• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Breves considerações sobre independência financeira
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Breves considerações sobre independência financeira
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
26-07-2016, 03:30 PM
(25-07-2016, 02:08 PM)Challenger Escreveu: Será que os confrades conhecem este site para investimentos?

https://startinvestimentos.com/

Estou querendo investir neste.

Acho melhor não terceirizar a administração do seu dinheiro. Aprenda a investir por si mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Challenger
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 128 vezes em 100 posts
Posts que curtiu: 392
26-07-2016, 05:33 PM
(26-07-2016, 03:30 PM)Gekko Escreveu:
(25-07-2016, 02:08 PM)Challenger Escreveu: Será que os confrades conhecem este site para investimentos?

Acho melhor não terceirizar a administração do seu dinheiro. Aprenda a investir por si mesmo.

Obrigado Confrade!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elvis Presley
Búfalo
**
Tópicos: 34
Curtido: 0 vezes em 0 posts
26-07-2016, 11:03 PM

É possivel ganhar com segurança esses 13,32 % ao ano ?
"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
28-07-2016, 02:23 PM
(26-07-2016, 11:03 PM)Elvis Presley Escreveu:

É possivel ganhar com segurança esses 13,32 % ao ano ?

É possível sim. 13,32% ao ano não é nenhum ganho absurdo não. A própria SELIC está dando 14,25% ao ano neste momento. Descontado o IR você já fica com 12,11% líquido e sem correr risco algum e isso sem pesquisar nada, só comprando título público. Se der uma pesquisada você encontra CDB de banco médio pagando mais que a SELIC (o rendimento deles é dado em um percentual do CDI, que sempre acompanha a SELIC bem de perto). Investindo em renda variável você tem seus riscos, mas colocando em empresas boas e diversificando bem, você consegue mais que isso na média no longo prazo.

Porém, se a sua pergunta é se dá pra conseguir isso acima da inflação e com segurança, te digo que é quase impossível no cenário atual.
[+] 1 usuário curtiu o post de Gekko:1 usuário curtiu o post de Gekko
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Machado de Assis
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 8
11-08-2016, 02:18 PM
Ótimas considerações sobre o tema. Muita gente confunde independência financeira com independência laboral, que são coisas distintas.

O próprio objeto indica de o que se quer ver livre, ou independente. A independência financeira, então, é a possibilidade de não ter que depender de uma renda com a qual não se possa contar regularmente. Ou melhor, é a segurança de uma renda regular que te permita não depender de outra.

A independência laboral seria, portanto, a possibilidade de não ter que depender do trabalho para auferir esta renda, seja qual for a outra forma pela qual buscará sua subsistência.

O que a maioria das pessoas que comentam na chamada "blogosfera" de finanças busca, com uma boa dose de amargura até, é a independência laboral. Eles odeiam seus trabalhos [ou, possivelmente, o fato de terem que trabalhar] e usam isso como 'motivação' para aplicar o mantra: poupar, aportar, investir.

Só que em razão dessa amargura, tanto a motivação, quanto a finalidade pelas quais eles se movem, fazem com que haja muita falhas neste processo de independência, no qual tomam uma independência pela outra.

Assim é que vemos muitos indivíduos investindo errado [pela motivação: pressa em se ver livre da dor do trabalho], bem como fazendo retiradas equivocadas do capital "principal" [pela finalidade: viver de renda, desconsiderando outros fatores como inflação real, depreciação do ativo, impossibilidade do cálculo do restante de vida, etc.].

Já aquele que busca a efetiva independência financeira não se incomoda de continuar trabalhando, mesmo que rentabilize em seus investimentos um valor superior às suas despesas planejadas,já que não é um martírio para ele o ato de trabalhar.
"Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la." - Trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas
[+] 1 usuário curtiu o post de Machado de Assis:1 usuário curtiu o post de Machado de Assis
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
12-08-2016, 01:36 AM
(11-08-2016, 02:18 PM)Don Clericuzio Escreveu: Ótimas considerações sobre o tema. Muita gente confunde independência financeira com independência laboral, que são coisas distintas.

O próprio objeto indica de o que se quer ver livre, ou independente. A independência financeira, então, é a possibilidade de não ter que depender de uma renda com a qual não se possa contar regularmente. Ou melhor, é a segurança de uma renda regular que te permita não depender de outra.

A independência laboral seria, portanto, a possibilidade de não ter que depender do trabalho para auferir esta renda, seja qual for a outra forma pela qual buscará sua subsistência.

O que a maioria das pessoas que comentam na chamada "blogosfera" de finanças busca, com uma boa dose de amargura até, é a independência laboral. Eles odeiam seus trabalhos [ou, possivelmente, o fato de terem que trabalhar] e usam isso como 'motivação' para aplicar o mantra: poupar, aportar, investir.

Só que em razão dessa amargura, tanto a motivação, quanto a finalidade pelas quais eles se movem, fazem com que haja muita falhas neste processo de independência, no qual tomam uma independência pela outra.

Assim é que vemos muitos indivíduos investindo errado [pela motivação: pressa em se ver livre da dor do trabalho], bem como fazendo retiradas equivocadas do capital "principal" [pela finalidade: viver de renda, desconsiderando outros fatores como inflação real, depreciação do ativo, impossibilidade do cálculo do restante de vida, etc.].

Já aquele que busca a efetiva independência financeira não se incomoda de continuar trabalhando, mesmo que rentabilize em seus investimentos um valor superior às suas despesas planejadas,já que não é um martírio para ele o ato de trabalhar.

Aí que tá.

Pq nao investe em buscar um oficio que vai gostar de fazer, para ser feliz no trabalho.

Ao inves de ser um frustrado com raiva do trabalho, pq nao gosta do que faz, que só poupa, na esperança de que qdo aposentar vai ficar idenpendente.

Dai vai comprar é remedio pra curar o corpo de tanta doença...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
12-08-2016, 07:19 AM
Boas considerações. Atingir um patamar de patrimônio que te permita viver com a renda proveniente dele leva muitos anos. Se você está com muita pressa de se ver livre de um trabalho que odeia e acha que não aguentaria passar os próximos 10 ou 15 anos pelo menos nesse emprego, você deveria pensar seriamente em mudar de carreira. Dificilmente alguém vai atingir um patamar alto de patrimônio em um tempo inferior a esse.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
13-08-2016, 05:49 AM
Mas a questão que fomos educados pra não pensar em juros, a conta que fazemos ´se cabe no salário, com essa mentalidade muitos deixam de comprar um apartamento de condomínio barato pra alugar mas compram um carrão pra tirar onda de fuderoso.

Não se cultivou no brasil a ideia de empreender a maior parte de nossas escolas e discurso de nossos pais nos tornas empregados viciados na droga salario e na adrenalina das contas a pagar.

IF precisava ser cultura, ser regra.

Quanto a independência laboral, só posso dizer que não estou preparado pra abrir mão de minha rotina de trabalho, gosto muito dela, é quase um hobby yaoming:
[+] 1 usuário curtiu o post de cabraman:1 usuário curtiu o post de cabraman
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
17-08-2016, 07:22 AM
Nosso Estado paternalista, com seu esquema ponzi previdenciário, nos deixou assim. Mas todo esquema em pirâmide um dia quebra e àqueles que não querem depender de um INSS quebrado eu só dou um conselho: façam suas próprias aposentadorias e comecem o mais cedo possível.
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
18-08-2016, 10:44 PM
- Caramba! Não sei como não comentei neste ótimo tópico ainda.

- Gekko, se me permite, eu acrescentaria mais uma. O homem construir uma sólida Defesa Financeira antes de investir. Essa defesa, lhe dará uma paz muito grande.
[+] 1 usuário curtiu o post de Diamante:1 usuário curtiu o post de Diamante
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Fairchild
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 2
18-08-2016, 11:24 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-08-2016, 11:42 PM por Fairchild.)
Confrade Gekko, comecei há pouco nisso, meu conhecimento é mínimo. Sempre poupei e todo mês separo quase 40% do meu salário, investi parte da minha poupança (minha principal forma de guardar dinheiro) em renda fixa, títulos do tesouro direto pré-fixado. Meu objetivo é não deixar meu dinheiro virar pó na poupança, pensei em diversificar mas seu relato me deixou mais apreensivo. Poderia me sugerir outra aplicação ou modalidade, pensei em investir outra parte no mesmo título ou mesmo em cima da Selic direto, nem que seja por dois anos, quero ser conservador nos investimentos mesmo que não lucre muito, um insight já me ajudaria bastante.
[+] 1 usuário curtiu o post de Fairchild:1 usuário curtiu o post de Fairchild
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
19-08-2016, 07:03 AM
(18-08-2016, 10:44 PM)Diamante Escreveu: - Caramba! Não sei como não comentei neste ótimo tópico ainda.

- Gekko, se me permite, eu acrescentaria mais uma. O homem construir uma sólida Defesa Financeira antes de investir. Essa defesa, lhe dará uma paz muito grande.

Muito bem colocado, confrade. É que muitas vezes acabo esquecendo esse detalhe por ser funça. yaoming

(18-08-2016, 11:24 PM)Fairchild Escreveu: Confrade Gekko, comecei há pouco nisso, meu conhecimento é mínimo. Sempre poupei e todo mês separo quase 40% do meu salário, investi parte da minha poupança (minha principal forma de guardar dinheiro) em renda fixa, títulos do tesouro direto pré-fixado. Meu objetivo é não deixar meu dinheiro virar pó na poupança, pensei em diversificar mas seu relato me deixou mais apreensivo. Poderia me sugerir outra aplicação ou modalidade, pensei em investir outra parte no mesmo título ou mesmo em cima da Selic direto, nem que seja por dois anos, quero ser conservador nos investimentos mesmo que não lucre muito, um insight já me ajudaria bastante.

Se for para ser extremamente conservador, Tesouro IPCA e Tesouro Selic. Considere a possibilidade de investir nem que seja 10% em renda variável para começar. Não precisa mexer no que já tem investido. Apenas destinar 10% para isso mensalmente durante um tempo e continuar destinando os outros 30% para a renda fixa. Pesquise um pouco sobre as empresas e o mercado de ações antes disso.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
31-01-2017, 02:10 PM
vamos aproveitar o topico...
qtos eh preciso por mes pra viver?

3 mil reais consegue? Tendo casa propria e sendo solteiro... ou levaria uma vida muito limitada?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
31-01-2017, 02:59 PM
Depende, talvez você não consiga comprar as frutas para a casa Peter Grifen.

[Imagem: apple-pera-e-leite-11805841.jpg]

Quem não liga tanto para isso consegue perfeitamente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
Tópicos: 3
Curtido: 3 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 15
31-01-2017, 04:32 PM
(31-01-2017, 02:10 PM)Peter Grifen Escreveu: vamos aproveitar o topico...

3 mil reais consegue? Tendo casa propria e sendo solteiro... ou levaria uma vida muito limitada?

Acho que é mais fácil perguntar: "Quanto EU preciso por mês para viver?", pois isso vai depender do que vc quer fazer.

Eu acho que com 3 mil da pra viver uma vida sem luxos, mas da pra viver.

Pra mim, considerando o tipo de vida que quero levar e tendo filho, eu digo uns 4~5
Tudo é uma decisão de poder escolher fazer hoje, o que queremos amanhã. Quando o futuro chegar será o presente, assim, só existimos no presente, tudo o restante é um significado, interpretação ou projeção que fazemos no tempo presente.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
31-01-2017, 09:49 PM
Poucos locais (tais como Morumbi, Alphaville e Jardins em Sp, Zona Sul no Rio e Plano piloto em BSB) teriam restrições pra um orçamento de $ 3 k mensais.

Dependendo do lugar, do município, do estado, mas com R$ 3 mil por mês e sem dependentes, é fácil se manter em praticamente qualquer cidade do páis com as despesas essenciais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-02-2017, 07:21 AM
(31-01-2017, 02:10 PM)Peter Grifen Escreveu: vamos aproveitar o topico...

Depende muito do lugar, mas na maioria dos lugares dá pra viver sim, porém sem luxos e com boa organização. Se tem gente que sobrevive com um salário mínimo de R$ 937,00... 3 mil já é consideravelmente mais do que a renda média do brasileiro.
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
01-02-2017, 09:31 AM
- Nos tempos de hoje; uma empresa dificilmente vai pagar ao seu funcionário mais do que 1,5k por mês (a média está em torno de 1000 à 1300). Somente em raríssimas exceções o cara poderá ganhar mais 1,5k.

- O cara comum tem duas opções a curto e a médio prazo.

- Curto Prazo: Aprender a se organizar ganhando pouco.

- Médio Prazo: Entrar algum concurso público. (Porém tem de estudar muito, passar e aguardar ser chamado).

- E o mais importante; para aqueles que queiram se casar, não casem enquanto não estiverem preparados financeiramente, caso contrário, só na próxima vida mesmo. Matrimônio é devastador para as finanças de um cara, um cara despreparado então...
[+] 1 usuário curtiu o post de Diamante:1 usuário curtiu o post de Diamante
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Seth Gecko
Búfalo
**
Tópicos: 8
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 1
01-02-2017, 11:46 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-02-2017, 11:47 AM por Seth Gecko.)
Nesse mercado de hoje, mais difícil do que viver com 3 mil e de fato ganhar os 3 mil.

Os empresários estão aproveitando a alta demanda de funcionários e baixando os salários.

Pra ficar fora dessa safadeza, só se ultra qualificando, sendo autônomo ou funça.
Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 1
02-02-2017, 03:45 PM
[Imagem: 20161017-piramide_renda_brasil.png]
[+] 1 usuário curtiu o post de gladiador:1 usuário curtiu o post de gladiador
  • Villefort
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  (relato)Minha maior matrix é financeira Kronos o realista 25 5,030 05-06-2019, 07:53 AM
Última Mensagem: xandysmaster
  Materiais de Educação Financeira Iniciantes loeb 7 3,064 21-04-2019, 09:18 PM
Última Mensagem: agrigeo
  Tabela Financeira Diamante 5 3,045 18-03-2018, 10:09 AM
Última Mensagem: Emperor
  Empreendedorismo e liberdade financeira. Petulante 233 155,314 31-01-2017, 04:58 PM
Última Mensagem: Sauron

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo