• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Tópico do governo Bolsonaro (acompanhamento)
Páginas (47): « Anterior 1 ... 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ... 47 Seguinte »
Pular para página 
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Tópico do governo Bolsonaro (acompanhamento)
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
18-04-2020, 07:46 PM
(18-04-2020, 05:41 PM)Bruno Padilha Escreveu: O preço da gasolina nunca esteve tão barato nos últimos 5 anos.

Vi por R$3,40 o litro por aí, sem nem pesquisar muito. Se procurar, ainda acha mais barato.

Graças ao partido novo?
NÃO! Estes cuzões estão lutando para implementar a agenda globalista da ONU, proibindo a liberdade individual das pessoas e barrando diminuições de impostos que o Bolso queria fazer.

Graças aos isentões?
NÃO! A isentoleft está preocupada em só ficar falando mal do Bolsonaro, que nem é político de ataque favorito, é inimigo favorito só, pois não é político, já que nem é filiado a algum partido e luta contra o establishment da velha política.

Aliás, quem não é nem a favor nem contra a diminuição no preço da gasolina não deveria ser beneficiado com a diminuição, pra deixar de ser merda.

O Mito diminuiu 30%, não no canetaço, mas pelas ações tomadas por ele o livre mercado mesmo diminuiu 30% o preço da gasolina na saída da refinaria, antes mesmo do início do surto de histeria da mídia podre e das putinhas da globolixo que só querem destruir o país e ainda colocar a culpa no Super Bolsonaro. Não conseguirão! Canalhas!

Separar em destaque aqui porque essa definição foi sucinta e precisa.

Partido NOVO: Cuzões que lutam para implementar a agenda globalista da ONU.

Ou, como bem define o Dr. Marcelo Frazão: Lixo COMUNISTA reciclável.

Quanto ao preço da gasolina, estaria ainda menor se não tivesse ocorrido a histeria por causa dessa gripezinha, desvalorizando a moeda. O preço do petróleo só tende a cair daqui pra frente, já que o padrão petrodólar foi abandonado, mas não se empolguem, porque já tem COMUNISTA trabalhando para que o carro elétrico seja obrigatório, então em breve poderemos ter que pagar muito mais caro porque a lei vai atender ao fetiche ambientalista comunista.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+] 1 usuário curtiu o post de Senna:1 usuário curtiu o post de Senna
  • Bruno Padilha
Website Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
Posts que curtiu: 195
18-04-2020, 08:19 PM
sinceramente eu to muito feliz botando alcol a 2,60, carro só anda cheio!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
19-04-2020, 07:33 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-04-2020, 07:45 PM por Bruno Padilha.)
Este país é maravilhoso, mas tá cheio de político MERDA!

Bolsonaro tem razão

Interessante é que quem sempre reclamou do establishment (usando esta palavra ou não) agora tem um presidente sem partido que luta contra o mesmo establishment, daí os espertões ficam do lado do establishment. Tomar no cu.

Manifestação popular legítima. Momento histórico ocorrendo, queiram ou não.
O povo brasileiro está reagindo contra a nova ordem mundial!

A mídia podre, inimiga do bem e da liberdade, vai dizer que "ain são bolsonaristas" tentando desmerecer a população.
Mas ninguém está defendendo o Bolsonaro. As pessoas estão defendendo a própria liberdade.
Outra coisa: nas manifestações contra o pt em 2015, a mídia podre fazia pesquisinha perguntando em quem as pessoas tinham votado, pra dizerem que na verdade eram pessoas que tinham votado no Aécio, tentando deslegitimar assim.
Veja que, nas manifestações contra atitudes de governadores como doria e witzel, a maioria das pessoas lá votou no doria e votou no witzel! Daí a mídia não fala disto. Ue! Ou, se falam, tentam deslegitimar por causa disto. Então, se o cara não votou no governo, daí não vale sua manfiestação. Mas, se votou, também não vale.
E, se fossem "militantes políticos" que defendem um político, então como fazem manifestação contra o governador que eles mesmos votaram?
Não vai adiantar a falsa narrativa em tom de superioridade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Juiz
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 35 vezes em 20 posts
Posts que curtiu: 0
20-04-2020, 08:45 AM
É impossível o Brasil melhorar, perder as esperanças foi a melhor coisa que me aconteceu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
20-04-2020, 10:28 AM
E pelo jeito vou atender uma bossalidade de gente nos ctis que trabalho heueheu
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
20-04-2020, 06:12 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2020, 06:12 PM por Smith.)
o padilha, alem de todos os defeitos, ainda é um nazipestista ao contrário, pra piorar...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
20-04-2020, 07:26 PM
Se eu sou nazipetisata ao contrário, você é só nazipetista sem o sinal invertido mesmo.

Ora porra, eu nem sequer tenho partido. Pelo contrário, luto contra um establishment formado por cerca de 30 partidos, a grande mídia,a onu, as 13 famílias mais ricas do mundo e outros parasitas que sugam o seu dinheiro e a sua liberdade há décadas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
20-04-2020, 07:36 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2020, 07:40 PM por Smith.)
(20-04-2020, 07:26 PM)Bruno Padilha Escreveu: Se eu sou nazipetisata ao contrário, você é só nazipetista sem o sinal invertido mesmo.

Ora porra, eu nem sequer tenho partido. Pelo contrário, luto contra um establishment formado por cerca de 30 partidos, a grande mídia,a onu, as 13 famílias mais ricas do mundo e outros parasitas que sugam o seu dinheiro e a sua liberdade há décadas.

Faltou dizer que é baba ovo cego de politico também. NUNCA vi você fazendo sequer UMA crítica aos erros do governo do Bolsonaro (e falo de decisões DELE mesmo, não do ministério, dos presidentes dos outros poderes, etc). 

Você paga de conservador, mas conservador não é, pois não tem o ceticismo necessário para isso. É só um PTista ao contrário mesmo.

Todo peido que o Bolsonaro dá você aplaude, se isso não é IGUAL ao que um eleitor do Lula faz, não sei mais o que é.
E a PRÓXIMA vez que eu LER a palavra "mito" provinda de você, a menos que esteja inserido em outro contexto, o banimento será definitivo, inapelável, e sem campanha "#voltapadilha" depois.

Você é um cara maneiro, vítima preferida de nossos bullyings, mas puxação de saco de político igual esquerdista faz só faz nosso fórum parecer aquilo que não deveria parecer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
20-04-2020, 07:43 PM
Já diziam que eu era "nazipestista ao contrário" quando eu votava no PSDB por falta de opção, por estar em algum segundo turno contra o PT.
Claro que alguns isentões espertalhões votavam nulo, deixando o PT ganhar. Parabéns!
Agora, os mesmos isentões repetem o MESMO discursinho do PSDB, da mídia podre, doria, etc.
Ue! Não sou eu que repito o discurso de partido político.
Eu entendo do jogo político.
Não preciso uma COTA de críticas ao Bolsonaro. Até poderia fazê-las, mas não merecem atenção devido ao SENSO SE PROPORÇÃO, pois existem muitas outras coisas bem piores em outros sentidos para cuidar antes.
Ficar criticando o Bolsonaro seria como, com a casa pegando fogo e um bombeiro vindo apagar, você ficar se preocupando em criticar o corte de cabelo do bombeiro antes de tirar as coisas que precisa para que não sejam incendiadas ou mesmo tentar conter na medida do possível.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gRILO
Usuário Banido
*
Tópicos: 10
Curtido: 47 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 34
20-04-2020, 07:51 PM
(20-04-2020, 07:36 PM)Smith Escreveu:
(20-04-2020, 07:26 PM)Bruno Padilha Escreveu: Se eu sou nazipetisata ao contrário, você é só nazipetista sem o sinal invertido mesmo.

Faltou dizer que é baba ovo cego de politico também. NUNCA vi você fazendo sequer UMA crítica aos erros do governo do Bolsonaro (e falo de decisões DELE mesmo, não do ministério, dos presidentes dos outros poderes, etc). 

Você paga de conservador, mas conservador não é, pois não tem o ceticismo necessário para isso. É só um PTista ao contrário mesmo.

Todo peido que o Bolsonaro dá você aplaude, se isso não é IGUAL ao que um eleitor do Lula faz, não sei mais o que é.
E a PRÓXIMA vez que eu LER a palavra "mito" provinda de você, a menos que esteja inserido em outro contexto, o banimento será definitivo, inapelável, e sem campanha "#voltapadilha" depois.

Você é um cara maneiro, vítima preferida de nossos bullyings, mas puxação de saco de político igual esquerdista faz só faz nosso fórum parecer aquilo que não deveria parecer.

Desnecessária essa ameaça de Banimento @Smith. Respeite a opinião do seu próximo meu amigo. 

Não sei qual a sua influência nesse fórum, confesso que nem sabia que você era Moderador. Mas usar isso em um debate me lembrou meus tempos de fórum habbo, quando tinha 14 anos e discutia com moleques da mesma idade, rolava coisas do tipo.

Você debater com ele, sobre o cara não ter criticar sobre o Bolso é uma coisa, agora ameaçar banir o cara porque ele chama seu o presidente de Mito foi demais.
[+] 1 usuário curtiu o post de gRILO:1 usuário curtiu o post de gRILO
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
20-04-2020, 08:05 PM
(20-04-2020, 07:51 PM)gRILO Escreveu: Desnecessária essa ameaça de Banimento @Smith. Respeite a opinião do seu próximo meu amigo. 

Não sei qual a sua influência nesse fórum, confesso que nem sabia que você era Moderador. Mas usar isso em um debate me lembrou meus tempos de fórum habbo, quando tinha 14 anos e discutia com moleques da mesma idade, rolava coisas do tipo.

Você debater com ele, sobre o cara não ter criticar sobre o Bolso é uma coisa, agora ameaçar banir o cara porque ele chama seu o presidente de Mito foi demais.

O dia que você der UM real pra ajudar a manter esta merda aqui de pé, você pode falar alguma coisa.

O Padilha já foi banido anteriormente e nem fui eu quem baniu.

Sendo que na verdade quando rolava umas indicações de banimento pra cima dele, eu fui o primeiro a criar uma votação (a primeira vez que rolou isso na historia do forum) para que os demais usuários decidissem se ele deveria ser retirado ou não, e o primeiro voto de absolvição foi dado por mim.

Ano passado, quando o Padilha se afastou do fórum, EU encabecei a "campanha" #voltapadilha.

Se o Padilha deixou de ser visto como "apenas um cara xarope que logo iria ser banido" e passou a ser pelo menos um cara que fala umas groselhas mas isso serve pra gente zoar ele, pq no fundo ele é gente boa (e é mesmo) foi porque EU fui um dos caras quem ajudou ele a ser visto assim.

O Padilha já tem alguns amos de casa, e mesmo com essas pauladas que a gente dá nele ele NUNCA respondeu com desrespeito ou desacato.

Eu estou com um projeto a ser desenvolvido e o Padilha seria até meu primeiro "convidado" por assim dizer, logo o pessoal vai saber o que é.

PORTANTO, NOVATO. A real é uma só: FECHA O CU.

Padilha é NOSSO. Tu vai caçar tirar ondinha com moderador na PUTA que te pariu.

#PAZ
[+] 1 usuário curtiu o post de Smith:1 usuário curtiu o post de Smith
  • Digons
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
20-04-2020, 08:19 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2020, 08:20 PM por Senna.)
Estamos diante do maior inimigo da humanidade, que é o COMUNISMO, doutrina do demônio por natureza. Esperamos trinta anos pra aparecer um candidato se apresentar pra enfrentar isso. A massa ignorante votou apenas porque queria se ver livre da corrupção, que é um problema bem menor comparado a corrupção moral que essa ideologia trouxe a nosso país.

ENTUPIMOS o congresso, as assembléias e as câmaras de comunistas que agora estão tirando nossa liberdade de expressão, nosso direito ao trabalho e a propriedade, sob a desculpa de estarem nos protegendo de uma gripe comum.

Aí vamos parar de lutar contra o grande inimigo pra ficar apontando erros do único homem que luta sozinho contra esse monstro. SE BOLSONARO ERROU EM ALGUMA COISA ATÉ AGORA, FORAM ERROS IRRELEVANTES DIANTE DO MAL QUE O INIMIGO QUE ELE ENFRENTA POR NOSSA CAUSA. Concordar com comunista é suicídio. Vamos parar de dar ouvir GUITARRISTAS metidos a MESTRES DA POLÍTICA e focar no que é mais importante, enquanto o comunismo não for criminalizado, com esses bandidos travestido de políticos na cadeia, não faz sentido atacar o governo.

Imaginem se os EUA não tivessem se aliado a União Soviética na WWII pra derrotar o nazismo, ao invés disso ficassem pagando de isentões, criticando ambos os lados, Hitler teria dominado o mundo e colocado centenas de milhões pra morrer em câmaras de gás. Peguei um exemplo exagerado na esperança de que não apareça nenhum analfabeto funcional ignorando o censo das proporções.

Bolsonaro é mito SIM, está fazendo o seu melhor, e espero que trilhe a jornada do herói até o final. Ao invés de atacá-lo, tem muito eleitor dele que o colocou sozinho nesse antro de comunistas, eleitores de Fruta, Porca Hasselman, Janaína Bruxa de Blair e outros, deveria pedir desculpas ao Bolsonaro por estar estragando a nossa única chance em trinta anos de nos ver livres dessa doutrina do demônio.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Ask.fm - [Backup]
[+] 1 usuário curtiu o post de Senna:1 usuário curtiu o post de Senna
  • Bruno Padilha
Website Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
20-04-2020, 08:27 PM
Cada um faz as suas interpretações a partir dos conhecimentos que possui. É como a parábola da visão do elefante, onde cada um enxerga uma parte do elefante e, somente assim, ninguém consegue deduzir o que é.

Alguém que vê só uma ou outra publicação fora de contexto minha, do Smith ou de quem quer que seja pode interpretar de forma diferente da intenção original do autor da postagem. Também não há problema, não significa que quem interpretou esteja mal intencionado ou tenha interpretado errado.

O mesmo conceito eu aplico para não ficar criticando o trabalho do Bolsonaro por COTA. Eu não sei tudo o que se passa nos bastidores, na cabeça e ans ações do presidente e de pelo menos algumas DEZENAS de pessoas próximas (inclusive os ministros) que influenciam diretamente em cada decisão.

"Ah, mas você criticava os presidentes anteriores, critica os governadores, prefeitos..."
Na verdade, eu sempre critiquei ferrenhamente todos os políticos do PT ou de partidos aliados ao PT em alguma situação ou oposição (como a gestão do ex-prefeito fruet de Curitiba), simplesmente porque aí eu SEI o mínimo que preciso: são do foro de são paulo, são comunistas, ora porra!

Não é verdade que eu simplesmente critico todos, menos o Bolsonaro. Até mesmo a gestão do presidente Temer, mesmo ele tendo sido aliado do pt a vida toda, eu não fica o criticando, por questão de leitura política. Naquele momento, quem puxava críticas a ele era o próprio pt, para desestabilizar o país e uma das consequências não seria uma justiça social de condenar um criminoso "corrupto", mas sim a não aprovação de reformas na previdência, no trabalho, na economia e deixar uma transição mais saudável para o próximo presidente.

Também não fico cornetando prefeituras e governos estaduais que não sejam claramente projetos CRIMINOSOS e DITATORIAIS. Mas, após o surto de histeria, passei a fazer críticas pontuais à minha prefeitura e ao meu governo estadual, por terem tomado medidas contra a liberdade individual e contra a liberdade econômica. Quem faz oposição a eles é o pt, mas o pt não está contra isto. Então, após passar este momento, não defenderei mais estes governos isentões quando os nazipetistas ficarem com gadismo de críticas chatas como "ain hur dur fazer greve, ele é contra a educassaum" e outros mimimis. Que se fodam, perderam o meu apoio.

Ainda assim, vocês nunca viram cota de críticas minhas a estes governantes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gRILO
Usuário Banido
*
Curtido: 47 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 34
20-04-2020, 08:40 PM
(20-04-2020, 08:05 PM)Smith Escreveu:
(20-04-2020, 07:51 PM)gRILO Escreveu: Desnecessária essa ameaça de Banimento @Smith. Respeite a opinião do seu próximo meu amigo. 

O dia que você der UM real pra ajudar a manter esta merda aqui de pé, você pode falar alguma coisa.

O Padilha já foi banido anteriormente e nem fui eu quem baniu.

Sendo que na verdade quando rolava umas indicações de banimento pra cima dele, eu fui o primeiro a criar uma votação (a primeira vez que rolou isso na historia do forum) para que os demais usuários decidissem se ele deveria ser retirado ou não, e o primeiro voto de absolvição foi dado por mim.

Ano passado, quando o Padilha se afastou do fórum, EU encabecei a "campanha" #voltapadilha.

Se o Padilha deixou de ser visto como "apenas um cara xarope que logo iria ser banido" e passou a ser pelo menos um cara que fala umas groselhas mas isso serve pra gente zoar ele, pq no fundo ele é gente boa (e é mesmo) foi porque EU fui um dos caras quem ajudou ele a ser visto assim.

O Padilha já tem alguns amos de casa, e mesmo com essas pauladas que a gente dá nele ele NUNCA respondeu com desrespeito ou desacato.

Eu estou com um projeto a ser desenvolvido e o Padilha seria até meu primeiro "convidado" por assim dizer, logo o pessoal vai saber o que é.

PORTANTO, NOVATO. A real é uma só: FECHA O CU.

Padilha é NOSSO. Tu vai caçar tirar ondinha com moderador na PUTA que te pariu.

#PAZ

Ta perdoado então.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
20-04-2020, 10:09 PM
Só text wall que voa!
Praga mandou lembranças...
[+] 1 usuário curtiu o post de Plissken:1 usuário curtiu o post de Plissken
  • Senna
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Rainbow  21-04-2020, 12:08 AM
A gente sempre ameaça de banir o Padilha.
Agora ele tem 3 motivos de banimento:

1- se ele for misógino em algum tópico.

2- se ele desvirtuar algum tópico falando de babaquice chupando pinto do bolosunauro.

3-e agora se ele pronunciar a palavra mito.

Mas que o Padilha é gente boa isso é verdade.
[+] 2 usuários curtiram o post de Spectro:2 usuários curtiram o post de Spectro
  • Digons, Smith
Procurar
Responder
Offline Reckless Nagati
Eterno Aspira
Tópicos: 3
Curtido: 24 vezes em 16 posts
21-04-2020, 07:23 AM
Na minha faculdade o que mais tem é nazipetistas e são gente da pior espécie, falam mal de todos pelas costas, tudo pra eles é motivo de brincadeira, são ignorantes, gordas de cabelo colorido, maconheiros, assistem bbb.

A crise econômica que está por vir, vai ser bem pior do que esse vírus, porém vai demorar um pouco para chegar de vez, boa parte da população está ferrada. Depois ainda vão culpar o presidente por isso, certeza, os esquerdistas não levam em consideração o rombo que o PT permitiu nos cofres públicos, enquanto estavam no poder e tudo o que esses políticos comunistas roubam, contribuíram para essa desigualdade onde eles tanto repudiam. Mas, são ignorantes, não dá nem pra dialogar com eles, se você tenta ainda zombam da sua cara.
Vivemos em uma geração de pessoas fracas, onde tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
21-04-2020, 02:29 PM
Vista Pátria ganhou meu respeito.

Show ContentSpoiler:

Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Falchion
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 69 vezes em 49 posts
21-04-2020, 04:01 PM
aqui por onde eu moro tem gente que vai passar fome bixo...as pessoas ainda n entenderam a merda que esta por estourar, gente sem renda fixa aqui ta bebendo e fazendo churrasco pros outros como se nada tivesse acontecendo, isso tudo com o dinheiro do auxilio que o governo ta fornecendo.

o brasileiro médio não é muito melhor que os politicos que tanto gostam de criticar!
.
eu como técnico de informatica, graças a deus ainda estou arrumando uma coisa aqui ou ali, mas já ta evidente que a grana/serviço não ta vindo fácil igual uns meses atras.
[+] 1 usuário curtiu o post de Falchion:1 usuário curtiu o post de Falchion
  • Dartagnan
Procurar
Responder
Offline Reckless Nagati
Eterno Aspira
Tópicos: 3
Curtido: 24 vezes em 16 posts
21-04-2020, 04:41 PM
Pois é Falchion, só no meu serviço mandaram mais de 100 funcionários embora semana passada, incluindo eu, ainda bem que tenho uma graninha para me manter alguns meses, se não tava ferrado..
Vivemos em uma geração de pessoas fracas, onde tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade...
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (47): « Anterior 1 ... 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ... 47 Seguinte »
Pular para página 

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo