquistas em minha vida,principalmente nas materiais,e todas as quais obtive êxito foram dessa forma
com planejamento,com o mínimo de garantia de que sim,eu tinha condições de cumpri-las.
Excelente realmente,no aspecto desenvolvimento!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
31-10-2014, 03:14 PM
Lembrando um texto de Nessahan Alita, no blog sofrimento amoroso do homem: A felicidade está em si mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
31-10-2014, 03:19 PM
(31-10-2014, 11:57 AM)Raito Escreveu: Esse tópico merecer ser upado! O título me vem a lembrança toda semana. Sempre que me dedico a fazer alguma coisa importante que no momento é aborrecido, lembro que quando eu terminar irá me proporcionar uma grande satisfação e isso me dá forças, me faz buscar coisas mais valiosas, as que realmente permanecem, ao mesmo tempo que ajuda a desapegar do que é supérfluo.

Mandrake, esse seu texto contribui muito na minha busca por desenvolvimento pessoal. Obrigado.

Alie este topico com este aqui: O Poder do Foco – Criando uma extraordinária qualidade de vida
É sempre importante gerir seu próprio tempo!!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A dor e o prazer. Björn 22 3,143 18-02-2017, 07:09 PM
Última Mensagem: Airbus A320

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo