• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Tanto faz sua nota no ENEM
Páginas (6): 1 2 3 4 5 6 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Tanto faz sua nota no ENEM
Offline Conrad
Homem livre
***
Mensagens: 1,508
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
Registrado: Feb 2013
#1
24-10-2015, 07:50 PM
Hoje sai a nota do Enem, a provinha que servia pra ver mais ou menos como está o nível das escolas e que agora quer ser o vestibular único de todas as faculdades, inclusive privadas. Na prática, já é, mas quer sê-lo oficialmente. É um dia de muita ansiedade, já que existe pressão de todos os lados. Geralmente, os pais da pessoa querem que ela passe na FACULDADE, e a pessoa mesmo quer, convencida do fato de que aquela instituição é intrínseca à vida, e que se você quiser SER ALGUÉM, deve passar por lá. Primeiro, discutiremos o télos (o propósito) da faculdade, e depois sobre como elas foram completamente destruídas. Se o texto não te mostrar, o tempo vai: dane-se a sua nota do Enem.

[Imagem: fabrica-de-diplomas.jpg]

Digamos que você decide abrir uma mercearia. Começa contratando membros da família mesmo. Coloca a filha adolescente no caixa, a mulher de repositora ou de contadora, sei lá, o filho mais novo coloca as compras dos clientes na sacola. Mas então, passado uns anos, sua mercearia cresce, passa mais tempo e cresce mais. Até chegar no patamar do Carrefour, ou do Extra, digamos. Bom, chegando nesse ponto, você precisa contratar pessoas que saibam fazer o que você precisa pra continuar girando as engrenagens da empresa, e expandir ela. Coloque aí contadores, gerentes de marketing, técnicos em TI, etc, etc, etc. Você tem a opção de fazer com que a empresa mesmo ensine as pessoas a fazerem o que você quer. Contratar uma empresa especialista em recrutamento, ver quem tem mais aptidão pra marketing, contratar especialistas em marketing e ensinar os selecionados a fazer o que você precisa deles.

Mas veja: Alguém decide abrir uma instituição de ensino que tem o curso de marketing. Quando a pessoa completa o curso, com as matérias que essa instituição julgou serem necessárias, ela emite um certificado pra pessoa. A pessoa chega na sua empresa e diz "olha eu tenho esse certificado dizendo que sei essas coisas". Claro que cada certificado tem valor diferente. A UniEsquina não terá peso nenhum contra a Mackenzie. Aí fica mais fácil pra você, dono do mercado. Não preciso mais ensinar eu mesmo tudo o que meus empregados precisam saber. Existem instituições que ensinam por mim. O diploma nada mais é do que um certificado com um valor. Esse valor só existe porque garante que você sabe alguma coisa.

O que acontece quando o valor desses diplomas não existe mais? Assim como o dinheiro, viraria apenas um pedaço de papel, e de fato, virou. Você mesmo já deve conhecer muita gente ou saber de muita gente que sai da faculdade e vai trabalhar de repositor no Extra, ou gente que fez, por exemplo, publicidade por 4 anos pagando uma caralhada de dinheiro pra arranjar um estágio ganhando 1.100 por mês e tá nessa há 2 anos já. Fica óbvio perceber que as faculdades e seus diplomas, degradativamente (desculpa o neologismo) vão perdendo seu valor.

Por quê? E por que as pessoas continuam entrando nelas pensando "comigo vai ser diferente"? Vamos tentar descobrir.

Em 1930, no governo provisório do Getúlio Vargas (que veio a ser um ditador que chupava o pau do Mussolini), foi criado o Ministério da educação e da saúde. Era a primeira vez que o estado se colocava como órgão administrador da educação, com normas que serviam de modelo, mas que os estados da federação não eram obrigados a seguir. A partir desse momento, um órgão central definia o télos (o propósito original de algo, o sentido de uma coisa, segundo Aristóteles) de toda instituição de ensino até certo ponto. As faculdades ainda estavam livres, o foco deles era o ensino primário. Mas veja: A partir do momento que um órgão central tem o poder de definir o que é educação, e o que e como deve ser ensinado, uma única concepção de educação será vigente. Digo, se eu quiser educar meu filho com Francês, literatura e aulas de piano, pro estado isso não vale com educação e meu filho não pode ser considerado um cidadão apto a certas coisas. É o estado quem decide, e pau no seu cu. Se você concorda com a concepção de educação do estado, talvez esteja tudo bem pra você. O grande problema começa quando as concepções de educação de diferentes governos divergem, e talvez um dia você não possa concordar.

Vamos pular pra hoje: Pessoas que fazem pedagogia são ensinadas que a escola não deve formar pessoas capazes de absorver seja lá o que elas queiram absorver pra exercer seja lá o que elas queiram exercer, desde medicina até filosofia. O MEC diz que o objetivo das escolas é formar "cidadãos críticos". As escolas têm esse télos agora. O termo "crítica" deriva do termo grego kritike, significando "a arte de discernir", ou seja, o fato de discernir o valor das pessoas ou das coisas. Análise sistemática das condições e consequências de um conceito; significa a teoria, a disciplina ou uma aproximação e uma tentativa de compreender os limites e a validade de um conceito. Veja, o objetivo das escolas é ensinar você a como enxergar o mundo, e distribuir valor entre as coisas. Quando um único órgãos é responsável por definir o que é enxergar o mundo, as pessoas submetidas a esses critérios de ensino passarão a enxergar o mundo de uma maneira só. As palavras, sem que se tome consciência disso, terão um significado e um contexto únicos, e logo, nada será compreendido.

Isso pode ser provado ao vermos que metade dos estudantes que entram na faculdade são analfabetos funcionais. Ou seja, eles sabem ver quais palavras estão ali, mas nenhuma conclusão é gerada em suas cabeças. Só isso já começou a deteriorar o valor das faculdades: Elas ficaram cheias de gente que não consegue interpretar nada com nada. Mas oras, aí elas não terminam o curso, correto? Errado. O MEC precisa autorizar as faculdades a exercerem seus cursos, segundo critérios dela. Seria como um controle indireto da educação de ensino superior. Se você não seguir o télos que o MEC quer, nada de curso. Ao fazer isso, o jeito que as pessoas usam pra passar de bimestre no ensino médio passou a ser o mesmo na faculdade: DECORA TUDO. Nada de aprendizado. Os analfabetos funcionais decoram, e depois da prova, não lembram de mais nada. Os professores facilitam. Vai dizer que não sabe de nenhum caso onde, após a classe inteira tirar uma nota porca, o professor dar outra prova pra recuperar?

Talvez ele faça isso porque ele é legal, mas a verdade é que se não passar determinado número de alunos, e o curso não alcançar certa nota estabelecida pelo (você adivinhou) MEC, já era o curso, e não conheço nenhum professor que queira perder seu emprego. Com isso, analfabetos funcionais chegam até o TCC, ora empurrados pelos professores e pela instituição, ora carregados por alunos que realmente conseguem fazer as coisas sozinhos, já que OS GRUPOS PRECISAM TER 6 PESSOAS (se você achou que essa exigência era simplesmente aleatória e arbitrária, agora sabe o motivo).

Com isso, analfabetos funcionais começaram a se formar de fato, e obter aquele certificado de "eu sei as coisas". A partir do momento que as empresas detectam que quem tem o certificado de "eu sei das coisas" não sabe nada, o diploma perde totalmente o seu valor. Seria como a inflação: Estão entrando diplomas no mercado sem que nada tenha sido produzido. O valor dos diplomas de quem realmente sabe algo se dilui no dos diplomas de quem não sabe nada. O resultado é isso: O diploma ter seu valor, gradativamente, andando pro zero.

"Mas o que eu devo fazer? Não faço faculdade e foda-se?" - Depende muito do caso, e depende muito de você. Faça a faculdade, já que em muitos ramos o diploma é obrigatório (pelo governo. As empresas não querem saber de diploma nenhum, na prática. Elas querem que você saiba o que é necessário a ela). Mas tenha em mente isso: Seu diploma não vai te ajudar em nada. Use a faculdade pra fazer contatos, pesquise o que as empresas querem de você, estude por fora as competências técnicas necessárias, seja o melhor. Porém, cuidado. Em terra de cego, quem tem olho ou vira rei, ou fica louco.

http://www.ovelhasvoadoras.com.br/2015/0...-enem.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
***
Mensagens: 641
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
Registrado: May 2015
#2
24-10-2015, 11:36 PM
Bom texto, destaco a frase "Quando um único órgãos é responsável por definir o que é enxergar o mundo, as pessoas submetidas a esses critérios de ensino passarão a enxergar o mundo de uma maneira só." é nesse momento que nós devemos agradecer a existência desse fórum e de alguns autores que apresentam diferentes pontos de vista pela internet.

Não fiz a prova do Enem esse ano, mas pelas questões compartilhadas nas redes sociais só posso ter a certeza de que foi uma vergonha, doutrinação descarada. Como disse um membro dessas páginas de economia "Dormir na sala de aula é legítima defesa".

Até que pra falar a verdade, aprendi coisas relevantes na faculdade, algumas idiotices em matérias de humanas, irrelevantes pra minha formação. Curso ciências contábeis, é um bom curso, optei for fazer devido a profissão ser muito respeitada em outros países, e não é novidade que quero sumir do Brasil, fora que considero os conhecimentos dessa profissão extremamente interessantes pra alguém que queira empreender, é uma das minhas vontades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
*****
Mensagens: 3,886
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
Registrado: Aug 2013
#3
24-10-2015, 11:56 PM
Aqui em BH, há alguns anos entrou em vigor um sistema de ensino onde a escola era "plural", a partir daí nenhuma aluno "tomava bomba", desde que fosse a escola. Não foram poucos os que chegaram ao ensino médio analfabetos, do tipo que troca s por z, ch por x, não tem a menor noção de ponto nem de vírgula e outras bizarrices (inclusive tive casos em minha família). Para mim os professores traíram a sociedade ao aceitarem trabalhar dessa forma.

Mas vi também um fato interessante no tempo que trabalhei na indústria. Profissionais de escolas técnicas e instituições de ensino superior de menos renome sendo mais valorizados que os que vinham de instituições federais. Isso ocorria porque os alunos das escolas de renome eram excelentes na teoria, nas provas, mas na prática não tinham atitude, não estavam acostumados a pegar no pesado. Aqui quem estuda na UFMG ou no CEFET acha que "está com a corda toda", mas em muitas áreas estas instituições estão com o "filme queimado".
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
****
Mensagens: 2,174
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
Registrado: Nov 2014
#4
25-10-2015, 12:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-10-2015, 12:09 AM por Digons.)
Soube que pra fazer a prova, você deveria fazer com a mão esquerda, e parece que amanhã vai ser pior

E ótimo texto por sinal. Olavo já havia falado sobre diplomas e analfabetos funcionais também
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#5
25-10-2015, 12:49 AM
Boa Conrad,

tens razão quando cita que o certificado não mais certifica nada e que as empresas estão pouco se fudendo para isto. Contudo os que acreditam que o diploma é necessário tentam responder ao problema acumulando mais diplomas de mestrado e doutorado, sendo que as propostas são inúteis. Aqui em Psicologia não consigo ler quase nenhum artigo que este pessoal escreve de tão sem sentido. E quem procurar fazer ciência ou colaborar com outras áreas, ainda é criticado é impedido por gente que não faz porra nenhuma. Mesmo em federal. Imagina em uniesquina.

O perfil dos estudantes é outra coisa que mudou. Esperam demais da faculdade, menos de si próprio, e estão mais preocupados com balada e festa, e férias do que com seus estudos. Querem diversão e prazer afinal tem alguém custendo tudo isso. Então a vida para eles é uma versão melhorada do que possuem hoje. Então esse pessoal que ocupa os campus, ainda não sabem o que é vida adulta.

E sim, há uma supervalorização do diploma no Brasil. O pessoal não quer usar, mas quer ter, significa ser importante, ter algum valor. Logo as pessoas o querem de qualquer modo, de onde quer que venha. O que percebo da massa acadêmica, ou que está no cursinho é que são a forma que o IBGE encontrou de manter os índices de desemprego abaixo da linha vermelha. Porque imagina se toda essa galera estivesse em busca de emprego no Brasil que temos? Então estes 4 a 6 anos são o subterfúgio necessário para iludir o pessoal acerca de um futuro melhor, e eles dentro das universidades fingem que aprendem. Os professores que estão lá com seus mestrados inuteis, fingem que ensinam, dão 10 pra todo mundo. E temos o que temos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
***
Mensagens: 388
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
Registrado: Jun 2014
#6
25-10-2015, 11:08 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-10-2015, 11:11 AM por John.)
Não estou tão "Por dentro" do mercado para avaliar a veracidade de algumas informações destacadas no texto. Algumas julgo serem verdadeiras, como:
- A ideia geral de que faculdade somente te garante alguma coisa.
- Existem muitas faculdades de qualidade duvidosa surgindo todo dia.
- A falsa concepção de que a faculdade funciona como o monopólio do conhecimento, e que não existem outros lugares e formas de adquirir esse conhecimento e evoluir como ser humano.

Entretanto, existem pontos importantes em que o texto foi vago, "fatos" afirmados sem um embasamento maior e generalizações feitas que, confesso, me deixaram intrigado.

São estes:

- A questão dos analfabetos funcionais, e o fato de metade dos estudantes que começam o ensino superior serem classificados dessa forma. Acontece que o ingresso nas instituições de ensino foi facilitado sim, de várias maneiras, e isso não é necessariamente ruim. O diploma na maioria das carreiras com certeza está de certa forma banalizado, pelo fato de que realmente o acesso á educação foi massificado. É muito difícil, ainda quando falamos de Brasil, haver um controle sobre a qualidade do ensino, e vemos não só no ensino superior, mas também no médio, fundamental...

Porém não podemos generalizar e dizer "Tanto faz sua nota no Enem", ''Fazer faculdade não te ajudará em nada", "Não existem faculdades com boa metodologia de ensino no Brasil", entre outras afirmações.
Existem boas faculdades sim, e de forma "natural" {com o número existente de instituições no país} vão existir faculdades ruins também.
O ingresso de um estudante no ensino superior pode sim ser fundamental para AJUDAR em sua formação, expandir seus horizontes, ser um fonte de oportunidades, auxiliar no processo cognitivo e lhe dando um suporte que não muitas vezes ele não consegue sozinho, em casa/biblioteca, mesmo com a quantidade de informações existentes na internet. Nem todos somos autodidatas, nem temos esse espírito empreendedor que sua aplicação realmente não é ensinada em quase nenhuma faculdade.

Não é preciso ser um expert em pedagogia, metodologia de ensino ou processo cognitivo para entender que a formação profissional, intelectual e social do estudante é extremamente complexa e tem suas diversas variáveis. Passar por uma universidade não te GARANTE nada, porém aumenta muito as chances de a experiência te agregar de formas que você, sozinho, não conseguiria alcançar.

ENEM tá longe de ser vestibular modelo, exemplo de teste de conhecimentos ou ter alguma capacidade de avaliar a inteligência de alguém, mas creio que fazê-lo é extremamente importante para o jovem hoje. Não vai lhe garantir nada, mas é a principal forma de entrada no ensino superior e isso ainda é uma parte importante na vida da maioria das pessoas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#7
25-10-2015, 12:29 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-10-2015, 12:32 PM por Deuxcartes.)
Embora o pessoal do ENEM utilize a TRI, as faculdades e universidades não tem acesso ao padrão de respostas de seus candidatos e não possuem autonomia para escolher dentre os interessados aqueles cujo perfil se adequa melhor às competências exigidas para seguir o curso. Isto ocorre em países como Japão e EUA. Dai que pessoas com notas um pouco menor mas que possuem ótimas notas nas competências exigidas seriam melhores que aqueles que tiveram maior nota em outras áreas e são fracos na competência desejada, ou simplismente não possuem perfil para a organização. Fora que nas privadas o objetivo é o diploma per si, logo esse intervalo de 4 a 6 anos muitas vezes é visto como obstáculo a consecução do mesmo. Fora aqueles que só querem um diploma para prestar concurso.

Talvez o que se tire de crítica é a hipervalorização do diploma que exista hoje, e a baixa autonomia em algumas destas organizações de ensino. Você segue uma grade pronta que impede que você se foque no que realmente deseja fazer, e acaba tendo que estudar isto de forma paralela, o que mina o desempenho. Além de um sistema de avaliação de merda que algumas organizações possuem. Fora nas públicas os professores podem manguear a vontade, e muitas vezes as notas ficam a critério do mesmo. Vi tudo isto se efetivar na prática.
Faculdade é boa não como um a priori, mas apenas como um facilitador do objetivo que o sujeito construiu. Mas o que ocorre é o oposto, ele primeiro entra em um curso qualquer sem escolha, muitas vezes o fácil, e depois que pega o diploma, não sabe nada, não consegue emprego, não se vira e tem como fim, voltar para a faculdade para pós graduação ou inicia outro curso muitas vezes na mesma linha do primeiro. Viram acumuladores de títulos e diploma e se gabam disto. Mas pude ver alunos, que superar de longe o desempenho de muitos desses pós-docs e multigraduados que temos por ai.

Agora claro que a nota importa. O chato é que você fica limitado a um score padrão que é fixo, e você muitas vezes não é bom em dadas competências que serão fundamentais para se virar na faculdade e no trabalho, mas em várias outras que não servirão para muita coisa na prática. Outro ponto é o que algumas organizações desde o começo focam a pesquisa, e os profissionais ficam com um gap na parte de ensino e na extensão (prática), e tudo que fazem (quando fazem) é paralelo ao que fazem nestes cursos (no geral pesquisa improdutiva), o que consome mais energias, tempo, gera estresse, desmotivação, descrédito. Fora que o sistema de avaliação costuma focar ainda na pesquisa, que por carência no ensino e na prática, também é precária. Sério, são raros os artigos promissores que conseguimos produzir, e não é preciso mais que algumas pesquisas no google para descobrir que a investigação científica no Brasil não vai muito longe (evidente que por outras razões também)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline hellblazer
Búfalo
**
Mensagens: 284
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2014
#8
25-10-2015, 01:55 PM
O camarada que entrar em qlqer curso e não tiver planos para sua vida profissional, estará fudido com qualquer titulo ou curso seja la onde ele se formou.
''O mundo que você vê, que você toca, que você cheira, que você sente, é nada mais do que um palco. Seres humanos são menos que atores. Marionetes manipuladas por um sem número de anjos e demônios envolvidos em jogos de poder , ou simples passatempos''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Mensagens: 1,098
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2015
#9
25-10-2015, 02:26 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-10-2015, 02:33 PM por CR7.)
Caros amigos, vou complementar o tópico, vejam o videozin:


Link: http://www.terra.com.br/economia/infogra.../index.htm
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Rudolf
Búfalo
**
Mensagens: 223
Tópicos: 8
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2014
#10
25-10-2015, 04:48 PM
Tema da redação: o aumento da violência contra a mulher. Ignorando completamente a violência cotra o homem, é claro.
Alguns homens são capazes de renascer das cinzas do inferno.

A decisão de romper com a Matrix vem de dentro, não de fora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#11
25-10-2015, 06:17 PM
Agora sobre o ENEM em geral: peguei a prova e vejo que as questões são no geral simples. E as complexas não saltam de questões fáceis e depois médias. Então não tem como dar uma estimativa correta do ponto exato no qual o nivel de habilidade em cada competência esta situado. Mas um sistema de avaliação completo e capaz disso é mais complexo e teria muito mais questões. Sendo necessário um semana para avaliação correta. Além disto uma avaliação deste tipo deveria levar em conta a aceitação acadêmica em função de habilidades preponderantes em respectivas áreas, o que obviamente o modelo atual não segue.
Mas tentar isto em dois dias é zuera. E prssionar os caras para fazer isso em uma avaliação de dois dias é impossível. O vestibular ao menos tinha os pesos a depender do curso escolhido e as provas focadas nas áreas específicas na segunda fase. Uma prova de nível nacionar contendo isso é dificil e muito mais caro. Porém temos capacidade de fazê-lo. Mas sinceramente tenho dúvidas acerca desta possibilidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
***
Mensagens: 1,122
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
Registrado: Nov 2014
#12
25-10-2015, 07:20 PM
Lembrando que a nota depende do quanto você esquerdar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#13
25-10-2015, 07:33 PM
(25-10-2015, 07:20 PM)mentefantastica Escreveu: Lembrando que a nota depende do quanto você esquerdar.

kkkkkkkkkkkkkkk boa
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline JediKnight
Búfalo
**
Mensagens: 154
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2013
#14
25-10-2015, 07:35 PM
Infelizmente um homem prudente deve aprender a jogar as regras do jogo. Quem quer se dar bem no ENEM, além de estudar bastante, também tem que pensar como um esquerdista.

O ano que fiz a prova e entrei na universidade foi o primeiro onde o ENEM seria utilizado como meio de ingresso nas universidades. A redação tratava sobre as relações de trabalho. Escrevi um texto destacando que o trabalho dignifica o homem e tirei só 550 naquela redação. Eu havia treinado esse mesmo tema poucas semanas antes então sabia que minha redação estava boa. Os meus amigos, por outro lado, foram na clássica linha sobre a relação patrão-empregado ser uma forma de exploração. É claro que eles receberam notas altas. Pra meu bem, tive ótimos resultados em todas as outras áreas de conhecimento e consegui entrar na universidade.

Pra vocês que fizeram o ENEM dessa vez e ou que ainda vão fazer, fica a minha dica: Joguem conforme as regras do jogo.
"Não adianta querer mudar o mundo ou querer bancar o super-herói paspalhão. Se você conseguir mudar a si mesmo já será uma grande vitória."-Doutrinador

"Animal de barriga cheia não caça" - Jorge Gerdau
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline belial
Búfalo
**
Mensagens: 233
Tópicos: 11
Curtido: 14 vezes em 10 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Dec 2013
#15
25-10-2015, 07:52 PM
(25-10-2015, 07:35 PM)JediKnight Escreveu: Infelizmente um homem prudente deve aprender a jogar as regras do jogo. Quem quer se dar bem no ENEM, além de estudar bastante, também tem que pensar como um esquerdista.

Pra vocês que fizeram o ENEM dessa vez e ou que ainda vão fazer, fica a minha dica: Joguem conforme as regras do jogo.

Exatamente isso, e é válido para todas as áreas da nossa vida, o homem sábio da contemporaneidade é como um camaleão.. Hahah
MEU RELATO: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=5302&highlight=relato+destruidor+vergonhoso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
***
Mensagens: 3,099
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#16
25-10-2015, 08:39 PM
ENEM E PRA FAZER NENEM.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline clark001
Búfalo
**
Mensagens: 288
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2015
#17
25-10-2015, 09:01 PM
Só passa se esquerdar, carai esse ano eles abusaram. Doutrinação descarada mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
***
Mensagens: 1,508
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
Registrado: Feb 2013
#18
25-10-2015, 09:06 PM
Eu pretendo ser professor no futuro, não sei como será até lá. Mas sei que o meu plano de aulas vai ser baseado no que eu acredito ser o certo, e não oq o MEC mandar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
Mensagens: 209
Tópicos: 27
Curtido: 25 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 15
Registrado: Aug 2014
#19
25-10-2015, 09:48 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-10-2015, 09:51 PM por DiCaprio.)
Eu fiz a prova. Pessoal, o primeiro dia é sobre humanas (sociologia, filosofia, etc) e PUTA QUE PARIU! O nível de COMUNISMO era ABSURDO. Tinha questão falando que a tecnologia era a culpada pelo desemprego da massa (era óbvio que a respostas era essa, tinha um mini texto falando da tecnologia e tudo mais e a respostas era que causava desemprego). Tinha uma questão absurda citando a Simone de Beauvoir.... era assim: Nenhuma mulher nasce mulher, torna-se mulher... resp: ideologia de gênero.... PQP. Questão falando da China comunista era boa porque diminuiu a diferença entre classes.

Na moral, tinha mais questões loucas, mas esse ano a prova era o sonho de Marx e Hitler e Che e Stallin e a porra toda.

Sobre o tema da redação. Não achei tão absurdo. Realmente existe violência contra mulher e é um tema de redação. Até ai tudo bem, mas o problema eram os textos de apoio. Todos eles apontam direta e indiretamente que os homens eram os culpados de tudo pelo aumento de mortes das mulheres nas ultima décadas. A CULPA é só do HOMEM! Desde a queda do Regime Militar e a implantação da esquerda no poder a violência aumentou MONSTRUOSAMENTE tanto para mulher como também para HOMENS... mas não... para a esquerda só as mulheres morrem. Outra coisa, a proposta era arrumar uma solução que NÃO DESRESPEITASSEM OS DIREITOS HUMANOS! Essa frase apareceu umas 3 vezes.

Ah, pau no cu desse enem. Ainda bem que sou da direita e acabo acompanhando a merda do feminazismo e etc. Pelo menos eu sabia esquerdar na prova. Tive que fazer uma dissertação de feminazi falando de machismo, ideologia de gênero, preconceito no mercado de trabalho...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
****
Mensagens: 5,276
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
Registrado: Oct 2011
#20
25-10-2015, 10:07 PM
Agora é que faço essa porra de ENEM é nunca mais (ja fiz uma vez). O lance nessa bosta de país é empreender. Se o cara depender somente das faculdades pra se dar bem na vida, está fudido. E é isso que querem que aconteça com você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (6): 1 2 3 4 5 6 Seguinte »


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Exclamation Ajuda ENEM (vida ou morte) Lupercus 47 18,151 21-02-2015, 02:58 AM
Última Mensagem: Lupercus
  ENEM 2013 (Coletivo) Lupercus 0 1,090 13-06-2013, 01:59 PM
Última Mensagem: Lupercus
  Material para o ENEM 2012 Max Payne 17 10,953 14-09-2012, 09:07 PM
Última Mensagem: Max Payne

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo