• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [INDICAÇÃO] PLANILHA ORGANIZADA - METAS DE LIVROS PARA O ANO
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[INDICAÇÃO] PLANILHA ORGANIZADA - METAS DE LIVROS PARA O ANO
Offline mindcontrol
Usuário Banido
*
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
16-03-2016, 01:28 PM
Pois então senhores, cansado da vida de vagabundo e masturbações compulsivas, Okay: resolvi tomar rumo na vida e passar a adquirir conhecimento. Já estou um bom tempo sem treinar e venho procrastinando constantemente para com meus estudos, e eu não vou ficar mais nessa vagabundagem. Pensando nisso, fui em busca de como montar um cronograma anual com todos os livros que eu vou ler ou que eu quero ler. E assim, achei um site com um cronograma pronto, que só precisa ser baixado e editado de seu modo.

Segue o link: COMO ORGANIZAR SEUS LIVROS EM UMA PLANILHA EXCEL

Além de você deixar tudo organizado NO PAPEL, você sem dúvidas vai ficar muito mais motivado em atingir suas metas de leitura.

Eu editei as abas de modo que ficasse agradável para mim, da seguinte forma:

[Imagem: sztv6a.jpg]

Então é isso senhores, espero que os ajudem. Abraços e bons estudos!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gatts
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 1
16-03-2016, 03:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2016, 03:23 PM por Gatts.)
Ontem mesmo selecionei uma lista com os 36 livros que pretendo ler este ano. Esta planilha sera de grande valia. Espero alcançar uma singela meta de 3 livros por mês em 2016, anos anteriores sempre esbarrei em minhas metas de leitura.

Obrigado.
Perdi meu peão, meu cavalo, minha torre, meu bispo e até mesmo minha Rainha... Mas ainda é muito cedo para um xeque-mate - Roy Mustang.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
16-03-2016, 04:28 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2016, 04:30 PM por CR7.)
Atualmente eu demoro 3 meses para ler um livro. Eu não apenas leio, eu estudo o livro, faço resumo etc.

Muito mais vantajoso, uma obra deve ser apreciada, o conhecimento deve ser gradual e por último internalizado. Ler muitos livros, bater metas de páginas, isso não é eficiente, escutem o que eu estou dizendo, já passei por isso.

Essa forma de estudo é interessante para concurseiros e alguém que precisa estudar para determinada prova em que o volume de estudo é grande.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Czar
Keep Moving Forward
Tópicos: 5
Curtido: 34 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 34
16-03-2016, 05:14 PM
(16-03-2016, 04:28 PM)Mr. L Escreveu: Atualmente eu demoro 3 meses para ler um livro. Eu não apenas leio, eu estudo o livro, faço resumo etc.

Muito mais vantajoso, uma obra deve ser apreciada, o conhecimento deve ser gradual e por último internalizado. Ler muitos livros, bater metas de páginas, isso não é eficiente, escutem o que eu estou dizendo, já passei por isso.

Concordo com você. Já cheguei a ler uns 5 livros por mês. Hoje não lembro de quase nada. Melhor ler com calma entendendo o que o autor está dizendo, internalizando as ideias.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gatts
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 1
16-03-2016, 07:39 PM
(16-03-2016, 04:28 PM)Mr. L Escreveu: Atualmente eu demoro 3 meses para ler um livro. Eu não apenas leio, eu estudo o livro, faço resumo etc.

Essa forma de estudo é interessante para concurseiros e alguém que precisa estudar para determinada prova em que o volume de estudo é grande.

Sem sombra de dúvida um estudo mais aprofundado se tira melhor proveito da leitura, mas deve se levar em conta qual o tipo de literatura... Livros didáticos e científicos eu abordo a leitura de outra forma, alguns livros levo até 2 meses para finaliza-los.

Porém, livros de crônicas, filosofia e biografias, por exemplo, não vejo necessidade de uma leitura mais aprofundada, mas de maneira alguma negligencio a leitura a ponto de não reter as informações.
Perdi meu peão, meu cavalo, minha torre, meu bispo e até mesmo minha Rainha... Mas ainda é muito cedo para um xeque-mate - Roy Mustang.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
16-03-2016, 08:00 PM
Quando se trata de livros leio somente conteúdo relacionado a minha área de estudo. Não compro e nem leio livros de outras áreas. Vocês não sabem o poder disto, focar todo seu potencial intelectual em uma área só, forçando você a atingir a maestria teórica naquilo.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline mindcontrol
Usuário Banido
*
16-03-2016, 08:18 PM

Eu comecei a leitura do N.A hoje, 15 páginas.

Fui acompanhando a leitura e fazendo anotações (resumidas e com minhas palavras), e achei bem interessante. Assimilei bastante o conteúdo e memorizei praticamente tudo. Eu acho assim, como é um livro curto, dá pra estipular prazos pequenos de término. Se fosse um livro com maior influência intelectual e mais difícil de ser interpretado, é lógico que eu demoraria mais tempo. Mas no caso do N.A, não acho que seja necessário demorar tanto tempo.

(16-03-2016, 03:23 PM)GattsRage Escreveu: Ontem mesmo selecionei uma lista com os 36 livros que pretendo ler este ano. Esta planilha sera de grande valia. Espero alcançar uma singela meta de 3 livros por mês em 2016, anos anteriores sempre esbarrei em minhas metas de leitura.

Obrigado.

De nada guerreiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
16-03-2016, 08:38 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2016, 08:39 PM por Marcílio.)
Essa planilha é muito boa. Valeu!

(16-03-2016, 08:00 PM)Mr. L Escreveu: Quando se trata de livros leio somente conteúdo relacionado a minha área de estudo. Não compro e nem leio livros de outras áreas. Vocês não sabem o poder disto, focar todo seu potencial intelectual em uma área só, forçando você a atingir a maestria teórica naquilo.

Ué...e como tu pediu sugestão de livros política/economia/sociologia/ciência política?

E direito?

Imagino que se quiser virar político, vai ter que entende pelo menos o básico dessas áreas ou então ser um embusteiro de primeira igual o sapo barbudo...trollface
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mindcontrol
Usuário Banido
*
16-03-2016, 08:45 PM
(16-03-2016, 08:00 PM)Mr. L Escreveu: Quando se trata de livros leio somente conteúdo relacionado a minha área de estudo. Não compro e nem leio livros de outras áreas. Vocês não sabem o poder disto, focar todo seu potencial intelectual em uma área só, forçando você a atingir a maestria teórica naquilo.

Discordo nesse ponto. Pode até ser mais produtivo, mas o que realmente valeria focar em basicamente uma única coisa? Saber de tudo um pouco é sempre bom, aliás, todo conhecimento é pouco.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
16-03-2016, 08:47 PM
Acho exagerado ler 80 livros por ano. Que livro vc vai ler? Romance ou esses fast foods editoriais?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mindcontrol
Usuário Banido
*
16-03-2016, 08:58 PM
(16-03-2016, 08:47 PM)Don Welzo Escreveu: Acho exagerado ler 80 livros por ano. Que livro vc vai ler? Romance ou esses fast foods editoriais?

Botei essa meta de 80 só pra tentar enganar meu cérebro, sei que parece idiota, mas tu vê o número elevado de livros que basicamente tu ''precisa alcançar'', e fica mais motivado em ler.

Cara, quero ler sobre tópicos diferenciados. Ex: política, religião, administração. Tudo o que for de útil eu estarei lendo, tenho mais de 9gb de livros em PDF, de uma forma ou de outra tenho que agregar conhecimento... aos poucos, gradativamente. Joinha:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
16-03-2016, 09:33 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2016, 09:35 PM por CR7.)
(16-03-2016, 08:38 PM)Don Welzo Escreveu: Essa planilha é muito boa. Valeu!

Ué...e como tu pediu sugestão de livros política/economia/sociologia/ciência política?

E direito?

Imagino que se quiser virar político, vai ter que entende pelo menos o básico dessas áreas ou então ser um embusteiro de primeira igual o sapo barbudo...trollface

Porque estes assuntos estão indiretamente ligados com o que estudo. Isto não é o que estudo, mas nesses assuntos tem a base que preciso para desenvolver o que quero. Espero que tenha entendido.

Talvez eu tenha polarizado...

Mas a ideia da planilha é ótima.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Kenshin Himura
Búfalo
**
Tópicos: 1
17-03-2016, 12:03 AM
Faz três anos que tomei o gosto pela leitura.

Cheguei a fazer como você e selecionei uma planilha com os livros que gostaria de ler no ano; acabou não dando certo; sempre iniciava, mas nunca finalizava.
Então mudei de tática. O que fiz foi comprar de antemão os livros que gostaria de ler, ao menos nos próximos meses. Dessa forma, eu sentia no bolso e me sentia na obrigação de concluir a leitura destes livros. A coisa funcionou e eu comecei a correr atrás de mais livros.

O que faço agora é estipular uma meta; um livro por semana e depois anoto em um caderno os livros que finalizei a leitura. Alias, uso este caderno para anotar várias coisas que quero acompanhar, como objetivos do ano, controle de peso e outras coisas.

Bem, eu pego o livro que quero ler na semana, vejo o número de páginas e dividido por 7, selecionando assim o mínimo de páginas que devo ler diariamente.
Por exemplo, nesta semana estou lendo um livro religioso chamado “O Poder Secreto da Oração e do Jejum – Mahesh Chavda”. Este livro possui 175; o que dá 25 páginas por dia.

No geral, acaba não ficando muito pesado; menos de uma hora por dia; apesar que nem sempre você conseguirá ler as páginas do dia ou mesmo o livro da semana. Ai é correr atrás do prejuízo.

Já estou com o livro da semana que vem; “Pare de Acreditar no Governo – Bruno Garschagen”. Como este livro é maior (275 páginas, fora notas e bibliografias), provavelmente na outra semana escolherei um livro mais leve, as vezes um romance. Uma vez vi o Olavo de Carvalho comentar que era bom ler romances de vez em quando, pois ajudava a abstrair a mente.
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
17-03-2016, 12:32 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-03-2016, 12:32 AM por CR7.)
Nem tudo que lemos é proveitoso. Sugiro ler apenas os capítulos mais relevantes, para isso é necessário pesquisar bem antes de adquirir o livro, folhear e ver o que precisa, isso seria buscar conhecimento de forma objetiva. Faça isso com livros maiores. Muita informação fica esquecida;
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
17-03-2016, 09:28 AM
Pra mim o que funciona melhor é a administração do tempo dedicado a leitura. Não importa o n. de livros, mas a quantidade de conhecimento que absorvo e reflito sobre ele. Tive que ficar uns 2 meses sem ler nenhum livro, pois tava pondo muita leitura técnica de revistas especializadas da minha área em dia, dedicando no mínimo 1/2 hora /dia. Acho sempre bom ler assuntos variados para analisarmos vários pontos de vistas e ter um senso crítico. Só não leio Crepúsculo e 50 tons, o resto mando bala.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Kenshin Himura
Búfalo
**
17-03-2016, 10:24 AM
Mr L. você tem razão. Sabendo selecionar, dá sim para ganhar bastante tempo evitando aqueles capítulos que estão lá mais para dar corpo ao texto.
Porém, nem todo livro essa tática funciona bem. No caso do livro que comentei, “Pare de Acreditar no Governo – Bruno Garschagen”, é um exemplo que não funcionaria, pois ele faz um relato de como se deu a história política do país, ou seja, faz um relato sequencial, como um filme. Mas em vários livros isso se aplicaria bem.

Homem Sem Medo, com leituras de revistas técnicas faço a mesma coisa; assino a HBR, divido a edição do mês em número de páginas, estabeleço um mínimo e boa. Lembrando que estabeleço sempre um número mínimo; se tiver com tempo e a leitura estiver fluindo eu continuo seguindo.
Morrer é fácil, viver é que exige coragem real
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline WeX
Búfalo
**
Tópicos: 0
Posts que curtiu: 4
17-03-2016, 04:29 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-03-2016, 04:31 PM por WeX.)

Também faço isso. Acho muito mais proveitoso ler lentamente e compreender tudo ao invés de "atropelar" os livros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Boromir
Búfalo
**
17-03-2016, 06:52 PM
Tem um app chamado skoob,no qual você pode inserir os livros que deseja ler,os que estão lendo,alem de escrever resenhas sobre o livro(E pesquisar tambem por resenhas de outros usuarios)
"Há três tipos de gente
Os que imaginam o que acontece
Os que não sabem o que acontece
E nós que faz acontecer"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jupiter
Usuário Banido
*
Tópicos: 2
18-03-2016, 11:40 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-03-2016, 11:42 AM por Jupiter.)
Eu não tinha noção da quantidade de livros que estou lendo ao mesmo tempo... Usei a planilha e notei que estou lendo simultaneamente 15 livros. Usei a planilha para criar uma hierarquia de prioridade, dos livros primários (mais importantes) às leituras complementares. Ótima dica.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
18-03-2016, 11:47 AM
O SKOOB é legal, tanto o site quanto o APP.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Metas para 2016 Montini 46 9,158 26-12-2016, 09:42 AM
Última Mensagem: Montini
  A importância de se ter metas Búfalo 17 7,380 29-08-2015, 08:07 PM
Última Mensagem: Deuxcartes
  [INDICAÇÃO] Forum gringo sobre desenvolvimento pessoal Vinizera 15 5,118 24-10-2014, 10:24 AM
Última Mensagem: Vinizera
  Repetir de ano LeBron James 23 7,916 04-12-2013, 12:12 AM
Última Mensagem: LeBron James
  Falta de motivacao por falta de metas Jef 9 3,271 05-06-2013, 12:00 PM
Última Mensagem: Ricardo D

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo