• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Como lidar com troca de emprego?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Como lidar com troca de emprego?
Offline Kratus
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 11 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 51
Information  04-04-2019, 06:51 AM
Bom dia pessoal. Espero que estejam todos bem.

Não encontrei nenhum tópico similar a este nas pesquisas do fórum, talvez as minhas habilidades ou paciência não são das melhores.
Comecei a trabalhar recentemente em uma empresa (comecei ontem, quarta-feira) de TI recém-aberta, mas ainda esta semana fui recomendado por um amigo em outra infinitamente melhor.

1. Primeira Empresa

1.1 Perfil

Segundo as informações que recebi do proprietário e fundador.
  • Faz consultoria em desenvolvimento de softwares, maioria dos clientes são empresas indianas;
  • Trabalha com desenvolvimento web e mobile;
  • Sediada em França, onde funciona também como startup;
O que mais atrai nesta é a possibilidade de ser remunerado em euros, pese embora a moeda base de remuneração seja a local. É uma estratégia tomada para eu possa me proteger da inflação e desvalorização da moeda local.
http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/r...s-moderada

1.2 Local de Trabalho

O escritório aberto aqui em meu país é praticamente uma sala compartilhada, dentro de outra empresa, e usada por três integrantes da equipa, eu inclusive.
Atualmente esta sala não se encontra nas melhores condições:
  • Ar condicionado ainda não funcionando bem;
  • Cadeiras cilíndricas (como na imagem abaixo);
  • Uma única mesa maior compartilhada;
[Imagem: 1531599_SPR_7E7D17346D65427EA49C0E0F005D86C8.jpg]
Pois é meus amigos, as costas não perdoam

Mas como a empresa está em seu início aqui, em pouco tempo as condições (segundo ele) serão melhoradas.

1.3 Distância e Locomoção

Com o percurso de 28.2 Km de minha casa, o trajeto até ao local de trabalho é tortuoso e torturante, não tenho meio de transporte próprio, e uso táxis colectivos, muito comuns em países do terceiro mundo, o uso destes é o motivo "torturante" do percurso, o calor daqui é infernal e a maioria não têm AC, então né... Sem esquecer que a via que tomo é a mais congestionada de toda cidade, por que leva ao centro da última, que é o local onde a maior parte da massa empregada se locomove.

[Imagem: Wikimania_2018%2C_Cape_Town_%28P1050535%29.jpg]
Toyota Hiace, veículo comum em serviços de táxi coletivo

Por que tortuoso? Os táxis cá não funcionam na modalidade que bem os confrades estão acostumados: apanha um e te deixa diretamente ao destino. Os táxis funcionam em linhas de trajeto, então por vezes é necessário apanhar vários para chegar ao destino, isto se as linhas de trajeto forem múltiplas. E no meu caso, são três linhas de trajeto.
No entanto, a empresa se comprometeu em custear metade do custo mensal de transporte para o presente contrato, mais detalhes sobre este na próxima seção.

1.4 Contrato

O contrato que rege o emprego é sob título de experiência com o prazo de 31 dias, com remuneração de mais ou menos R$592 (AOA 49.000). Não tive opção de negociar este salário, mas na época estava meio que desesperado por uma oportunidade.
E um adendo super-importante, e provavelmente uma vantagem que eu tenho, é o fato de eu ainda não ter assinado a cópia do contrato que tem de ficar na minha posse, e um dos termos do contrato é a obrigatoriedade de eu ter esta cópia e de ter assinado. Ainda não assinei porque na fase de contratação o meu empregador esqueceu de levar a cópia.

Após o término deste contrato, caso a minha contribuição tenha balanço positivo, eles apresentar-me-ão um contrato definitivo onde o salário será negociável, e obviamente tenho a opção de recusar e seguir com a minha vida.

2. Segunda Empresa

Mas ainda na presente semana, especificamente na segunda-feira, recebi a ligação de um amigo perguntando se eu estaria interessado em integrar a equipa da empresa onde ele está empregado. Ele me recomendou pessoalmente ao seu chefe, e este último por sua vez pediu que enviasse meu CV e marcou um encontro (entrevista?) para terça-feira.

Chegada a data do encontro ou entrevista(?), fui lá vestido bem informal, pois o convite também era, após duas horas de espera conversei com o boss. Sinceramente, fiquei impressionado!

2.1 Perfil

O fundador e boss é um engenheiro de software bem conhecido e conceituado na comunidade local. Das informações que tive do encontro:
  • Empresa de consultoria em desenvolvimento de softwares;
  • Clientes bancários, inclusive o próprio banco central;
  • Trabalha com web, mobile, inteligência artificial, data science, etc;
  • Um bom número de pessoas lá empregadas são amigos próximos e conhecidos (+1);
  • Não há exigência do cumprimento estrito do horário de trabalho padrão (8h), a cobrança é feita pelos resultados.
Aquilo foi menos entrevista e mais publicidade, sim isso mesmo, o boss passou mais tempo falando da empresa do que procurando saber o meu perfil. Talvez seja consequência da recomendação feita pelo meu amigo, é provável que ele tenha feito alguma descrição do meu perfil.
A outra coisa que notei, foi a urgência para garantir a minha contratação perguntando "quando é que poderíamos começar", confesso que me senti seduzido.

Outro ponto, este mesmo amigo que me recomendou, há algum tempo confessara que não queria sair da segunda empresa num futuro próximo, na altura ele estava no processo de seleção de um dos maiores bancos do país.

2.2 Local de Trabalho

Escritório com múltiplas salas, localizado em uma área nobre da cidade, cada integrante tem uma sala própria para trabalho. 
Comparada com a Empresa 1, nem preciso mencionar as condições ne?

2.3 Distância e Locomoção

Com o percurso a 22.6 Km de minha casa, apenas existem duas linhas de trajeto, ou seja, apanho apenas dois táxis e gasto menos dinheiro, e a segunda metade do trajeto total é suave. A primeira metade do trajeto é torturante, mas nem tanto como a da primeira empresa, visto que é super-curta (6.5 Km).

2.4 Contrato

Ainda não existe algum contrato assinado, obviamente, no encontro propus a remuneração de R$2.000. E terei a resposta hoje ou amanhã.

3. Questões que preciso resolver

É bem óbvio que a minha decisão imediata será a de abandonar a primeira empresa, ainda mais sendo que legalmente não tenho ligação contratual (lembram da cópia do contrato?).
Mas gostaria de conselhos de como fazer isso da forma menos conflitante e mais amigável possível.

Qualquer outro conselho de algum aspecto não mencionado ou observado no tópico também seria bem-vindo.

A primeira empresa já custeou o transporte para o corrente mês, referente ao presente contrato a título de experiência.
Felizmente, ainda não tenho nenhum projeto em mãos da primeira empresa, então não terei abandonado alguma coisa, estamos em fase de adaptação (aprendizagem das tecnologias, etc).

O outro ponto: em que circunstâncias deveria abandonar a primeira empresa? Após assinar o contrato? Ou após ter confirmação da remuneração que propus? Sendo que esta última será confirmação que estaremos aptos a celebrar contrato.

Abraços e meus agradecimentos antecipados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dartagnan
Veterano
Tópicos: 12
Curtido: 115 vezes em 88 posts
Posts que curtiu: 123
04-04-2019, 07:59 AM
Engraçado que isso parece com o que eu falo sobre mulher....é igualzinho emprego e o que tu falou: quando o cara tá sozinho, meio sem perspectiva de melhora, etc....não aparece nem as feias pra te dar mole. Aí, quando tu finalmente fecha com uma que parece valer a pena (não, não é essa bobagem de mulher exceção), vem todo mundo em cima de tu....de uma hora pra outra, até as amigas da namorada querem dar pra tu. Pode ver que emprego é exatamente assim, e por isso até eu falo com o povo do meu trabalho: emprego você procura enquanto tá TRABALHANDO. Porque se tu for esperar ficar sem pra procurar....nem preciso dizer né?

Mas brincadeira a parte, cara....parece muito bom pra ser verdade, mas como é amigo seu indicando e com todos esses predicados da nova empresa....nem tem muito o que pensar. Mesmo com o que você falou do contrato, sempre bom avisar com antecedência prévia (não sair de sopetão), cumprindo como se fosse um 'aviso' mesmo. A gente nunca sabe o amanhã, então....deixa sempre alguma porta aberta.

Em que cidade fica a empresa?
[+] 1 usuário curtiu o post de Dartagnan:1 usuário curtiu o post de Dartagnan
  • Kratus
Procurar
Responder
Offline Kratus
Búfalo
**
04-04-2019, 09:08 AM
Salve caro @Dartagnan

Dartagnan Escreveu:Engraçado que isso parece com o que eu falo sobre mulher....é igualzinho emprego e o que tu falou: quando o cara tá sozinho, meio sem perspectiva de melhora, etc....não aparece nem as feias pra te dar mole. Aí, quando tu finalmente fecha com uma que parece valer a pena (não, não é essa bobagem de mulher exceção), vem todo mundo em cima de tu....de uma hora pra outra, até as amigas da namorada querem dar pra tu. Pode ver que emprego é exatamente assim, e por isso até eu falo com o povo do meu trabalho: emprego você procura enquanto tá TRABALHANDO. Porque se tu for esperar ficar sem pra procurar....nem preciso dizer né?
Difícil discordar disso.

Citar:Mas brincadeira a parte, cara....parece muito bom pra ser verdade, mas como é amigo seu indicando e com todos esses predicados da nova empresa....nem tem muito o que pensar. Mesmo com o que você falou do contrato, sempre bom avisar com antecedência prévia (não sair de sopetão), cumprindo como se fosse um 'aviso' mesmo. A gente nunca sabe o amanhã, então....deixa sempre alguma porta aberta.
O que pensei a respeito é: avisar após assinar contrato com a nova empresa. Porque meu medo é acabar avisando sem ter o novo contrato e acabar por ficar sem os dois.
Mas realmente, seria bem mais profissional avisar sem nem ter contrato ou confirmação de uma remuneração acordada com a nova empresa (que deve acontecer hoje ou amanhã). Mas o risco disso é o medo que acima citei.

Citar:Em que cidade fica a empresa?
As duas na mesma cidade (Luanda), mas em municípios diferentes. A nova empresa, conforme mencionei, está na zona nobre (Talatona).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Kratus
Búfalo
**
07-04-2019, 08:08 AM
Então pessoal, bom dia.
Espero que estejam todos bem.

Felizmente, está tudo acertado com a nova empresa, e o contrato será assinado na segunda-feira.
Para a minha surpresa ofereceram um remuneração maior que a minha proposta, AOA 200.000 (equivalente a R$2.429). Pelo que entendi, é o salário de entrada para o pessoal que trabalha com desenvolvimento lá.

Com a primeira empresa ainda não consegui comunicar, tentei marcar encontro para ontem com um dos responsáveis, mas infelizmente não se encontrava disponível.

Abraços e obrigado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
07-04-2019, 10:41 AM
Boa sorte Kratus. Se alem do salário, as condições também são melhores, não há muito sobre o que debater, além de uma saída honrosa, do emprego atual. Já tive de fazer esse percurso anteriormente, entrei numa empresa pequena, visando entrar em outra maior, somente para não permanecer desempregado. O meu gestor ficou puto quando comuniquei que estava saindo, mas, o que deve contar, no fim das contas, é a minha necessidade .
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
07-04-2019, 09:35 PM
Boa sorte, meu camarada!

Mantenha-nos informados sobre o desenrolar da hist'oria!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Kratus
Búfalo
**
16-04-2019, 03:23 PM
Boa noite amigos.

Já estou na minha segunda semana a trabalhar na nova empresa, mudamos para um escritório bem melhor, mais espaçado e aberto (sala de guerra). Gosto do meu boss, zoeiro, geek e praticamente trata bem todo mundo. E os meus colegas claro, são amigos conhecidos, e os que não conhecia também só gente boa.

Quanto a empresa antiga, marquei um encontro rápido com o responsável e nos entendemos sem fricção alguma, tanto que o mesmo mencionou a cópia do contrato que eu não assinei.

Estou em fase de adaptação técnica, mexendo e aprendendo tecnologia que não domino e não sinto conforto em usar, então é de se esperar uma progressão inicial demorada.

(07-04-2019, 10:41 AM)Gilgamesh Escreveu: Boa sorte Kratus. Se alem do salário, as condições também são melhores, não há muito sobre o que debater, além de uma saída honrosa, do emprego atual. Já tive de fazer esse percurso anteriormente, entrei numa empresa pequena, visando entrar em outra maior, somente para não permanecer desempregado. O meu gestor ficou puto quando comuniquei que estava saindo, mas, o que deve contar, no fim das contas, é a minha necessidade .
Foi essa estratégia (aprendi convosco) que mandei para um amigo meu desempregado. Aceite qualquer coisa e continue procurando por oportunidades melhores ao mesmo tempo. NÃO DÁ PARA FICAR PARADO!

(07-04-2019, 09:35 PM)Plissken Escreveu: Boa sorte, meu camarada!

Mantenha-nos informados sobre o desenrolar da hist'oria!

Obrigado a todos que têm opinado e acompanhado o tópico.
[+] 2 usuários curtiram o post de Kratus:2 usuários curtiram o post de Kratus
  • Astuto, Gorlami
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como lidar com stress e pressão pessoal no trabalho? Tim Laflour 51 10,927 01-10-2019, 08:44 PM
Última Mensagem: Gilgamesh
  Como lidar com os inimigos e inveja. Phill 50 20,598 16-09-2019, 10:01 AM
Última Mensagem: decocrash
  Perdeu o seu emprego em momento de crise. E agora? Loki 11 2,674 19-08-2016, 02:38 PM
Última Mensagem: Corpsegrinder
  Primeira Entrevista de Emprego MILORD 28 7,059 22-01-2016, 01:31 PM
Última Mensagem: MILORD
  Como lidar com homens Jef 16 3,119 12-10-2015, 11:38 AM
Última Mensagem: Héracles

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo