• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Cursos Técnicos - Dúvidas
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Cursos Técnicos - Dúvidas
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
17-12-2013, 07:07 PM
Pro pessoal mais informado ae me respondam o seguinte:

Como faço pra ingressar nessa porra? Concluí o EM há 4 anos, ainda é possível fazer curso técnico mesmo com idade avançada?

É possível fazer curso técnico estando empregado em outra área? Ou seja, pro típico trabalhador comum, que trabalha de 8 às 17, existe alguma possibilidade de fazer curso técnico? Ou os horários não batem? Existem cursos no período noturno?

O que vocês sabem a respeito dos cursos técnicos? Realmente, àz vezes eles chegam a serem até mais recomendados do que uma faculdade?

Me respondam ae pq não entendo muito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
17-12-2013, 07:27 PM
UP!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mishkin
doubleplusgood
**
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
17-12-2013, 07:33 PM
Eu não sei muito e não fiz curso técnico, mas vou tentar ajudar.

Existem escolas públicas e particulares para formação técnica. Das públicas me vem a cabeça o SENAI. O link da página deles: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13227

Link para a parte de cursos técnicos: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13770

Sim, nada te impede de fazer o curso e trabalhar em outra área. Existe cursos noturnos, mas pelo pouco que eu apurei, a oferta de vagas não é tão ampla.

Generalizando, alguns cursos oferecem bons salários, superiores ao de alguém que tenha nível superior.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tony Stark
Usuário Banido
*
Tópicos: 18
17-12-2013, 07:33 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-12-2013, 07:34 PM por Tony Stark.)
aqui no Instituto federal na minha cidade tem gente que estuda a noite, alguns cursos técnicos como mecânica, eletrotécnica, informática, eletronica etc

e não, no IF vc pode fazer o processo seletivo como ''subsequente''
que faz só o curso, diferente do ''integrado'' que é a galerinha que entra no ensino médio já fazendo o curso técnico em paralelo.

esses no periodo noturno acho que são só subsequente, eu acho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
17-12-2013, 07:36 PM
Como o Stark disse, tem cursos técnicos de subsequentes e tem os tecnólogos ( a msma porra) só q a carga horária e as matérias são maiores.

Os tecnólogos funcionam da msma forma que um curso superior, ele é curso técnico com mais horas apenas e vc faz como se fosse um curso superior.

Vc pode ingressar com qualquer idade, só tem que passar no vestibular.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
Curtido: 1 vezes em 1 posts
17-12-2013, 07:45 PM
teconólogo é bom pq conta como superior para quem quiser concursos publicos.

Tecnico tem aquele sesc/senai que dizem ser bom, dê uma olhada...

Se eu fosse vc, ainda escolheria uma área que não sejam as comuns tipo tecnico em informatica...

E fugiria de "tecnico em gestão" e outras merdas relacionadas à administração. Para ser auxiliar administrativo só precisa saber ler e escrever kkkk

Tente ver se tem algo tipo "solda", "pintura industrial" ou qlqr coisa mais incomum dessas...

Se pretende prestar concursos - e para quem é pobre e na merda como vc pode ser uma boa para sair da merda e depois alçar voos maiores - seria interessante fazer um tecnologo.

Meus amigos concurseiros recomendam fortemente o livro do alexandre meirelles, "como estudar para concursos publicos" ou algo assim, dizem que te abre a mente e te ensina a estudar de forma cientifica digamos assim que te permite lembrar das coisas e nao ler e no dia seguinte nao saber mais merda nenhuma e tal...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
17-12-2013, 07:47 PM
Técnico em Eletrotécnica eu sei que é um curso bem remunerado.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
17-12-2013, 09:18 PM
Tem uns técnicos de engenharia civil, me fugiu o nome, mas é mt bom de acordo com quem fez.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
Tópicos: 14
17-12-2013, 09:21 PM
Eletrotécnica e Segurança do trabalho são as áreas que mais abrem vagas para concursos. No seu caso vc deve escolher a modalidade subsequente. No senai não tem isso, vai depender dos pré requisitos, principalmente se o curso oferecido for gratuito. Entre no site www.if(UF).edu.br do seu estado e veja os cursos oferecidos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Towers
Aspira
Tópicos: 0
17-12-2013, 09:39 PM
Citar:Como faço pra ingressar nessa porra?
Se for uma Escola Estadual você vai precisar fazer uma prova e redação. Nas outras acho que vai ser o mesmo processo.
Citar:Concluí o EM há 4 anos, ainda é possível fazer curso técnico mesmo com idade avançada?
Sim.
Citar:É possível fazer curso técnico estando empregado em outra área?
Ou seja, pro típico trabalhador comum, que trabalha de 8 às 17, existe alguma possibilidade de fazer curso técnico?
Ou os horários não batem? Existem cursos no período noturno?
Sim. Existem cursos noturnos.

Citar:O que vocês sabem a respeito dos cursos técnicos? Realmente, àz vezes eles chegam a serem até mais recomendados do que uma faculdade?
Não sei se vária por área do curso. Mas eu penso que o técnico é bom para adquirir experiencia e emprego rápido na área do curso (mesmo se for para ganhar pouco).

Já a faculdade ou tecnólogo a coisa anda mais devagar. Você vai ter muito mais conteúdo (muita coisa teórica), mas de forma mais genérica. Vai precisar correr atrás e garantir um trabalho ou estagio durante o curso, pois depois pode cair no que vejo muito por ai, pessoas formadas e que nunca trabalharam na área.

O importante nos dois casos é fazer o curso e se jogar no mercado para ganhar experiência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rasputin
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
17-12-2013, 09:56 PM
Procuraria SENAI, faço mecatrônica lá é excelente, ou em segundo lucar ETEC que é do Governo Federal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
17-12-2013, 10:06 PM
Eu tenho formação de técnico em Eletromecânica, pelo Cefet (hj em dia, IF). Se tivesse seguido minha carreira técnica, estaria ganhando bem mais do que ganho hoje como servidor público. Sério.

O caso é que a Banânia é uma república de burocratas e de "gestores". Tudo nos estimula a não meter a mão na massa pra ficar só atrás de balcões cuidando de papelada.

Quem não entra nessa e não tem medo de pegar no pesado tem bem mais chance de se destacar no mercado e ir longe....
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
19-12-2013, 07:26 PM
Já tinha pesquisado essa parada do Senai mesmo, mas o que fode, aqui na minha região, é que ao que parece não existem cursos noturnos.

Fazer curso sem trabalhar não rola, pq se não fico sem comer.

Vou pesquisar melhor, pq como moro em cidade grande, é mais fácil de achar outras unidades em outras regiões que me dêem condições de cursar e ganhar o pão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
19-12-2013, 07:29 PM
Interessante que, ao que parece, aqui no fórum a maioria dos caras são profissionais, cursados ou concursados em alguma coisa.

Caras como vocês deveriam se empenhar mais em passar suas experiências e manhas aqui na área de desenvolvimento profissional do fórum, pra ajudar o pessoal que ainda tá na fase de bater cartão
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
Tópicos: 14
19-12-2013, 08:06 PM
Chama-se Técnico em Edificações, Conrad.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
19-12-2013, 08:07 PM
Smith, geralmente não te mistério, pelo que vejo - exceto para empreender. para trabalhar na iniciativa privada, é só fazer o curso/faculdade e ir trabalhando, basicamente.

Para prestar concurso, é só sentar o cu e estudar (de preferência sabendo como).

Não vejo muito mistério, o caminho não é desconhecido, apesar de poder ser difícil de trilhar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
19-12-2013, 11:57 PM
Técnico em Mecânica, Eletrotécnica ou Edificações. São os mais promissores em termos de mercado. Escolha um e se dedique. O salário está entre 2000 e 5000 reais, dependendo da região e da experiência. Em BH tem o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET (http://www.cefetmg.br/site/edu_profissional/) . Se informe sobre as inscrições, a prova e tudo mais. Acho que o curso dura 2 anos e certamente é noturno. Boa sorte.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Javo
Búfalo
**
Tópicos: 4
20-12-2013, 06:15 PM
(19-12-2013, 11:57 PM)Professor Escreveu: Técnico em Mecânica, Eletrotécnica ou Edificações. São os mais promissores em termos de mercado. Escolha um e se dedique. O salário está entre 2000 e 5000 reais, dependendo da região e da experiência. Em BH tem o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET (http://www.cefetmg.br/site/edu_profissional/) . Se informe sobre as inscrições, a prova e tudo mais. Acho que o curso dura 2 anos e certamente é noturno. Boa sorte.

Mecânica de usinagem?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Javo
Búfalo
**
Tópicos: 4
20-12-2013, 06:21 PM
(17-12-2013, 09:56 PM)Rasputin Escreveu: Procuraria SENAI, faço mecatrônica lá é excelente, ou em segundo lucar ETEC que é do Governo Federal.

Como funciona para entrar no senai, essas coisas de carta de indicação e tal?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LeBron James
We are all witness.
**
Tópicos: 2
20-12-2013, 07:29 PM
Smith,decida logo por um curso técnico e caso passe arranje um tempo para estudar o conteúdo,talvez durante o trabalho se der (não sei no que você trabalha).
Vai ajudar muito em sua carreira profissional,mas saiba escolher um curso técnico de uma área que dê grana tipo edificações e outros que tenham a ver com engenharia,prestei a prova para edificações.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Cursos Livres Gorlami 0 841 27-05-2020, 02:59 PM
Última Mensagem: Gorlami
  CURSOS de QUARENTENA [FREE] BloodSeeker 6 1,270 31-03-2020, 08:53 PM
Última Mensagem: Dartagnan
  Cursos On line Cosa Nostra 2 1,395 26-12-2013, 10:00 PM
Última Mensagem: Rain Man
  Cursos online gratis Jef 1 2,760 22-10-2013, 09:24 AM
Última Mensagem: Dumont

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo