• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Atualização patrimonial mensal
Páginas (7): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Atualização patrimonial mensal
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
02-03-2016, 07:51 PM
Números de fevereiro:

Renda passiva caiu 4,61%, mas mesmo assim poderia cobrir 74,2% das despesas do mês, que foram mais baixas que o habitual e bem mais baixas do que em janeiro. Excluindo os gastos com habitação, esse percentual subiria para 117,4% (sim, se não fossem as despesas com o imóvel, daria pra ter vivido o mês de fevereiro só com a renda passiva e com folga).

O patrimônio subiu 3,08%.

O principal motivo da queda da renda passiva em um mês no qual a renda fixa não cobrou imposto de renda e as empresas das quais sou acionista até que pagaram uma boa quantidade de dividendos (principalmente o Itaú), foi que pela primeira vez em muitos anos o inquilino do imóvel do qual sou proprietário não pagou o aluguel dentro do mês. Ele me procurou e avisou que ia atrasar para depois do dia 15 (o vencimento é dia 7). Concordei em dar o prazo, mas virou o mês e nada. É a crise... Lembrem-se disso quando forem investir em fundos imobiliários. O risco de calote nos aluguéis ou de atraso no pagamento dos mesmos sempre existe, mas não tira o valor do ativo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SrSucesso
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
02-03-2016, 09:42 PM
(02-03-2016, 07:51 PM)Gekko Escreveu: Números de fevereiro:

Renda passiva caiu 4,61%, mas mesmo assim poderia cobrir 74,2% das despesas do mês, que foram mais baixas que o habitual e bem mais baixas do que em janeiro. Excluindo os gastos com habitação, esse percentual subiria para 117,4% (sim, se não fossem as despesas com o imóvel, daria pra ter vivido o mês de fevereiro só com a renda passiva e com folga).

O patrimônio subiu 3,08%.

O principal motivo da queda da renda passiva em um mês no qual a renda fixa não cobrou imposto de renda e as empresas das quais sou acionista até que pagaram uma boa quantidade de dividendos (principalmente o Itaú), foi que pela primeira vez em muitos anos o inquilino do imóvel do qual sou proprietário não pagou o aluguel dentro do mês. Ele me procurou e avisou que ia atrasar para depois do dia 15 (o vencimento é dia 7). Concordei em dar o prazo, mas virou o mês e nada. É a crise... Lembrem-se disso quando forem investir em fundos imobiliários. O risco de calote nos aluguéis ou de atraso no pagamento dos mesmos sempre existe, mas não tira o valor do ativo.

Gekko quando crescer quero ser igual a você! kkkkkk

Não vejo a hora de começar a postar aqui meu desempenho, que por enquanto por motivo de burradas está parado.
"Se você não vive como pensa, vai acabar pensando como vive."
"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-04-2016, 06:49 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-04-2016, 06:50 AM por Gekko.)
Vamos aos números do mês de março:

Patrimônio aumentou 5,39%

Renda passiva aumentou 22,6%

O percentual de despesas que poderiam ser cobertas pela renda passiva foi de 78,3%. Excluindo as despesas com habitação, esse percentual sobe para 114,7%, mais uma vez sobrando, o que me deixa muito feliz.

Os ativos de renda variável se valorizaram muito devido ao ânimo dos investidores com a possibilidade do fim antecipado da desastrosa gestão nazipestista da economia (impeachment). Esse foi o catalizador do aumento de patrimônio observado.

Recebi o aluguel do mês de fevereiro, mas junto com ele a triste notícia de que o meu inquilino vai se retirar da casa. É uma pena, pois ele sempre vinha pagando em dia e cuidando bem da casa - coisa rara encontrar um inquilino assim. Tão raro que passei 3 anos sem reajustar o aluguel dele, mas o cara perdeu o emprego e está indo morar com a sogra por uns tempos. Rapaz jovem, honesto e trabalhador que infelizmente casou com uma msol. Ela já havia perdido o emprego há alguns meses e ele estava carregando o piano sozinho. Chega um momento em que não dá mais. Agora é ver se entre os interessados aparece algum que tenha perfil de bom pagador e, obviamente, reajustar o aluguel para os níveis de mercado (algo em torno de 25% a mais).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
30-04-2016, 10:30 AM
Vamos aos números do mês de abril:

Patrimônio aumentou 3,69%

Renda passiva caiu 7,73%

O percentual de despesas que poderiam ser cobertas pela renda passiva foi de 62,8%. Excluindo as despesas com habitação, esse percentual sobe para 86,9%.

Consegui alugar novamente o meu imóvel por um valor 25% maior que o anterior, conforme planejado. Resta ver se o novo inquilino mostrar-se-á um bom pagador. No mais, sem novidades. Mês pífio em dividendos. Mês que vem deve ser melhor nesse sentido, mas como é o mês em que os fundos de renda fixa em que invisto cobrarão o IR, a renda passiva deve manter-se estável.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-06-2016, 12:40 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-07-2016, 07:11 PM por Gekko.)
Vamos aos números do mês de maio:

Patrimônio aumentou 2,28%

Renda passiva aumentou 44,67%

O percentual de despesas que poderiam ser cobertas pela renda passiva foi de 101%. Excluindo as despesas com habitação, esse percentual sobe para 132,1%.

A subida vertiginosa da renda passiva foi devido a dois não recorrentes: a distribuição extraordinária do FII BRCR11 e o lucro na venda de toda a minha posição em CTIP3. Não queria vender essa ação. É uma das que pretendia deixar para os meus herdeiros. Mas a iminente fusão dela com a Bovespa não me agardou. A cotação subiu bastante depois da última oferta e eu resolvi vender, embolsar o lucro e alocar os recursos em outra ação.

O inquilino segue pagando o aluguel em dia e os resultados do mês de maio foram muito bons, mesmo sendo o mês em que meus fundos de renda fixa descontam o IR. Se não fosse isso, a renda passiva teria consideravelmente maior. Em junho creio que não haverão não recorrentes e os dividendos previstos são menores que os de maio, o que deve fazer com que a renda passiva caia bastante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-07-2016, 07:13 PM
Vamos aos números do mês de junho:

Patrimônio aumentou 2,8%

Renda passiva diminuiu 26,71%%

O percentual de despesas que poderiam ser cobertas pela renda passiva foi de 73,3%. Excluindo as despesas com habitação, esse percentual sobe para 105,4%.

Mês fraco em dividendos e sem muitas novidades para comentar. Diria que tedioso até. Bom que seja assim e que o patrimônio e a renda cresçam aos poucos e sem sustos. Esse seria o cenário ideal.

E vamos que vamos, rumo à IF!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
01-08-2016, 05:24 PM
Vamos aos números do mês de julho:

Patrimônio aumentou 6,8%

Renda passiva diminuiu 2,61%

O percentual de despesas que poderiam ser cobertas pela renda passiva foi de 71,3%. Excluindo as despesas com habitação, esse percentual sobe para 94,86%.

Mais um mês fraco em dividendos e absolutamente nada em JSCP. Neste mês alcancei mais uma marca histórica de patrimônio, sendo que o mesmo dobrou entre outubro de 2013 e julho de 2016 (34 meses). É aquilo que sempre digo: quanto maior o patrimônio, mais rápido ele cresce. Porém, houveram dois não-recorrentes que foram responsáveis por cerca de 23% desse aumento. Não que esteja investindo de olho nisso, mas vou marcar e ver quando o patrimônio voltará a aumentar em números absolutos na mesma quantidade.

[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
Tópicos: 3
Curtido: 3 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 15
01-08-2016, 05:54 PM
(01-08-2016, 05:24 PM)Gekko Escreveu: Vamos aos números do mês de julho:

Patrimônio aumentou 6,8%

Renda passiva diminuiu 2,61%

O percentual de despesas que poderiam ser cobertas pela renda passiva foi de 71,3%. Excluindo as despesas com habitação, esse percentual sobe para 94,86%.

Mais um mês fraco em dividendos e absolutamente nada em JSCP. Neste mês alcancei mais uma marca histórica de patrimônio, sendo que o mesmo dobrou entre outubro de 2013 e julho de 2016 (34 meses). É aquilo que sempre digo: quanto maior o patrimônio, mais rápido ele cresce. Porém, houveram dois não-recorrentes que foram responsáveis por cerca de 23% desse aumento. Não que esteja investindo de olho nisso, mas vou marcar e ver quando o patrimônio voltará a aumentar em números absolutos na mesma quantidade.

Confrade, se você puder, poderia nos dá a faixa de valor que esta seu patrimônio?
Tudo é uma decisão de poder escolher fazer hoje, o que queremos amanhã. Quando o futuro chegar será o presente, assim, só existimos no presente, tudo o restante é um significado, interpretação ou projeção que fazemos no tempo presente.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
01-08-2016, 08:46 PM
Nos comentários do mises, diz-se que fundos de Renda Fixa é um dos melhores investimentos diante do quadro de juros elevados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-08-2016, 02:21 PM
(01-08-2016, 05:54 PM)Sauron Escreveu: Confrade, se você puder, poderia nos dá a faixa de valor que esta seu patrimônio?

Já pensei em colocar os valores aqui, mas por considerar que essa informação não seria muito relevante para a cultura de formação de patrimônio que eu gostaria de emplacar aqui entre os confrades, acho melhor não fazê-lo, até porque quanto menos informações souberem sobre nós, melhor. Mas não é nenhum valor muito alto não. Minha renda também não é muito alta, diga-se de passagem. Eu sou um servidor público do baixo escalão (daqueles que trabalham e não colhem os louro$). Também não o faço por considerar que renda passiva e independência financeira são algo que cada um define para si. Se você acha que consegue viver com R$ 700,00 a R$ 800,00 por mês, com 100 mil ou um pouco mais você já vive, mas se você acha que só vive com uma renda mensal de 15K, aí você vai precisar de uns 2 milhões para poder ter a sua IF. Vai de cada um e varia conforme a região em que se vive também. Eu conheço gente que mora em cidade pequena e vive muito bem com um salário de 2k, mas numa cidade grande 2k não é quase nada. Há lugares em que vc nem consegue morar num bairro decente ganhando esse valor.

(01-08-2016, 08:46 PM)Baralho Escreveu: Nos comentários do mises, diz-se que fundos de Renda Fixa é um dos melhores investimentos diante do quadro de juros elevados.

Por enquanto a renda fixa está rendendo muito bem, mas boa parte dessa rentabilidade a inflação leva embora. Por exemplo, digamos que em 2015 a taxa SELIC média do ano tivesse sido a atual, de 14,25% ao ano. Mesmo que você consiga essa rentabilidade, você vai pagar no mínimo 15% de IRPF sobre a mesma. Logo, te sobrarão 12,11%, dos quais ainda serão deduzidos taxa de administração ou emolumentos. Agora considere que a inflação no mesmo ano foi de 10,67% (IPCA). Sua rentabilidade real foi de apenas 1,44% em um ano, menos as taxas. Ou seja, é um rendimento em grande parte ilusório.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
02-08-2016, 02:44 PM
(02-08-2016, 02:21 PM)Gekko Escreveu: Já pensei em colocar os valores aqui, mas por considerar que essa informação não seria muito relevante para a cultura de formação de patrimônio que eu gostaria de emplacar aqui entre os confrades, acho melhor não fazê-lo, até porque quanto menos informações souberem sobre nós, melhor. Mas não é nenhum valor muito alto não. Minha renda também não é muito alta, diga-se de passagem. Eu sou um servidor público do baixo escalão (daqueles que trabalham e não colhem os louro$). Também não o faço por considerar que renda passiva e independência financeira são algo que cada um define para si. Se você acha que consegue viver com R$ 700,00 a R$ 800,00 por mês, com 100 mil ou um pouco mais você já vive, mas se você acha que só vive com uma renda mensal de 15K, aí você vai precisar de uns 2 milhões para poder ter a sua IF. Vai de cada um e varia conforme a região em que se vive também. Eu conheço gente que mora em cidade pequena e vive muito bem com um salário de 2k, mas numa cidade grande 2k não é quase nada. Há lugares em que vc nem consegue morar num bairro decente ganhando esse valor.

Entendi. Compreendo a necessidade de resguardar informações sobre nós.

No momento atual, estou muito, mas muito, longe de minha independência financeira, a qual nem precisaria de um valor muito grande, algo em torno de 4k mensais (desconsiderando a inflação), tendo uma casa quitada, seria o suficiente pra mim, talvez seja utópico para quem ganha 2,2k mensais, mas é algo que busco realizar.
Tudo é uma decisão de poder escolher fazer hoje, o que queremos amanhã. Quando o futuro chegar será o presente, assim, só existimos no presente, tudo o restante é um significado, interpretação ou projeção que fazemos no tempo presente.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-08-2016, 03:53 PM
(02-08-2016, 02:44 PM)Sauron Escreveu: No momento atual, estou muito, mas muito, longe de minha independência financeira, a qual nem precisaria de um valor muito grande, algo em torno de 4k mensais (desconsiderando a inflação), tendo uma casa quitada, seria o suficiente pra mim, talvez seja utópico para quem ganha 2,2k mensais, mas é algo que busco realizar.

Não é fácil, mas também não chega a ser utópico. Uma vez que o confrade atinja uma renda passiva igual ao seu salário, é só não se aposentar, continuar reinvestindo toda a renda passiva e mais o aporte mensal e em mais alguns anos chega lá. O problema é que para chegar a essa renda passiva, já terão se passado uns bons anos. Os investidores mais realistas (ou menos enrolões, como preferir), costumam falar que com 20% de aporte você consegue um bom patamar de renda passiva em um prazo de tempo razoável. Eu acredito nisso também. Porém, como não quero demorar tanto e sou solteiro, sem filhos, estabeleci metas mais agressivas, por assim dizer. Neste momento, meus aportes estão assim:

Salário líquido mensal: 30%
Férias: 100%
13º salário: 100%
Gratificação: 100%
Restituição de IR do ano anterior: 100%
Diárias: 30%
Renda passiva: 100%

Ou seja, me viro para viver com apenas 70% do meu salário líquido mensal e 70% das diárias que eventualmente venha a receber. Todo o resto vira aporte. Exige disciplina. Você não vai contar com 13º para dar aquele alívio no orçamento e nem com a grana das férias para viajar. Terá que se organizar para tudo com a grana do mês. Mas depois que adotei esse método, meu patrimônio e minha renda passiva vem subindo bem mais rápido que antes. Se tivesse tido essa disciplina desde o começo (iniciei com 10%), com certeza já teria alcançado a IF com folga.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
02-08-2016, 04:18 PM
(02-08-2016, 03:53 PM)Gekko Escreveu: Não é fácil, mas também não chega a ser utópico. Uma vez que o confrade atinja uma renda passiva igual ao seu salário, é só não se aposentar, continuar reinvestindo toda a renda passiva e mais o aporte mensal e em mais alguns anos chega lá. O problema é que para chegar a essa renda passiva, já terão se passado uns bons anos. Os investidores mais realistas (ou menos enrolões, como preferir), costumam falar que com 20% de aporte você consegue um bom patamar de renda passiva em um prazo de tempo razoável. Eu acredito nisso também. Porém, como não quero demorar tanto e sou solteiro, sem filhos, estabeleci metas mais agressivas, por assim dizer. Neste momento, meus aportes estão assim:

Salário líquido mensal: 30%
Férias: 100%
13º salário: 100%
Gratificação: 100%
Restituição de IR do ano anterior: 100%
Diárias: 30%
Renda passiva: 100%

Ou seja, me viro para viver com apenas 70% do meu salário líquido mensal e 70% das diárias que eventualmente venha a receber. Todo o resto vira aporte. Exige disciplina. Você não vai contar com 13º para dar aquele alívio no orçamento e nem com a grana das férias para viajar. Terá que se organizar para tudo com a grana do mês. Mas depois que adotei esse método, meu patrimônio e minha renda passiva vem subindo bem mais rápido que antes. Se tivesse tido essa disciplina desde o começo (iniciei com 10%), com certeza já teria alcançado a IF com folga.

Realmente são aportes agressivos.
Meu caso piora, pq tenho 1 filho. Então minha renda é dividida assim:
30% do guri
50% meu
20% aportes

13º eu pago a escola dele e outras rendas eu aporto 100%
Só o fato de ter grana reservada já dá uma sensação boa demais.

[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
02-08-2016, 04:21 PM
Uma coisa que devemos prestar atenção é na qualidade dos investimentos. Ano passado peguei um prejuízo de 14k (90% da minha reserva) ao montar um negócio com um sócio. Até abrir um tópico sobre. Mas trabalhar com outras pessoas é muito ruim e em pouco tempo você ver seu trabalho ir por água abaixo.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
02-08-2016, 07:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2016, 07:06 PM por Gekko.)
(02-08-2016, 04:18 PM)Sauron Escreveu: Realmente são aportes agressivos.
Meu caso piora, pq tenho 1 filho. Então minha renda é dividida assim:
30% do guri
50% meu
20% aportes

13º eu pago a escola dele e outras rendas eu aporto 100%
Só o fato de ter grana reservada já dá uma sensação boa demais.

(02-08-2016, 04:21 PM)Sauron Escreveu: Uma coisa que devemos prestar atenção é na qualidade dos investimentos. Ano passado peguei um prejuízo de 14k (90% da minha reserva) ao montar um negócio com um sócio. Até abrir um tópico sobre. Mas trabalhar com outras pessoas é muito ruim e em pouco tempo você ver seu trabalho ir por água abaixo.

20% já é um bom nível de aporte. Continue com a disciplina e diversifique. Não coloque 90% da sua grana em uma coisa só, mesmo que seja um negócio. Defina percentuais e vá alocando. Fazendo assim, mesmo que algo dê muito errado, o dano será bem menor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
02-08-2016, 07:07 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2016, 07:08 PM por Marcílio.)
Confradre Gekko, vc que é servidor, já pensaste algumas vez em montar um empreendimento sendo sócio de alguém ?

Tu acha que valeria a pena montar um empreendimento ou melhor mesmo se focar e aprimorar nesses investimentos financeiros ?
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
03-08-2016, 03:31 PM
(02-08-2016, 07:07 PM)Mondragon Escreveu: Confradre Gekko, vc que é servidor, já pensaste algumas vez em montar um empreendimento sendo sócio de alguém ?

Tu acha que valeria a pena montar um empreendimento ou melhor mesmo se focar e aprimorar nesses investimentos financeiros ?

Cara, sei que a pergunta não foi pra mim, mas já respondendo. Não acho uma boa montar negócio com sócios, mas MONTAR UM NEGÓCIO é sempre uma boa, sozinho. E que não aloque toda sua reserva, como eu fiz.

Bem em cima o confrade Gekko fala isso.

[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
03-08-2016, 03:32 PM
(02-08-2016, 07:05 PM)Gekko Escreveu: 20% já é um bom nível de aporte. Continue com a disciplina e diversifique. Não coloque 90% da sua grana em uma coisa só, mesmo que seja um negócio. Defina percentuais e vá alocando. Fazendo assim, mesmo que algo dê muito errado, o dano será bem menor.

Hoje eu sei disso, [in]felizmente.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
03-08-2016, 09:40 PM
Mesmo não tendo família pra sustentar, com salário de servidor estatal, tá complicado reservar nem que seja 10% do salário pra investimentos.
Retomar esse método é uma das metas pra este segundo semestre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
05-08-2016, 01:19 PM
(02-08-2016, 07:07 PM)Mondragon Escreveu: Confradre Gekko, vc que é servidor, já pensaste algumas vez em montar um empreendimento sendo sócio de alguém ?

Eu já recebi convites para entrar de sócio em alguns negócios com parentes, mas por conhecer bem as pessoas (mudam de idéia ao sabor do vento), não quis investir nada nesse tipo de empreitada. Acho melhor me focar nos investimentos mesmo.

(03-08-2016, 09:40 PM)Baralho Escreveu: Mesmo não tendo família pra sustentar, com salário de servidor estatal, tá complicado reservar nem que seja 10% do salário pra investimentos.
Retomar esse método é uma das metas pra este segundo semestre.

Talvez seja útil usar aquele método de aportar 1% no primeiro mês, 2% no segundo e assim sucessivamente. Você passa a economizar que nem sente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (7): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo