• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Engenharia versus Curso Técnico + Aperfeiçoamentos
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Engenharia versus Curso Técnico + Aperfeiçoamentos
Offline Máskara
Búfalo
**
Tópicos: 14
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
14-08-2013, 12:13 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-11-2013, 04:42 AM por Máskara.)
Pessoal, estou passando por um momento de grande decisão em minha vida.
Preciso decidir qual rumo tomar.
É o seguinte:
Sempre quiz fazer engenharia mecânica em uma universidade pública de qualidade, no entanto ainda não passei em uma pública no lugar em que eu gostasse.

Estou com uma dúvida cruel: Investir no aperfeiçoamento(inglês+outros cursos profissionalizantes) ou ingressar em uma faculdade de ponta?

Isso aqui me deixa com a pulga atrás da orelha quando eu penso em fazer engenharia:
-5 anos se matando sem dinheiro.
-Greves (Em caso de universidade públicas)
-Trabalho: Numa universidade pública, será que terei tempo???

Gostaria de ser independente financeiramente, penso que uma opção boa seria ingressar em uma Faculdade Privada à noite e trabalhar de dia.
O que vocês me sugerem???
TKS.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sr. Finch
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
14-08-2013, 12:26 AM
Sem inglês você não avança.
Faça inglês, cursos (softwares) e tente entrar numa boa universidade neste meio termo (SISU tá ai)

Publicas você pode fazer pesquisas e ganhar $ mais que em estagio xD kkkkkk

Para você:
Trabalha em universidade publica?
Então tem cursos de idiomas no campus, como funcionário tu deve ter desconto.
Fora que toda publica tem alunos que fazem cursinho pré vestibular, se envolva como aluno, normalmente só paga o valor das apostilas.

Boa sorte!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
14-08-2013, 01:03 AM
O inglês é essencial!! Faz 3 anos que estou sem estudar inglês. (Meu inglês é nivel básico, não deu para eu terminar o intermediário).
Tá aí uma forma de se sustentar quando se estuda em uma universidade pública: Pesquisas!!

Surgiu oportunidades de estágio em uma empresa, eu arreguei!
O estágio tem suas vantagens(networking, novas experiências e talz), mas o salário PQP!! Além do mais precisava de tempo para estudar para o ENEM.

O que vocês acham de fazer uma Faculdade Privada à noite e trabalhar de dia como técnico??

Como assim:
''Fora que toda publica tem alunos que fazem cursinho pré vestibular, se envolva como aluno, normalmente só paga o valor das apostilas.''
- Se a pessoa está na faculdade pra quê cursinho???
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
15-08-2013, 12:04 AM
Alguém da área poderia me dar uma luz??
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
15-08-2013, 12:34 AM
Confrade Mecânico,

Eu sou da área de humanas mas vou dar o meu pitaco.

Curso técnico: A grande vantagem, via de regra, é a rápida colocação no mercado de trabalho com uma remuneração até que razoável (pelo menos na minha cidade é assim). Seghundo que o tempo de curso no geral é mais curto, o que te da um "diploma" mais rápido e lhe permite avançar na carreira fazendo a sonhada engenharia (já com uma boa base e talvez um emprego bom) ou então ir se especializando com outros cursos. COmo a maioria dos técnicos não é período integral você consegue aperfeiçoar seu ingês nesse tempo.
conclusão: EM 2/3 anos pode ter um profissão que tem uma remuneração boa para início de carreira, com dedicação já vai ter inglês intermediário/avançado (o que abre portas), e vai ter maturidade para analisar o próximo passo da sua carreira.

Engenharia: Se você estudar em uma UF o curso, na maioria das vezes, é período integral, consumindo todo seu tempo durante 5/6 anos. Isso te retira do mercado de trabalho por um bom tempo, se precisa trabalhar de imediato pode ser um ponto negativo. Em contrapartida, o país carece de engenheiros e a formação é superior, o futuro vai ser promissor. Tenho conhecido que ganha 1600 reais com bolsa em uma UF, mas é bolsa de pesquisa p/ mestrado.
conclusão: Colocação no mercado de trabalho costuma não ser imediata, dificuldade de conciliar com outras atividades. Se tiver tempo de se dedicar nos estudos, não precisar trabalhar pesado, talvez seja a melhor escolha.

A grande sacada é aproveitar as oportunidades.

ENEM, SISU, SISUTEC, PROUNI (se preencher os requisitos).

Foque nos estudos, incorpore o sovina life style (estou tentando essa parte), e será recompensado adiante.

Um abraço e sabedoria na escolha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
15-08-2013, 09:31 AM
Faz MEC na federal em SP?? Prazer sou ex aluno de ELO!

Te digo o seguinte, um curso técnico é ótimo pra te ajudar a pagar os estudos de nível supoerior, e ser o fodão na faculdade, sem precisar pedir arrego quando aparecer matéria técnica.

Então fica tranquilo e não deixe de fazer a Facu.

Quanto ao inglês, se você for solteiro e não tiver nada que te prenda aqui, faz um intensivo de dois meses, mete a mochila nas costas e vai lavar prato lá fora. Em 10 meses tu volta fluente. (1 ano de investimento não é nada na tua idade)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Máskara
Búfalo
**
15-08-2013, 11:08 AM
Petulante, não estudo no IFSP. Estou em uma IF#* de uma cidade do interior do sudeste. Você fez estágio quando cursou eletrônica no IFSP? Está trabalhando na área ou está estudando? vlw.

Então como estou na reta final do curso, falta só mais um período(3/4), pois meu curso não é integrado ao ensino médio.
Devo passar um desengripante no meu inglês, e quem sabe nas férias quando ingressar na faculdade, vou fazer um intercâmbio!!

FATO: ''ser o fodão na faculdade, sem precisar pedir arrego quando aparecer matéria técnica.'' -----> Os professores presumem que você já tenha conhecimento na área. É complicado: A grande maioria das pessoas que entram na engenharia não tiveram experiências na área que ingressaram (nunca apertaram um parafuso, nunca pegou num tijolo e nem desencapou um fio de eletricidade), o porquê? Porque muitos faziam só estudar, nunca precisaram dar um prego no sabão!!! [MUITOS ENTRAM NESSES CURSOS POR STATUS TAMBÉM, E NÃO POR GOSTAR!]
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Engenharia Brutus 53 13,196 16-01-2018, 02:58 AM
Última Mensagem: DiCaprio
  BACEN Tecnico Area 2 Seguranca Inst. 1001 Test Drives 7 3,392 21-08-2013, 01:20 PM
Última Mensagem: Solomon
  Livros de Engenharia Homem Sem Medo 1 1,673 10-10-2012, 06:01 PM
Última Mensagem: WildHorse

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo