• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Material A Origem das Favelas
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A Origem das Favelas
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#1
10-09-2013, 02:02 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-09-2013, 02:22 AM por Mandrake.)





Muitos brasileiros acreditam que a origem das favelas foi criada por causa da escravidão, pois quando houve abolição dos escravos, eles não tiveram onde ficar e com isso formaram as favelas, esse mito é muito comum nos dias atuais.


A Escola de Samba São Clemente há muito tempo abordou esse assunto através de um documentário, qual a verdadeira origem das favelas no Rio de Janeiro e no restante do Brasil.


De acordo com o documentário, a região nordeste era grande produtor de algodão do Brasil e do mundo. Nessa época a Inglaterra comprava algodão dos EUA para a produção de roupas para os ingleses. Então ocorreu um imprevisto, estourou uma guerra civil nos EUA, então os ingleses pararam de comprar algodão dos americanos e começaram comprar o algodão brasileiro.


Quando acabou a guerra civil americana, os ingleses voltaram comprar novamente algodão dos EUA, não comprando mais do Brasil. Mas a região nordeste se enriqueceu muito com a venda de algodão, que era um grande concorrente dos EUA.


Então a Inglaterra e os Estados Unidos se uniram para derrubar o nordeste, provocando uma guerra, conhecido como a “Guerra dos Canudos”. A Guerra dos Canudos, tendo o seu principal líder Antônio Conselheiro, recebeu ajuda dos ingleses, que financiou essa guerra.
Esquecem tudo que aprenderam sobre a Guerra dos Canudos, não foi uma “luta dos oprimidos” lutando pela justiça e sim interesses britânicos, por causa da concorrência do algodão, destruindo assim a região nordeste.



Desses sobreviventes se espalharam por todo Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, formando assim as favelas (favela é o nome de uma flor no nordeste, nome usado para homenagear os sobreviventes dos Canudos).


As favelas existem no Brasil foi causa das guerras, e não tem nada a ver com a escravidão. Essa é a versão da Escola de Samba São Clemente.
No curso de pós graduação em História da África e do Negro do Brasil, nunca falaram a origem das favelas, somente uma vez abortou esse assunto, afirmando que no passado era mil vezes melhor morar na favela do que no campo, onde a pobreza era extrema, ocasionado por politicas internacionais. Somente uma dica, procurem no google o termo “assassinos de economia”.



Jornalista Márcio de Andrade é Pós Graduado em História da África e do Negro do Brasil pela Universidade Cândido Mendes





FONTE: http://quebrandoosmitos.blogspot.com.br/...7ab8a2e7f3
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Solomon
Veterano
***
Mensagens: 393
Tópicos: 100
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2013
#2
10-09-2013, 10:28 AM
Aqui no Rj tem uma história referentes a guerras de canudos e também a to paraguai, mais os primeiros moradores foram todos os pobres e indesejado ( negros, brancos pobres, judeus, nordestinos, prostitutas vindas da Europa)


(Em 1897, cerca de 20 mil soldados que haviam retornado ao Rio de Janeiro após a Guerra de Canudos, na província oriental da Bahia, começaram a morar no já habitado Morro da Providência. Durante o conflito, a tropa governista havia se alojado na região próxima a um morro chamado "Favela", o nome de uma planta resistente da família Euphorbiaceae, que causava irritação quando entrava em contato com a pele humana e que era comum na região. A planta era da espécie Cnidoscolus quercifolius, chamada de árvore "faveleira".7 Por ter abrigado pessoas que haviam lutado naquele conflito, o Morro da Providência recebeu o apelido de "Morro da Favela". O nome tornou-se popular e, a partir da década de 1920, os morros cobertos por barracos e casebres passaram a ser chamados de favelas)


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Favelas_no_Brasil
http://revistaacervo.an.gov.br/seer/inde...e/view/369
[+]
  •
Procurar
Responder
Yuri_Orlov
Curioso
 
#3
25-01-2014, 09:00 PM
Cada dia que passa eu fico mais perplexo.
[+]
  •
Responder
Offline Cosa Nostra
Búfalo
**
Mensagens: 331
Tópicos: 54
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2013
#4
25-01-2014, 09:26 PM
vi uma vez uma matéria na tv dizendo que eram os escravos dos fazendeiros que deram inicio as "favelas",inclusive as favelas de hoje são antigas fazendas procede isso?

Acho que eu nunca iria saber a verdade
[+]
  •
Procurar
Responder
Yuri_Orlov
Curioso
 
#5
25-01-2014, 09:55 PM
(25-01-2014, 09:26 PM)Cosa Nostra Escreveu: vi uma vez uma matéria na tv dizendo que eram os escravos dos fazendeiros que deram inicio as "favelas",inclusive as favelas de hoje são antigas fazendas procede isso?

Acho que eu nunca iria saber a verdade

Isso é complicado, porque muitas vezes a história é simplesmente manipulada por interesse de um grupo, uma vez estava conversando com uma amigo que faz história, e segundo ele, se a Alemanha Nazista tivesse vencido a 2° Guerra mundial o Brasil não seria afetado, no máximo iria ser obrigatório o estudo de linguagem alemã(assim como o inglês é obrigatório hoje).
[+]
  •
Responder
Offline Nerd
Pupilo da real
*
Mensagens: 484
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2013
#6
27-09-2015, 03:13 PM
entendi nada, a Inglaterra comprou algodão brasileiro , o nordeste cresceu e depois que os EUA terminaram a guerra, decidiram derrubar o nordeste?

filha da putagem isso ae, hein
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
***
Mensagens: 3,585
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
Registrado: Jul 2014
#7
27-09-2015, 05:56 PM
marcando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#8
27-09-2015, 07:18 PM
Não sei ao certo. O tópico é interessante. Mas o autor que o mandrake citou como fonte não se identifica e não indica outras fontes para consulta. Ai complica discutir um assunto de história sem referência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline hellblazer
Búfalo
**
Mensagens: 284
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2014
#9
27-09-2015, 08:01 PM
Pode ser que uma parcela teria ido para o sudeste, mas , que o fim da escravidão teve seu valor isso é fato.

Falta dados nesse texto para argumentar, ai dificulta saber se foi uma quantidade significativa ou não.

Fora que ele não argumenta sobre os ex-escravos , ele teria que ter abordado para podermos analisar o cenario.

Eu não sei, mas tendo em vista que a população de Canudos estava arrasada e não possuiam dinheiro, acho dificil uma grande quantidade ter se organizado e deslocado para RJ e SP ( muitos morreriam pelo caminho )

Como que os ingleses e estadunidenses fizeram esse investimento? A região que a população de Canudos estava inserida era de dificil acesso para receber coisas do estrangeiro ( fora que o exercito ja estava de olho em Canudos )

Faltou muitos dados e argumentos.

Acredito que a guerra do paraguai tenha aumentado significadamente a favelização do RJ.
''O mundo que você vê, que você toca, que você cheira, que você sente, é nada mais do que um palco. Seres humanos são menos que atores. Marionetes manipuladas por um sem número de anjos e demônios envolvidos em jogos de poder , ou simples passatempos''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Saoshyant
Rabi
**
Mensagens: 376
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
Registrado: Jul 2014
#10
29-09-2015, 10:34 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-10-2015, 04:56 PM por Saoshyant.)
Ótima postagem. É sempre bom ficar ciente da Realidade nos seus mais diversos aspectos.

Li o tópico, e a única conclusão que pude tirar é a de que a maior parcela dos fatos aqui listados - se não todos - são verdadeiros.

É sempre gratificante estar munido de informações como essas, pois podem servir de alicerce em futuros debates contra esquerdistas ou não-esquerdistas mal informados.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#11
29-09-2015, 12:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-09-2015, 12:42 PM por Búfalo.)
Este texto pode dar uma pista sobre a origem das favelas:

25.10.13
Os cortiços eram melhores que as favelas

Conhecemos por cortiços os conjuntos de residências, normalmente operárias, que eram construídas no Brasil do final do século 19 até o início do século 20, uma forma de habitação para a grande onda de migrantes que se direcionavam das zonas rurais às cidades impulsionados pela industrialização e consequente desenvolvimento urbano. Eles normalmente eram construídos pelas próprias indústrias para abrigar seus funcionários e rotineiramente ocupadas por moradores de aluguel, evitando a necessidade de migrantes possuírem uma grande quantidade de recursos para poder viver na cidade. Eles deixaram de ser construídos no século XX parcialmente pelo decreto do controle de aluguéis por Getúlio Vargas e, enfim, pela proibição legal de construí-los, baseado nas teorias sanitaristas da miasma e na crença de que as doenças que surgiam eram inerentes à sua forma construtiva. A proibição dos cortiços está intimamente ligada ao surgimento das favelas no Brasil, pois criava uma barreira legal para a construção de moradias populares, excluindo grande parte da população à autoconstrução da favela. Hoje os requerimentos para aprovação de projetos dentro da formalidade continuam inacessíveis à quem hoje mora em favelas.

Favelas dependem, muitas vezes, da autoconstrução, onde não há especialização do trabalho para realizar o trabalho de construir uma casa. Além disso, na ausência de direito de propriedade sobre o solo, moradores não tem incentivos para investir na qualidade do longo prazo da obra, já que podem ser despejados pelas ações estatais a qualquer momento. Para qualquer um que já viu uma favela acho que as imagens falam por si só: apesar de dependerem de tecnologia construtiva de mais de 100 anos atrás, os cortiços eram melhores que as favelas.

[Imagem: image008.gif]
Típico cortiço no Rio de Janeiro no início do século XX

[Imagem: FINAL_PROVIDENCIA_WOMEN_461.jpg]
Favela atual


http://www.renderingfreedom.com/2013/10/...velas.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#12
29-09-2015, 12:50 PM
22.2.13
Um breve histórico sobre o surgimento das favelas

A reforma do Prefeito Passos no Rio de Janeiro (considerado o "Haussman à la carioca"), na transição entre o século XIX ao XX, explica muito sobre o surgimento das primeiras favelas no Brasil. Do livro "Evolução Urbana do Rio de Janeiro" de Mauricio de A. Abreu (grifos e comentários meus):

Citar:"...em nome da higiene e da estética, [Passos] declarou guerra aos quiosques da cidade e proibiu a venda de vários produtos por ambulantes, atingindo, por conseguinte, as fontes de renda de grande número de pessoas. Proibiu ainda o exercício de mendicância e demoliu uma série de cortiços, que já haviam sido proibidos de sofrer reparos por lei municipal em 10/2/1903.".

Citar:"A Reforma Passos...representa também o primeiro exemplo de intervenção estatal maciça sobre o urbano, reorganizado agora sob novas bases econômicas e ideológicas, que não mais condiziam com a presença de pobres na área mais valorizada da cidade. De fato, o alargamento das ruas centrais e abertura de novas artérias, que atravessaram preferencialmente as velhas freguesias artesanais e industriais, 'destruiu quarteirões de cortiços, habitados pelos proletários, e os armazéns e trapiches dos bairros marítimos, numa extensão de aproximadamente 13 ha'. Grande parte da população foi, então, forçada a morar com outras famílias, a pagar aluguéis altos (devido à diminuição da oferta de habitações) ou a mudar-se para os subúrbios [leia-se periferias, atualmente], já que pouquíssimas foram as habitações populares construídas pelo Estado em substituição às que foram destruídas."

Citar:"É a partir daí que os morros situados no centro da cidade (Providência São Carlos, Santo Antônio e outros), até então pouco habitados, passam a ser rapidamente ocupados, dando origem a uma forma de habitação popular que marcaria profundamente a feição da cidade neste século - a favela."

O livro também explica que o Estado incentivava o mercado de construção a construir habitações populares dando isenção de tarifas (um conceito semelhante ao "Minha Casa, Minha Vida"). Porém estes ainda eram uma alternativa mais cara do que os cortiços, então proibidos de continuarem existindo, que abrigavam grande maioria das pessoas pelo motivo óbvio de serem de uma qualidade inferior em uma cidade com uma grande população pobre. Nada muito diferente do que escrevi em post de 2010. Apesar de cortiços serem moradias de baixa qualidade, riqueza não se cria através do canetaço de uma lei ou de uma grande "limpeza" urbana.


http://www.renderingfreedom.com/2013/02/...mento.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jeanreno
Príncipe das Xoxotas
***
Mensagens: 432
Tópicos: 3
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: May 2015
#13
29-09-2015, 06:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-09-2015, 07:16 PM por jeanreno.)
Se você parar pra pensar, o surgimento das favelas evitou uma bolha imobiliária carioca ainda no começo do século.
A pressão especulativa por imóveis na cidade, somada à incentivo estatal para construção, criaria um boom imobiliário que nunca seria pago. Talvez esse seja o motivo dos governos terem tolerado a existência das favelas, desde aquela época.

Agora, essa parte da Guerra de Canudos ter sido engendrada pra "destruir o nordeste" é papo furado, não tem o menor sentido. A região de Canudos é tão remota que está semi-abandonada até hoje, o nordeste nem sentiu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
***
Mensagens: 1,453
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
Registrado: Jan 2015
#14
29-09-2015, 10:05 PM
Canudos foi o somatório de pobreza, ignorância e fanatismo religioso. E Canudos e Antônio Conselheiro persistem no Brasil até hoje.

A reforma de Pereira Passos só priorizou construir um centro urbano civilizado visualmente. E parou por aí a política de engenharia urbana do Rio no séc.XX.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline comesemfome
on my way
**
Mensagens: 127
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: May 2015
#15
29-09-2015, 10:56 PM
Negativo.
As políticas reformadores no Rio de Janeiro tem origem com pereira passos importando o modelo da Paris de Hausmann e segue por todo o século XX, passando pelos conjuntos habitacionais na periferia, até mais recentemente, quando a cidade importa mais uma vez um modelo de fora e almeja ser a Barcelona dos trópicos. Tanto as obras da copa quanto as da olimpíadas vão continuar reforçando as mesmas consequências de sempre do planejamento urbano dito estratégico: segregação urbana e gentrification.
Stupidity makes women divine.
E. Vilar
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline comesemfome
on my way
**
Mensagens: 127
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: May 2015
#16
29-09-2015, 11:06 PM
Em tese, a assepsia social carioca ou paulista que utiliza e muito bem o urbanismo como ferramenta, explica em parte, arrastões e rolezinhos de shopping. Ou em outras palavras, quando as classes privadas do direito à cidade decidem descer o morro e invadir o asfalto...
Stupidity makes women divine.
E. Vilar
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
***
Mensagens: 1,014
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
Registrado: May 2014
#17
30-09-2015, 12:27 PM
Favelas para mim só criam de uma maneira = migração...

As pessoas vão para outro lugar tentar a vida novamente, não se dão bem e não tem como voltar mais (ou não querem porque é pior)...não vai demorar muito e a Europa vai estar cheia de favelado muçulmano (mendigos também) e o Brasil com os Senegaleses/Haitianos/Cubanos/etc...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#18
30-09-2015, 08:02 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-09-2015, 08:15 PM por Búfalo.)
(29-09-2015, 11:06 PM)comesemfome Escreveu: Em tese, a assepsia social carioca ou paulista que utiliza e muito bem o urbanismo como ferramenta, explica em parte, arrastões e rolezinhos de shopping. Ou em outras palavras, quando as classes privadas do direito à cidade decidem descer o morro e invadir o asfalto...

Não justificada nada. Fizeram "rolezinhos" em shoppings voltados para a população de baixa renda (como o shopping Itaquera, fizeram um baile funk no estacionamento deste shopping).

Rolezinhos foi uma justificativa pra um bando de arruaceiros fazer arrastões.
A Real é que se os shoppings deixassem, fariam até rolezinho do sexo dentro dos shoppings:


Rolezinho é uma corrupção linguistica. Veja este video do Paulo Kogos para ver o que estava por trás daqueles arrastões:
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
***
Mensagens: 1,453
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
Registrado: Jan 2015
#19
30-09-2015, 09:43 PM
(29-09-2015, 10:56 PM)comesemfome Escreveu: Negativo.
As políticas reformadores no Rio de Janeiro tem origem com pereira passos importando o modelo da Paris de Hausmann e segue por todo o século XX, passando pelos conjuntos habitacionais na periferia, até mais recentemente, quando a cidade importa mais uma vez um modelo de fora e almeja ser a Barcelona dos trópicos. Tanto as obras da copa quanto as da olimpíadas vão continuar reforçando as mesmas consequências de sempre do planejamento urbano dito estratégico: segregação urbana e gentrification.

Você me dá razão confrade. Quando eu digo que parou por aí me refiro à implantação de uma política habitacional, que existiu de forma fraca e insuficiente. Pensou se bastante como ia ser o local por onde iam circular as pessoas , e , até hoje pensa se pouco em como essas pessoas vão pra casa e aonde vão dormir. A estética venceu a utilidade aqui no Rio. E o resultado foram bolsões de civilidade (visual)e bolsões de feiúra estética (favelas,qualquer uma delas).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline comesemfome
on my way
**
Mensagens: 127
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: May 2015
#20
30-09-2015, 11:20 PM
Sim Gilgamesh! Eu disse 'Negativo' me referindo à sua conclusão. É porque interpretei a expressão 'engenharia urbana' no sentido bem pejorativo (assepsia social). No final das contas ambos concordamos que de lá até aqui, só temos visto investimento e valorização em areas ja dotadas de infra-estrutura que formam ilhas de prosperidade, enquanto o resto, a cidade real, é deixada na informalidade, miséria, ou no máximo, sob políticas pra inglês ver.
Stupidity makes women divine.
E. Vilar
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo