• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Minha atitude foi viril e honrada?
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Minha atitude foi viril e honrada?
Offline ITALIANO
Punto e basta!
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
20-08-2013, 02:55 PM
Fidélis,
Leia atentamente as respostas de todos os confrades e veja como elas são parecidas. Nós estamos aqui pra te dar uma força. Sua atitude não foi a ideal para o momento e sinceramente, acredito que não de pra remediar.
Um conselho que talvez ajude, é se internar no material do N.A, reler alguns artigos básicos aqui do fórum e só então, voltar a tentar alguma estratégia mais ousada com sua namorada.
"Todas as escolhas envolvem perdas. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andarilho
Veterano
Tópicos: 26
Curtido: 4 vezes em 3 posts
20-08-2013, 03:04 PM
(19-08-2013, 06:58 PM)Fidélis Carlos Escreveu: Salve manada!

Eis-me aqui relatando mais um martírio.

Estou namorando com uma mediana a quase um mês, está tudo as mil maravilhas pois tenho sexo todos os dias sem cu doce, a mina trabalha e não depende de mim, muito pelo contrário, mas vamos ao ocorrido...

Não era você que estava afim de uma menina que você levou para uma entrevista de emprego, mas ela ficou afim do cafinha do seu colega?

Está percebendo um padrao de comportamento aqui? Suas histórias estão sempre envolvendo um "triângulo amoroso"...

Citar:Eu e minha mina temos um "amigo" em comum em nosso circulo social e, eu odeio o cidadão, pois ele e um monopolizador de conversas, se acha o dono da verdade, mangina e WK ao extremo, enfim, um lixo humano! Minha namorada sabe que eu odeio o cidadão, apenas o tolero pois ele frequenta ambientes que eu frequento diariamente. Nas ultimas semanas tenho notado que minha namorada anda conversando bastante futilidade com o cidadão, toda vez que ele faz uma gracinha ela se abre toda... dei um ultimato viril em minha namorada e disse que não queria ela de papinho com ele... pois bem, hoje chego na sala e vejo ela conversando com o cidadão, dando altas risadas - ela nem notou que eu tinha chegado -, o celular dela tocou, mas ela não quis atender, dando a entender que a conversa com o cidadão era mais importante - fiquei furioso!

Você não deu um ultimato. No ultimato você tem que deixar bem claro:
1) O que você quer (ou não quer)
2) A PUNIÇÃO que vai ser aplicada caso a condição não saia como você quiser. Pois mostra que o assunto é importante e TERÁ consequencias.
3) que você vai aplicar as consequencias custe o que custar.

Citar:Na hora de irmos para casa, ela me pergunta: "ai amor, você vai dormir comigo hoje"? Então eu disse: "chame o wesley para ir com você, já que os dois estavam dando altas risadas e de papinho". Dai eu dei as costas e fui para casa só.

Você apenas demonstrou ciumes como uma criança. Ela deve ter até gostado, pois mulher vive pra essas situações que "provocam emoções". Seu ato provocou duas coisas:

1) ela vai olhar para o amigo com um pouco mais de cuidado, pois como você teve ciumes, ela vai procurar ver com mais atenção se ele é tão bom assim a ponto de você sentir ciumes dele. Você elevou o "preço de mercado" dele a partir do momento que ficou intimidado com a situação.

2) Ela vai usar esse seu ciume como um ponto fraco. Como uma fenda na armadura. E quando ela quiser te testar/pirraçar vai atingir nesse ponto.

Citar:Mas eu estive refletindo, será que minha atitude foi de um búfalo viril ou de uma criança ciumenta? Qual a opinião dos confrades em relação a minha atitude?

Criança ciumenta, sem dúvida.

Citar:Confesso que tenho ciumes do cara com minha namorada, e talvez meu namoro acabe por causa desse ciumes.

É uma possibilidade.

Entenda. Crise de ciuminho assim é INUTIL contra a mulher. Pois você PEDE por atenção tentando faze-la se sentir culpada. Isso é tatica feminina. MULHER NAO SE SENTE CULPADA NUNCA. Culpa pressupoe Responsabilidade, e ela nunca se responsabiliza.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
20-08-2013, 03:11 PM
Simples, tá tudo invertido, você é a mulher da relação (dependente, ciumenta, segura o parceiro com o sexo) e ela é o GDR da relação (desapegado/e com foco no seu desenvolvimento pessoal).

Ou você acerta essa porra, ou vai ter que casar e ficar lavando a louça em casa pra ela ir no bar beber sossegada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
20-08-2013, 03:18 PM
(20-08-2013, 03:11 PM)Petulante Escreveu: Simples, tá tudo invertido, você é a mulher da relação (dependente, ciumenta, segura o parceiro com o sexo) e ela é o GDR da relação (desapegado/e com foco no seu desenvolvimento pessoal).

Ou você acerta essa porra, ou vai ter que casar e ficar lavando a louça em casa pra ela ir no bar beber sossegada.

Bateu pesado no confrade!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
20-08-2013, 03:50 PM
(20-08-2013, 03:11 PM)Petulante Escreveu: Simples, tá tudo invertido, você é a mulher da relação (dependente, ciumenta, segura o parceiro com o sexo) e ela é o GDR da relação (desapegado/e com foco no seu desenvolvimento pessoal).

Caramba, só faltou o Petulas dizer que a mulher vai usar uma cinta pica para comê-lo. yaoming

[Imagem: fatality.gif]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
Tópicos: 18
Curtido: 1 vezes em 1 posts
20-08-2013, 04:12 PM
Pessoal,

E qual teria que ser a reação do confrade?
Eu confesso que acho difícl ser desapegado e ao mesmo tempo deixar passar batido essas coisas.
No exemplo dele, se ele não tivesse falado nada, a namorada dele não iria interpretar que ele é "moderninho", que não se importa que ela tenha amizades masculinas, etc?

Se você se mostra territorialista, é ciumento, infantil, apegado.

Se você não demonstra nada, pode passar a impressão de que aceita esse tipo de coisa.

Qual a atitude correta, na opinião dos confrades?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline ITALIANO
Punto e basta!
**
20-08-2013, 04:22 PM
(20-08-2013, 04:12 PM)Heavy Metal Escreveu: Pessoal,

Eu confesso que acho difícl ser desapegado e ao mesmo tempo deixar passar batido essas coisas.
No exemplo dele, se ele não tivesse falado nada, a namorada dele não iria interpretar que ele é "moderninho", que não se importa que ela tenha amizades masculinas, etc?

Se você não demonstra nada, pode passar a impressão de que aceita esse tipo de coisa.

Heavy, não devemos demonstrar nada, é assim que saberemos quem é a pessoa e o que dela pode ser esperado.
Vale aquela máxima: Dar corda pra ver se a pessoa se enforca sozinha.
"Todas as escolhas envolvem perdas. Quem não estiver preparado para perder o irrelevante, não estará apto para conquistar o fundamental"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
20-08-2013, 04:35 PM
fidelis bem no começo da real, antes até mesmo de postar no fórum passei por algo semelhante.

Tava dando uns pegas numa enfermeira muito gata, mas ela vivia de papo com os outros médicos.........

....ai fui nessa de honra, de ser viril, e não oque mais e dei um últimato nela, pois ela vivia de papo com um cirurgião que eu não gostava, ela me disse o seguinte: Spectro, eu não gosto dele, acho ele simpático mas estou ficando com vc, quando vc demonstra ciúme por ele vc aumenta o valor dele na minha cabeça e rebaixa o seu.............

.....eu fiquei pensando nisso, mas mesmo assim achava uma desonra danada ela não me respeita e blá blá blá.............até que eu resolvi terminar.....

eu terminei com ela não pq ela me colocou chifre nem nada, mas eu com essa história de honra e virilidade acabei me ferrando, eu percebia que ela já não queria tanto sexo comigo, nem queria tanto me ver mais....eu percebi que eu errei, eu fui o paspalho idiota, então eu simplesmente terminei antes que eu virasse um pezinho de couve que ela pudesse mijar toda hora.......

No dia que eu terminei com ela, ela nem ligou, disse que realmente eu tinha errado muito e que se eu ficasse um mês ligando pra ela demonstrando carinho e amor ela poderia voltar pra mim....

....ai o sangue ferveu, deu vontade de mandar ir se fuder, mas eu logo pensei....calma spectro vc fez errado, vc não assimilou bem a real.......vc está no caminho errado.........

....e assim eu terminei com ela, depois de algum tempo ela ficou com esse cirurgião, mas dizem que ele já chutou ela e que ela andou pedindo meu telefone pra um amigo médico que eu proibí de passar.

Outra coisa que eu fiz foi apagar o telefone dela do meu celular, eu não gravo telefone de mulher no meu celular nunca, nem guardo de cabeça, eu só fico ligando da agenda de numeros recebidos.

E assim foi a história semelhante que eu tenho a vc, minha recomendação.......pula fora, seja homem, sofra como um homem, e aprenda a não se apegar mais a mulher nenhuma.

Força e honra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
20-08-2013, 04:38 PM
Italiano,

Mas, ao não demonstrar nada, subliminarmente você não passa a imagem de que é um moderninho corno manso que aceita tudo?
A menina é namorada do Fidélis, não é marmita.
A atitude correta é essa mesmo?

Abraços,
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
20-08-2013, 04:52 PM
Entenda fidelis, o amor feminino é diferente do masculino.

O amor Masculino é puro e verdadeiro, nós tomariamos um tiro pela nossa amada, nos brigariamos com uma gangue por ela.....

Já o amor feminino é falso, e impuro, a mulher não sente o amor masculino, ela sente essa proteção que nós fornecemos a ela, a segurança..........

....essa segurança vem na forma de dinheiro, altura, força, virilidade, velocidade, por isso elas se interessam tanto por homens bombados, fortes, ricos, altos....se vc não se tornar um homem viril de verdade nenhuma mulher vai te respeitar, oque vc tem pra oferecer a uma mulher? Ciuminho idiota? Apego? romantismo?

As mulheres também precisam de fortes emoções, não como nós que só buscamos conforto e tranquilidade.....então vc também tem que oferecer isso a elas, transar em lugares perigosos, viajar a lugares inesquecíveis.....por isso elas gostam tanto de cafas, bandidos, artistas deprimidos, fotógrafos,músicos......

Vc está sendo o homem errado para as mulheres e para vc mesmo.

Mude......veja filmes viris e veja como os homens desses filmes tratam as mulheres.......
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Prospheroide 8
Usuário Banido
*
Tópicos: 0
20-08-2013, 04:59 PM
Penso que os livros do N.A. e os artigos da Real são MESTRES.
Já ouviram aquela história de que quando o discípulo está pronto o mestre aparece?

Pois bem, muitos pegarão os livros do N.A. e os artigos da Real e não vão captar a essência rapidamente, não vão ligar nem assimilar imediatamente vários pontos importantes, não vão se identificar com muitas coisas, muitos não vão compreender pois não têm uma boa base de vivência em campo de batalha.

Isso ocorrerá porque o discípulo não está pronto, ou seja, não tomou umas porradas na vida, não se fudeu profundamente algumas vezes (ou várias) com as mulheres.

O guerreiro que chega na Real todo fudido e arranhado, ferido da batalha no sistema, e encontra o mestre (livros e artigos da Real), dá um salto muito grande e rápido, alavanca como um vulcão, revoluciona, conecta e reconhece várias verdades da teoria da Real com teu passado vivenciado sem orientação nem teoria, renasce radiante com as resposta, desipnotiza em pouco tempo e se sente mais forte e esperto do que nunca.
Ocorre uma medida de revolta e desarmonização num primeiro momento devido ao choque de ter identificado a VERDADE e não ter percebido antes por estar hipnotizado e desorientado pelo sistema. Porém, logo depois, há uma harmonização interna quase que plena. E logo dá a sensação de que o avião acaba de entrar, finalmente, na pista de decolagem da vida.

Já os mais novos e que têm acesso ao mestre antes de estarem "prontos", vão passar por um processo diferente. Vai acontecer como o companheiro que abriu este tópico. Ficará testando sem ter muita noção. Isso é natural. Faz parte do caminho do grupo que encontrou o mestre antes de estarem " prontos".

É como eu entendo essa questão.

De toda forma, estaremos aqui para ajudar uns aos outros, com respeito e fraternidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
20-08-2013, 05:03 PM
(20-08-2013, 04:38 PM)Heavy Metal Escreveu: Italiano,

Mas, ao não demonstrar nada, subliminarmente você não passa a imagem de que é um moderninho corno manso que aceita tudo?
A menina é namorada do Fidélis, não é marmita.
A atitude correta é essa mesmo?

Abraços,

A atitude correta é colocar a razão pra girar.........se as mulheres tem um hamster nós temos a razão do nosso lado........

Antes de fazer qualquer coisa extremista use a razão....quais serão as consequencias dos seu atos? Oque irá acontecer de negativo e de positivo após você tomar uma decisão.........VC TERA HOMBRIDADE SUFICIENTE PARA ASSUMIR SUAS DECISÕES.

........Quem age por puro instinto e apenas usando o sentimento está fadado ao eterno apego emocional e ao eterno desprezo das mulheres.........

O homem ideal é calado, mente pouco, é frio, mas sabe demonstrar afeto quando necessário, é sempre honesto, mas não dispensa um belo pastel de pêlo, e sabe conquistar um pastelzinho quando tá afim........assim deve ser sua exteriorização ao mundo.........não um palhaço que faz todo mundo rir ao seu redor e conversa com todo mundo que vê e fica se sentindo inferior o tempo todo.......

........tudo que acontecer na sua vida, em relação a mulheres, amigos, famliares, saiba ser frio e usar a razão....e seja sempre justo nas suas decisões.

E lembre-se a repetição traz a perfeição.....só agindo dessa forma repetidamente é que vc se tornará um homem quase próximo ao ideal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline INVESTIDOR
Búfalo
**
20-08-2013, 05:03 PM

CARALHO!!!!!!!!!!!

Que pedrada
O peixe morre pela boca, o homem pela pica - INVESTIDOR
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
20-08-2013, 05:07 PM

por partes...

1) arranjar um emprego e parar de depender da mina, se até mulher já virou independente, porque catzo ainda existem homens que não o são?

2) pé na bunda dela. Não precisa falar pra ela ir com o Wilson, simplesmente fala, "Você não é o que eu almejo como companheira!" Vira as costas e sai andando.

3) busca outra mulher, depois outra, depois outra, depois outra....

4) melhore seu emprego, faça cursos, ganha muita grana, que um dia ela vai estar lá dando risada pro o Wilson e ver você passando em um carrão e pensando, "putz, eu um dia pensei que ele é que precisava de mim....."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
20-08-2013, 05:13 PM
(20-08-2013, 05:03 PM)INVESTIDOR Escreveu: [quote='Petulante' pid='78487' dateline='1377022292']
Simples, tá tudo invertido, você é a mulher da relação (dependente, ciumenta, segura o parceiro com o sexo) e ela é o GDR da relação (desapegado/e com foco no seu desenvolvimento pessoal).

Esse petulas é bruto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
20-08-2013, 06:22 PM
Eu fiz essa pergunta porque parece que temos duas vertentes:

- Livro do Manhood Academy, que diz que devemos sempre corrigir, punir, orientar, demonstrar que ela está errada, pois sozinha, ela nao conseguirá entender, é como uma criança.

- NA, que diz que devemos dar corda para ver quem a pessoa realmente é.

A impressão que fico é que, no mundo atual, se voce der corda, QUALQUER mulher vai deixar o lado obscuro aflorar a niveis inimaginaveis.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago
Veterano
Tópicos: 20
Curtido: 2 vezes em 2 posts
20-08-2013, 06:31 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2013, 06:33 PM por Tiago.)

A atitude era cumprir o ultimato, só isso.

(20-08-2013, 06:22 PM)Heavy Metal Escreveu: Eu fiz essa pergunta porque parece que temos duas vertentes:

- Livro do Manhood Academy, que diz que devemos sempre corrigir, punir, orientar, demonstrar que ela está errada, pois sozinha, ela nao conseguirá entender, é como uma criança.

- NA, que diz que devemos dar corda para ver quem a pessoa realmente é.

A impressão que fico é que, no mundo atual, se voce der corda, QUALQUER mulher vai deixar o lado obscuro aflorar a niveis inimaginaveis.

Em ambos os casos, a palavra de ordem chama-se autoridade. O blefe com o ultimato é a perda de autoridade. Fracasso tanto por um quanto por outro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fidélis Carlos
Usuário Banido
*
Tópicos: 5
20-08-2013, 07:46 PM
Calma ai pessoal, não precisam pegar pesado comigo, não sou perfeito, tenho sentimentos que não são fáceis de serem suprimidos.

Em relação a minha dependência financeira a minha namorada, quero esclarecer que eu trabalho, ganho pouco comparado ao salário dela, só que essa dependência e proposital, pois uma das coisas boas que aprendi na real e justamente economizar meu dinheiro para gastar somente comigo; assim eu fico colocando a minha namorada nas alturas, para ela pagar a conta nas saídas.

Eu tive uma conversa com ela ontem, depois transamos e voltamos ao normal. Ela me disse que eu preciso confiar mais nela, e que ela só gosta de mim, que o resto não interessa, blá, blá, blá.. fingi que acreditei, mas o pouco que eu sentia por ela acabou ali.

Agora vou usá-la o máximo que puder. Pedi para passar uns tempos na casa dela, assim economizo no aluguel, água, luz comida, e vou levar até onde der. O importante e que depois do que li aqui, abri minha mente. Quando eu não precisar mais dela eu jogo a bomba ninja.

Obrigado a todos os confrades que sempre mando a real quando eu preciso. Vocês estão sendo o pai que eu nunca tive.

Mais uma vez, obrigado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. T
Veterano
Tópicos: 42
Curtido: 4 vezes em 3 posts
20-08-2013, 07:55 PM
(20-08-2013, 02:39 PM)Tiago Escreveu: Não cumpriu o ultimato, mostrou ciuminho, elevou o ego da mulher, é dependente dela financeiramente e diz que não está apegado.

HAHAHAHAHA

Prefiro acreditar que é fake.

Ou isso é verdade, ou ele tem uma daquelas raras mulheres companheiras, como a mulher do Mr. T que segurou ele quando ele mais precisava. Não é o caso de ser mulher exceção, não existe tal coisa, mas daquele raro tipo de mulher companheira que dificilmente se encontra nos dias atuais.

Vejamos em que vai dar...

Obrigado pela lembrança, confrade.
E sim, - É vero(seu pensamento): NÃO EXISTE MULHER EXCEÇÃO.
Ainda mais hoje em dia, - com a moralidade indo pelo ralo - é mesmo raro se deparar atitudes e apoio feminino sem que haja algum interesse/jogo/manipulação implícito na cena do casal.

E quanto à minha companheira(atual): Agradeço muito pelo que ela fez.
Quando a conheci estava no final do tratamento - mas saibam que acompanhar o processo de uma pessoa com lábio leporino, é realmente doloroso(triste mesmo, por assim dizer.).. enfim..

Muitos já me perguntaram o que eu realmente tive, então, aí vai...
Esse é um "exemplo" de como eu nasci:

[Imagem: labio2.JPG]

E é assim, exatamente como sou hoje:
[Imagem: celebs_have_imperfections_too_640_01.jpg]

No mais,
Ao confrade que postou o tópico>:
O mundo não é feito somente de raios de sol e arco-íris, é um lugar duro e maldoso e não importa o quanto você ache que é forte, ele sempre vai te deixar de joelhos e te deixar assim permanentemente se você permitir. Nem você nem ninguém vai bater tão forte como a vida.
Não dependa financeiramente de ninguém.
- Não renda seu futuro à algo que não possa controlar.
Mas isso não é sobre o quão forte você bate, mas sim -
o quão forte você aguenta ser golpeado e seguir adiante...

Força e HONRA confrades!
*E desculpem por contar um pouco de minha história no meio do tópico.
(Apenas, aproveitei o ensejo)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
20-08-2013, 08:20 PM
(20-08-2013, 07:46 PM)Fidélis Carlos Escreveu: Calma ai pessoal, não precisam pegar pesado comigo, não sou perfeito, tenho sentimentos que não são fáceis de serem suprimidos.

Em relação a minha dependência financeira a minha namorada, quero esclarecer que eu trabalho, ganho pouco comparado ao salário dela, só que essa dependência e proposital, pois uma das coisas boas que aprendi na real e justamente economizar meu dinheiro para gastar somente comigo; assim eu fico colocando a minha namorada nas alturas, para ela pagar a conta nas saídas.

Eu tive uma conversa com ela ontem, depois transamos e voltamos ao normal. Ela me disse que eu preciso confiar mais nela, e que ela só gosta de mim, que o resto não interessa, blá, blá, blá.. fingi que acreditei, mas o pouco que eu sentia por ela acabou ali.

Agora vou usá-la o máximo que puder. Pedi para passar uns tempos na casa dela, assim economizo no aluguel, água, luz comida, e vou levar até onde der. O importante e que depois do que li aqui, abri minha mente. Quando eu não precisar mais dela eu jogo a bomba ninja.

Obrigado a todos os confrades que sempre mando a real quando eu preciso. Vocês estão sendo o pai que eu nunca tive.

Mais uma vez, obrigado.

Cuidado para não configurar uma união estável.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (5): « Anterior 1 2 3 4 5 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  O Complexo da Mulher Honrada Conrad 69 28,920 19-04-2018, 03:44 PM
Última Mensagem: Wild
  Ester uma mulher honrada Spectro 9 5,640 06-12-2013, 08:39 AM
Última Mensagem: Aquiles
  Mudança de Atitude São Jorge 18 8,136 07-10-2013, 03:50 PM
Última Mensagem: user
  Essa é honrada Professor 38 16,288 09-07-2013, 10:06 PM
Última Mensagem: sarajevo
  Louvável atitude do Petulas... Sendman 33 18,143 01-12-2012, 11:19 PM
Última Mensagem: otavianoaugusto1

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo