01-05-2020, 12:16 AM
Fake until you make it; vocês já ouviram essa frase? Existem diversos tutoriais, livros e vídeos na internet, que falam sobre o poder do chamado Body Language. Os textos da real, eu percebo, abordam esta nuance de forma um pouco tímida. A questão, no entanto, seria indagar se a galera acredita nesta ideia e conceito. Pessoalmente, eu acho, não deveria haver motivos para não dar crédito e aceitar isso como uma máxima.
Embora esta ideia é vendida as vezes com embrulhos exagerados, me parece que a devida e merecida atenção não é dada a este tópico. O motivo, a meu ver, se relaciona com uma possível má interpretação do que realmente o Body Language seria. Jogar os ombros para trás, estufar o peito e andar com postura ereta não são apenas ações que funcionam exclusivamente para causar impressões positivas nos outros. Embora isso naturalmente aconteça, a fisiologia desse comportamento vai muito além de “causar boa impressão”. Body language adequado é, acima de tudo, eficaz para alterar o estado da nossa mente e, também, balancear os sentimentos do espírito/consciência.
Ao analisar os fatos do no nosso dia a dia, podemos construir uma analogia na qual assumiríamos que o nosso corpo é conectado à nossa mente (e vice-versa) por um sistema hidráulico. Ou seja, certas posturas emuladas no corpo vão produzir determinadas emoções (felicidade, tristeza, confiança, etc.). Na outra ponta, também, essas emoções ao surgirem na mente vão automaticamente emular o corpo exatamente da mesma forma. O meu ponto é que a maioria das pessoas aceitam que essa conexão é via de mão única apenas; ou seja, somente a mente altera a postura do corpo: você fica feliz -> então abre um sorriso; fica triste -> então o “semblante fica caído”; fica preocupado -> então franze o cenho; etc.
Se fosse somente dessa forma, a conexão entre o corpo e mente seria realmente o que eu chamei de “via de mão única”, onde apenas a mente e os sentimentos ditariam a postura do corpo. Errado! Com a mesma potência, a postura do corpo – o Body Language - pode alterar o estado da mente e os sentimentos. Então, em um estado neutro e sem sentimentos eminentes (todos os hormônios neutralizados), o seguinte também aconteceria: você abre um sorriso -> então fica feliz; mantém o semblante caído -> então fica triste; franze o cenho -> então fica preocupado; etc. Mente controla o corpo; corpo controla mente. Por isso a analogia de “sistema hidráulico”.
Finalmente: dissecando as tripas do jargão “Fake until you make it”
Exemplo... Você precisa fazer uma apresentação de Power Point ao seu cliente, demonstrando o seu conhecimento e clareza no assunto que precisa repassar. Porém, não estudou o tema a tempo e, consequentemente, está inseguro (mente preocupada). A sua consciência sobre o seu despreparo é equivalente à pisada no pedal do sistema Hidráulico da conexão mente e corpo em direção a um estado de atenção e defesa para riscos iminentes. A consequência observável no seu corpo é que você vai ficar com o rosto corado, falar gaguejando, não vai olhar nos olhos do cliente por muito tempo; etc. A sua mente, então, entendendo que você está em um estado de risco e perigo, vai bloquear todas as ações positivistas de coragem e bravura; pois em estado de defesa, o ideal é “correr do predador”. Em um ambiente comercial, isso impedirá que o potencial da sua técnica e habilidade seja aflorado, prejudicando a qualidade. O medo vai funcionar como uma rodovia cheia de buracos, na qual sua competência precisa percorrer de forma lenta para não capotar... vai andar muito devagar!
O que fazer? Deixar de ter consciência do seu despreparo seria impossível. Então, nesse ponto entra o “Fake”, onde de forma consciente você emularia o seu corpo, falando de forma rápida e direta, olhando firmemente nos olhos do cliente, postura ereta; peito estufado e ombros arqueados. No começo, você forçará; porém, lembre-se: o sistema é hidráulico (via de mão dupla) no momento que você agir assim, automaticamente pisará no pedal da “tranquilidade e confiança”. Ou seja, se você manter uma postura dessa forma, a sua mente obrigatoriamente vai ficar tranquila e confiante. Isso corrigirá o fato de você não ter estudado devidamente? Claro que não; porém, com a mente tranquila e em paz, você não entrará em estado de “defesa e proteção de perigos iminentes”; logo, um estado de mente tranquilo e confiante funcionará como uma rodovia muito bem pavimentada, por onde a sua competência caminhará sem correr riscos de capotar! Then, you’ll make it!