• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos
Páginas (44): « Anterior 1 ... 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 ... 44 Seguinte »
Pular para página 
  • 4 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
21-10-2013, 03:31 PM
Senhores, comecei a focar no meu desenvolvimento financeiro apenas há dois anos facepalm:. Passei um ano ajustando minhas finanças e então consegui eliminar todas as dívidas de médio prazo, zerei o cartão de crédito, cortei gastos até um limite razoável, etc. Então na virada do ano fiz um plano de me "aposentar" daqui a 10 anos. Esse plano envolve, é claro, um aporte pesado. Inicialmente foquei na poupança porque ainda estou estudando investimentos e também porque é legal ver o "dinheiro na conta" Big Grin
Bem, neste mês comecei a investir em imóveis. Comprei um lote desses condomínios horizontais com infraestrutura completa. O financiamento é em 10 anos pela própria construtora e a entrega é daqui a três anos. A construtora já fez 7 condomínios iguais em várias capitais do nordeste e eu até entrei em contato com alguns compradores pra avaliar o negócio. O investimento mensal é 1/4 do meu aporte atual (o resto vou continuar por enquanto na poupança), então espero que o terreno valorize pelo menos acima da poupança. Meu plano é vender quando começarem a construir casas daqui a 3 anos.
Eu sei que se fala em bolha imobiliária, mas pelas minhas pesquisas, essa bolha está localizada em alguns pontos das capitais.
O que acham? Fiz bom negócio? Vale a pena esperar os três anos ou vendo assim que puder?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
21-10-2013, 03:38 PM
(21-10-2013, 03:31 PM)Professor Escreveu: Senhores, comecei a focar no meu desenvolvimento financeiro apenas há dois anos facepalm:. Passei um ano ajustando minhas finanças e então consegui eliminar todas as dívidas de médio prazo, zerei o cartão de crédito, cortei gastos até um limite razoável, etc. Então na virada do ano fiz um plano de me "aposentar" daqui a 10 anos. Esse plano envolve, é claro, um aporte pesado. Inicialmente foquei na poupança porque ainda estou estudando investimentos e também porque é legal ver o "dinheiro na conta" Big Grin
Bem, neste mês comecei a investir em imóveis. Comprei um lote desses condomínios horizontais com infraestrutura completa. O financiamento é em 10 anos pela própria construtora e a entrega é daqui a três anos. A construtora já fez 7 condomínios iguais em várias capitais do nordeste e eu até entrei em contato com alguns compradores pra avaliar o negócio. O investimento mensal é 1/4 do meu aporte atual (o resto vou continuar por enquanto na poupança), então espero que o terreno valorize pelo menos acima da poupança. Meu plano é vender quando começarem a construir casas daqui a 3 anos.
Eu sei que se fala em bolha imobiliária, mas pelas minhas pesquisas, essa bolha está localizada em alguns pontos das capitais.
O que acham? Fiz bom negócio? Vale a pena esperar os três anos ou vendo assim que puder?
Acho que fez sim.
Infelizmente não dá para prever quando a bolha vai explodir (chuto 5 anos), então o jeito é investir e especular.
Mas lembrando que fora vender, você também pode alugar e o apartamento se pagará a longo prazo, será sempre 1 salário mínimo ou mais por mês, dependendo da localização e SEM FAZER PORRA NENHUMA que você terá a disposição.

Mesmo que a bolha exploda, você pode segurar o apartamento por um tempo e vender quando os preços melhorarem, embora os custos diminuam bastante o lucro da operação (ou torne até inviável, por isso é bom considerar a ideia de alugar).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
21-10-2013, 03:47 PM
(21-10-2013, 03:38 PM)Free Bird Escreveu:
(21-10-2013, 03:31 PM)Professor Escreveu: Senhores, comecei a focar no meu desenvolvimento financeiro apenas há dois anos facepalm:. Passei um ano ajustando minhas finanças e então consegui eliminar todas as dívidas de médio prazo, zerei o cartão de crédito, cortei gastos até um limite razoável, etc. Então na virada do ano fiz um plano de me "aposentar" daqui a 10 anos. Esse plano envolve, é claro, um aporte pesado. Inicialmente foquei na poupança porque ainda estou estudando investimentos e também porque é legal ver o "dinheiro na conta" Big Grin
Acho que fez sim.
Infelizmente não dá para prever quando a bolha vai explodir (chuto 5 anos), então o jeito é investir e especular.
Mas lembrando que fora vender, você também pode alugar e o apartamento se pagará a longo prazo, será sempre 1 salário mínimo ou mais por mês, dependendo da localização e SEM FAZER PORRA NENHUMA que você terá a disposição.

Mesmo que a bolha exploda, você pode segurar o apartamento por um tempo e vender quando os preços melhorarem, embora os custos diminuam bastante o lucro da operação (ou torne até inviável, por isso é bom considerar a ideia de alugar).

Aluguel não é "dinheiro grátis" assim. Existe o chamado custo de oportunidade: Quanto você ganharia com esse dinheiro investido em outro lugar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
21-10-2013, 03:52 PM
Senhores, eu não posso alugar porque trata-se de um "lote", onde o proprietário pode construir a sua casa após a entrega da infraestrutura. O investimento é vender quando liberarem a permissão para construção.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
21-10-2013, 04:22 PM
Então não tem o que fazer.
É esperar valorizar e aguentar os custos durante esse tempo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline INVESTIDOR
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
21-10-2013, 06:03 PM
(02-10-2013, 06:35 PM)raphaeru mastu Escreveu: alguem de vocês investe em ouro?
E conhece alguem que copre e manje de ouro?

Existem algumas formas bem tranquilas de investir em ouro.

Compra via fundo, existe fundos que aplicam apenas em ouro. Ficar atento na tax de adm

Compra o contrato (papel) direto na bolsa.

Compra o ouro fisico e guarda em casa.

Compra o ouro fisico e o banco faz a custodia para voce. ( o banco cobra uma taxa para isso )

Mas pra começar a brincadeira , tem que ter um capitalzinho , sugiro pelo menos uns 10K.

Se pensa em começar aplicar em 500 , 500 os custos(taxas) prejudicam seu investimento.

Um comentario pessoal, quem esta começando no mundo dos investimentos e o aporte fica nessa faixa R$ 500 - 1.000. Joga tudo pra poupança ou tesouro direto. Depois que tiver uma quantia 5K - 10K, transfere para outro investimento como: bolsa. fii, ouro, fundos.
O peixe morre pela boca, o homem pela pica - INVESTIDOR
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
22-10-2013, 12:40 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-10-2013, 12:45 AM por Mister.M.)
@Professor!!

Comprei um apartamento de 45m² na planta, previsão de entrega em 2 anos, por R$ 85.000,00.

Consegui o subsidio integral do Governo Federal (R$ 17.960,00), portanto minha divída com o financiamento ficou em R$ 67.040,00.

Um apartamento similar na mesma região vale hoje R$ 115.000,00 (para vender rápido).

Meus gastos até o momento:
Sinal de negócio: R$ 500,00
ITBI + Cartório: R$ 3000,00
Total: R$ 3500,00

Durante a obra eu arco com os juros referentes aos valores que a CEF repassa para a construtora. Hoje está R$ 60,00, mas sobe mês a mês, até a entrega, quando começa a amortização.

Estou esperando uma valorização imobiliária de pelo menos 20% nos dois anos de construção, ou seja, o apto deve valer cerca de R$ 140.000,00 na data de entrega.

Resumo do investimento:
Saldo devedor CEF: R$ 67.040,00
Investimento inicial: R$ 3500,00
Investimento durante a obra: R$ 5000,00 (estimado)
Total: R$ 75.540,00

Caso minha previsão se concretize, e eu venda o apto por R$ 140.000,00, descontando meu investimento, terei um "lucro" de R$ 64.460,00.

Mas tem um detalhe, conseguirei essa margem tirando apenas R$ 8.500,00 do meu bolso, pretendo vender o imóvel tão logo seja entregue, ou seja, não vou arcar com a amortização, o saldo devedor CEF será quitado na venda. Preciso confirmar alguns detalhes (salvo engano há uma "carência" até que eu possa vender, mas é um prazo pequeno).

Com esse valor, somado a poupança que pretendo fazer no período, pretendo investir novamente em imóveis (a depender do cenário) participando de leilões extrajudicias da CEF.

Enfim, postei apenas para mostrar uma oportunidade de investimento imobiliário. O minha casa minha vida está aí, sendo bom ou não, o governo TE DÁ ate R$ 17.960,00 de subsidio, eu optei por aproveitar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
22-10-2013, 11:39 AM

Sim. Creio que fez um bom negócio. Espere os lotes serem entregues e quando as casas estiverem sendo construídas, com pessoas já morando, você vende. Isso deve ser daqui a quatro ou 5 anos. Quem comprar assume as prestações restantes e você deverá receber bem mais do que terá pago até lá corrigido pela inflação.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
22-10-2013, 11:59 AM
Show ContentSpoiler:
(22-10-2013, 12:40 AM)Mister.M Escreveu: @Professor!!

Comprei um apartamento de 45m² na planta, previsão de entrega em 2 anos, por R$ 85.000,00.

Consegui o subsidio integral do Governo Federal (R$ 17.960,00), portanto minha divída com o financiamento ficou em R$ 67.040,00.

Um apartamento similar na mesma região vale hoje R$ 115.000,00 (para vender rápido).

Meus gastos até o momento:
Sinal de negócio: R$ 500,00
ITBI + Cartório: R$ 3000,00
Total: R$ 3500,00

Durante a obra eu arco com os juros referentes aos valores que a CEF repassa para a construtora. Hoje está R$ 60,00, mas sobe mês a mês, até a entrega, quando começa a amortização.

Estou esperando uma valorização imobiliária de pelo menos 20% nos dois anos de construção, ou seja, o apto deve valer cerca de R$ 140.000,00 na data de entrega.

Resumo do investimento:
Saldo devedor CEF: R$ 67.040,00
Investimento inicial: R$ 3500,00
Investimento durante a obra: R$ 5000,00 (estimado)
Total: R$ 75.540,00

Caso minha previsão se concretize, e eu venda o apto por R$ 140.000,00, descontando meu investimento, terei um "lucro" de R$ 64.460,00.

Mas tem um detalhe, conseguirei essa margem tirando apenas R$ 8.500,00 do meu bolso, pretendo vender o imóvel tão logo seja entregue, ou seja, não vou arcar com a amortização, o saldo devedor CEF será quitado na venda. Preciso confirmar alguns detalhes (salvo engano há uma "carência" até que eu possa vender, mas é um prazo pequeno).

Com esse valor, somado a poupança que pretendo fazer no período, pretendo investir novamente em imóveis (a depender do cenário) participando de leilões extrajudicias da CEF.

Enfim, postei apenas para mostrar uma oportunidade de investimento imobiliário. O minha casa minha vida está aí, sendo bom ou não, o governo TE DÁ ate R$ 17.960,00 de subsidio, eu optei por aproveitar.

Mister M, acho que você fez excelente negócio. Eu pesquisei sobre esse desconto do governo, mas minha renda está acima do limite. Além disso, na minha cidade acho que os apartamentos estão um pouco sobrevalorizados no momento.
Eu perdi uma boa chance de investimento num prédio de escritórios/consultórios porque na época não estava com as finanças em dia. O prédio fica num bairro excelente em frente a um shopping, e uma sala de 20m2 estava em torno de R$ 100.000,00. Isso foi há 18 meses atrás. Agora fiquei sabendo que já estão revendendo por R$ 200.000,00, e a obra ainda não está pronta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
22-10-2013, 12:02 PM
Show ContentSpoiler:
(22-10-2013, 11:39 AM)Gekko Escreveu:

Sim. Creio que fez um bom negócio. Espere os lotes serem entregues e quando as casas estiverem sendo construídas, com pessoas já morando, você vende. Isso deve ser daqui a quatro ou 5 anos. Quem comprar assume as prestações restantes e você deverá receber bem mais do que terá pago até lá corrigido pela inflação.

Valeu Gekko. Foi sobre este empreendimento que tinha te perguntado por MP. Vou manter o planejamento e me informar periodicamente sobre o mercado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mishkin
doubleplusgood
**
Tópicos: 6
22-10-2013, 06:06 PM
Vcs conhecem esse site? Pelo jeito ele deixou de ser atualizado mas tem bastante material pra ler. A última postagem fala justamente sovre investir em imóveis na planta.

http://www.moedacorrente.com.br/wp/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
24-10-2013, 12:01 AM
Confrades,
Passei horas na internet estudando sobre "educação financeira". Talvez já tenham escrito o que vou relatar aqui, mas como sou um iniciante nessa área vou compartilhar minhas conclusões:
1. Estabeleça um objetivo bem especificado:
Ex.: Quero ter 1M daqui há 10 anos, sendo 800K em imóveis que me forneçam um rendimento de 5K mensais (em valores atuais!).
2. Estabeleça metas para atingir esse objetivo:
Ex.: gasto máximo mensal; valor do investimento mensal em poupança, ações, imóveis, etc.
3. Mantenha um relatório atualizado da sua vida financeira (gastos, aportes, investimentos, patrimônio atual, liquidez, etc.)
4. Reveja e atualize suas metas periodicamente.
5. Estude e pesquise sobre o mercado incansavelmente.
6. Quanto mais cedo você começar, mais cedo vai atingir seus objetivos.
7. Qualquer centavo aportado e/ou investido é importante.

A partir disso, eu fiz uma planilha simples no excel onde eu listei o seguinte:
* rendimentos
* gastos fixos
* gastos variáveis
* gastos esporádicos
* aporte
* liquidez (dinheiro na conta + poupança)
* investimentos
* patrimônio atual

Todos os gastos foram detalhados, de maneira que eu pretendo acompanhar a evolução de cada um.
O legal da planilha é que você pode fazer simulações para ver os possíveis caminhos para atingir suas metas.
Obviamente todos os caminhos passam por: aumentar seus rendimentos e aportes, investir em negócios com boa rentabilidade, e diminuir os gastos.
Ainda estou melhorando a planilha para considerar os juros dos investimentos e melhorar as projeções. Quando achar que ela está robusta eu pretendo compartilhar com os confrades.
Comentários serão bem vindos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline raphaeru mastu
Búfalo
**
Tópicos: 3
24-10-2013, 05:03 PM
(21-10-2013, 06:03 PM)INVESTIDOR Escreveu:
(02-10-2013, 06:35 PM)raphaeru mastu Escreveu: alguem de vocês investe em ouro?
E conhece alguem que copre e manje de ouro?

Existem algumas formas bem tranquilas de investir em ouro.

Compra via fundo, existe fundos que aplicam apenas em ouro. Ficar atento na tax de adm

Compra o contrato (papel) direto na bolsa.

Compra o ouro fisico e guarda em casa.

Compra o ouro fisico e o banco faz a custodia para voce. ( o banco cobra uma taxa para isso )

Mas pra começar a brincadeira , tem que ter um capitalzinho , sugiro pelo menos uns 10K.

Se pensa em começar aplicar em 500 , 500 os custos(taxas) prejudicam seu investimento.

Um comentario pessoal, quem esta começando no mundo dos investimentos e o aporte fica nessa faixa R$ 500 - 1.000. Joga tudo pra poupança ou tesouro direto. Depois que tiver uma quantia 5K - 10K, transfere para outro investimento como: bolsa. fii, ouro, fundos.
Bem obrigado pelas dicas.
1º Estou comprando ouro em linguetas (barra com 2mm de espessura) e comprei 3g de ouro custo total de R$312,00, e estou guardando igual a chines "at home".yaoming
[Imagem: barras_de_ouro_grupo.jpg]
2º quero ir para USA é melhor comprar dolares e pagar a viagem em dolares a vista ou investir esse dinheiro na poupança(esperando a queda da cotação) e comprar a viagem de uma vez mas pagando em reais?
Quero viajar daqui 1 ano. E quero ficar 1 semana vou gastar entorno de US$900 durante a semana + viagem.
3º estou colocando em média R$100 na poupança por mês. pois revezo entre a compra de ouro e dolares(euro). E melhor parar de fazer esse revezamento ou não?
Se concentre no hoje e faça seu nome.
Pois somente o que é relevante hoje será a história de amanha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-11-2013, 05:33 AM
Senhores, aproveitando este tópico, gostaria de dividir com vocês mais uma alegria: o aumento de patrimônio no mês de outubro foi de 3,15% e isso me fez ultrapassar uma tão sonhada barreira histórica que há tempos vinha mordiscando e sempre havia alguma baixa no valor de alguns ativos que me impedia de alcançar. Amanheci o dia hoje e, de posse de todos os extratos e cotações de fechamento de ontem, fiz as contas e meu dia começou maravilhosamente feliz. Rumo à IF!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
01-11-2013, 08:31 AM
Parabéns Gekko, bora rumo a IF!

Aposentando aos 35! Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
01-11-2013, 11:33 AM
(01-11-2013, 05:33 AM)Gekko Escreveu: Senhores, aproveitando este tópico, gostaria de dividir com vocês mais uma alegria: o aumento de patrimônio no mês de outubro foi de 3,15% e isso me fez ultrapassar uma tão sonhada barreira histórica que há tempos vinha mordiscando e sempre havia alguma baixa no valor de alguns ativos que me impedia de alcançar. Amanheci o dia hoje e, de posse de todos os extratos e cotações de fechamento de ontem, fiz as contas e meu dia começou maravilhosamente feliz. Rumo à IF!

Parabéns, Gekko, estou pensando em começar a fazer investimentos além do meu carro e minha faculdade, como e com que idade vc começou?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-11-2013, 02:30 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-11-2013, 02:31 PM por Gekko.)
(01-11-2013, 11:33 AM)Daniel Corleone Escreveu:
(01-11-2013, 05:33 AM)Gekko Escreveu: Senhores, aproveitando este tópico, gostaria de dividir com vocês mais uma alegria: o aumento de patrimônio no mês de outubro foi de 3,15% e isso me fez ultrapassar uma tão sonhada barreira histórica que há tempos vinha mordiscando e sempre havia alguma baixa no valor de alguns ativos que me impedia de alcançar. Amanheci o dia hoje e, de posse de todos os extratos e cotações de fechamento de ontem, fiz as contas e meu dia começou maravilhosamente feliz. Rumo à IF!

Parabéns, Gekko, estou pensando em começar a fazer investimentos além do meu carro e minha faculdade, como e com que idade vc começou?

Comecei aos 16 investindo em um negócio próprio com vídeo games. Depois vendi toda a parafernalha e fui estudar. Aos 19 anos passei em um concurso público e aos 20 voltei a investir. Comecei pela boa e velha poupança. Depois passei para imóveis (casas para aluguel). Cheguei a ter duas. Ainda tenho uma. Depois das casas comecei a investir também em renda fixa. Passei um tempo me capitalizando e há alguns anos parti para o mercado de ações e logo em seguida para os fundos de investimento imobiliários.

P.S.: carro não é investimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline 1001 Test Drives
Usuário Banido
*
Tópicos: 14
01-11-2013, 03:45 PM
(01-11-2013, 02:30 PM)Gekko Escreveu:
(01-11-2013, 11:33 AM)Daniel Corleone Escreveu:

Comecei aos 16 investindo em um negócio próprio com vídeo games. Depois vendi toda a parafernalha e fui estudar. Aos 19 anos passei em um concurso público e aos 20 voltei a investir. Comecei pela boa e velha poupança. Depois passei para imóveis (casas para aluguel). Cheguei a ter duas. Ainda tenho uma. Depois das casas comecei a investir também em renda fixa. Passei um tempo me capitalizando e há alguns anos parti para o mercado de ações e logo em seguida para os fundos de investimento imobiliários.

P.S.: carro não é investimento.

participe do ranking do pobretao pow, vai ter mto a agregar

sobre FIIs, os considera um investimento mais rentavel do que em acoes ou soh usa msm como forma de diversificacao?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-11-2013, 06:55 AM
(01-11-2013, 03:45 PM)1001 Test Drives Escreveu: participe do ranking do pobretao pow, vai ter mto a agregar

sobre FIIs, os considera um investimento mais rentavel do que em acoes ou soh usa msm como forma de diversificacao?

Faz tempo que estou pensando em criar um blog de finanças e participar daquele ranking. Eu invisto mais em FIIs porque tenho mais afinidade com imóveis do que com empresas. Como já negociei com imóveis, inclusive para aluguel, é um ramo que eu domino bem melhor, entende? Para mim é bem mais fácil analisar um FII do que uma ação. Mas eu invisto em ações também, tanto para longo prazo quanto para trades de vez em quando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gokixa
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 6 vezes em 5 posts
11-11-2013, 09:51 PM
Estou começando a investir em ações a pouco tempo, a ação ogxp3 está somente 0,15. Há possíbilidade de valorizar?
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (44): « Anterior 1 ... 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 ... 44 Seguinte »
Pular para página 

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Dúvidas sobre bolsa de valores Gekko 239 127,157 20-07-2020, 11:19 AM
Última Mensagem: Conrad
  Empreendedorismo Bufalescos Meroplâncton 57 33,078 23-03-2020, 10:59 PM
Última Mensagem: Gustavo Garcia
  [Materiais] Economia e Finanças Eskillo 51 22,265 11-03-2020, 03:42 PM
Última Mensagem: CID F 32
  Fundos de Investimentos Senhor 16 3,076 29-03-2019, 06:32 AM
Última Mensagem: A6M Zero
  Recomendação de canais de investimentos: DiCaprio 5 1,764 31-12-2017, 02:43 PM
Última Mensagem: mente

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo