• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Desenvolvimento Espiritual, por onde começar?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Desenvolvimento Espiritual, por onde começar?
Offline Dank
Búfalo
**
Tópicos: 14
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
03-09-2013, 05:24 PM
Boa Noite Confrades,

Gostaria de iniciar uma discussão sobre o tal do desenvolvimento espiritual que por vezes é citado nos textos da REAL.
Tenho uma vaga(bem vaga) impressão sobre esse assunto e gostaria de melhorar-la.

Para mim, desenvolvimento espiritual tem a ver com manter um estado de espiríto estável em relação às dificuldades da vida,
algo como não se irritar por besteiras, seguir um código de ética que lhe permita dormir tranquilamente a noite, ou mesmo aliar as suas expectativas com a realidade. Ou seja, ter uma saúde mental saudável.

Partindo desse conceito, que passos devemos dar para iniciar a nossa jornada espiritual?

Deve-se buscar livros específicos sobre o assunto(se puderem citar recomendações, agradeceria), ou a vida vai nos ensinar da maneira como ela sabe melhor, com porradas violentas?

Utilizo essa abordagem da vida nos ensinando, porque recentemente tive uma reflexão poderosa sobre o que as experiências que passamos nos agregam como seres humanos, e a acredito ter montado uma teoria que se baseia em alguns princípios, estes são:

- A locomoção de ambientes;
- A adaptação em relação às novas situações;
- O pensamento realista;

Para explicar melhor, cito o romance do Musashi. Onde um garoto orfão, sai expulso de sua cidade em busca de desenvolvimento pessoal e através de boas e más experiências se torna o maior samurai de todos os tempos. (para mais detalhes, leiam os dois livros do Musashi, 2000 págs muito bem escritas)

Se analisarmos a vida de Musashi, vemos esses três princípios que falei. Musashi era uma samurai sem suserano(rounin) e ele não tinha residência fixa, logo ele sempre estava se locomovendo, não criando raízes e aprendendo tudo sobre os lugares que passava. Além das movimentações, Musashi também duelava com oponentes(muitos oponentes), e para garantir sua sobrevivência, seu estilo era adaptável, respondendo as dificuldadeS que lhe eram apresentadas. Ainda assim, o mérito do Musashi não pode ser dado com base nesses dois princípios apenas, e sim no principal, o fato de ser um homem pensante, que age com prudência e coragem, quebrando conceitos pré-estabelecidos e definindo uma interpretação própria dos acontecimentos.

Acredito que muito de meu aprendizado, se deva a esses princípios e a leitura de grandes obras.

Os senhores concordam com meu pensamento? Acharam-o incompleto? Ajudem-me a deixa-lo completo.

Att.

Dank
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
03-09-2013, 06:00 PM
Citar:Para mim, desenvolvimento espiritual tem a ver com manter um estado de espiríto estável em relação às dificuldades da vida,
algo como não se irritar por besteiras, seguir um código de ética que lhe permita dormir tranquilamente a noite, ou mesmo aliar as suas expectativas com a realidade. Ou seja, ter uma saúde mental saudável.

"Dentro de mim, existem dois lobos:
O lobo do ódio e o lobo do amor.
Ambos disputam o poder sobre mim.
E quando me perguntam qual lobo é vencedor,
respondo:
O que eu alimento"

Sua mente é a ilustração do que permeia sua alma, o que você tem dado para si mesmo? Tem se amado ou tem se culpado e torturado? Eu sou um cara que por mais que passasse por algumas tribulações sempre me mantive firme. Isso foi resultado de batalhas espirituais que travei e que pela misericórdia de Deus eu venci. O desenvolvimento espiritual está sim relacionado a experiência de vida, por isso os idosos têm tanta sabedoria e controle espiritual. Vide a palavra que indagamos quando alguém tem um maior controle de seu espírito, "amadurecimento". Quando você atinge um estado de espírito forte e saudável você é alguém mais maduro, que cresceu e está pronto para uso. Isso vêm das batalhas, das derrotas e vitórias que você consegue. Isso é até certo ponto meio batido, acho que sua questão é adquirir conhecimentos estratégicos sobre essa espiritualidade.

Tal qual o proverbio que citei, se tem algum conselho que poderia te dar para purificar teu espírito é: Fuja do que e imundo. Não sei seu credo, mas pra mim a Bíblia é uma fonte sem par para a questão do desenvolvimento espiritual. Então eu te indicaria a Bíblia como começo, especialmente as cartas de Paulo.

Com os conhecimento Realísticos, confesso eu que agora mais do que nunca tenho firmeza no meu pensar e no meu agir. O desenvolvimento Espiritual, assim como todos os outros é a síntese de buscar conhecimento da área e aplicá-los. Isso vai te gerar a experiência necessária e a certeza de estar no caminho certo.

Espero ter ajudado, abraço confrade. Força e Honra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
03-09-2013, 06:22 PM
Escolha uma religião e a siga.

Sabendo que ser crente é a coisa mais dificil que tem, muitas restrições e você sofre preconceito demais.

Eu estou frequentando uma igreja, vou todo domingo, o pastor sempre prega coisas interessantes, e ele é um cara muito inteligente.

Minha fé vem do conhecimento, gosto de ler sobre teologia, e sinto que muita coisa na minha vida mudou, principalmente na parte psicológica, o pastor chama isso de cura psicológica de Deus.

Ele não é daqueles pastores malucos que ficam pedindo dinheiro, ou dizendo por ai que Deus cura câncer, ele diz que Deus dá ao homem livramento, sobre as coisas mundanas que atrasam o desenvolvimento pessoal, como a necessidade de fêmeas, de beber, de balada, carência emocional.......

Ou seja a cura psicológica é algo que só quem passou pode relatar, eu digo que estou passando, não sei explicar oque é, mas sempre que vou a igreja ou quando o pastor vem na minha casa pra gente jogar um fifa 13 e a gente troca uma idéia, faz umas orações, eu fico renovado, mais preparado pra vida sem carências e necessidades mundanas........

Foi são tomás de aqui uma vez que disse: O mundo é o livro do criador, você não o vê, mas sabe que ele existe pois está lendo sua obra, e apartir daí vc pode julgar se o autor é uma pessoa boa ou má.

E ele disse também: Não acredito em milagres, mas estar com Deus faz bem para o meu pisológico (era algo tipo isso, não lembro bem ao certo....mas foi isso que ele disse e ele tinha razão.)

Ou seja, espiritualidade é uma jornada solitária, cada um deve procurar a sua e sentir oque for pra sentir.

O importante é tirar algum proveito desta jornada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Lupercus
Búfalo
**
Tópicos: 23
03-09-2013, 08:41 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2013, 08:42 PM por Lupercus.)
Vamos lá...

Citar:Se analisarmos a vida de Musashi, vemos esses três princípios que falei. Musashi era uma samurai sem suserano(rounin) e ele não tinha residência fixa, logo ele sempre estava se locomovendo, não criando raízes e aprendendo tudo sobre os lugares que passava. Além das movimentações, Musashi também duelava com oponentes(muitos oponentes), e para garantir sua sobrevivência, seu estilo era adaptável, respondendo as dificuldadeS que lhe eram apresentadas. Ainda assim, o mérito do Musashi não pode ser dado com base nesses dois princípios apenas, e sim no principal, o fato de ser um homem pensante, que age com prudência e coragem, quebrando conceitos pré-estabelecidos e definindo uma interpretação própria dos acontecimentos.

Concordo contigo em todos os pontos, indo além e resumindo isso na "lei da necessidade" - teoria pessoal, muito parecida com a sua -, temos muito a aprender com histórias assim, e logo que passar o enem irei procurar esses livros para ler.

Lendo essa história me recordei de um filme que é 99% idêntico a essa história, e só se difere no fato de que o personagem ao invés de samurai se tornou um lutador, porém é exatamente idêntica a julgar pelas características que você citou.

Filme completo: http://www.youtube.com/watch?v=a7Rc3O58KkA

Quanto a espiritualidade exponho minha opinião, que é a seguinte; O homem deve sim desenvolver o seu espírito, e cada homem deve buscar a melhor maneira para o fazer. Em geral as religiões mais difundidas são como facilitadores neste processo, e servem para uma grande quantidade de homens, outros se encontram em outras religiões ou até mesmo fora delas.

Acredito que a espiritualidade possa ser melhorada de uma maneira muito pessoal e de acordo com o que a pessoa se identifique, alguns se tornam ótimas pessoas sendo evangélicos, católicos, islâmicos, budistas ou seguindo qualquer outra religião independente das crenças desta. E existem também aqueles que se encontram em outros lugares, como por exemplo, na natureza, nas lutas marciais ou em qualquer coisa que se adeque ao homem. Eu por exemplo, me encontrei espiritualmente com os lobos, e aprendi a trabalhar o meu espírito assim - é algo novo e que estou desenvolvendo-, mas me encontrei.

Citar:"Dentro de mim, existem dois lobos:
O lobo do ódio e o lobo do amor.
Ambos disputam o poder sobre mim.
E quando me perguntam qual lobo é vencedor,
respondo:
O que eu alimento"

Adoro esse provérbio, e ressalvo que a interpretação dele é ampla e se estende além de subpujar o mal, pode-se entender o amor e o ódio constituindo o equilíbrio. Em alguns momentos de necessidade devemos sim, alimentar o lobo mau, e em seguida voltar a imperar com o lobo bom.
Um homem só é homem quando vence seus medos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tony Montana
Búfalo
**
Tópicos: 0
03-09-2013, 09:15 PM
Pra mim religiosidade difere bastante de espiritualidade, a menos que esta religião tenha mais a ver com a natureza ou/e busca da compreensão do eu interior, que algo "sobrenatural" digamos assim.
Concordo com seu pensamento confrade,acompanho o mangá Vagabond sobre a história de Musashi e recomendo, muito bom.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
03-09-2013, 10:06 PM
Já dei esse conselho antes, mas vamos lá:

1) Siga uma religião. Evangélica, católica, budista, induísta, qual falar mais ao seu coração. Só não recomendo ficar pulando de galho em galho, tipo aqueles caras que ficam 6 meses em cada denominação. Escolha uma e siga;
2) Foque nos ensinamentos sobre a paz. Ter paz de espírito é algo que não tem preço;
3) Aprenda a doutrina e os porquês da sua crença;
4) Ame a Deus acima de tudo; depois a si mesmo, e ao próximo como a si mesmo;
5) Esqueça os outros: você está lá para crescer espiritualmente, e não para policiar a vida alheia. Assim como numa academia, há quem vá para treinar sério, e aqueles que nem sabem por que estão lá;
6) Fuja dos micos: igrejas que pregam prosperidade e vida fácil, falam mais do 'demo' do que de Deus, o pastor é um curandeiro, e assim por diante.

Boa sorte!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline ohomemquecopia
A Real é na pexera
**
Tópicos: 12
03-09-2013, 11:04 PM
Bom amigo, a meu ver o Desenvolvimento Espiritual se baseia na crença de que o mundo não é apenas o material, que a vida não acaba com a morte, e que há um ser (ou seres superiores) a ti; se acredita nisso já deu o primeiro passo.O segunda passo consite em entender esse ser superior, e a vida pós-morte.Por exemplo através do entendimento de Deus nós cristãos aprendemos a amá-lo,e desenvolvemos um senso de responsabilidade para com ele.Os pagãos, por exemplo, tem um concepção mais ultilitarista de Deus (ou deuses), eles o invocam apenas porque precisam dele (s),não nutrem sentimentos por ele.

Através da minha busca por Deus, cheguei na religião Católica, a qual acredito ser a única verdade,e o único meio de salvação.Sigo a Deus, pois aprendi a ama-lo, confio totalmente nele e em sua Igreja, e tenho responsabilidades para com ele.Ao buscar uma religião,pelo menos uma abraaniaca (religiões que tem o mesmo Deus de Abraão: judaísmo, cristianismo, islamismo) , saiba que inicialmente será bem pouco lucrativo, você terá muita responsabilidade, muitos limites, terá de pisar em seu orgulho, mas ao longo do caminho encontrará suas recompenças e se perseverar até o fim, receberá a maior de todas as recompenças.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline ohomemquecopia
A Real é na pexera
**
Tópicos: 12
03-09-2013, 11:12 PM
(03-09-2013, 09:15 PM)Tony Montana Escreveu: Pra mim religiosidade difere bastante de espiritualidade, a menos que esta religião tenha mais a ver com a natureza ou/e busca da compreensão do eu interior, que algo "sobrenatural" digamos assim.
Concordo com seu pensamento confrade,acompanho o mangá Vagabond sobre a história de Musashi e recomendo, muito bom.

Na verdade, penso eu, o que você Tony Montana define como espiritualidade, é uma das características das religiões orientais.Os orientais, buscaram chegar ao "ser superior" através da sabedoria, entendendo a si mesmos e seu meio.Já nas religiões vindas de Abraão, ouve a característica da revelação, existe a crença de que Deus se manifestou ao homem e mostrou como o conhecer e o agradar.

Como nas religiões Orientais, não há a característica dessa "iniciativa" por parte de um "ser superior", houve essa busca por parte das pessoas a ele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
04-09-2013, 05:38 AM
Gosto de falar que é um habilidade, a habilidade de encarar situções dificeis da mesma forma que as prazerosas
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
04-09-2013, 08:38 PM
(03-09-2013, 10:06 PM)Mr. Black Escreveu: Já dei esse conselho antes, mas vamos lá:

1) Siga uma religião. Evangélica, católica, budista, induísta, qual falar mais ao seu coração. Só não recomendo ficar pulando de galho em galho, tipo aqueles caras que ficam 6 meses em cada denominação. Escolha uma e siga;
2) Foque nos ensinamentos sobre a paz. Ter paz de espírito é algo que não tem preço;
3) Aprenda a doutrina e os porquês da sua crença;
4) Ame a Deus acima de tudo; depois a si mesmo, e ao próximo como a si mesmo;
5) Esqueça os outros: você está lá para crescer espiritualmente, e não para policiar a vida alheia. Assim como numa academia, há quem vá para treinar sério, e aqueles que nem sabem por que estão lá;
6) Fuja dos micos: igrejas que pregam prosperidade e vida fácil, falam mais do 'demo' do que de Deus, o pastor é um curandeiro, e assim por diante.

Boa sorte!

Devidamente anotado!Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline aquelecara
Búfalo
**
Tópicos: 25
04-09-2013, 10:25 PM
[Imagem: Epikur.jpg]

Filosofia, confrades, não se esqueçam da filosofia.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [REFLEXÃO] Armadura Espiritual São Jorge 7 2,860 29-09-2016, 05:50 AM
Última Mensagem: David X
  Por onde começar o desenvolvimento pessoal? barãozin 15 6,233 06-05-2016, 07:36 PM
Última Mensagem: Aquiles
  8 Formas de começar o dia como um vencedor Aquiles 4 2,462 06-12-2015, 09:39 PM
Última Mensagem: Odysseus
  Desenvolvimento espiritual/emocional - Olavo de Carvalho Sedsage 4 2,312 04-12-2013, 05:16 PM
Última Mensagem: Meroplâncton
  Tem jeito? Desenvolvimento, por onde começar?? Apache 11 5,387 24-06-2013, 09:11 PM
Última Mensagem: Gmct

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo