• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Qual caminho seguir?
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Qual caminho seguir?
Offline RedFafnir
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
20-03-2017, 03:20 PM
Olá confrades. Estou muito confuso acerca de meu futuro e gostaria de receber algumas opiniões e conselhos.

Sou formado em TI e a uns meses estou desempregado, isso causou em mim certo desânimo e dúvidas sobre o meu futuro profissional/financeiro/pessoal. Onde moro, apesar de ser uma capital, minha área não é lá essas coisas, aliás, muitas outras também estão no perrengue, principalmente devido a crise. No momento, sair daqui acho que não é uma opção. Um ponto ruim de seguir na minha área aqui, é que a remuneração não é tão animadora, mesmo tentando me ver quanto poderia ganhar daqui a 3~5+ anos, iria estar ganhando uma merreca ainda.

Tenho como desejo sair do huezil algum dia, morar em um país violento e onde seu dinheiro vai embora pro governo sem nenhuma melhoria para você é bastante desanimador. Por outro lado, é necessário ter uma boa experiência profissional para poder se candidatar a uma empresa de outro país. Meu inglês é avançado, já é um problema a menos. Mas, é algo que não posso saber se dará certo ou não essa possibilidade, impossível prever.

Com isso, fiquei dividido em estudar e passar em um concurso. O lado bom seria “estabilidade” (apesar de não gostar dessa palavra, entendo como uma expressão por não ser chutado de uma empresa simplesmente por ela achar que faz o que bem entender com um funcionário, como foi meu caso no meu último emprego), dependendo do concurso uma boa remuneração, e uma carga horária não tão exagerada. No meu caso, sinto que há algumas desvantagens, como não saber se irei conseguir passar anos num mesmo emprego, vendo as mesmas pessoas todos os dias, fazendo quase a mesma coisa sem se sentir sufocado ou sem ânimo algum para ir trabalhar. Sem contar que jogaria fora minha oportunidade de sair desse país.

O que vocês tem a dizer sobre isso? Algum conselho sobre o que eu deveria fazer? Qual seria o melhor caminho?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
21-03-2017, 07:57 AM
Cate lata na rua, mas não faça parte da classe de parasitas que ajudam a destruir nosso país.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline A6M Zero
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 141 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 152
21-03-2017, 08:11 AM
Me vejo na mesma situação que você. E onde eu moro a situação também não é muito animadora. Mas a questão de prestar um concurso é interessante se você tiver um objetivo a longo prazo.

Por exemplo: se seu interesse for a IF ou o Empreendedorismo,você pode usar o salário do emprego como ponto de partida e tentar construir algo quando estiver exercendo a função. É o que eu pretendo fazer.

Agora, se acomodar num cargo público sem pensar no longo prazo,isso é parasitar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
21-03-2017, 09:13 AM
Se você tem condições de ficar estudando para concurso enquanto está desempregado (leia-se: alguém te sustenta), não tem porque não fazer isso...Já te adianto que todos os empregos são chatos, você ficará desanimado em qualquer um deles e não aguentará ver pessoas nenhuma (nem se trabalhar no comércio aonde você vê 100 pessoas diferente por dia no mínimo)...fora que o seu objetivo na verdade é de ter grana para vazar do país e aonde paga mais no momento é no setor público, então passe no concurso, junte grana e peça demissão (não é porque é concursado que tem que morrer assim, conheço muito concursado que mesmo ganhando 5k por mês, continua fazendo concurso para ganhar 10k e assim por diante...enquanto isso tem otários que não recebem reajuste ou qualquer frescura e fazendo greve...não gosta, troca de emprego, é simples)...e foda-se o que falarem da sua vida, de concurseiros e de concursados, se preocupe apenas com você, o resto que se exploda...

Agora se não tem como você ficar estudando, então arranje qualquer emprego, aprenda a administrar a grana (aí tem os tópicos de finanças aqui) e vá levando a vida até conseguir sair do país....sobre a remuneração, o salário baixou para todos, não apenas para o seu setor, isso ocorre por causa da oferta x demanda, antigamente tinham poucos T.I, hoje tem milhares sobrando e querendo qualquer emprego que pague 1-2k e olhe lá...aqui mesmo na minha empresa todo mês aparece pessoas que gastaram mais de 100k em estudo com graduação, pós, MBA, etc...procurando emprego para ganhar 1,5k...), se arranjou algo, é lucro...e novamente, nada te impede de ter um emprego e continuar procurando outros enquanto isso...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
21-03-2017, 01:47 PM
Entendo seus questionamentos. Estou preso a um emprego que exige muito e pouco paga, além de não assinarem minha carteira como técnico (sou formado, e estou cursando engenharia). Estou procurando emprego melhor a MESES e se obtive 2 respostas (negativas por sinal), foi muito.
Me inscrevi para um concurso e estou aglutinando material para estudar, pois no huezil ou você empreende ou vira concursado "parasita".
Assim que levantar um capital decente arriscarei no mundo dos negócios com alguma empresa de prestação de serviços nas minha área. Boa sorte e não mude suas metas por acharem que você é um "parasita". Na terra de ninguém que é essa nação, cada um corre pelo seu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hayato
Boxeador
**
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
21-03-2017, 02:29 PM
Por ser de TI você já pensou em pegar serviços temporários/freelance ?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline RedFafnir
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 3 vezes em 3 posts
22-03-2017, 02:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-03-2017, 02:57 PM por RedFafnir.)
Obrigado pelas respostas

(21-03-2017, 07:57 AM)barãozin Escreveu: Cate lata na rua, mas não faça parte da classe de parasitas que ajudam a destruir nosso país.

Entendo seu raciocínio, mas se não for eu, sempre terá alguém no meu lugar. A "parasitagem" não vai acabar tão facilmente assim, não vejo solução a curto/médio prazo para isso. Única coisa que posso fazer é garantir o meu, e os outros que se virem, cada um com suas formas de seguir em frente.

(21-03-2017, 09:13 AM)Chris Kyle Escreveu: Se você tem condições de ficar estudando para concurso enquanto está desempregado (leia-se: alguém te sustenta), não tem porque não fazer isso...Já te adianto que todos os empregos são chatos, você ficará desanimado em qualquer um deles e não aguentará ver pessoas nenhuma (nem se trabalhar no comércio aonde você vê 100 pessoas diferente por dia no mínimo)...fora que o seu objetivo na verdade é de ter grana para vazar do país e aonde paga mais no momento é no setor público, então passe no concurso, junte grana e peça demissão (não é porque é concursado que tem que morrer assim, conheço muito concursado que mesmo ganhando 5k por mês, continua fazendo concurso para ganhar 10k e assim por diante...enquanto isso tem otários que não recebem reajuste ou qualquer frescura e fazendo greve...não gosta, troca de emprego, é simples)...e foda-se o que falarem da sua vida, de concurseiros e de concursados, se preocupe apenas com você, o resto que se exploda...

Agora se não tem como você ficar estudando, então arranje qualquer emprego, aprenda a administrar a grana (aí tem os tópicos de finanças aqui) e vá levando a vida até conseguir sair do país....sobre a remuneração, o salário baixou para todos, não apenas para o seu setor, isso ocorre por causa da oferta x demanda, antigamente tinham poucos T.I, hoje tem milhares sobrando e querendo qualquer emprego que pague 1-2k e olhe lá...aqui mesmo na minha empresa todo mês aparece pessoas que gastaram mais de 100k em estudo com graduação, pós, MBA, etc...procurando emprego para ganhar 1,5k...), se arranjou algo, é lucro...e novamente, nada te impede de ter um emprego e continuar procurando outros enquanto isso...

Meus pais ainda podem me sustentar, sou grato a isso. Mas até que queria ter um emprego pra ganhar uns trocados pra gastar no que eu quiser, e não ficar 100% dependente dos pais, ter que ficar pedindo dinheiro até pra poder ir a uma festa, barzinho, etc é complicado.

A minha visão sobre ser concursado e sair do país é que elas não batem. Por exemplo, se eu for concursado e ainda querer sair do país, o que eu iria fazer lá? Que função eu poderia exercer? Que emprego eu conseguiria? Entende? Por isso digo que iria jogar fora minha oportunidade de sair do país caso ficasse concursado.
Já caso eu continue tentando subir na vida em TI, eu teria mais chances de conseguir algo lá. Mas é algo que eu teria que comer o pão que o diabo amassou por diversos anos até que analisasse uma oportunidade de cair fora do brasil.

(21-03-2017, 02:29 PM)Hayato Escreveu: Por ser de TI você já pensou em pegar serviços temporários/freelance ?

Já, mas não faço esse tipo de perfil. Não me vejo fazendo freelance, sem contar que a área mais comum para isso seria desenvolvimento de software, e é uma área que não tenho tanta afinidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
22-03-2017, 03:29 PM
(22-03-2017, 02:56 PM)RedFafnir Escreveu: Entendo seu raciocínio, mas se não for eu, sempre terá alguém no meu lugar. A "parasitagem" não vai acabar tão facilmente assim, não vejo solução a curto/médio prazo para isso. Única coisa que posso fazer é garantir o meu, e os outros que se virem, cada um com suas formas de seguir em frente.

Tem cara que parte pro crime, tem outros que viram funcionários públicos.

Cada qual com suas formas de seguir em frente.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
22-03-2017, 04:08 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-03-2017, 04:11 PM por Búfalo.)
Qual caminho seguir?

O Senhor é o caminho.

Disse-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" (João 14:6)

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37:5)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
22-03-2017, 08:50 PM
Mudar de área está fora de questão ,Red Fafnir ?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fairchild
Veterano
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 2
22-03-2017, 09:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-03-2017, 09:11 PM por Fairchild.)
Trabalho com TI também, é complicado como qualquer outra área e é uma profissão que ninguém respeita, pois nos associam a gastos. Mas discordo do freelance, todos os ramos de TI tem e vc deveria fazer alguns, nem que seja para sobreviver. Meu trabalho atual é bacana e já estou em um cargo mais alto, mas não se engane, ouço merda todo santo dia e sou obrigado a fazer concessões e aguentar encheção de saco de quem nem é da área, mas é um igual ou superior no lance de "quem manda mais", tento lidar com a situação o melhor possível, se tivesse reclamado e batido de frente já teria sido mandado embora.

O que digo é perseverança e aprimoramento sempre, se especialize em uma área distinta de TI, informática muda constantemente mas os profissionais de verdade são descobertos e valorizados em algum momento.

"Sucesso" só vem antes de "Trabalho" apenas no dicionário, para vencer na gringa só se vc tiver capacidade de vencer no Brasil, temos muitos problemas, mas fora eles têm os dele também que nem conhecemos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 8 posts
24-03-2017, 03:09 AM
(21-03-2017, 07:57 AM)barãozin Escreveu: Cate lata na rua, mas não faça parte da classe de parasitas que ajudam a destruir nosso país.

Falou tudo. Espero que um dia o funcionário público seja regido pela CLT, mas duvido que vivo para ver isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
24-03-2017, 03:20 AM
Eu acho esses tópicos meio boiolas e essa ideia de sair do Brasil covardia mas vamos lá.

Você é bom no que faz? Não interessa se você diz que é de ti. Você é bom nessa porra? Você é referência?

Se vc achar um emprego ou se decidir fazer qualquer outra coisa dê o seu melhor e se preocupe em agregar valor aos outros, sejam clientes ou seja a empresa em que trabalha. Nunca reclame, ache soluções. Se perceber que não te valorizam pule fora. Se preocupe sempre em oferecer mais do que esperam de você. É tão simples quanto isso, mas a maioria das pessoas prefere reclamar.

Eu não vou ficar aqui me pagando com tudo que eu alcancei na vida só seguindo isso, boa sorte aí, saia e vença ou passe a vida chorando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
24-03-2017, 02:20 PM
"Sair do Brasil é covardia"
Continue aqui e salve a pátria, aposto que vc vai fazer uma diferença enorme na realidade do país.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
24-03-2017, 02:33 PM
(24-03-2017, 02:20 PM)Young Meyer Lansky Escreveu: "Sair do Brasil é covardia"
Continue aqui e salve a pátria, aposto que vc vai fazer uma diferença enorme na realidade do país.

2

Sinto muito, mas nao vou tentar limpar a bosta que ta até oeu pescoço. Se você acha isso covardia, nao é um problema meu. Se eu tiver a oportunidade de ir pra um lugar onde a bosta esteja até a minha cintura, é melhor, querendo ou nao
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
24-03-2017, 02:37 PM
Todo patriota e nacionalista, só é patriota e nacionalista ate sair o visto, permanente ou nao. Fim. Flw vlw
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
24-03-2017, 08:20 PM
Não sou patriota e nem nacionalista. Acho esse país um chiqueiro e não tenho a menor pretenção de mudá-lo.

Já morei fora do país e conheço mais de 20 países. Funciona para muita gente, principalmente gente sem qualificação que se deslumbra por poder comprar coisas que aqui jamais teria acesso.

Tem quem reclame da violência, o Brasil é bem grande e eu acho a minha cidade segura para os padrões nacionais.

A não ser que vocês vão em família e vivam em guetos de brasileiros vocês serão vistos como bostas parasitas trabalhadores de mcdonals ou varredores de chão. Se você tem talento suficiente para ser contratado por uma empresa grande que vai te respeitar tipo um Google ou Facebook, então tenho certeza que você tem talento para se virar muito bem por aqui.

Pra eles é assim ó:
Latina = puta
Latino = mão de obra barata

E quem não concordar é só ir, não precisa ficar ofendidinho. Esse fórum é sobre a real não é, to apresentando ela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
24-03-2017, 08:38 PM
Qual sujeito DESTE fórum iria sair daqui pra trabalhar em um emprego de merda? Isso pode até ser verdade, mas E DAÍ? Talvez o sujeito tenha a vontade de morar em outro país, como eu (apesar de não sei se vou conseguir) e não tá nem aí se geral vai me achar mão de obra barata. Todo lugar deve ter as suas vantagens e desvantagens. não precisa ficar ofendidinho, eu realmente acredito que latinos devem ser vistos dessa maneira mesmo.

Além disso, você disse que é covardia...se lá fora é mais difícil do que aqui, FICAR POR AQUI não seria covardia?

Pelo seu primeiro post, ficou parecendo que sair é fácil demais e o sujeito tem que ficar aqui tomando no cu. No seu segundo, você já diz que lá fora é difícil pelos motivos citados, então covardia, pela lógica, seria ter que ficar aqui pra não sermal visto lá fora...

De qualquer maneira, duvido que alguém aqui resolva sair por pura empolgação sem nenhum tipo de plano.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
24-03-2017, 09:32 PM
A primeira coisa não desista de sua área, ela e uma das quais mais lhe da oportunidades la fora, hoje mecânica, informatica, são apenas uma das áreas que neste mundo globalizado que ate no polo norte precise, importante e vc se especializar em uma área global da informatica uma das melhores seria, linguagem de programação, invista nesta área, porque existem países contratando, ainda mais que possui inglês, neste campo o inglês na programação ele e unificado, linguagens para sistemas ERP SAP, TOTVS, Linguagens php, java etc, se dominar alguma destas ja estaras com um bom campo. Pare de ser imediatista, nada vem do dia pra noite, encare todos trabalhos, CLT, CONCURSO, FREELANCER, mescle os, mas faça sua caderneta atraves deles para ter um dinheiro para sair fora deste lixo de pais que a cada dia se torna uma VENECUBA, um cara que trabalha com informatica ele deve ser antenado no que acontece la fora, vc tem varios sites de noticias, de vários países, sobre situação econômica,empregos empreendedorismo e tal, mas para isso deve ter metas imediatas e a longo prazo, se vc faz bem no que sabe, e com qualidade sem preguiça, ate peão de obra em outro pais vc ficara muito melhor que muitos diretores aqui neste lixo de pais.
Segue os videos deste youtuber ajudara demais vc a clarear sua cabeça.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
24-03-2017, 10:56 PM
(24-03-2017, 08:38 PM)Digons Escreveu: Qual sujeito DESTE fórum iria sair daqui pra trabalhar em um emprego de merda? Isso pode até ser verdade, mas E DAÍ? Talvez o sujeito tenha a vontade de morar em outro país, como eu (apesar de não sei se vou conseguir) e não tá nem aí se geral vai me achar mão de obra barata. Todo lugar deve ter as suas vantagens e desvantagens. não precisa ficar ofendidinho, eu realmente acredito que latinos devem ser vistos dessa maneira mesmo.

Além disso, você disse que é covardia...se lá fora é mais difícil do que aqui, FICAR POR AQUI não seria covardia?

Pelo seu primeiro post, ficou parecendo que sair é fácil demais e o sujeito tem que ficar aqui tomando no cu. No seu segundo, você já diz que lá fora é difícil pelos motivos citados, então covardia, pela lógica, seria ter que ficar aqui pra não sermal visto lá fora...

De qualquer maneira, duvido que alguém aqui resolva sair por pura empolgação sem nenhum tipo de plano.

Eu não tenho nenhum motivo para ficar ofendidinho porque esse assunto não tem carga emocional nenhuma sobre mim. Eu já fui, vi, vivi e fiz minha opinião. E eu posso ir de novo a hora que eu quiser, eu tenho contatos, eu tenho dinheiro e eu sei como as coisas funcionam.

Se você não acha emprego na sua área aqui você não vai achar nunca lá fora, você tem que ser MUITO bom para te darem uma chance, mesmo em casos onde eles vem buscar por falta de profissionais, como o Quebec, que só precisa praticamente bater o sistema de pontos deles e falar Francês.

Recomendo a todos que vão mesmo, para adquirir experiência e ver se é tudo isso que vocês pensam. Mas provavelmente se você não encontra oportunidades aqui no Brasil vai ficar deslumbrado e maldizendo seu país em rodas de gueto brasileiro. E já aproveitando quero deixar claro que não desvalorizo nenhum tipo de serviço, desde que você saiba para onde está indo e aquilo tenha um propósito. Se for só pq nas gringas ganha mais e vai poder comprar iphone, roupa de marca e um carro bacana daí nem preciso dizer que você é um otário, e não tem nenhum mal nisso, a vida é sua e você tem direito de ser otário desde que pague as próprias contas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Melhore 1% a cada dia: O caminho para o auto-aperfeiçoamento Kaizen Appollo 23 8,964 04-06-2018, 12:07 PM
Última Mensagem: Gorlami
  Caminho do meio (midle way) Johnnie Walker 5 2,428 14-10-2015, 10:35 PM
Última Mensagem: TheBoss
  Estou realmente indo no caminho certo? WR7 21 13,453 19-02-2014, 07:00 PM
Última Mensagem: Vegeta
  Qual seguir ? Viril 6 3,585 07-11-2012, 01:40 PM
Última Mensagem: John Romano

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo