• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O dever e o equilíbrio
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O dever e o equilíbrio
Offline donborjone
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
05-04-2016, 05:51 PM
Quando fores perguntar conselhos para pessoas mais sábias/experientes a respeito das mais diversas situações da vida, seja para confrades aqui do fórum ou homens honrados não pertencentes às colunas da Real, primeiramente lhe dirão: seja equilibrado.

Não é a toa que batemos fortemente nesta tecla aqui no fórum, afinal o equilíbrio é a chave do sucesso EM QUALQUER ÁREA DA VIDA.

“Mas donborjone, eu não consigo manter o equilíbrio, afinal eu tenho que trabalhar, estudar, treinar, ver a novela das nove e ainda ficar de papo no whatsapp com as vadias, como faço então?”

Primeiramente eu parafrasearia alguns confrades como o Smith, Praga e demais e lhe meteria uma bela de uma “real”, mas como hoje estou bonzinho vou abordar o assunto sobre outra ótica.

Sem dúvida precisamos trabalhar para suprir nossas despesas ordinárias e prover nossa subsistência, afinal este é um dos nossos deveres básicos como homens.

Porém como é de conhecimento público e notório, nós homens possuímos mais deveres do que qualquer ser que já habitou este planeta, e infelizmente o dever do trabalho é apenas mais um dentre tantos.

Mas permitir que um dever seja contraditório com outro, de fato isto não se tratará de um verdadeiro dever.

Diversos businessman passam o dia e a vida inteira preocupados em acumular mais e mais riquezas, abdicando muitas vezes de outras verdadeiras e preciosas riquezas, sem contar nos danos permanentes à sua saúde física e mental.

Sendo assim, se o dever para com a prosperidade material entra em conflito com o dever para com a saúde (ou outros deveres), logo este deixa de ser um dever.

O cabra deve procurar se desenvolver de maneira equilibrada e harmoniosa em todos os campos de sua vida. Tal processo envolve as seguintes evoluções (no meu ponto de vista):

a) Evolução física: alimentação regrada; sono adequado; treinamento físico;

b) Evolução mental/intelectual: leitura; cursos/faculdades/mestrados; exercícios mentais; jogos;

c) Evolução espiritual: espiritualidade não é sinônimo de religião, a busca espiritual é algo muito particular à cada indivíduo, porém vou deixar para abordar mais a fundo em outro tópico;

d) Evolução emocional: controle emocional e psicológico; manter a frieza; análise das situações e relações;

e) Evolução profissional: aprimoramento constante de suas habilidades profissionais;

f) Evolução financeira: conhecimento sobre o mercado financeiro; controle do orçamento pessoal; poupança regrada; aportes;

Percebam que muitos destes campos são dependentes de outros, ou seja, não há como me desenvolver de um lado sem a evolução acompanhada de outro. Daí a importância de buscarmos diariamente ou semanalmente a busca da evolução completa, como um todo e em todos os aspectos possíveis, pois isso confrades é nosso DEVER.

Somado a isso se encontra a teoria do 1%, a qual tomarei a liberdade de discorrer num futuro breve em outro tópico.

Percebam que é inútil dedicar atenção especial para cultivar um shape insano, se seu cérebro é equiparado ao de uma barata. A mente DEVE também ser desenvolvida.

Se você tem saúde, ganha bem, tem um bom nível intelectual e mesmo assim não é feliz, não quer dizer que você não atingiu o êxito no seu desenvolvimento, pois o desenvolvimento é pro resto da vida.

Quando você REALMENTE entender que a felicidade é algo que vem de dentro para fora, e não o contrário, você será rei.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Héracles
O do Olimpo!
Tópicos: 19
Curtido: 77 vezes em 48 posts
Posts que curtiu: 29
06-04-2016, 07:28 AM
Como já dizia o mestre Lee, seja como a água. Se adapte a qualquer meio, seja equilibrado. Boa reflexão.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
Tópicos: 17
Curtido: 0 vezes em 0 posts
06-04-2016, 11:33 AM
Grande contribuição confrade..

Aguardando os próximos tópicos...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Czar
Keep Moving Forward
Tópicos: 5
Curtido: 34 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 34
06-04-2016, 06:36 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-04-2016, 06:37 PM por Czar.)
O confrade Basileus postou uma vez uma imagem de três áreas que deveriam ser desenvolvidas em equilíbrio, se não (como o Basileus apontou) as áreas atrofiadas começam a cobrar de vc.

Seria o caso do cara que vive pra ganhar dinheiro mas não cuida da saúde.

Se alguém tiver a tal imagem, bem que poderia postar aqui, pq eu esqueci de que tópico ela é.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
07-04-2016, 08:51 AM
Isso mesmo confrade Czar, eu me recordo da imagem e ela cabe muito bem para esta reflexão.

Também não me lembro em qual tópico ela está.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
07-04-2016, 09:49 AM
é phoda ter equilíbrio, hoje em dia eu polarizo para ambos os lados as vezes de forma a ter uma média! questão é a amplitude da polarização, acredito que polarizar seja necessário só que para ambos os lados de forma a não conseguirem bem definir você, no meu caso me trás benefícios.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
07-04-2016, 11:24 AM
Pois é Devoto, realmente na prática a busca pelo equilíbrio encontra alguns percalços. Porém, ainda assim é possível obter o tal do equilíbrio.

O que não podemos fazer é polarizar de forma extrema para algum dos lados, por exemplo: o cidadão workaholic que atinge um patamar financeiro invejável. Apesar de na situação atual ele possuir muita riqueza material, sabemos que o mesmo abdicou extremamente de outras coisas importantes de sua vida, tais como família/amigos, lazer, quem sabe estudos em outras áreas e principalmente sua saúde.

A polarização pode pender para outras áreas também, cito atletas (ou pseudo-atletas) que se priorizam o treinamento e esquecem de todo o resto já citado, pessoas que só estudam, estes últimos temos o recente exemplo do confrade aqui do fórum que criou um tópico dizendo que ia só estudar pra Espcex e esquecer todo o resto, há também aquelas pessoas (normalmente mulheres) que se dedicam apenas à família e aos filhos (o que de certa forma é louvável), porém abandonam as outras esferas. Enfim, exemplos de polarização temos aos montes e em diversos nichos.

Eu realmente acredito que existe a possibilidade de nos desenvolvermos por completo, ou seja, em todas as áreas concomitantemente, porém reconheço que tal evolução se dará de forma (talvez) mais lenta (porém equilibrada), e sendo assim, mais verdadeira.

E sim, quando citei "busca diária ou semanal" é porque sei que nem sempre podemos fazer tudo no mesmo dia (trabalhar, treinar, estudar, ler outros assuntos, praticar um hobby e ter lazer), daí a importância de o indivíduo se organizar, de forma semanal, a conseguir atender todas estas necessidades de acordo com sua rotina e objetivos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Marítimo
Honra
**
Tópicos: 1
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 23
07-04-2016, 08:16 PM
Não da para monopolizar apenas um aspecto da sua vida,seja ele o financeiro,fisico,espiritual,social,mental ou profissional.Se não houver equilíbrio,tudo desmorona.

Quando polarizamos(ou seja,quando ficamos apegados a algo determinado),ha uma grande chance de se tornar um ciclo destrutivo no final das contas,por exemplo,uma pessoa que so se preocupa em estudar,e nao trabalha os outros aspectos de sua vida,tem grandes chances de se frustrar no futuro;assim como uma pessoa viciada em trabalho,que nao da atençao a familia e nem a outros aspectos da propria vida(como diversao,saude,etc...).

Creio que para isso é fundamental exercemos o desapego,não ficarmos presos a um ou alguns aspectos de nossa vida.
É um caminho estreito,árduo,repleto de obstáculos,mas é aquele que vale a pena no final das contas.
Salmos 23

Perfil I Legions Realis

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
08-04-2016, 05:27 PM
Primeiramente, parabéns pelo texto, confrade! É uma necessidade clara prezarmos pelo Desenvolvimento Pessoal de cada um, especialmente porque a realidade nos é desfavorável, mas também pelos tempos sombrios de hoje. Qualquer discussão nesse campo, hoje, enriquece o arcabouço realista e só vem a somar para à difusão do conhecimento e da cultura masculina.

Quanto ao post que os confrades mencionaram, acho que é este aqui (inclusive com a imagem)
Show ContentSpoiler:
(09-03-2016, 09:57 PM)Basileus Basileon Escreveu: A sociedade materialista de hoje privilegia acumulação do patrimônio. Com base nisso, o capital permite que você compense várias imperfeições ou pontos que você não pode desenvolver ainda. Não estou falando apenas de investir o dinheiro em saúde ou em outras coisas, mas a própria figura dele, já se torna um atrativo admirado e bem visto por todos.
O exemplo mais comum disso é do mangina que só quer pegar mulher. Mesmo que ele seja feio, gordo e etc, com grana no bolso ele consegue compensar as imperfeições para atrair fêmeas, já que é um atributo de destaque que obscurece qualquer outra falha visível ou não (Estou falando só da atração).

A não ser que você ganhe na loteria amanhã, ou receba alguma herança, a busca pela evolução financeira necessariamente atrai o desenvolvimento do escopo intelectual, pois é indispensável estudar e se qualificar para buscar melhores perspectivas no mercado de trabalho. Deste modo você consegue conjugar dois vértices importantíssimos na vida de um homem, com um único investimento de tempo e esforço, os quais também são porta de entrada para a realização de alguns sonhos. Pegando carona na sua pergunta, eu diria que hoje é mais comum alguém conseguir uma BMW através do estudo/trabalho do que com o corpo.

Mas é aquele velho clichê tão repetido na Real, o risco de você polarizar as coisas, e a necessidade de equilibrá-las. A busca intelectual e financeira não devem ser tão fortes, a ponto de negligenciar a saúde e o corpo, assim como você não precisa virar um rato de academia e ficar só marombando. Além disso, é impossível manter o foco em apenas determinadas áreas por um longo tempo, porque as demais começam a cobrar a negligência.

Já havia postado essa imagem em outro tópico, e apesar dela não apresentar o escopo financeiro, ainda acho a melhor ilustração do conceito mais resumido do Desenvolvimento Pessoal, bem como dos eventuais questionamentos dos pontos de expansão que compõe tal figura.

[Imagem: self_healing_pt2_body_mind_spirit133333.png]

@ Perceba que cada escopo é representado por um conjunto matemático, o qual é vinculado aos outros. Quando um é expandido (desenvolvido), ele vai se afastando dos demais, até que ocorra uma ruptura. Quando esta ruptura ocorre, é o seu corpo cobrando tal negligência. Por isso existem workholics por aí com a saúde destroçada por exemplo, ou marombeiros fúteis, sofrendo de um vazio existencial e sem nada na carteira, se preferir. É simples dizer que é necessário desenvolver os pontos em conjunto, para mantê-los equilibrados, mas é aqui que reside o segredo do Desenvolvimento Pessoal e sua dificuldade.
Eventualmente, cada ponto é expandido através de ciclos, em que em alguns momentos da vida, determinados compromissos e situações vão exigir que você privilegie algo. Mas com toda certeza, e sem medo de errar, goste ou não, o dinheiro, hoje, deve ser uma prioridade. Não o único objetivo. Mas a prioridade, para aí sim, começar a trabalhar com mais afinco, cuidado e valor das outras áreas.

O que eu poderia acrescer aqui, é que se repararem no centro dela, verão que a "felicidade" está posicionada bem no meio dos vários escopos do Desenvolvimento Pessoal. Ou seja, ela deriva do equilíbrio (equacionamento) do desenvolvimento sadio de cada uma das áreas individuais. Sem o tal equilíbrio, ela não se sustenta, pois um dos polos se desenvolve a tal ponto que ele rompe com os demais, e a felicidade rui, porque perde uma de suas bases.
Por isso a questão da felicidade residir dentro de nós individualmente. Felizes são aqueles capazes de lidar da melhor forma com as suas questões individuais, e aqui reside uma dica/sugestão: equilíbio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Shurato
Búfalo
**
Tópicos: 0
Posts que curtiu: 32
09-04-2016, 11:51 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-04-2016, 12:05 PM por Shurato.)
UP. UP. UP.

editado: mais um texto pra imprimir aqui. Meus agradecimentos. Joinha:
Quem teme a morte, morre duas vezes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
11-04-2016, 04:01 PM
Exatamente esta imagem mesmo confrade Basileus!

Refletindo um pouco mais sobre o tema surgiu a seguinte observação:

eu me equivoquei um pouco ao afirmar que não é possível se desenvolver em uma área sem a evolução acompanhada de outra, o que não é verdade e acredito que tenha me expressado mal.

É possível SIM desenvolver-se em apenas um dos campos, tanto é que existem diversos exemplos disso (empresários, atletas, artistas, etc), entretanto, ocorre que na maioria absoluta dos casos há um desequilíbrio enorme em alguma esfera da vida deste cabra, seja saúde degenerada, traquejo social, círculo de amigos/parentes, etc.

O que acreditamos é que isso não é o correto. Que o desenvolvimento deve sim ser harmonioso em TODAS esferas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
06-05-2016, 10:21 PM
Já viram uma balança antiga em uso ? Você pra chegar no peso correto em uma balança tem que compensar na outra pra manter o Equilíbrio.

Up.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline donborjone
Búfalo
**
07-05-2016, 01:17 PM
O destino do desequilíbrio é o caos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ignis
Usuário Banido
*
Tópicos: 9
07-05-2016, 11:02 PM
Equilíbrio e harmonia no dia-a-dia são fundamentais. Conciliar trabalho, estudos e uma rotina de atividade física não precisa necessariamente sacrificar todo o seu tempo.

Eu, por exemplo, quando tava no Ensino Médio um trabalho em tempo integral+exercícios+dieta+estudar a noite me ocupavam quase 100% do tempo nos 5 dias úteis da semana. Nesses dias, eu mexia poucos minutos por dia em redes sociais etc., ou as vezes nada. Porém, aos sábados e domingos sempre tinha bastante tempo ocioso.

Agora, terminado o Ensino Médio, como estou me preparando pra um concurso de nível médio, a rotina de estudos é mais branda, então consigo manter uma rotina de atividade física+estudar em casa+trabalho em tempo integral com muito mais tranquilidade e quase todo dia ter algum tempo pra ficar ocioso, porém, não mais que 1 hora, o que pra mim já tá ótimo.

É claro que tempo livre pode ser sacrificado se necessário mas isso se for de extrema necessidade e urgência, na falta de opções. Sempre que puder encaixar um tempo atoa no dia-a-dia, é interessante pois ajuda muito (descansa as funções cognitivas e o psicológico), a gente consegue ser mais eficiente e produtivo, e principalmente e mais importante, manter uma boa saúde mental e paz de espírito, e isso não tem preço, dinheiro nenhum que pague.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
07-05-2016, 11:34 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-05-2016, 11:43 PM por Aquiles.)
- Sim, se dúvidas esse é uma recomendação bastante utilizada aqui no fórum, a busca do equilíbrio.

- Extremamente importante também é essa recomendação do Basileus a qual elogio o nobre confrade pela excelente colocação e participação, que vem de encontro aos últimos fundamentos e conclusões que tenho chegado diante do que a vida tem me apresentado ultimamente.

- Vindo de encontro ao discutido até então a questão da grana já foi citada inclusive nos 3 Qs, aonde ele (Reogonato) menciona que você pode falhar até nos outros dois aspectos (postura dominante e aspecto físico), mas se conseguir o quesito Status (do qual o principal componente é o dinheiro conforme o próprio autor afirma) ainda assim será bem sucedido.

- Porém o que acredito que mais afeta a nossa saúde e a nossa busca pela felicidade é deixar de atender objetivos subjetivos e individuais que cada um temos e que consistem nos mais importante para conosco, porque a busca pelo dinheiro acaba sendo uma busca unicamente abstrata.
Citar:O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele." -Arthur Schopenhauer.
Precisamos de um sentido maior em que nos amparar, e aquele que consegue atender essa busca financeira, através do esforço intelectual, conjugando com sua satisfação maior, terá grande probabilidade de sucesso, e de atender ao dito equilíbrio aqui tão já mencionado.

- Aguardando a postagem da teoria do 1%.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
08-05-2016, 01:03 AM
Aquiles, o erro aqui é achar que dinheiro traz felicidade...é tentar conseguir mais dinheiro para conseguir felicidade é achar que comprar um carro bacana um apto bacana vai lhe trazer felicidade... Eu procuro dinheiro, uma bela quantidade de grana, mas não quero felicidade dele muito menos os bens materiais , vamos com calma.

A primeira coisa que eu busco indo atrás de dinheiro é me livrar do estresse é saber que terei condições de pagar a lu do mês seguinte é saber que meus cursos estarão OK é saber que se eu infartar vou ter condições de bancar um hospital remédio e fisioterapeuta a felicidade aqui estou cagando e andando para ela.

Eu quero me livrar do estresse cronico que a falta de dinheiro atrai não quero ser feliz depois eu quero ter condições de ter uma possibilidade de fazer algo que eu goste de investir comprar ou ter um mínimo de conforto outro motivo que entra a grana.

Sim eu quero comprar um motor potente e viajar por aí mas isso seria recompensa que eu faria com dinheiro.
Não quero felicidade através do dinhriro nesse sentido concordo com tudo...

E lembrando que felicidade são efeitos colaterais
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  O desejo e o dever Clint 18 8,389 26-09-2012, 06:22 PM
Última Mensagem: Tiago Sorine

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo