• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros A melhor forma para se estudar para concursos?
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A melhor forma para se estudar para concursos?
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
18-04-2016, 11:36 PM
Seguinte, já tou ligado que existem tópicos no fórum sobre MATERIAL para concursos.[

Mas gostaria que discutíssemos o seguinte: qual a melhor forma para estudar?

Estou estudando pra um concurso aqui através de um curso que comprei muito bem conceituado aqui em BH, e tem matéria pra caralho.

Tenho a vantagem do edital não ter saído ainda, e de eu estar desempregado, portanto, tempo para mim é o que há.

Porém mesmo com esse tempo todo, gostaria de saber técnicas e formas para otimizar os estudos, para não ficar perdendo tempo com encheção de linguiça.

Concurseiros experientes e estudantes experientes do fórum, favor contribuírem com o tópico, se não o bixo vai pegar pros seus lados Fuckyeahyaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
19-04-2016, 05:50 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-04-2016, 07:38 PM por cabraman.)
Tô na bruxa pra fazer um corre agora, depois eu volto. esse tópico é importante.

Voltando.

Alguns amigos meus são donos de preparatórios bem famosos por aqui.

São verdadeiros caça niqueis de desesperados.

A receita correta é bem simples e infalível: Domínio de conteúdo, pura e simplesmente.

-como se faz isso tio cabra?

-Com disciplina

1) compra uma apostila de legislação completa com muitos exercícios e a lê três vezes

I- Primeira pra conhecer

II- Segunda pra marcar os pontos importantes

III- Terceira pra solidificar o conhecimento e só ai fazer todos os exercícios

2) Português e raciocínio logico o cabra deve usar as video-aulas que tem na rede(youtube) e uma boa quantidade de exercícios extraídos de provas anteriores, nada de exercício "leite com pera" ( 10 a 20 por tema ).

3) Informática, o cabra deve ser humilde e estudar pelas apostilas e provas antigas, a terminologia dos textos não é amiga e uma poweruser pode se atrapalhar ao ser avaliado na teoria.

Tempo de preparação 12/18 meses não existe formula mágica só dedicação e disciplina. fui.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
19-04-2016, 08:25 AM
Eu costumo ouvir áudio aulas no carro, pois assim ganho muito tempo. Ao invés de ficar escutando música, eu pego as aulas do Saber Direito no formato mp3 e fico escutando no rádio. Tem semanas que, dependendo o quanto eu ande, eu consigo fazer até 4 aulas inteiras.

Além disso a leitura, que é básico.

Minha forma de estudar (não estou falando que é a mais correta) é a soma de: vídeo aulas no youtube + áudio aulas + leitura (kindle).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
19-04-2016, 08:45 AM
planejar, fazer o tempo de uma semana virar um dia e estudar o tempo d um dia como se fosse poucas horas, se trancar no local de estudo focar e colocar o planejamento em prática. Ex. um dia exatas, outro dia humanas etc. fechou o ciclo um dia descanso e recomeça estuda 20 vezes a mesma coisa mesmo que não esteja desenvolvendo passa adiante para próxima matéria vai chegar uma hora que absorve.

Importante descansar e relaxar durante um dia antes de um novo ciclo.

Tente não decorar, as coisas tem uma lógica e lógico que vc tem que memorizar bastante coisa para isso faça associações com o que precisa memorizar tipo iniciais que forma uma palavra. Na hora de multiplicar 17 X 17 eu faço: 17 x 20 = 340 - (3 x 17) = 340 - 51 = 300 - 11 = 289. as vezes é preciso ter resultado rápidos e sem tecnologia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
19-04-2016, 09:53 AM
Informações de Concursos (previstos, abertos, por regiões e etc)

Concursos no Brasil -> www.concursosnobrasil.com.br
PCI Concursos -> www.pciconcursos.com.br
JCC Concursos -> http://jcconcursos.uol.com.br/portal/index.html

Sites de Cursinhos

LFG -> www.lfg.com.br
Damásio -> www.damasio.com.br
Ponto dos Concursos -> www.pontodosconcursos.com.br
Estrategia Concursos -> www.estrategiaconcursos.com.br
A Casa dos Concurseiros -> www.acasadoconcurseiro.com.br
NEAF -> www.neafconcursos.com.br
CERS -> www.cers.com.br
Eu Vou Passar -> www.euvoupassar.com.br

Questões para Treinar

Questões de Concursos -> www.qconcursos.com.br
Mapa da Prova -> http://www.mapadaprova.com.br/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Determinado
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 2
19-04-2016, 11:53 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-04-2016, 11:56 AM por Determinado.)
http://suficienciacontabil.com.br/wp-con...relles.pdf , Tem que começar lendo por esse, é referência em vários relatos de aprovados em concursos, segundo, dê uma olhada no fórum dos concurseiros e em seus inúmeros relatos de aprovados, lá tem vários macetes. O site Qconcursos passado pelo gary holt vai ser o seu maior aliado, tem várias promoções de planos e é imbatível pra fazer questões.
Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.
Provérbio Chinês
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
19-04-2016, 12:09 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-04-2016, 12:10 PM por Bean.)
Vou começar pelo Bônus, para quem não sabe porque a educação está como está segue uma entrevista com o prof Pier (como eu vi todos os videos e palestras achei essa uma das mais interessantes) e recomendo que assistam todos os outros.

Show ContentSpoiler:

Melhor forma para estudar para concurso.

Principalmente caneta, caderno, revisão e exercício.

Já achou o cargo ? a prova ? a banca ? Pois então ache, seja para area bancaria, administrativa pois várias materias podem ser aproveitadas de um edital para outro.

Escrever absolutamente tudo, ler absolutamente tudo, resumir absolutamente tudo e revisar absolutamente tudo e exercícios.

Cronograma: após um vasto levantamento bibliografico para mim o CICLO de ESTUDO é o melhor.

Segue o vídeo aqui.

Pegue o edital passado do seu concurso,LEIA inteiro, pegue uma folha e anote TODAS AS DISCIPLINAS e matérias e guarde, a medida que for estudando vai riscando a porra toda.

Pegue as disciplinas gerais e monte o CICLO a quantidade de horas é você que faz, a ordem de estudo é você que escolhe, desde que respeite o ciclo.

Está assistindo video aula ? Anote e resuma.
Está lendo pdf ? Anote e resuma.
Está com o cu dando bote ? Anote e resuma.

Faça mapa mentais, faça resumos, faça desenhos, faça um resumo de TUDO. Vai revisando, seja todo dia, toda semana, todo mês vai ter um momento que vai achar o tempo ideal entre uma revisão e outra.

Eu atualmente vou ver todo o conteúdo das disciplinas e após finalizados vou começar a efetuar exercícios e estudar somente os resumos até o edita.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
19-04-2016, 12:09 PM
Agora sobre exercícios,

Segue os videos aqui.

Não gosta de vídeos aumente a velocidade de reprodução para 1,25 ou 1,50 a video aula que aumento para 2x de tanto que me enche o saco.

E faça simulados, pegue provas passadas e resolva como se fosse o dia da prova.

E mais uns vídeos aqui.

E já que está desempregado assista este aqui também

MELHOR VIDEO DE TODOS

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
19-04-2016, 12:12 PM
Já ia esquecendo, tem que dormir, DORMIR, sono REM, para absorver a matéria estudada, para gravar, tem que ter boa alimentação, tem que fazer EXERCÍCIOS FÍSICOS, e tem que DESCANSAR repousar a cabeça, e não adianta estudar 10horas por dia e esquecer tudo depois, prioridade na qualidade e depois na quantidade(desde que seja um mínimo aceitável).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Nick Fury
Guarda-Marinha
**
Tópicos: 1
Curtido: 7 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 3
19-04-2016, 01:50 PM
Confrade, eu acredito em livros específicos e muitos exercícios, preferencialmente da banca do concurso. Cursinhos sempre ajudam, especialmente cursos de exercícios. Cursos de teoria em aula apenas se você tiver muito tempo para a prova ou se não tiver a mínima ideia da matéria mesmo.
Caso haja segunda fase discursiva um cursinho é realmente necessário para aprender os critérios de correção da banca.
Estou estudando para Procurador da República com curso do Damásio e vários livros. Mas não vejo possibilidade de passar antes de 2 anos de estudo e, como comecei ano passado, falta muito ainda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline RandomGeneratedName
Búfalo
**
Tópicos: 4
19-04-2016, 04:40 PM
Qual a sua área, confrade Smith? Estou pensando em começar a estudar pra isso também, já que os processos de trainee (no meu caso) estão, em alguns casos, até mais concorridos que os concursos públicos tradicionais. Como não tenho nenhum específico em mente, vou começar pela parte de lógica que cai em todo concurso. O jeito é pegar questões anteriores e comentadas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
19-04-2016, 07:47 PM
(19-04-2016, 04:40 PM)RandomGeneratedName Escreveu: Qual a sua área, confrade Smith? Estou pensando em começar a estudar pra isso também, já que os processos de trainee (no meu caso) estão, em alguns casos, até mais concorridos que os concursos públicos tradicionais. Como não tenho nenhum específico em mente, vou começar pela parte de lógica que cai em todo concurso. O jeito é pegar questões anteriores e comentadas.

FBI BR.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
21-04-2016, 07:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2016, 07:14 PM por CR7.)
Confrades, acredito que é importante ter foco antes de se preparar para os concursos. Não é simplesmente pensar, 'vou estudar pra concurso público', mas qual concurso em específico? Qual cargo? Qual o nível do concurso? Muitos concursos tem matérias iguais, mas alguns são específicos então isso deve ser levado em conta.

Citar:Você já escolheu a área para a qual você vai prestar concurso público?

É importante na hora de escolher um concurso, verificar se você tem afinidade com o conteúdo programático das provas de concursos públicos pretendidas.

Da mesma maneira, se você tem aversão por alguma matéria, é bom saber de antemão para não perder tempo estudando. Outra dica também, é saber escolher um cursos preparatórios que atenda suas necessidades.

Escolha a sua área de preferência e veja as principais matérias que caem nas provas.

ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
ABIN - Agência Brasileira de Inteligência
ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF
AGU - Advocacia-Geral da União
ANA - Agência Nacional de Águas
ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
ANATEL - Agência Nacional de Telecomunições
ANCINE - Agência Nacional do Cinema
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
ANP - Agência Nacional de Petróleo
ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
BACEN - Banco Central do Brasil
BASA - Banco da Amazônia S.A
BB - Banco do Brasil
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
CBM - Corpo de Bombeiros Militar
CEF - Caixa Econômica Federal
CGU - Controladoria-Geral da União
CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Câmara dos Deputados
DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional
DETRAN - Departamento de Trânsito
DPF - Departamento de Polícia Federal
EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo
FUNASA - Fundação Nacional de Saúde
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
INSS - lnstituto Nacional do Seguro Social
MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
MJ - Ministério da Justiça
MMA - Ministério do Meio Ambiente
MPE - Ministérios Públicos Estaduais
MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MPU - Ministério Público da União
MRE - Ministério das Relações Exteriores
MTE - Ministério do Trabalho e Emprego
MinC - Ministério da Cultura
Ministério da Fazenda
Ministério da Saúde
Ministério do Turismo
PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A
PGE - Procuradoria-Geral Estadual
PM - Polícia Militar
PRF - Polícia Rodoviária Federal
Polícia Civil
Prefeituras e Câmaras Municipais
Receita Federal
Senado Federal
TCU - Tribunal de Contas da União
Tribunais Regionais
Tribunais Superiores
Tribunais de Contas
Tribunais de Justiça
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Akatsuki
Búfalo
**
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 1
21-04-2016, 07:47 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2016, 07:49 PM por Akatsuki.)
Tem um livro muito bom que ensina isso tudo aí: "Como passar em provas e concursos" de William Douglas.
E claro, você pode ter o melhor método de estudo ainda assim tem que estar preparado (psicologicamente) pra não passar de primeira.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
21-04-2016, 08:04 PM
Atualmente eu estou fazendo contabilidade e estagiando, gosto muito na area financeira mas estou indeciso se vou seguir nessa area talvez eu mude, porem estes concursos para bancos sempre me interessam talvez eu faça algum deles, gostaria da opinião dos confrades a respeito desses, BB, CAIXA, BNDES, BACEN
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Ermac
we are many
Tópicos: 6
Curtido: 244 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 157
21-04-2016, 08:34 PM
Acredito no simples: estudar até enjoar, repetindo a matéria várias e várias vezes.

Ao concluir tópicos e a matéria toda, sempre fazer resumos como se você tivesse escrevendo aquilo pra ensinar pra outra pessoa. E depois reiniciar o estudo daquela matéria de novo, e fazer os resumos ao término, e começar de novo e um ciclo sem fim... Caso não tenha tempo, sempre faça revisões menores.

Aproveitar o tempo de deslocamento de casa->trabalho->casa e ouvir audiobooks das matérias.

Sempre dar uma olhada em mapas mentais antes de iniciar o estudo, como se fosse um aquecimento.

Estudar ouvindo áudio binaurais tem me ajudando bastante a manter o foco, também. Não sei se tem algum benefício de fato ou se é só placebo, mas comigo funciona muito bem pra me manter focado.
Show ContentSpoiler:

E por fim fazer exercícios sempre. E através deles sempre MEDIR sua evolução. E dedica um dia da semana pra você simular sua prova, com mesmo número de questões, tempo etc.

Fuja desses livros e programas de autoajuda que promete revoluções no seu aprendizado, ensinar técnicas de estudos que ninguém sabe... Tem muito charlatão ganhando dinheiro prometendo te ensinar a ler 3x + rápido, como ter uma memória incrível e etc. Na maioria dos casos você perde um bom tempo e dinheiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
21-04-2016, 09:15 PM
O que vocês acham das apostilas prontas que vendem por aí? Exemplo:
https://www.livrariagrancursos.com.br/it...com-edital
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline New Life
Búfalo
**
Tópicos: 0
21-04-2016, 09:23 PM
(21-04-2016, 09:15 PM)Mr. L Escreveu: O que vocês acham das apostilas prontas que vendem por aí? Exemplo:
https://www.livrariagrancursos.com.br/it...com-edital

Apostila é um recurso a ser usado em último caso, quando não há possibilidade de obter coisa melhor. Geralmente o conteúdo é apresentado de forma superficial e, por vezes, quando tratam de alguma matéria jurídica, apenas copiam e colam as leis.
Não equeçamos de jogar o lixo fora!
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
21-04-2016, 10:26 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2016, 10:28 PM por Marcílio.)
(21-04-2016, 08:34 PM)Ermac Escreveu:
Show ContentSpoiler:

Confradre, fiquei meio tonto com essa zoada. Será que é por estudar muito ou é o som mesmo que deixa tonto?

Eu usava o som da água da chuva, para induzir a ondas alfas. O problema é que já enjoei de um som editado que fiz com som de ambiente natural de chuva, e os que tem no youtube são produzidos por computador e não gostei muito.

O som que eu editei é esse, já que nos 43 min tem uma trovoada do kraio que dói os ouvidos.

Show ContentSpoiler:

Quem me inspirou foi o Milton do TWD na terceira temporada. Quando o governador visitou ele uma vez, ele tava ouvindo um som desses, disse que estava escutando ondas alfas para poder atingir a esse nível e se concentrar melhor nas atividades.

E aí quando ouviu o som da chuva e percebi que isso me induzia automaticamente sono e relaxamento, tive a ideia de colocar isso pra estudar. Deu certo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
21-04-2016, 11:57 PM
Algumas musicas para estudar

Esse do Mozzart é muito bom....

Diz o prof Pier que há estudos que indicam que quanto mais áreas do cérebro utilziadas durante o estudo melhor o aprendizado, desde que seja musicas instrumentais ou em idiomas desconhecidos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [REFLEXÃO] Aprendendo com as formigas para construir um 2018 melhor mente 6 1,469 03-01-2018, 08:10 PM
Última Mensagem: Marítimo
  Estudar no exterior, validar diploma e etc Thanatos 5 1,055 13-10-2017, 03:51 PM
Última Mensagem: Josey Wales
  Concursos, dúvidas para os concurseiros experientes Smith 24 3,880 09-01-2017, 01:51 AM
Última Mensagem: Golgo 13
  Sobre a Arte de Estudar Henry Volk 2 1,773 27-10-2016, 03:37 PM
Última Mensagem: Marcílio
  estudar ou trabalhar me ajudem.... Spectro 64 32,695 29-04-2016, 10:54 AM
Última Mensagem: Saoshyant

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo