• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Sovinice / Frugalidade
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Sovinice / Frugalidade
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
26-06-2013, 09:25 AM
Gostei do que li e resolvi compartilhar com os confrades;

Frugalidade (Blog do médico investidor)

Citar:Frugalidade - parte 1
Hora de falar do ponto mais importante para a nossa aposentadoria: frugalidade. Esse tópico vai ser dividido em partes por ser muito extenso e importante.

O que é frugalidade? Vamos partir de alguns exemplos:

1- Galera reunindo para sair para comer. Escolhem um lugar caro. Você não vai por que é caro, embora tenha 100k no banco. Isso é ser sovina.

2-Você decide cozinhar em casa suas refeições diárias para evitar almoçar em restaurantes, economizando cerca de R$10 por refeição. Isso é ser frugal.

Frugalidade é fazer escolhas sem se privar das coisas. É manter (ou até aumentar) sua qualidade de vida gastando menos. É usar a cuca.

Ser sovina é se privar de tudo. É fazer escolhas que economizam dinheiro mas levam junto sua qualidade de vida. Pode ser válido? Até pode, mas não acredito em felicidade por esse caminho.

Aqui vou entrar em um ponto polêmico: sua felicidade NÂO depende das coisas que você possui, e muito menos de quanto dinheiro você gasta. Ela depende de um equilíbrio entre saúde, diversão, produtividade e descanso. Todas essas coisas podem ser muito caras ou muito baratas, mas no final vão te trazer o mesmo grau de satisfação.

Quem é mais feliz? Alguém que vai ao Outback e gasta R$100 por pessoa ou alguém que faz um churrasco em casa (com um bom churrasqueiro amador) e gasta R$50 por pessoa? Provavelmente os dois tiveram o mesmo grau de diversão e felicidade, mas um saiu na frente financeiramente. Isso é ser frugal.

"Ah, mas você tem pratos pra lavar, e tem o trabalho de fazer o churrasco" Poxa, por acaso você é deficiente ao ponto de não conseguir fazer um churrasco COM os amigos? Não tem acesso a internet para ler sobre como se faz uma carne decente? Não há desculpa pra isso, a não ser preguiça e, se você quer se aposentar cedo, vai precisar deixa-la para lá.

A frugalidade precisa fazer parte da vida de uma pessoa que quer se aposentar cedo. Ela tem um efeito duplo nas suas finanças: faz sobrar mais dinheiro para os investimentos E diminui a quantidade de dinheiro necessário para a independência financeira. Ela pode até te ajudar a atingir o nível dos ultra-ricos, desde que você esteja disposto a seguir por esse caminho.

Essa ideia é tão importante que vai ganhar um post próprio. Mas lembre-se: você vai se aposentar mais cedo se precisar de menos dinheiro para manter as contas em dia. A partir desse ponto você pode fazer o que quiser. Pode até se tornar ultra-rico, se quiser. Mas ela abre muitas opções para você. Se você não gosta do seu trabalho deve seriamente considerar essa possibilidade.

Eu estou no processo de montar minha própria casa. Quero um lugar bem frugal, que me permita ter todos os confortos da classe média-alta brasileira mas que custe 50% dos gastos habituais dessa classe. Possível? Claro que sim, mas você tem que ser frugal e usar a cuca.

Aqui vai um exemplo: Na minha casa não vai ter TV a cabo. "Poxa, mas eu não consigo viver sem meus 500 canais". Você merece um chute do saco por pensar assim. TV é um tempo perdido. Tem muita coisa mais divertida do que TV para se fazer, tem muitas coisas mais produtivas do que TV, e tem muitas coisas que não vão te deixar um gordo rabugento para se fazer no tempo em que estava vendo TV. Veja bem, TV diariamente está proibida daqui para frente. Você é frugal lembra?

Não precisar de TV (preciso falar que telefone fixo é inútil na vida moderna? Celulares são muito melhores e podem ser muito mais baratos) vai tirar da sua despesa mensal uns 250 reais por mês, considerando um combo HD. Você pode contratar uma boa internet por R$50, gerando uma sobra mensal de R$200. Esse dinheiro investido a uma taxa de 4% ao ano acima da inflação por dez anos vai virar cerca de 30k. Além disso você vai estar ganhando saúde.

"Ah, mas eu vou sentir falta dos meus programas favoritos." Você pode assistir tanta coisa de graça no youtube hoje em dia... Basta selecionar o tema que você quer e as opções vão surgir. Use a cuca, e você vai poder manter sua qualidade de vida sem gastar esse dinheiro.

"30k não é muita coisa". Cara, você pode considerar esse dinheiro como triplicado. Se você não vai gastar R$250, mas sim R$50 por mês para assistir a filmes e programas de TV no seu computador sua aposentadoria acaba de custar 200 reais a menos por mês. Vai precisar de 60K a menos na sua meta considerando uma retirada de 4% anual. Você está juntando 30k e precisando de 60k a menos para se aposentar, ou seja, o valor total dessa mudança frugal é 90k. Isso é muito dinheiro. E estamos falando apenas de UMA conta de casa. Ainda iremos destrinchar várias outras. E convenhamos, ficar sem TV está longe de ser difícil ou diminuir a sua qualidade de vida. Provavelmente ela vai até aumentar, pois você vai colocar outras atividades de lazer, provavelmente muito mais saudáveis.

Vou ficar por aqui nessa parte, mas ainda vamos falar muito sobre frugalidade e sobre como manter uma estrutura de classe média gastando menos da metade do que as pessoas acham necessário. Já começamos com uma redução de 60%!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
Tópicos: 3
Curtido: 1 vezes em 1 posts
26-06-2013, 11:12 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-06-2013, 11:25 AM por John_Reese.)
Uma coisa te falo.

Quem vai em uma churrascaria tem mais variedade mas as vezes não se diverte mais do que que faz o bom e velho churrasco caseiro com cerveja a vontade.

TV - Com a popularização do conteúdo sob demanda removi o pacote de canais de filmes da net e só deixei o básico e notícias, me deu uma economia mensal de aprox. 200 reais e nem precisa ser em HD, não assisto muita TV.

Da net pagava R$ 50 de assinatura de telefone com franquia, porém ninguem nunca me ligou no telefone de casa, mandei remover a franquia e só recebo ligações por ele já que para fazer tenho um celular de cada operadora e um nextel.

Normalmente quando dá vontade de ver algum filme, baixo no note e conecto ele na TV via cabo hdmi.

250 Reais com tv e telefone pode parecer pouco, mas em 1 ano dá 3.000 reais.

Não perdi em nenhum momento a qualidade de vida, apenas eliminei a gordura desnecessária do orçamento.

Comida

Antes fazia compra de 700, 800, até 1000 reais, em grande maioria comprava congelados, besteiras e bebidas.

Passei a eliminar a alimentação ruim, doces e comprar coisas mais saudáveis, comida normal, minha compra abaixou para 400 reais.

Estou ainda no sexto mês, mas a média de economia entre 300 e 500 reais por mês. ou média de economia de 4.000/ano.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
26-06-2013, 11:27 AM
(26-06-2013, 11:12 AM)John Reese Escreveu: Comida

Antes fazia compra de 700, 800, até 1000 reais, em grande maioria comprava congelados, besteiras e bebidas.

Passei a eliminar a alimentação ruim, doces e comprar coisas mais saudáveis, comida normal, minha compra abaixou para 400 reais.

Estou ainda no sexto mês, mas a média de economia entre 300 e 500 reais por mês. ou média de economia de 4.000/ano.

Pior q eu também fazia muito disso.

Não tou cortando tanto gasto nessa parte (na vdd nas compras em supermercado tou até gastando mais...) mas a qualidade das compras melhorou demais.

Antes enchia o carrinho de cerveja e besteiras. Agora pego mais é iogurte natural (da última vez q fui fazer compra devo ter torrado uns 50 conto em iogurte. e pretendo torrar outro tanto esse fds rs), leite, biscoitos mais "magros", queijos magros, esses tipos de coisas.

Ainda compro uns salgadinhos, mas são bem menos e dou preferência para aquelas versões mais "saudáveis" deles.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
26-06-2013, 11:37 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-06-2013, 11:41 AM por John_Reese.)
(26-06-2013, 11:27 AM)barão_kageyama Escreveu:
(26-06-2013, 11:12 AM)John Reese Escreveu: Comida

Pior q eu também fazia muito disso.

Não tou cortando tanto gasto nessa parte (na vdd nas compras em supermercado tou até gastando mais...) mas a qualidade das compras melhorou demais.

Antes enchia o carrinho de cerveja e besteiras. Agora pego mais é iogurte natural (da última vez q fui fazer compra devo ter torrado uns 50 conto em iogurte. e pretendo torrar outro tanto esse fds rs), leite, biscoitos mais "magros", queijos magros, esses tipos de coisas.

Ainda compro uns salgadinhos, mas são bem menos e dou preferência para aquelas versões mais "saudáveis" deles.

Sou sozinho, almoço na rua e janto em casa as vezes, não sempre, não via necessidade de uma compra de 1k e metade disso em besteiras, eliminei congelados, doces, etc, coisas que só fodem com a saúde.

Também percebi que não usava a terça parte do que eu comprava, a maioria estragava ou vencia e ia pro lixo.

Tinha uma cozinheira que deixava pronto, mas foi outra coisa que cortei também agora eu mesmo faço minha comida quando quero jantar em casa ou minha namorada [pac-b] faz quando ta aqui, menina prendada cozinha bem pra caramba, agora só tenho uma senhora que passa 2x na semana pra dar uma boa faxina.

Meus ternos e roupas mais caras vão pra lavanderia e minhas roupas normais ela lava, então não sobra muita coisa pra fazer em casa a não ser manter limpo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
26-06-2013, 11:48 AM
Outra coisa sobre comida: o brasileiro perdeu o hábito de ir à feira semanalmente.
Se eu vou na feira toda semana, como a minha vó fazia religiosamente, acabo comendo bem mais frutas e legumes, pq estão sempre fresquinhas e à mão.
E ainda posso pegar um queijo ou salame colonial pra fazer um sandubão maroto assim que chegar em casa.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
26-06-2013, 11:50 AM
(26-06-2013, 11:48 AM)John Romano Escreveu: Outra coisa sobre comida: o brasileiro perdeu o hábito de ir à feira semanalmente.
Se eu vou na feira toda semana, como a minha vó fazia religiosamente, acabo comendo bem mais frutas e legumes, pq estão sempre fresquinhas e à mão.
E ainda posso pegar um queijo ou salame colonial pra fazer um sandubão maroto assim que chegar em casa.

Cara, ODEIO FEIRA
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
26-06-2013, 11:51 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-06-2013, 11:51 AM por John_Reese.)
Ficar se acotovelando com aquelas veias pra pegar frutas, legumes, etc.

Isso ai eu pego no mercado mesmo, é mais caro mas não preciso dar cotovelada em ninguem...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
Tópicos: 55
26-06-2013, 11:59 AM
Ainda falta muito pra eu ser totalmente frugal, mas já melhorei bastante.

Internet rápida e confiável na minha cidade só se for da OI (e por isso tenho o telefone fixo), então não posso cortar esse gasto.

Eu tenho Sky pacote completo + série A + série B (meu time tá lá Sad), mas pago só 70 conto porque tem um rolo com vizinhos (6 pontos distribuídos). Assim, considero que vale a pena manter a TV a cabo.

No mais tô evitando gastos desnecessários.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
26-06-2013, 12:01 PM
(26-06-2013, 11:59 AM)Professor Escreveu: Ainda falta muito pra eu ser totalmente frugal, mas já melhorei bastante.

Internet rápida e confiável na minha cidade só se for da OI (e por isso tenho o telefone fixo), então não posso cortar esse gasto.

Eu tenho Sky pacote completo + série A + série B (meu time tá lá Sad), mas pago só 70 conto porque tem um rolo com vizinhos (6 pontos distribuídos). Assim, considero que vale a pena manter a TV a cabo.

No mais tô evitando gastos desnecessários.

Eu falo na realidade de SP, que temos algumas opções para tv e internet, agora regiões mais distantes além de opções limitadas são bem mais caras.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
26-06-2013, 12:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-06-2013, 12:11 PM por barãozin.)
Aqui no quesito internet eu devo pagar uns 120 com o telefone. Mesmo que ultimamente tamo usando mais celular pra aproveitar as promoções que se tem qdo se liga para a mesma operadora.

Mas tou vendo onde dá pra cortar mais alguma gordura... Tou gastando pra caralho.

Tou quase pensando em cancelar o seguro do carro. Quem ia querer roubar aquilo mesmo? yaoming

(se bem q é nem 90 mango por mês...)

Pelo menos conseguir botar sob controle os gastos do cartão novamente. Já vinha furando minha cota de 300/mês a tempos por causa de umas bombas com o carro... Esse mês consegui ficar abaixo de 150! Yes!
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
26-06-2013, 12:13 PM
Eu coloquei seguro apenas na land, 4k/ano.

O omega é blindado e tem rastreador, bloqueador e só paro em estacionamento e garagem.

E nem é tão visado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
26-06-2013, 01:51 PM
(26-06-2013, 11:50 AM)John Reese Escreveu:
(26-06-2013, 11:48 AM)John Romano Escreveu: Outra coisa sobre comida: o brasileiro perdeu o hábito de ir à feira semanalmente.

Cara, ODEIO FEIRA

Cada um, cada um. Eu mesmo sou povão e me amarro numa muvuca! Kkkkkkk
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
26-06-2013, 05:01 PM
(26-06-2013, 01:51 PM)John Romano Escreveu:
(26-06-2013, 11:50 AM)John Reese Escreveu:

Cara, ODEIO FEIRA

Como tem uma feira na rua de trás do meu trampo, vou nela toda semana, mais por reeducação alimentar mesmo, compro salada a vontade e frutas, tô emagrecendo +/- 1,5 kg por mês e ganhando saúde. Além de ser + barato que comida industrializada, e as saladas são melhores do que no mercado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
26-06-2013, 05:06 PM
Não tenho tv a cabo, mas pago um plano caro de telefone da GVT de 10megas de internet e ligações ilimitadas por 146 dilmas. O problema da internet é que sempre é uma venda casada, em SP pelo menos só vendem em combos. Assisto filmes baixados ou canais online do youtube, em uma caixinha ligada na tv da sala ou quarto. Nem lembro a última vez que fui num cinema, não sinto falta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
26-06-2013, 05:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-06-2013, 05:11 PM por John Romano.)
(26-06-2013, 05:01 PM)Homem Sem Medo Escreveu:
(26-06-2013, 01:51 PM)John Romano Escreveu:
(26-06-2013, 11:50 AM)John Reese Escreveu: Cara, ODEIO FEIRA

Como tem uma feira na rua de trás do meu trampo, vou nela toda semana, mais por reeducação alimentar mesmo, compro salada a vontade e frutas, tô emagrecendo +/- 1,5 kg por mês e ganhando saúde. Além de ser + barato que comida industrializada, e as saladas são melhores do que no mercado.

É que o John Reese é dazelite e não se mistura com a ralé... trollface
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
26-06-2013, 05:22 PM
O que eu considero um gasto totalmente desnecessário e atraso de vida é o DESLOCAMENTO IDA/VOLTA AO SERVIÇO.

Parece besteira, mas que você gaste 1 hora por dia indo, 1 hora voltando. Cara...são 2 horas a cada 24 horas...é muita coisa. Considerando que dormimos 1/3 da nossa vida, temos que aproveitar o máximo as horas que sobram. Isso sem contar os gastos em almoçar fora, gasolina, stress com trânsito, manutenção do carro ou preço das passagens de ônibus.

Eu me mudei pra perto do serviço e a minha qualidade de vida aumentou muito mais do que eu esperava. Vou pro serviço a pé, almoço em casa e ainda dá tempo de tirar um cochilo. Chego no serviço revigorado, e as economias vão direto pra outros investimentos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
26-06-2013, 05:37 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-06-2013, 05:42 PM por John Romano.)
Eu tenho tentado manter uma meta de ir ao trabalho de bike pelo menos uma vez na semana.

Porra, de casa pro trampo são exatos 8km! As vezes levo mais tempo pra chegar de carro do q de bike, por causa do trânsito ridículo aqui de Fpolis.

Só não vou todo dia pq às vezes a preguiça bate, ou tá chovendo, mas mesmo assim vale muito a pena. Economizo a grana da gasosa e ainda vou batendo papo com as gatinhas que também vão pedalando pro trampo... Cool
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Javo
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
26-06-2013, 07:21 PM
Era mais frugal quando criança do que quando agora...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John_Reese
Banido
**
26-06-2013, 08:26 PM
Bike só da academia que não sai do lugar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
26-06-2013, 08:36 PM
Eu melhorei uns 70% do que eu era. Sempre as segundas feiras eu faço minha compra da semana. Antes era enlatado, lasanha, sanduiche, bife congelados, refrigerante e futas zero. Hj compro MUITA fruta, mas muita, pão integral, leite desnatado, e no como almoço fora em restaurante, prefiro verduras, folhas e carnes mais magras. Saio de carro no fim de semana apenas um dia, vou a pé nos outros.

Moro há 15 quarteirões do meu serviço e faço questão de ir a pé. Uma caminhada logo pela manhã é altamente saudável.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo