• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Perdeu o seu emprego em momento de crise. E agora?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Perdeu o seu emprego em momento de crise. E agora?
Offline Loki
Kneel before me!!!
Tópicos: 18
Curtido: 81 vezes em 51 posts
Posts que curtiu: 3
20-02-2016, 12:50 AM
Retirado do Fórum mundo realista, por Zeta libertário.

Você estava em seu dia de trabalho normalmente e foi surpreendido (ou não) com uma demissão.

"Perdi meu emprego, e agora?"

Atualmente o motivo é o corte dos custos, pois as empresas não estão conseguindo mais manter alguns profissionais (ou todos mesmo) e estão tendo que demitir até mesmo os que seriam essenciais ou excelentes profissionais. E agora?
Quem é um excelente profissional, ou já é altamente capacitado, possivelmente não ficará muito tempo desempregado. Mas e o profissional mediano, que possui baixa qualificação? Vamos supor que o ramo em que você trabalhou foi totalmente afetado pela crise, não há vagas de emprego no ramo em que vocÊ se especializou. E agora? O que fazer?

Este tópico é sobre isso.... O que fazer se você perder o seu emprego neste momento de crise?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
20-02-2016, 08:27 AM
Para quem nunca se preparou para esse momento, não vejo outra solução a não ser utilizar o dinheiro da rescisão para abrir um pequeno negócio ou desempenhar atividades de vendedor ambulante: sorvete, doces, espetinhos, pipocas, etc. O problema é que a maioria dessas pessoas que nunca planejaram nada, vão querer gastar o primeiro lucro que receberem e correm o risco de ficarem endividadas. Agora, se o patrão decretar a falência, aí eu já não sei o que recomendar.

Na minha cidade teve um cara que perdeu o emprego de caminhoneiro, já velho. Ele montou uma "churrascaria' (que só vende espetinhos, com porções de mandioca, etc.) na frente da casa dele; só desceu um toldo em cima. Tá lá já faz uns dois anos.

No trabalho do meu pai, tem um funcionário muito idiota. Meu pai é um dos vendedores, e esse funcionário é um dos que faz trabalhos braçais. Não tem um dia que o fdp reclama do trabalho, dá 4 horas da tarde ele não quer fazer mais nada, e tem vez que ele vai lá dentro (onde vende as coisas) e fica falando para não vender para fulano de tal, porque ele não gosta do cara. E ainda fala: 'tomara que essa porcaria entre em falência'.

O negócio já tá capengando... O patrão só não demitiu esse cara para não pagar rescisão neste momento, e também porque ele é daqueles caras que "se for demitido não tem mais o que fazer"; é pobre. Se fosse eu ali nem teria contratado esse cara. Para esse funcionário eu não vejo outra saída a não ser o Bolsa Família.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
20-02-2016, 11:31 AM
(20-02-2016, 08:27 AM)Monarca Escreveu:
Para quem nunca se preparou para esse momento, não vejo outra solução a não ser utilizar o dinheiro da rescisão para abrir um pequeno negócio ou desempenhar atividades de vendedor ambulante: sorvete, doces, espetinhos, pipocas, etc. O problema é que a maioria dessas pessoas que nunca planejaram nada, vão querer gastar o primeiro lucro que receberem e correm o risco de ficarem endividadas. Agora, se o patrão decretar a falência, aí eu já não sei o que recomendar.

Na minha cidade teve um cara que perdeu o emprego de caminhoneiro, já velho. Ele montou uma "churrascaria' (que só vende espetinhos, com porções de mandioca, etc.) na frente da casa dele; só desceu um toldo em cima. Tá lá já faz uns dois anos.

Concordo com isso e estou pensando em fazer o mesmo. Se eu for demitido da empresa em que trabalho, irei focar em negócio próprio. Chega de ficar a mercê da crise.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
20-02-2016, 12:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2016, 12:27 PM por Mandrake.)
Para aqueles que perderam emprego ou querem mudar de área. Podem buscar cursos gratuitos para qualificação profissional. (se vc preferir não gastar dinheiro com curso).

Pelo menos para tapar o buraco, e poder se reerguer.. Voltar ao mercado de trabalho em uma área provisória...

Pesquisem na Prefeitura da sua Cidade, um orgão gratuito, instituições assistenciais, que dispõe de cursos de qualificação para recolocação do jovem no mercado de trabalho...
Partindo do raciocinio do Monarca, pegar uma parte da rescisão e investir em um pequeno negocio de alimentação. Alimentação tem retorno, pq as pessoas gastam pra comer.

Seja doces ou salgados...

Hot Dog
Lanches
Bombons Trufados
Brigadeiros
Ovo de Pascoa trufado

Agora ta na moda Espetinhos... Ta um boom aqui na minha cidade, É Casa de Espetinhos em todo lugar.. E tá tendo bom retorno, vejo sempre lotadas
Meu vizinho vende Hot Dog. Ele fez um acordo com um restaurante para utilizar a calçada dela, durante a noite, que o restaurante nao esta aberto. Não sei como funciona isso, se ele paga um "aluguel".. Ele fatura bem, pq é bom o Dog e o cara atende bem.... Tá sempre cheio... Tem mesa pra sentar, ele é bem criativo, improvisou cadeiras.. Abriu uma tenda e poe mesa...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
20-02-2016, 03:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2016, 03:34 PM por CR7.)
Esse tópico é interessante.
Na vida precisamos de dinheiro e até hoje eu conheço 3 formas de fazer dinheiro.

Trabalhando, vendendo seu tempo e sua técnica em troca de um salário.
Abrir um empreendimento, ou seja, oferecer algum serviço que a população precise de forma inovadora.
Investir seu dinheiro.

OBS.: Abrir um empreendimento não é investir seu dinheiro, porque você irá trabalhar no seu próprio negócio, irá usar boa parte do seu tempo. A vantagem de trabalhar no seu próprio negócio todos sabem. As desvantagens também.

Se você tem muito dinheiro eu sugiro que você abra uma das 10 maiores franquias do Brasil, para ter um retorno garantido.

Se tem pouco dinheiro recomendo que abra um pequeno negócio, underground.

Se tem um dinheiro razoável eu sugiro que abra no mínimo dois pequenos negócios, em diferentes setores.

Além de tudo isso não posso deixar de falar para estudar e se qualificar. Você precisa de falar um segundo idioma, ter conhecimento avançado em informática, concluir um curso técnico ou uma graduação a sua escolha. É importante.

Editado:

Temos que ter em mente algumas coisas básicas sobre educação financeira pra não passar perrengue.

- Reserva de emergência (12x o seu orçamento mensal)
- Poupar para aumentar seu dinheiro
- Fazer seu dinheiro render no mínimo a inflação do ano
- Não comprar parcelado
- Investir em estudo para aumentar a renda para poder poupar mais e fazer o dinheiro render mais
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
20-02-2016, 09:43 PM
Tópico interessante.

Ainda não formei. Formo em Novembro caso não role outra greve, o que pelas condições do país, é bem provável. Mas a maioria já sabe que ficará desempregada. Meus professores diziam que já saiam empregados, e minhas colegas que estagiaram em multinacionais todas foram dispensadas. De 100 pessoas, se muito 10 conseguem emprego logo quando saem. Realmente está complicado.

Resolvi adquirir algumas habilidades e estou estudando programação, e economia e me preparando para o mestrado. Enquanto estou recebendo a bolsa pibic posso focar nos estudos, estágio até agora nenhum e ainda não tenho grana para abrir um negócio, então só faço alguns serviços vez ou outra e tiro uma graninha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
20-02-2016, 10:56 PM
Gostei da resposta do Mr. LJoinha:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
20-02-2016, 11:28 PM
valeu confrade
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
21-02-2016, 11:34 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-02-2016, 11:35 AM por Gilgamesh.)
Tanta gente vive com um isopor e criatividade. E mais gente não vive disso, por vergonha(de ser visto como "camelô" ) ou pela segurança de uma carteira de trabalho, segurança essa que evapora em momentos de crise , como esse que vivemos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
22-02-2016, 11:08 AM
(20-02-2016, 03:23 PM)Mr. L Escreveu: Esse tópico é interessante.
Na vida precisamos de dinheiro e até hoje eu conheço 3 formas de fazer dinheiro.

Abrir um empreendimento, ou seja, oferecer algum serviço que a população precise de forma inovadora.
Investir seu dinheiro.

OBS.: Abrir um empreendimento não é investir seu dinheiro, porque você irá trabalhar no seu próprio negócio, irá usar boa parte do seu tempo. A vantagem de trabalhar no seu próprio negócio todos sabem. As desvantagens também.

Se você tem muito dinheiro eu sugiro que você abra uma das 10 maiores franquias do Brasil, para ter um retorno garantido.

Se tem um dinheiro razoável eu sugiro que abra no mínimo dois pequenos negócios, em diferentes setores.

Além de tudo isso não posso deixar de falar para estudar e se qualificar. Você precisa de falar um segundo idioma, ter conhecimento avançado em informática, concluir um curso técnico ou uma graduação a sua escolha. É importante.

Editado:

Temos que ter em mente algumas coisas básicas sobre educação financeira pra não passar perrengue.

- Não comprar parcelado
- Investir em estudo para aumentar a renda para poder poupar mais e fazer o dinheiro render mais

Excelente!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
22-02-2016, 11:41 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-02-2016, 11:42 AM por Deuxcartes.)
(20-02-2016, 03:23 PM)Mr. L Escreveu: Esse tópico é interessante.

Investir seu dinheiro.

Editado:

- Não comprar parcelado

Algumas dúvidas: quais seriam essas 10 franquias? Pesquisei no google e as respostas foram das mais variadas.
E esses "negócios underground" seriam o que mais ou menos?

Aqui o negócio que tenho em mente (fabricar e vender roupas destinadas para homens, tipo a HIS) demandaria pelo menos 50k (sem considerar os encargos do CNPJ, pois é negócio de família , e pagando a diária pro funcionário ), para investir em algumas maquinas industriais que faltam, espaço, e etc. Esse tipo de investimento seria considerado pequeno, médio ou grande?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Corpsegrinder
Black Metal
Tópicos: 12
Curtido: 73 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 71
19-08-2016, 02:38 PM
Estou desempregado no momento, alguem sabe dizer se o cadastro do sine realmente ajuda? Fiz ele hoje, e estou me cadastrando para várias vagas que apareceram compatíveis com meu perfil.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Information Como lidar com troca de emprego? Kratus 6 1,270 16-04-2019, 03:23 PM
Última Mensagem: Kratus
  A Crise, a Merda, e o Empreendedorismo. Daredevil 102 12,297 02-03-2016, 02:40 PM
Última Mensagem: CR7
  Primeira Entrevista de Emprego MILORD 28 7,119 22-01-2016, 01:31 PM
Última Mensagem: MILORD
  Crise financeira, dicas de gastos. Phill 14 4,241 21-07-2015, 11:05 AM
Última Mensagem: Gekko
  Oportunidade de emprego, duvida. Vernow 22 6,343 19-03-2014, 04:51 PM
Última Mensagem: Chimera

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo