21-04-2020, 05:06 PM
(21-04-2020, 04:01 PM)Falchion Escreveu: aqui por onde eu moro tem gente que vai passar fome bixo...as pessoas ainda n entenderam a merda que esta por estourar, gente sem renda fixa aqui ta bebendo e fazendo churrasco pros outros como se nada tivesse acontecendo, isso tudo com o dinheiro do auxilio que o governo ta fornecendo.Haha....parabéns. Acabou de descobrir mais uma real....Big Grin.
o brasileiro médio não é muito melhor que os politicos que tanto gostam de criticar!
.
eu como técnico de informatica, graças a deus ainda estou arrumando uma coisa aqui ou ali, mas já ta evidente que a grana/serviço não ta vindo fácil igual uns meses atras.
Todo tipo de ajuda ou benefício social será mal usado por uns e outros. Se cortar, geral reclama; se tiver, reclamam que sustentam vagabundo, etc. É complicado esse equilíbrio....em geral, eu aceito que esse tipo de ajuda (como o clássico Bolsa Família) tem esse efeito colateral. Infelizmente, como não temos como saber se é minoria, maioria ou o que, aceita-se esse 'pedágio' por alguma paz social. E o custo de ter muita gente miserável, sem renda alguma, acaba sendo 'pago' de outras maneiras (aumento da violência, menor nível de emprego dos demais, etc) pela sociedade. Num mundo ideal ideal....anarcocapitalista, seria cada um por si e Deus por todos. Dinheiro só pra quem trabalha ou investe, e ponto. Quem não tiver, morre ou fica dependendo dos outros. Mas como nem o país mais liberal deixa de ter uma rede de proteção social mínima, isso é assunto que nem vale pôr na pauta.
Há um planejamento ideal para acabar com o isolamento social gradual e cautelosamente. Não essa falsa dicotomia de "vidas ou economia", até porque, a economia diz respeito direto à vida de todos. O que o pessoal que só repete bobamente e mecanicamente "fica em casa" não menciona: é que a maioria dos outros países que fizeram algum isolamento, além de terem mais recursos, são países menores (salvo a própria China e agora os EUA), são impérios da lei (fecharam fronteiras de imediato em JANEIRO, enquanto aqui....carnaval bombando de gringo e ninguém dava um pio...), tinham população com hábitos que já ajudavam a controlar o avanço do vírus, entre outros fatores. Não dá pra simplesmente replicar o isolamento no Brasil como nos países da Ásia e parte da Europa.
O empobrecimento de muitos é consequência natural: se paramos de produzir, vivemos de forma mais simples e básica; o que pra maioria é o fim do mundo....afinal, todos têm uma noção de conforto mínima, da qual não querem abrir mão...mesmo entre os mais pobres. Com famílias consumindo menos, o outro elo - produtor de produtos e serviços, começa a definhar; e só o consumo mais básico se salva (alimentos e medicamentos).
Tem um estudo muito bom sobre a relação entre algum isolamento e interrompendo minimamente a economia. Está em inglês, se interessar alguém, posto aqui depois.