15-01-2017, 06:09 PM
A dor e o prazer.
“A compaixão é o pior veneno, porquê conserva e prolonga a vida de tudo que é fraco e agonizante – quer se trate de compaixão para conosco, para com nossos semelhantes ou para com nossos inimigos.”
(Não sei quem é o autor da frase.)
É instintivo que todo animal(humano incluso) busquem o prazer e fujam da dor, é natural. Um animal só agirá, sabendo que vai passar por um período de dor, se valorizar mais a recompensa final do que o momento de dor(para os familiarizados com a Escola Austríaca de economia, essa visão,um pouco mais primitiva é claro, se assemelha muito ao conceito de preferência temporal).
Exemplo: Uma leoa fará um esforço ultraintenso para conseguir a presa, desgastando as energias vitais, correndo o risco de se ferir ou de até mesmo morrer. Portanto, se ela ela está bem alimentada e uma presa passar em sua frente, ela não moverá um dedo se quer.
O mesmo pensamento pode ser aplicado em humanos. Num estado natural o humano só realizará um esforço ultraintenso para conseguir uma presa, e só fará isso se estiver com fome. Por isso é tão difícil que as pessoas “civilizadas” se exercitem, não é “natural” que o homem se exercite já que toda a comida está disponível muitas vezes ha menos de 100 metros.
O corpo, biologicamente falando, continua o mesmo, mas nosso ambiente não. Ideologicamente é pregado somente a busca pelo prazer, fisicamente o conforto é abundantemente distribuído todos os dias da semana, o resultado? Fraqueza física e psicológica, homens frouxos e limitados, que constantemente deixam o crescimento espiritual e físico de lado para fugir da dor ou do desconforto.
Licurgo, quando definiu a constituição de Esparta, sabia do horrível destino que aguarda as pessoas que se entregam ao conforto. Toda a mentalidade espartana era em prol da força, a fraqueza não era simplesmente punida com um “metendo a real”, era uma punição severa com muita dor física e psicológica. A dor era o único caminho para a grandeza, fracos não tinham vez, e se fossem fracos em algum momento, sofreriam em dobro para o seu endurecimento.
Tenham noção de que nossa sociedade é fraca e punirá os fortes, se você tentar se fortalecer, prepare-se que você será punido por isso. Hoje a demanda por uma força interior talvez seja mais necessário do que antigamente, você está sozinho e todo seu fortalecimento depende de você e de sua vontade. Fuja da dor e sua vida será difícil e medíocre, abrace-a e sua vida será fácil e de valor.
Amadurecimento, fortalecimento e o sucesso só virão para aqueles que aceitarem que a dor é necessária, que ser chamado de “radical”, “obcecado” e louco porque se entregam de corpo e alma ao treinamento físico, ao desenvolvimento intelectual ou espiritual, é definitivamente um sinal de que você está indo no caminho certo. Portanto, seja duro, se for escolher entre o prazer que te amolece e a dor que te fortalece, escolha a dor.
Três características de hoje em dia que os espartanos elevaram ao infinito, comparado ao homem moderninho:
Seja puro!
Não se misture com pessoas fracas com discursos vitimistas, com covardes que não tem honra ou que acham que a vida é só balada, sexo e trivialidades. Exclua esse tipo de pessoa do seu convívio diário, se ela não quer evoluir ela vai tentar de todas as formas te derrubar para o mesmo nível. Unam-se a homens com os ideias parecidos com os seus, que sejam honrados como você, e que busquem o sucesso tanto quanto você
Seja duro!
Alguns relatos surgem em relação a vida dos espartanos. Que recebiam uma ração insuficiente e que precisavam roubar a comida, se fossem pegos eram açoitados não pelo roubo em si, mas por terem sido inábeis em roubar sem serem notados; Que passavam por um ritual de açoitamento que podia ser parado a qualquer momento, bastava que pedissem, mas que os açoites só paravam quando a criança desmaiava ou morria, ou que levavam açoites sem motivo algum...
Você só toma banho quentinho? A partir de hoje só tome banho gelado; Come de 3 em 3 horas? Experimente jejuar alguns dias da semana; 18 graus e você está com frio? Experimente ficar sem blusa; etc. Pouco a pouco vocês se tornarão cada vez mais resistentes e fortes.
Elimine qualquer conforto supérfluo da sua vida, e faça com que todos os aspectos de sua vida favoreçam a insensibilidade ao sofrimento e ao aumento da sua “agressividade”.
Seja corajoso!
A batalha de Termópilas aconteceu, os espartanos enfrentaram um número muito superior de inimigos, eles foram para morrer. Sabiam que o sacrifício daqueles 300 era necessário e que a verdadeira batalha seria travada no futuro. Sem temer pelos seus corpos, deram suas vidas.
Hoje em dia, quantos de vocês se sacrificariam da mesma forma? Quantos homens hoje morreriam por um ideal, ou iriam de encontro com a morte sabendo que não voltaria? Os verdadeiros homens são forjados na dor, não fujam do destino grandioso de vocês!