Para quem nunca praticou, parem de ficar vendo vídeos na internet, não adianta nada.
Tem que chegar na academia, se matricular e viver a arte marcial que escolher. Treinem duro, só assim a gente absorve o conhecimento das artes marciais, levando porrada, errando, acertando. Só assim absorvemos o conhecimento e todos os golpes saem naturais em uma situação real de auto-defesa.
Quem treina Jiu Jitsu, recomendo o treino sem kimono 1 vez na semana é o cenário mais perto de um combate real.
Pra quem treina Kung Fu/ Karatê recomendo que não fiquem apenas no Kati/Kata mas também entrem no combate, no caso do Kung Fu o Sanshou/Sanda e no caso do Karatê o karatê full contact.
E quem só quer chegar pra dar porrada recomendo treinar também, todos os katis e Katas quantas vezes puderem, tem muito conhecimento em cima desses movimentos e não estão nas artes marciais a Toa.
Nunca treinei e nunca tive vontade de treinar Muai Thay, nem Ninjutsu. Talvez Aikidô.
Atualmente pratico Jiu Jitsu, e sou muito feliz por aprender essa arte! Oss!
...mas cabô cabô sem tchau, nem bilhete
seu pai se mata por amor ao sorvete?...
Desde o meu último post nesse tópico, volto ao ponto que mencionei: de que melhorando meu emprego e situação de tempo e grana atuais, eu volte a praticar alguma arte marcial. Pois bem, se alguém lembra, falei no tópico do governo ou outro, que a economia brasileira vem dando sinais de melhora SUSTENTÁVEIS (o óbvio quando se liberaliza com inteligência). Estou com um horizonte um pouco melhor em relação a 2019: mudança de casa, talvez emprego melhor....enfim, o que tá faltando pra eu poder ir pro Aikidô de vez (é a arte que melhor se adapta a minha personalidade e momento). O Kung Fu Wing Chun também é outro estio que gosto, e ambas as artes têm professores renomados na minha cidade (Niterói).
Se Deus quiser, e meus planos darem os resultados esperados....ano que vem talvez eu já esteja praticando.
Aikidô é ensinado a polícias ao redor do mundo (inclusive a Civil de SP), assim como o Krav Magá. Em geral, quem já praticou ou pelo menos assistiu algumas aulas, já não tem essa impressão (em geral dada pelos vídeos demonstrativos do Youtube). Claro, é uma versão resumida com o que realmente importa pro policial. Essas 'danças' que se vê em muitos vídeos têm uma razão de o serem. E não é muito diferente de qualquer demonstração de outras artes: sempre é uma versão idealizada, com o colega colaborando, etc, etc.
Defesa pessoal hoje em dia é arma de fogo, ponto. Uma ocasião ou outra pode pedir luta corporal, exceção.
Boxe e Muay Thai eu já pensei em fazer. Pra minha idade e realidade, não se aplica mais.
A real sobre as artes marciais com finalidade de defesa pessoal:
I - Das artes de pancada, Boxe tradicional e Muay Thai são disparados as mais efetivas para situações reais.
II - Grappling é superior à qualquer arte de pancada... é biomecânica, todo golpe certeiro ou forte precisa de um certo espaço para ser aplicado - o praticante de grappling não da esse espaço... nem preciso delongar muito aqui, é só assistirem os desafios dos Gracie nos anos 90 com as outras artes marciais, quem era de alguma arte de pancada apenas só se f com os jiujiteiros. Sem contar que mesmo sendo um excelente "galo de briga" qualquer golpe de azar que você levar você pode ter consequências mui graves: deslocar retina é um exemplo, desmaiar/ser nocauteado é outro (se você desmaiar em uma briga de rua, aí que vai estar f e mal pago mesmo)
III - Judô e Wrestling são o suprassumo das artes marciais - não, não me refiro aquele teatrinho de "wwe" e afins, falo de luta greco-romana ou wrestling esportivo (a diferenciação entre a greco-romana e wrestling é que pelas regras um deles permite agarrar nas pernas e o outro não).
Aplicando a realidade BR: não tem UM treinador de Wrestling decente no Brasil atualmente (nunca teve), se tiver um dia é porque algum Europeu ou Americano se mudou pro Brasil e quer dar aulas aqui - então se virem aulas de Wrestling por aqui com treinador nacional não se animem, não tem qualidade... com sorte, por outro lado, temos a maior colônia Japonesa do mundo inteiro, ou seja, o Judô daqui é autêntico quando vem de senseis sérios (12 senseis chegaram aqui na época da imigração japonesa, desses 12, alguns dojôs ainda seguem a linhagem direta - Sensei Miguel Suganuma em SP capital é um exemplo), quanto mais ortodoxo/puro for o dojô que você encontrar, melhor.
O judô é bom pelo seguinte: é um rito, está acima de qualquer professor/sensei, só o fundador é chamado de Shihan - e as aulas tem que seguir o que ele propôs lá atrás (evitando que se perda o sentido da arte e facilitando o reconhecimento de embusteiros).
IV - Jiu Jitsu "brasileiro" está alienado: POUQUISSÍMOS jiujiteiros treinam quedas - e lutas geralmente começam em pé, se você não sabe cair ou derrubar e acaba no agarrão você se encontrará em uma posição nada confortável (pra quem não sabe: jiu-jitsu "brasileiro" veio do Judô, o Konde Koma, que ensinou os Gracie, era aluno da Kodokan (primeira academia de Judô) no Japão), pra piorar ainda mais, no jiujitsu você tem dois tipos de "personalidades" os caras que gostam de "puxar guarda" (ficar por baixo - pelo menos a priori), e os caras que gostam de avançar e tentar passar a guarda... pelas regras do jiu-jitsu não há nenhum problema em nenhuma das duas mentalidades, só que eu cansei de ver caras, com faixas avançadas inclusive, que pegaram o vício/reflexo de sempre "chamar pra guarda" (até se jogando no chão/tatame e te puxando, quando você vai pra cima)... sabem o que isso significaria num combate real não é?! Eu mesmo não pensaria duas vezes em puxar um retardado desses meio metro do chão e empurrar ele com tudo pra baixo de novo - basicamente finalizando o combate ali (e se você pega um "vida loka" que não tem receio de matar por bobeira... aí é só puxar mais que meio metro e mandar de novo que, ou você aleija um imbecil "guardeiro" desses, ou mata de uma vez).
Então só pratica jiu-jitsu como arte base (a que você foca mais) se você for muito consciente do que o jiu-jitsu está faltando pra vida real e não tem opção de treinar judô, caso contrário prefira o judô (e sim, judô tem técnicas de chão, mas se você se pergunta porque não são tão praticadas é simples: depois de derrubar seu oponente bem derrubado em um chão duro (piorou se for concreto) já não vai precisar "ir pro chão" pra nada).
Imagine a seguinte situação: por algum motivo você se encontra envolvido numa briga de transito e um retardado está vindo pra cima de você... o que você prefere:
a - abraçar o maluco e ir "rolar" no asfalto? : )
b - imaginar que é o Eder Jofre e ir trocar uns "carinhos"? : )
c - dar uma queda no mesmo e bater com as costas do animal no chão e já apagar o fogo no rabo dele sem muito esforço e auto-sacrifício?!
V - Artes marciais que NÃO são recomendadas para defesa pessoal: todas as outras não citadas, exceto o Sambô (que pra mim é inferior à Wrestling e Judô e ainda por cima também não tem representantes sérios no país). Hoje no mundo cosmopolita que vivemos algumas coisas tradicionais já foram postas a prova e as mais efetivas prevaleceram... sem contar que a maioria das outras artes não tem federações rigidas, então surgem todo tipo de "mestres" que são uns baita embusteiros.
Krav Maga é bullshit, foi desenvolvido no século passado, por um povo que nunca, jamais, teve uma cultura "fitness" ou "guerreira" (contrário de Wrestling e Judô que seguem tradições seculares e foram refinadas ao longo do tempo), e sim: os movimentos de Krav Maga são "cinematográficos" - exigem que seu oponente faça "tal" e "tal" coisa para que você aplique os golpes como eles dizem... a vida real não é assim, vai tentar parar um arrombado maniaco que vem pra cima de você com uma faca com uma posição de defesa de braço ou tenha tempo pra achar os nervos dele pra pressionar pra ver o que é bom.
E antes que alguém venha com "KRAV MAGA É USADO PELAS FORÇAS ISRAELENSESSSSS" lol forças israelenses = soltar bombas de jatinhos super tecnológicos e sair batido ao maior estilo "escrevi e saí correndo, pau no c de quem ta lendo "
Enfim, artes marciais certamente vão além de defesa pessoal, muitas se justificam na paz de espírito que dão, no fato de para alguns ter um sensei/mestre/sifu/treinador que é um pai ou irmão mais velho que você nunca teve, por qualidade de vida (são atividades esportivas no final das contas, e tudo soma para um corpo mais saudável), na melhora da auto-estima e por aí vai... mas para quem está interessado em aprender a se defender e atacar em situações reais, atentem para (na realidade brasileira): Judô, Boxe, Jiu-jitsu e Muay Thai... o resto é voltado mais para outros fins.
- Aqui na minha cidade tem um local que ensina Judô, e nele são divididos diversos horários de aulas durante a semana, dentre eles são: Crianças( de 6 até 11 anos de idade), adolescentes( 12 até 17 anos de idade) e adultos( 18+). Como a minha cidade é de cultura japonesa, o judô aqui é bem forte, e vou te falar a verdade, a turma dos adultos é a mais cheia!!
- Eu gosto das artes marciais mais próximas do MMA, e pretendo no futuro fazer Jiu-Jitsu e Muai Thay durante a semana, atrelados com a academia. Eu gosto das outras artes marciais também, porém as que chamam mais a minha atenção são essas. Se eu fosse fazer outras, fora essas duas, seriam:
MMA -> Sim, MMA é uma modalidade que você pega um pouco de cada arte marcial, e tem em qualquer academia de luta, mas o ideal é você se especializar em uma modalidade e depois migrar pro MMA.
Sambô -> Não tem aqui no Brasil, acredito eu, mas na Russia é a principal arte marcial. O campeão dos pesos leves do UFC( Khabib Nurgadumedov) é originário dessa luta, e ainda foi campeão nos principais torneios dessa luta lá na Rússia. Esta arte marcial é parecida com o MMA, e é focada em "defesa pessoal sem armas". Ela foca tanto na luta em pé, quanto na luta de chão. Uma curiosidade dessa luta é que ela foi criada no séc XX, e teve intuito de ensinar aos soldados das forças armadas soviéticas essa luta, ficando assim famosa dentro do país.
Kickboxing
Wresteling -> Acho muito legal, e alguém que é mestre em wresteling derruba qualquer um, sem contar que trabalha demais sua força e condicionamento físico. Principais lutadores dessa modalidade, para vocês terem noção, são: Henry Cejudo( campeão de 3 categorias diferentes do UFC, mas atualmente defende apenas 2) e Daniel Cormier.
Sou apaixonado por luta, e hoje tô só evoluindo no Jiu-Jitsu, e caso vocês comecem a praticar JJB dou um conselho a vocês:
- Pesquisem sobre o JJB sem kimono, que nele tem regras diferentes do JJB com kimono. Aqui vale chave de tornozelo, pé, leg-lock( chave de perna), entre outros. É apenas uma modalidade do JJB, que se você perguntar para seu sensei ou você mesmo pesquisar, você vai aprendendo as regras. Depois que aprender as regras só chamar a galera mais graduada para fazer um "rola sem kimono" depois do treino e tal, valendo as regras do jiu-jitsu sem kimono, que todo graduado deve saber as regras do JJB sem kimono.
- JJB sem kimono possibilita diversas finalizações que na defesa pessoal e situação real de perigo, faz a diferença!! Acreditem!
(27-01-2020, 01:28 AM)Spectro Escreveu: Porra vou até fazer judo depois dessa.
Será se eu vei com 32 anos aprendo algo?
Lógico que sim meu caro.
Só deixo a ressalva: não sei como você levou sua vida até aqui (se fuma, se bebe, se está sedentário...) mas baseie seu esforço físico nos treinos no que você está acostumado no momento... não sei em que academia você vai cair, se você for de uma cidade grande pode encontrar facilmente jovens promissores e adultos já competidores que treinam com o foco para competições (até almejando olimpiadas)... o que vi muito em adultos que começaram no esporte é querer se comparar com essa galera da "nata", isso é um erro crasso, eles tem outros objetivos - estão treinando pra se debater com outros que são da "elite", dentro das regras do esporte e estando totalmente preparados para os combates... já o tipo de treino necessário para adquirir habilidades de defesa pessoal, e outros benefícios, não é nem de longe tão puxado quanto o dos atletas competidores (a média do judô hoje para competidores é treinar 4 horas por dia de 5 a 6 dias por semana).
Uma dica: se possível pelo menos comece em turmas MISTAS, sim, treinos com crianças e mulheres juntos (na verdade esse foi o ideal que o fundador quis, hoje existem treinos separados em muitas academias só porque começou a surgir a necessidade dos que focam em competição precisar da programação do treino mais fisicamente hardcore), em turmas mistas você geralmente encontra uns tiozões que são mestres nas técnicas e tem paciência de jó pra ensinar (enquanto em turmas só de adultos homens não é difícil encontrar os "moleques" arrogantes que não tem nem paciência nem vontade de te dar as dicas enquanto vocês praticam). Aliás, ironicamente umas das melhores companhias de treinos que já tive foi uma mulher, ela é faixa preta, filha de um faixa coral (daquelas que foram colocadas no esporte desde berço)... me ensinou muita coisa quando estava aprendendo.
Aí, depois que já manjar alguma coisa, se quiser ir pra alguma turma só de marmanjos beleza, a vantagem nessas é que você pode testar bem melhor suas capacidades nos randoris (simulações de combates).
Outra coisa: a primeira lição no judô é como cair (sem ter medo e sem se machucar), isso pode levar algum tempo em foco (seu sensei pode a priori querer te explicar em vários treinos como ter uma boa queda - ao invés de chegar pra te ensinar como derrubar o oponente bem), não fique impaciente, paralelamente você já vai começar aprender algumas quedas, mas seu foco no começo tem que ser como cair sem se ferrar.
(27-01-2020, 11:42 AM)Master_DW Escreveu: [...]
Sou apaixonado por luta, e hoje tô só evoluindo no Jiu-Jitsu [...]
O Khabib é do caucaso (região historicamente turquica), a base dele, desde a infância, é Wrestling (os povos turquicos e mongóis são há vários séculos bem cascas grossas no wrestling, é uma tradição orgulhosa entre os povos desses países), depois dos 15 anos ele começou judô e só lá pelos 18 que ele teve alguma relação com sambô, sob a tutela do pai dele.
Um dos maiores lutadores de MMA o Fedor Emilialenko, também tinha Sambô na carteira dele... porque ele fez serviço militar, tinham/tem como padrão o treino do Sambô, mas o Fedor na verdade usou o Judô como base (e o boxe pra pancada), e da mesma forma que o Khabib o sambô foi apenas um "diferencial"...
Sambô é meio bosta, funciona em certas condições sim, mas é focado muito em pernas (oi?!) em combate real, fora das regras do esporte, também fica alienado se vier sozinho... meu amigo, se estou numa guerra, situação de vida ou morte, e dou de cara com um inimigo onde nenhum de nós dois temos armas de fogo (ou ele me ataca de surpresa sem armas de fogo, evitando fazer barulhos com tiros)... vou dar é graças aos céus se o imbecil vier se abaixar pra atacar minhas pernas, se ele ficar nas minhas pernas querendo dar algum tipo de leg-lock ele vai se expor lindamente em qualquer posição ou ataque que ele der (mesmo se me derrubar)... se eu tiver com arma branca então, ele pode até quebrar minha perna, ou até cortar tendão nos joelhos/tornozelos - nesse interim eu vou transformar as costas-nuca dele em uma peneira. E o que é pior: ficar coxo ou MORRER?!
Jiujitsu é melhor que sambô porque da um leque bem maior de aplicações, mas ainda assim aliena com as regras do esporte. O bate-estaca, por exemplo, é expressamente proibido, tem sensei que nem gosta de falar sobre - tratam como covardia, jogo sujo... e realmente pode ser na aplicação do ESPORTE, a questão é que é totalmente valido para defesa pessoal. Já cansei de ver casos que dois fulanos começaram a brigar e aí quando eles vão pro chão, junta um montinho de 3-4 amigos de um deles pra chutar o que está brigando com o amigo deles... e são possibilidades assim mesmo que você tem que considerar em brigas de rua: se você começa uma rinha e cai no chão, e o cara te aplica um triângulo, por exemplo, não tem essa de "escapar do triângulo" na manha, tem é que sentar o bate estaca mesmo (se o cara for ligeiro, só de você ameaçar de levantar ele já vai te soltar), só cabaço que não manja nada de grappling que se apavora quando apertam o pescoço e começa a se debater igual peixe fora d'agua. E só ingênuos que querem "mostrar que sabem" que vão tentar jogar como se estivessem num tatame, querendo sair do golpe "bonitinho".
Enfim, Jiujitsu e Sambô eu vejo mais como complementos válidos para Judô e principalmente Wrestling (jiu-jitsu no BR é bem espalhado então tem várias academias, tem sensei que tem muita qualidade e sabem preparar a mente dos alunos, outros que já são bem mais várzea... tem que saber filtrar). E pra quem não sabe o Judô também tem sua variação no Japão até hoje onde focam em técnicas de solo (isso vem desde o ju-jutsu na verdade), então nada de "jiu jitsu dos gracie" ou "jiu jitsu brasileiro", foi algo que já veio estruturado.
@Master_DW você que está no jiujitsu agora (e pros outros camaradas aqui que praticam ou tem interesse), achei uma jóia na internet há pouco tempo que nunca tinha visto postado antes (e sempre fui um escavador), é um video do Rorion quando ele já morava nos EUA explicando (em inglês (básico)) as técnicas dos Gracie (as técnicas que eles usaram no começo do UFC e daqueles outros desafios que fizeram no passado).
Vi muito sensei de jiu jitsu no BR criticando os Gracie já, eu admiro os caras (em geral - tirando os otários tipo o Ryan), admiro pelos dois impérios paralelos que eles criaram (o Rorion com a criação e venda do UFC e o Renzo com as academias dele em plena Nova York), a família é bem grande, e apesar de ter tido uma briga pelos direitos autorais ficou basicamente dividida em dois pedaços apenas... fora que os Gracie que correram atrás de mídia pra provar que as técnicas Japonesas (que pilantramente repassaram como sendo deles) eram realmente úteis - ao contrário das alienações acrobáticas que hollywood colocava na cabeça das pessoas, e depois lá pelos anos 90 foram os Gracie que lutaram contra a difamação dos esportes de contato quando Globo e cia demonizavam falando que eram coisa de psicopata, podia gerar violência gratuita (grande mídia sempre tentando "pussyficar" o homem), e o que é mais importante pra nós: as técnicas, sinceramente acho válido aprender com o que eles repassaram, então deixo aí os vídeos antigos do Rorion (upados em agosto do ano passado apenas) pra quem quiser dar uma checada depois, mais válido que muitos videozinhos de pseudo-artistas marciais que encontramos por aí (também recomendo os documentários "Rickson Gracie - Choke" e "Renzo Gracie: Legacy" acho que da pra achar sem problemas online).
Show ContentSpoiler:
p.s. sei que muitos são sensíveis a isso, então perdoem o textão. : )
Pratiquei kickboxing, muay thai, boxe, boxe chinês (sanda), adoro full contact. Mas agora to pensando em migrar pro jiu-jitsu ou MMA. Um lutador completo sabe se defender à distância e corpo-à-corpo.
Minha meta é melhorar o meu thai, migrar pro jiu jitsu e depois combinar com alguma arte marcial mais tradicional, tipo kung-fu.