• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Resiliência
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Resiliência
Offline Tocaia
Experimento da Real
**
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
03-12-2013, 02:23 PM
Artigo tirado do jornal Aqui CE(03/12/13)escrito pelo Dr.Waldeney Rolim.Como não tem uma versão online,vou escrever aqui mesmo essa ótima reflexão pros confrades.
----------------------------------------------------------------

Resiliência

O psiquiatra austríaco Vitor Frank,autor de "A Busca do Sentido da Vida",afirmou que "a chave interpretativa do ser humano é a busca de um sentido.Só sobrevive aquele que consegue transcender sua existência e encontrar sentido em algo que está fora de si próprio,como um amor ou um projeto."

A resiliência -- capacidade ímpar de superar problemas -- é uma qualidade ou virtude que devemos trazer no nosso físico e mente e ligada à história de nossa biografia através dos anos vividos.Os sofrimentos físicos e espirituais têm o papel de plantar semente de mostarda em nossas almas.

Com a ajuda de Deus,consegue-se realizar a própria autópsia do medo.O presidente Juscelino Kubitschek declarou:"Deus,poupe-me o sentimento do medo".Ele foi o presidente que inaugurou no Brasil,a visão de exercício de poder como uma alegria,e não como fardo.

A respeito de resiliência,ela constitui o terceiro atributo de um líder,atrás de visão e energia.Mais do que qualquer outra habilidade da inteligência emocional,é a resiliência que vai determinar a felicidade e a longevidade de um relacionamento,de uma carreira e de uma vida.Um traço comum das pessoas resilientes é a capacidade de tolerância à mudanças.

A resiliência provoca-nos incitamentos à grandeza que permite não mentir sobre quem somos e o que queremos.E assim plantamos uma força de vontade inquebrantável e inexplicável,fazendo pulsar a vida e perseguir o futuro.O ideal é não esperar o momento ideal.No mundo tem diabo de todo jeito,inclusive em banco de reservas.Moral é aquilo que nos completa e enriquece; imoral é aquilo que nos multila e empobrece.

Suspeitar de verdades torna a vida mais difícil,porém mais intensa.Contemporizar é um crime moral.Não sejamos sábios idiotas.Sem nenhuma ingenuidade,devemos crer que sempre vence o bem ético.Ainda que em curto prazo,o mal talvez triunfe mais vezes que o bem.Em longo prazo,no entanto,tenho visto muitos exemplos em que as pessoas obtêm muita vantagem em pouco tempo com um comportamento vil,mas não se saem bem mais tarde.

[...]

A doença é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da resiliência."A doença alarga as dimensões do homem para si mesmo.Uma ferida aberta é uma permanente fonte de meditação e de dor"(Charles Lamb).Toda desgraça deve ser capitalizada.O fundo do poço não tem ralo,tem mola.A resiliência define aquelas pessoas que vergam,mas não quebram.Sejamos na vida e na dor igual à capim-barba-de-bode:rebrota mais forte quanto maior o fogo que se lhe toca na touceira.A postura confiante é uma profecia certeira de sucesso,inclusive,de refazer o percurso.Repetindo: quem se torna resiliente verga mas não quebra.
“O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.”
-Albert Einstein
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
Curtido: 2 vezes em 2 posts
03-12-2013, 04:11 PM
Citar:A resiliência -- capacidade ímpar de superar problemas -- é uma qualidade ou virtude que devemos trazer no nosso físico e mente e ligada à história de nossa biografia através dos anos vividos.Os sofrimentos físicos e espirituais têm o papel de plantar semente de mostarda em nossas almas.

Com a ajuda de Deus,consegue-se realizar a própria autópsia do medo.O presidente Juscelino Kubitschek declarou:"Deus,poupe-me o sentimento do medo".Ele foi o presidente que inaugurou no Brasil,a visão de exercício de poder como uma alegria,e não como fardo.

A respeito de resiliência,ela constitui o terceiro atributo de um líder,atrás de visão e energia.Mais do que qualquer outra habilidade da inteligência emocional,é a resiliência que vai determinar a felicidade e a longevidade de um relacionamento,de uma carreira e de uma vida.Um traço comum das pessoas resilientes é a capacidade de tolerância à mudanças.

A resiliência provoca-nos incitamentos à grandeza que permite não mentir sobre quem somos e o que queremos.E assim plantamos uma força de vontade inquebrantável e inexplicável,fazendo pulsar a vida e perseguir o futuro.O ideal é não esperar o momento ideal.No mundo tem diabo de todo jeito,inclusive em banco de reservas.Moral é aquilo que nos completa e enriquece; imoral é aquilo que nos multila e empobrece.

Execelente artigo,curto e conciso,me fez lembrar de um livro que li .

Trata-se de Resilência,chama-se.

SobreViver-instinto de vencedor ( Os 12 portais da Resilência e a personalidade dos sobreviventes.
Claudia riecken,prefacio de Al Siebert.phd na area.

Vale apena a sua leitura.
[+]
  •
Procurar
Responder
Destro
Curioso

03-12-2013, 05:23 PM
Citar:A resiliência -- capacidade ímpar de superar problemas -- é uma qualidade ou virtude que devemos trazer no nosso físico e mente e ligada à história de nossa biografia através dos anos vividos.Os sofrimentos físicos e espirituais têm o papel de plantar semente de mostarda em nossas almas.

Muito bom texto interessante .
[+]
  •
Responder
Offline Ray Palmer
Veterano
Tópicos: 10
Curtido: 3 vezes em 3 posts
19-12-2013, 05:11 PM
Bom texto.

Citar:O psiquiatra austríaco Vitor Frank,autor de "A Busca do Sentido da Vida",afirmou que "a chave interpretativa do ser humano é a busca de um sentido. Só sobrevive aquele que consegue transcender sua existência e encontrar sentido em algo que está fora de si próprio, como um amor ou um projeto."

Acho que essa parte está um pouco ambígua. Será que devemos buscar fora de nós mesmos, em um "amor" ou um "projeto" um sentido para a vida? Eu penso o inverso. Busco, sim, projetos que obviamente estão fora de mim, mas sempre com o objetivo de me aprimorar. No final das contas, as coisas giram em torno de mim mesmo. Eu acho que a chave do desenvolvimento pessoal não é transcender o "eu próprio", e sim o oposto. Não estou defendo o egoísmo ou a megalomania, mas acho que, tirando a religião, não devemos buscar um sentido pra essa nossa existência fora de nós mesmos.

Projetos podem dar errado, "amores" se vão, e o que sobra no final é você e Deus.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Posts que curtiu: 7
19-12-2013, 07:07 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2013, 07:08 PM por Aquiles.)
Parabéns, ótimo artigo.

Segue abaixo as passagens que achei mais interessantes:

"O fundo do poço não tem ralo,tem mola.A resiliência define aquelas pessoas que vergam,mas não quebram."

Sem dúvida, devemos desenvolver essa habilidade, pois a vida está sempre sujeitas a altas e baixas (como as ações rs), e o importante não é o que ocorre conosco, mais como interpretamos isso, e como superamos essas adversidades;

A dificuldade não vem pra te derrubar, e sim pra te tornar mais forte.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
19-12-2013, 07:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2013, 04:48 AM por Aquiles.)
Com a devida licença Tocaia, só para complementar o artigo, vou trazer um trecho do livro ESTRATÉGIA DO OLHO DE TIGRE, do autor Renato Grinberg, que traz uma outra acepção sobre essa qualidade tão importante denominada Resiliência. Acompanhem.

A resiliência é um conceito da física que mede a capacidade de um material de voltar ao seu estado natural depois de ter sido exposto à ação de algum agente deformante.

Esse conceito foi adaptado para a psicologia e tem sido adotado no estudo de gestão de pessoas, referindo-se à capacidade que um indivíduo tem de se recuperar após um trauma, uma doença ou mesmo um problema profissional.

Da mesma forma que alguns materiais são naturalmente mais resilientes que outros, as pessoas também são diferentes e apresentam diferentes graus naturais de resiliências.

No entanto, ao contrário dos materiais físicos, nossa resiliência pode ser desenvolvida.

Haverá momentos em que você não terá ânimo para seguir em frente - seja porque levou muitos "nãos dos seus prospects, seja porque seu chefe não demostrou apreciação por você, seja porque os problemas parecem intransponíveis.

É por isso que a resiliência aliada a dedicação faz enorme diferença entre sucesso e fracasso.

Não importa o que aconteça, siga sua disciplina de dedicação.

Quando um jornalista perguntou para o grande campeão de fisiculturismo, Arnold Schwarzenegger, qual era o segredo para se tornar campeão, ele disse: "Todos nos temos dias em que não queremos fazer nada; a diferença dos campeões é que eles segue sua rotina de treinamento mesmos nesses dias".

Note que o ponto aqui não é se tornar invulnerável, mas não se deixar abater pelas quedas.

Na minha minha infância, sempre tive aquários nos quais vivia um peixe que popularmente é chamado de cascudo (cujo nome científico é Hypostomus sp.).

Para mim, o cascudo é um exemplo de resiliência.

Não importa o que acontecesse com o PH, a temperatura ou qualquer outro aspecto da água do aquário, enquanto todos os outros peixes acabavam morrendo o cascudo dava um jeito de sobreviver.

Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, foi desclassificado do time da faculdade e cansou de ouver frases como: "Você não é bom o suficiente".

Como se sabe, sua resiliência fez a diferença.

Mesmo com todo o estrondoso sucesso que ele atingiu, Jordan costuma lembar que errou muto mais arremessos que acertou.

Mesmo o tigre, com toda a força e a agilidade, é bem-sucedido em apenas 10% a 30% dos ataques.

Contudo, ele não perde tempo lamentando a persa que fugiu. Vai logo atrás de outro.

Para quem quiser maiores informações sobre o livro é só dar uma rápida pesquisada. É de fácil leitura e não muito extenso.

O que fica pra mim, nesse conceito de resiliência é o seguinte: com tantos fatores adversos vindo em oposição a nossa caminhada pelo sucesso, sem uma forte resiliência, ou seja, sem uma forte resistência aos problemas, fica muito difícil chegar no resultado esperado.

Abraço!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tocaia
Experimento da Real
**
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-12-2013, 07:41 PM
Opa,não precisa nem pedir confrade Big Grin No aguardo aqui.
“O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.”
-Albert Einstein
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
20-12-2013, 04:32 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-12-2013, 04:47 AM por Aquiles.)
Tocaia, terminei de complementar no comentário acima. xD

Vivendo e aprendendo, agregando conhecimento.

Sds.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo