• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças [DISCUSSÃO] Carga tributária x Empreendedorismo
Páginas (5): 1 2 3 4 5 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DISCUSSÃO] Carga tributária x Empreendedorismo
Offline TheShowOFF
Live and let die!
Tópicos: 83
Curtido: 43 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 23
26-09-2013, 06:16 PM
Estava pensando se REALMENTE vale a pena abrir uma empresa no pais das bananas com essa carga tributária absurda deduzida sobre o nosso consumo.

O empresariado carrega esse pais nas costas.

Pergunto para os confrades empresários:

Como suportar os altos impostos e manter os lucros satisfatórios?

Conheço alguns empresários e já ouvi falar de tantos outros que fazem vários tipos de esquemas Caixa 2 e assim escapar da tributação... Claro, sonegação é crime, embora eu ache que para estes fins não sejam tão imorais.

A maioria desses empresários dizem que se não fosse por isso suas firmas já teriam ido pras cucuias há muito tempo.

Gostaria de ouvir a opnião dos confrades a respeito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
26-09-2013, 06:34 PM
Sonegar, onde nao da para sonegar todos os empresarios pagam ai quem se fode eh a populacao que compra o bem ou servico muito mais caro.

Outro jeito eh abrir a empresa em nome de laranja e sonegar violentamente quando cair. casa vao atras do laranja (que eh morto ou inexistente ou laranja profissional) vc ja ta abrindo outra no mes mesmo ramo.

Ou vc ficara restrito a abrir uma empresa num ramo em que seja poaivel sobreviver e lidar com a carga tributaria q seriam os ramos 'tops' ou seja ser muito bom ou um nicho q foi uma descoberta genial enfim.

No aguardo das opinioes dos confrades empresarios.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
26-09-2013, 07:17 PM
UP!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
26-09-2013, 07:32 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2013, 07:32 PM por Unknown.)
Theshow, é uma questão delicada, até ia falar sobre isso no outro tópico mas pensei que não era um assunto de interesse.

Sim, depende do seu ramo de atividade, comércio, serviços, indústria, posso dizer que atuei em todos esses ramos,

O Setores mais castigados pela alta carga tributária são o de indústria e comércio pois sobre eles incidem impostos federais, estaduais e municipais, pagamos impostos pesadíssimos como empresários e como pessoas físicas.

Antes era mais fácil sonegar, hoje é "um pouco" mais difícil, pois como todas as notas são eletrônicas e a escrituração é quase que automática, a fiscalização ficou bem mais eficiente desde a fonte até o consumidor.

Podemos dizer que o fisco é o serviço mais eficiente que opera no país.

Sonegar, caixa 2, notas sob demanda, operar com várias empresas (LRJ) para não sair da faixa do simples, ou para não pagar mesmo e quando o governo vier para cima, fecha, decreta falência, dentre outras opções.

Ou pagar os impostos normalmente e repassar isso ao consumidor, que as vezes acaba com a competitividade em relação a empresas sonegadoras e te deixa em desvantagem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
26-09-2013, 07:35 PM
Assunto interessante, ficu no aguardo da opinião dos demais confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hersir
Búfalo
**
Tópicos: 12
26-09-2013, 07:37 PM
A burocracia ataca tbm junto com a alta carga tributária, ja ouvi relato de um empresário que precisava de alvará para participar de programas de créditos e para a venda de produtos e serviços para o governo. Deve cumprir a entrega da papelada para entrar no programa mas tem documentos que o próprio órgão não dá, dificulta por medo do funcionário levar o pato no final(imperícia, falta de treinamento, achismo de procedimento, etc), exigências insanas ( bom para quem quer autenticar sem pagar para uso publico: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dec...d83936.htm), entre outros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
26-09-2013, 08:13 PM
Vou complementar com mais algumas informações daqui a pouco...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
26-09-2013, 08:22 PM
(26-09-2013, 07:37 PM)Hersir Escreveu: A burocracia ataca tbm junto com a alta carga tributária, ja ouvi relato de um empresário que precisava de alvará para participar de programas de créditos e para a venda de produtos e serviços para o governo. Deve cumprir a entrega da papelada para entrar no programa mas tem documentos que o próprio órgão não dá, dificulta por medo do funcionário levar o pato no final(imperícia, falta de treinamento, achismo de procedimento, etc), exigências insanas ( bom para quem quer autenticar sem pagar para uso publico: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dec...d83936.htm), entre outros.

Sim, a burocracia atrapalha bastante, mas ai que entra os contatos (Amigos de Conveniência), a troca de favores e a facilitação ($)...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
26-09-2013, 08:34 PM
No aguardo das informações Reese.

Vi uma frase do jornalista Paulo Eduardo Martins que resume bem essa situação:

''No Brasil, o que é público não é de ninguém e o que é seu a metade é do Estado.''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
26-09-2013, 08:38 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2013, 08:39 PM por Unknown.)
Há segmentos que ainda permitem que se trabalhe, recolha os impostos e ainda tenha um lucro razoável, tantos outros a carga tributária torna inviável a operação.

Ou você aceita reduzir seu lucro e manter a competitividade ou você fecha.

Como disse, depende do segmento, tipo de produto, região.

Há casos de mais de 60% de carga tributária sob o produto final, o que inviabiliza a fabricação no brasil, por isso migramos para importação.

Por exemplo, em descartáveis hospitalares.

Porque diabos vou fabricar aqui a um custo de 0,25 centavos a peça se eu posso importar da china a 0,01 centavo a peça e com impostos sair a 0,03 a 0,05 centavos a peça?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
26-09-2013, 08:42 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2013, 08:52 PM por Unknown.)
Hoje por exemplo, tem empresas que operam um bom tempo sem pagar impostos, gerando dividas de 4, 5 milhões de reais para mais com o fisco, ai quando a receita vem pra cima, dão meio milhão para o fiscal ou um milhão pra cadeia de comando dar baixa na dívida.

Já vi isso acontecer em todos os orgãos do governo, em todas as instancias.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
26-09-2013, 09:08 PM
Gostaria de saber sobre a carga tributaria em relação a área de t.i, se carga é muito pois futuramente pretendo lançar produtos para a mesma e gostaria de obter um breve conhecimento da onde estarei pisando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
26-09-2013, 09:12 PM
Pois é.

Eu estava pensando no segmento de roupinhas/calçados e brinquedos para bebês ,pois me parece um mercado inesgotável visto que nascem bebês todos os dias, mas ai me lembrei que os impostos sobre o comércio é realmente mais bruto.

Ter "contatos" nesse pais é um fundamental, quem busca ser honesto e beç pagador só se fode.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
26-09-2013, 09:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2013, 09:23 PM por Unknown.)
No segmento de serviços consegui crescer porque a carga tributária é mais baixa e flexível, no restante ao invés de seguir em um único segmento e torna-lo grande, preferi pulverizar o investimento em empreendimentos menores com tributação mais flexível e mais discretos.

Carga tributária já foi fator determinante para eu desistir de muitos investimentos.

A estrutura administrativa para eu poder fazer boa parte dos meus empreendimentos dar certo não é muito convencional, na verdade, é complicado.

Tanto que foi difícil encontrar um contador apto a cuidar de meus negócios, alguns deles, eu mesmo tenho que cuidar da contabilidade.

Dou consultoria para alguns amigos empresários que são formados em administração nas melhores faculdades e pro atual grupo que absorveu minha empresa, e olha que nem faculdade eu tenho...

Fiz uma ilustração em outro post mas acabei perdendo o link, vou upar a imagem novamente e colar aqui.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheShowOFF
Live and let die!
26-09-2013, 09:28 PM
Sem falar que pode eventualmente acontecer algo como isso:

mundorealista.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=15386
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Unknown
you never find us
**
26-09-2013, 09:31 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2013, 09:32 PM por Unknown.)
A imagem está ruim, mas explica mais ou menos minha estrutura administrativa.

Cada bolinha representa um empreendimento ou investimento.

[Imagem: ilust.png]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
Curtido: 2 vezes em 2 posts
26-09-2013, 10:29 PM
(26-09-2013, 08:42 PM)John Reese Escreveu: Hoje por exemplo, tem empresas que operam um bom tempo sem pagar impostos, gerando dividas de 4, 5 milhões de reais para mais com o fisco, ai quando a receita vem pra cima, dão meio milhão para o fiscal ou um milhão pra cadeia de comando dar baixa na dívida.

Já vi isso acontecer em todos os orgãos do governo, em todas as instancias.

Eu mesmo ja vi isso na pratica,um escriório de tributaristas,nem se deu ao luxo de contestar,ja foram pro acerto direto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
26-09-2013, 10:50 PM
Ser Empreendedor no brasil.é ser magico,conviver com uma carga tributaria maluca, onde a legislação tributaria muda todo dia é doer nos nervos.
Atuo na, Fabricação e comercialização de roupas,onde todo dia temos que estar revisando as metas (com as incertezas do mercado ) ainda temos que aturar a uma concorrencia pesada da china.

VEJA;

Concorrencia ,principalmene chinesa x carga tributaria pesada x incerteza de mercado.

O cara tem que ser muito bom para sobreviver.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
27-09-2013, 12:09 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-09-2013, 12:15 AM por Mister.M.)
Pois é confrades,

Empreender no Brasil é uma tarefa árdua.

E ainda tem esquerdistas que só querem te fuder mais e mais. Mas esquecem do emprego e renda que um cara CORAJOSO E BATALHADOR gera com sua micro ou pequena empresa.

Infelizmente os pequenos empreendedores não tem acesso a consultoria contábil e tributária de qualidade, pois estes serviços são muito caros.

Mas, via de regra, um bom planejamento fiscal (elisão) pode proporcionar uma diminuição considerável da carga tributária e te tornar mais competitivo, sem sonegar.

Na "pior" das hipóteses, sonegue mesmo, mas tente ser discreto pelo menos. Nesse caso, pelo que me recordo agora, salvo engano, o pagamento do débito tributário extingue a punibilidade.

Ou seja, é crime, mas se você pagar ta tudo certo.

Para isso existem os REFIS da vida (programa da parcelamento de passivo tributário) em que o estado abre as pernas, isenta de multa e juros, parcela a perder de vista, etc.

Além disso, muitas empresas lucram GERANDO impostos. Incrível, não?

Prefiro não citar o nome para não me comprometer, mas é uma grande rede aqui no SUL. ALiás, isso não é novidade, muitas empresas fazem isso.

Você emite notas, gera imposto, e deixa tudo sem pagar. Quando for ajuízada uma execução fiscal contra sua empresa, você paga com precatórios (titulos "podres" do governo") que são vendidos com muito deságio no mercado paralelo.

Exemplo: Gerou R$ 1.000.000,00 (um milhão) de ICMS
Você paga R$ 100.000,00 (cem mil) por um título que o governo do estado emitiu em que ele próprio reconhece uma dívida de R$ 1.000,000,00 com um zézinho qualquer.
Resultado: Você paga Um milhão de reais de imposto gastando apenas cem mil reais. (economia de 900 mil)

Essa rede faliu concorrente vendendo produtos quase a preço de custo, "lucrando" com o valor do imposto que deixou de pagar.

Sem falar na grande quantidade de título "pobre" falsificado, emitido sabbe-se lá quando, e que muitos Juízes/Tribunais acabam convalidando na justiça.

Mas acredito que a dica maior é : Não seja 100% correto, não faça tudo de acordo com que o governo quer e impõe, ou você fechará as portas.

Observação: faz algum tempo que não acompanho essa novela. Os estados/união estavam brigando na Justiça para que não fossem obrigados a aceitar os precatórios como pagamento. Pelo que me consta perderam e a prática continua sendo feita.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Stifler
Búfalo
**
Tópicos: 1
27-09-2013, 12:34 AM
(26-09-2013, 08:34 PM)TheShowOFF Escreveu: ''No Brasil, o que é público não é de ninguém e o que é seu a metade é do Estado.''
Putz, é a frase da minha mãe kkkkk um tempo atraz ela vivia se reclamando que ela só trabalhava pra enriquecer o estado kkkkk nunca mais ouvi algo do tipo,quando for em casa vou até perguntar pra ela se os impostos baixaram kkk
Os Babacas Transam Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (5): 1 2 3 4 5 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Empreendedorismo Bufalescos Meroplâncton 57 32,994 23-03-2020, 10:59 PM
Última Mensagem: Gustavo Garcia
  Dicas e ideias para ganhar dinheiro e empreendedorismo Smith 77 26,175 05-06-2019, 06:54 PM
Última Mensagem: CID F 32
  Empreendedorismo e liberdade financeira. Petulante 233 154,840 31-01-2017, 04:58 PM
Última Mensagem: Sauron

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo