• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Meditação - Funciona ou é só coisa da mídia? | Discursão
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Meditação - Funciona ou é só coisa da mídia? | Discursão
Offline DiCaprio
Búfalo
**
Tópicos: 27
Curtido: 25 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 15
25-04-2016, 01:13 AM
Boa noite Confrades. Muito se fala (ou se falava) da meditação. Uns dizem que ajuda muito, outros dizem que é besteira. Há aqueles que dizem que diminuem a ansiedade e o stress, ajuda a manter o foco, etc.

Então, alguém aqui já tirou um tempo para isso? Funciona ? Tem alguma coisa à acrescentar?

*Estou numa fase da vida agitada. Trabalho em uma empresa federal (aqui serviço tem muito) e faço engenharia civil na federal (difícil de mais). Notei que estou perdendo o foco muitas vezes, capacidade de raciocínio tá decaindo, parece que meu cérebro tá ficando retardado. É pressão o tempo inteiro, no trabalho, te exigem a sua máxima capacidade de usar os conhecimentos aprendidos, na faculdade, te exigem a máxima capacidade de absorver conteúdos complexos e cobram provas de um nível de raciocínio muito elevado. Mas chega de choro.

Eu vi que a meditação pode ajudar com meus problemas, porém queria ver a versão de vocês. Sabe como é, é complexo achar um site que tê de uma informação concreta e científica. A maioria aí é pseudociência, e isso atrapalha de mais.

Obrigado.

obs: só por curiosidade, nos meus posts sempre deixo em negrito as palavras-chave e importantes. Isso ajuda na compreensão de vocês? Não vou julgar ninguém (é só um método de escrita que "inventei").
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
Curtido: 186 vezes em 147 posts
Posts que curtiu: 192
25-04-2016, 12:09 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-04-2016, 12:15 PM por Thanatos.)
Comigo funciona. Diminui bastante minha ansiedade e raiva. Isto é uma prática MILENAR.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roland
Pistoleiro
Tópicos: 0
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
25-04-2016, 01:05 PM
Não sou conhecedor, mas posso dizer que o simples controle da respiração já é suficiente para melhorar a circulação sanguínea e acalmar os nervos. Contar e descrever mentalmente objetos também ajuda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 2 vezes em 2 posts
25-04-2016, 01:38 PM
Meditação é o maior presente que tu pode se dar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
25-04-2016, 02:42 PM
Funciona sim. É uma prática milenar muito usada hoje principalmente no tratamento de ansiedade, stress, hipertensão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
Tópicos: 3
Curtido: 3 vezes em 2 posts
25-04-2016, 03:15 PM
Funciona sim.

Utilizeio (utilizo) muito para curar sintomas de abstinência ou aquele 'click' para voltar a usar.

Resposta a observação:
Ajuda sim, fica bem fácil a leitura e compreensão.
Tudo é uma decisão de poder escolher fazer hoje, o que queremos amanhã. Quando o futuro chegar será o presente, assim, só existimos no presente, tudo o restante é um significado, interpretação ou projeção que fazemos no tempo presente.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
25-04-2016, 03:43 PM
Respondendo de forma mais completa ao confrade:

Medito todas as manhãs, aproximadamente de 20 à 30 minutos.

Existem algumas "técnicas" meditativas que auxiliam no seu início. A meditação ajuda MUITO no foco e na concentração, além de acalmar a mente e o espírito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Avenger
Beserker
Curtido: 121 vezes em 89 posts
Posts que curtiu: 278
25-04-2016, 03:54 PM
Funciona sim confrade. E conforme tu vai pegando a prática de meditar, tua capacidade de concentração nas tarefas diárias aumenta bastante. E é muito legal quando tu atinge um grau forte de meditação dá pra sentir até as batidas do coração mesmo sem colocar a mão no peito, a percepção fica bem mais aguçada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
25-04-2016, 03:56 PM
Muito bacana pessoal. Fico feliz que funcionou para todos até agora. Bem, sei quase nada sobre o assunto, muito menos como iniciar corretamente.

Se alguém puder me passar as referências que vocês julgam importantes e concisas, agradeço.

Enviado de meu D5803 usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
25-04-2016, 07:46 PM
Também pretendo iniciar a prática, talvez até inicialmente com ajuda profissional.
Estou em situação parecida com a sua, também estagio em órgão federal e faço faculdade federal. Não posso dizer o mesmo quanto á carga de trabalho, pois seria uma mentira. O meu é considerado tranquilo. Quanto a faculdade, também acho puxado.

Vou dar o feedback por aqui. Acho essencial uma prática como essa na vida de um homem. Ainda mais em uma vida que nos exige muito, da parte física e mental (Aliás, saúde mental também é desenvolvimento pessoal).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ermac
we are many
Tópicos: 6
Curtido: 244 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 157
25-04-2016, 08:00 PM
Extremamente necessário. Como disse o Thanatos, é uma prática milenar. Portanto, são milênios de comprovação. Existem estudos que afirmam que a meditação fortalece até mesmo o sistema imunológico.

Um bom praticante de meditação consegue se manter zen no meio do caos, da conturbação, da barulheira. E o principal: ajuda a compreender as próprias emoções e os pensamentos, e isso te deixa com um emocional saudável.

Quando comecei, eu fazia antes de dormir. Simples tomava banho, fazia um exercício de respiração pra relaxar e deitava, e então apenas deixava os pensamentos fluírem, não tentava me manter focado, nada disso, só deixava eles fluírem até eu pegar no sono. Isso me ajudou em muita coisa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heiner
Usuário Banido
*
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Heart  26-04-2016, 10:40 AM
(25-04-2016, 08:00 PM)Ermac Escreveu: Extremamente necessário. Como disse o Thanatos, é uma prática milenar. Portanto, são milênios de comprovação. Existem estudos que afirmam que a meditação fortalece até mesmo o sistema imunológico.

Um bom praticante de meditação consegue se manter zen no meio do caos, da conturbação, da barulheira. E o principal: ajuda a compreender as próprias emoções e os pensamentos, e isso te deixa com um emocional saudável.

Quando comecei, eu fazia antes de dormir. Simples tomava banho, fazia um exercício de respiração pra relaxar e deitava, e então apenas deixava os pensamentos fluírem, não tentava me manter focado, nada disso, só deixava eles fluírem até eu pegar no sono. Isso me ajudou em muita coisa.

Comigo foi exatamente igual, Confrade. Fazia antes de dormir, em 15 minutos eu apagava.

Nós subutilizamos nossa capacidade respiratória, principalmente quem trabalha sentado, em escritório. A respiração é a base de muitas angústias físicas que se combinam com as emocionais.

Dica:
A melhor respiração é aquela consciente e da seguinte forma: primeiro devemos manter o abdômen totalmente contraído durante todo o dia, na maior parte do tempo. Ao expirar, afunde o máximo que conseguir o abdômen em direção à coluna (ajudará muito quem tem dores lombares ao longo do tempo). A respiração deve ser torácica sempre, nunca abdominal, e o mais profunda e lenta possível. Tente fazer isso e se policie durante o dia. Melhora a capacidade de raciocínio. E cuide da sua postura, seja em pé ou sentado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
26-04-2016, 02:35 PM
Uma coisa que homens de sucesso fazem é acordar pelo menos 1h mais cedo do rebanho. por volta das 5h ou até 5h30. Esse tempo de 1h serve para se dedicar a você, preparar seu estado mental para o dia longo que virá pela frente, ajustar seu midset, planejar cada ação futura no dia, assim a meditação deve ser benéfica nesse horário, da mesma forma q tomar um café com calma e tranquilo, ler um trecho de algum livro!

Meditação é bom, mas qualquer coisa que fazemos que fazem com que dedicamos tempo ao nosso interior e nossa mente é muito bom, exemplo disso é acordar 1 hora mais cedo, tomar um café com calma e ler um jornal.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
26-04-2016, 04:13 PM
Vou compartilhar minha breve rotina matinal com os confrades, tendo em vista a última observação feita pelo Mr. L, a qual eu concordo e MUITO.

Acordo 5:30, sento no sofá e fico tomando café de boa e me conectando comigo mesmo. Neste momento não ligo o celular (tv muito menos) nem qualquer outro aparelho eletrônico. Apenas eu e meu café.

6:00 - Treino. Treino calistenia todas as manhãs (algumas vou correr). Comprei uma barra de porta e faço meu treino em casa mesmo logo pela manhã. Geralmente coloco uma video aula no youtube e procuro aproveitar o tempo para as duas atividades, enquanto treino fico escutando a aula.

6:50 (aproximadamente) - Café da manhã. Como alguma coisa.

07:00 - Meditação + Mentalização. Medito uns 10 a 15 minutos e mentalizo algumas coisas no restante do tempo, geralmente dura entre 25 à 30 minutos.

07:30 - Banho e tchau.

Desde que iniciei nesta rotina minha vida melhorou MUITO. Não tenho palavras pra descrever, apenas incitar os confrades a buscarem algo parecido, pois a mudança positiva é facilmente notada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
26-04-2016, 08:49 PM
De fato a meditação traz inúmeros benefícios, melhora a oxigenação cerebral e eficiência cardíaca, sendo aliado na luta contra pressão alta e stress; postagem a seguir traz um passo-a-passo para iniciar:

Pranayama das narinas alternadas (o principal é a correta forma de respirar)

1º Passo: Procurar um local agradável, tranquilo e longe de barulho. Sentar-se em posição de relaxamento e fechar os olhos para apurar os outros sentidos.

2º Passo: Apenas com a mão direita, colocar os dedos indicador e médio no centro da testa, e o dedão na narina direita. Nesse momento, inspirar apenas pela narina esquerda. Expirar pela narina esquerda e inspirar novamente.

3º Passo: Há uma troca, mantendo os dedos indicador e médio na testa, o dedão fica livre e o anelar tampa a narina da esquerda, para que a direita expire. Após expirar, ela inspira e a troca é realizada novamente. O exercício consiste em ficar repetindo esses movimentos.

Fonte: puc.rio.digital
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Shurato
Búfalo
**
Posts que curtiu: 32
26-04-2016, 10:19 PM
(26-04-2016, 04:13 PM)donborjone Escreveu: Vou compartilhar minha breve rotina matinal com os confrades, tendo em vista a última observação feita pelo Mr. L, a qual eu concordo e MUITO.

Acordo 5:30, sento no sofá e fico tomando café de boa e me conectando comigo mesmo. Neste momento não ligo o celular (tv muito menos) nem qualquer outro aparelho eletrônico. Apenas eu e meu café.

6:00 - Treino. Treino calistenia todas as manhãs (algumas vou correr). Comprei uma barra de porta e faço meu treino em casa mesmo logo pela manhã. Geralmente coloco uma video aula no youtube e procuro aproveitar o tempo para as duas atividades, enquanto treino fico escutando a aula.

6:50 (aproximadamente) - Café da manhã. Como alguma coisa.

07:00 - Meditação + Mentalização. Medito uns 10 a 15 minutos e mentalizo algumas coisas no restante do tempo, geralmente dura entre 25 à 30 minutos.

07:30 - Banho e tchau.

Desde que iniciei nesta rotina minha vida melhorou MUITO. Não tenho palavras pra descrever, apenas incitar os confrades a buscarem algo parecido, pois a mudança positiva é facilmente notada.

Tenho que tomar vergonha na cara e comprar uma barra de porta pra mim. Já passou da hora.Fuckyeah
Quem teme a morte, morre duas vezes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
26-04-2016, 10:35 PM
- Acho interessante mas nunca cheguei a praticar. Dizem ter muitos benefícios.

- Exercícios aeróbicos, como corrida ou caminhada ajudam também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Airbus A320
Búfalo
**
Tópicos: 5
27-04-2016, 03:16 PM
Para mim, funciona se bem feito, ou seja, quando a concentração é alta.

Gesendet von iPhone mit Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
28-04-2016, 12:28 AM
É, acordar mais cedo é complicado. Durmo 5h por dia. Chego em casa por volta da meia-noite e depois 5:30 para ir trabalhar.

Tô tomando remédios para dor de cabeça, porque ficar 1h30m numa Van sacudindo o tempo todo é complicado.

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rooster
Veterano
Curtido: 36 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 1
28-04-2016, 01:13 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-04-2016, 01:13 AM por Rooster.)
Meditação é o tipo de coisa que não dá pra falar nada contra. É como religião e homeopatia, pra quem acredita funciona, e só funciona porque acreditam.

Como não acredito, pra mim não vai funcionar, e a culpa é só minha, pois bastaria acreditar para que funcionásse. E esse é bacana da coisa, se não funcionar, A CULPA É SUA. Lindo, não?
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  As influencias da midia sobre o apaixonamento no homem adulto. Spectro 9 2,323 02-07-2015, 04:36 PM
Última Mensagem: Gilgamesh

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo