• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Qualificação e Experiência profissional
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Qualificação e Experiência profissional
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#1
02-09-2015, 01:28 PM
Milhões de homens estão desempregados ou subempregados, ou quando empregados, trabalham como burro recebendo salários muito baixos (menos de R$ 1000,00) em empregos que demandam pouca ou nenhuma qualificação.

Em um mundo globalizado, conseguir um emprego razoável (em termos de salário), demanda qualificação e experiência profissional e aí que muita gente se ferra. Pois não basta ter só um diploma, (há profissões bem pagas que não exigem diploma universitário), é necessário ter qualificação, treinamento especializado, preparo, experiência profissional...

Então este tópico é sobre isso, dicas sobre como adquirir qualificação e experiência profissional? Como tornar a sua mão-de-obra qualificada e demandada?

Pirâmide das capacidades:

[Imagem: KokcharovSkillHierarchy2015.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#2
04-09-2015, 07:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-09-2015, 07:25 PM por Búfalo.)
O que fazer quando não se tem experiência?
Publicado em 2 de agosto de 2011 | 157 comentários

Às vezes o mercado de trabalho utiliza critérios contraditórios ou difíceis de conciliar. O mais comum deles é quando as empresas desejam funcionários jovens e com experiências profissionais.

Se essas empresas não derem oportunidades aos jovens, principalmente aos estudantes ou recém formados, como eles irão adquirir experiências profissionais?

As empresas de vanguarda já perceberam que há inúmeras vantagens em dar oportunidades aos inexperientes:

1) Eles não possuem “vícios profissionais” que alguns outros já dispõem.

2) Trazem novas formas de pensar e de agir para aprimorar processos, produtos e serviços, resultando em melhorias no atendimento e em vendas.

3) As empresas podem identificar profissionais talentosos e prepará-los para assumirem funções e cargos de maior complexidade.

Essas empresas criativas e que estão em franco crescimento, utilizam mentores profissionais para auxiliarem os jovens a desenvolverem as suas habilidades e competências. Essa parceria favorece a aprendizagem recíproca.

O que fazer quando a empresa exige experiência profissional?

√ Busque estágios nas empresas, divulgando os seus trabalhos realizados na escola, faculdade ou universidade.

√ Realize trabalhos voluntários dentro e fora da sua área profissional. Com isso você ganhará experiência e será um diferencial para o seu currículo. Aprendemos muito quando ajudamos outras pessoas.

√ Busque ajuda de profissionais experientes (parentes, amigos, vizinhos, orkut, facebook) e crie com o auxílio deles, projetos específicos para as empresas onde você está concorrendo a uma vaga ou deseja trabalhar. Normalmente, as empresas têm dificuldades em melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e reduzir custos operacionais.

Pense com a cabeça do consumidor do cliente da empresa onde você deseja trabalhar. Em seguida, analise de que forma poderá contribuir para que a empresa alcance sucesso junto a esse cliente.

Para fazer isso é preciso uma boa dose de motivação, persistência, criatividade e trabalho em equipe. Vá em frente e sucesso!


http://www.ibahia.com/a/blogs/empregos/2...periencia/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#3
04-09-2015, 07:40 PM
Qualificação X Capacitação

Álvaro Takei
Brasiliano & Associados – Diretor de Ensino Digital


As constantes mudanças no cenário empresarial, a evolução dos conhecimentos, a acirrada concorrência, a busca pela manutenção da competitividade, tudo isso, faz com que as empresas, ao contratar ou reavaliar seu quadro de colaboradores, busquem os profissionais que melhor atendam às suas necessidades. Isto gera um desafio para os profissionais, que é o de manterem-se atualizados.

A velha crença de que os cursos regulares, em outras palavras, o que as escolas ensinam, seriam suficientes para preparar indivíduos para o exercício profissional pleno, está há muito tempo esquecida, logo, aqueles que ainda acreditam nisso estão superados.

Dessa forma, a visão corrente é a de que devemos adotar a educação continuada, o que significa que, escolhida a área em que se deseja atuar, devemos buscar constantemente a atualização profissional. Simplificando, podemos dizer que a educação continuada é a constante procura por qualificação e capacitação. A esta altura, o leitor pode estar se perguntando: se eu estou qualificado, eu não estou capacitado, ou vice-versa? Torna-se necessário, então, determinar a diferença entre um e outro vocábulo.

Qualificação

Podemos dizer que a busca da qualificação traz como resultado uma formação, que torna o profissional habilitado para o exercício de alguma atividade, quer dizer, dota a pessoa de um conjunto de conhecimentos que atestam a possibilidade do exercício profissional. Neste conjunto de conhecimentos incluímos a escolaridade, a experiência profissional, cursos realizados etc.

Pelo que está incluído na qualificação, verificamos que são conhecimentos importantes, mas generalizados, ou seja, sem especificidades, melhor colocando, indicam que o profissional reúne as condições necessárias, porém não garantem que ele está pronto para desempenhar suas funções. Por outro lado, fica clara a continuidade da obtenção deste quesito, uma vez que a aquisição de experiência e a realização de cursos são necessidades contínuas.

Entretanto, a qualificação NÃO é uma formação completa, sua finalidade é a aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instituições (escolas, sindicatos, empresas, associações). Atuamos em um mercado de trabalho que está cada vez mais exigente, e a qualificação supre uma dessas exigências.

Capacitação

A capacitação, segundo conceito de José Cerchi Fusari, é um processo de aprendizagem em que fica explícito “para que”, “como”, “para quem” e “quando” fazer algo. Dessa forma, este processo engloba ação e reflexão de forma sistêmica, de partes que se ligam, e não como meras ações isoladas e fragmentadas. Nota-se, neste caso, maior especificidade, o que torna o profissional apto para o desempenho de suas funções.

Capacitação traduz-se por preparar a pessoa para enfrentar as situações referentes à sua atividade, por meio da aplicação de conhecimentos, mas, com possibilidade de criar, resolver problemas, oferecer alternativas de melhorias e criar ambiente adequado. Capacitar quer dizer fornecer autonomia, criar autoconfiança e promover o desenvolvimento. Capacitar vai além de treinar, pois, treinamento, por meio de repetições mecânicas, desenvolve uma habilidade específica, com pouca liberdade para expressão da personalidade própria do indivíduo.

Capacitação desenvolve competência, que é o resultado de conhecimento, habilidades e atitudes e, assim como o conhecimento, competência não se transmite. Não há ninguém capaz de transferir sua competência para outra pessoa. Todavia, é perfeitamente possível ajudar a pessoa a construir sua própria competência, da mesma forma que se constrói conhecimento.

Conclusão

Conforme o parágrafo inicial, vivemos em um mundo de constantes mudanças, um mundo globalizado, fazendo com que o mercado de trabalho fique cada vez mais exigente. A procura por uma colocação ou manutenção nesse mercado deixa de ser, apenas, uma questão de dedicação ou sorte, passa a ser uma questão de contínua busca de qualificação e capacitação, fatores determinantes para o futuro dos que buscam reais chances de progresso profissional.

Assim, ao investir em capacitação, é necessário o cuidado de procurar fontes ou instituições com efetiva experiência na área em que o profissional atua, ou pretende atuar, e, o mais importante, que seja uma organização que atue no segmento, estudando-o e pesquisando-o constantemente, o que permitirá a aquisição das competências necessárias.

Pelo exposto, adquirir e renovar qualificação e capacitação, por mais difíceis e custosos que venham a ser, são prioridades, portanto, inevitáveis.


http://sicurezzaeditora.com.br/blog/?p=713
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#4
04-09-2015, 10:53 PM
Parece muito bom, li apenas o começo. Amanhã comento com mais propriedade. No mais, muito legal a contribuição.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#5
09-09-2015, 01:13 PM
Aprimorar o currículo
Por Abílio Diniz

[Imagem: abilio-topo.png]

Nem todos os jovens utilizam o período de férias para descansar, viajar ou se divertir. Uma pesquisa da consultoria Trabalhando.com mostra que a maioria dos estudantes brasileiros prefere trocar os dias de folga por atividades que tragam novas experiências e, assim, enriqueçam o currículo profissional.

Das trezentas pessoas entrevistadas no levantamento, 64% disseram que preferem fazer um curso extracurricular ou buscar um trabalho temporário nas férias. Ainda, de acordo com a pesquisa, 6% dos jovens costumam aproveitar o tempo de folga para fazer trabalhos voluntários e outros 3% buscam aprender um novo idioma por meio de intercâmbios culturais. De outro lado, apenas 27% dos entrevistados disseram usar o período livre para lazer e descanso.

Caio Infante, diretor-geral da consultoria, afirma que o periodo de férias é importante para revigorar as energias. Porém, se o jovem preferir buscar novas obrigações, seguramente, ele verá aumentadas as chances de conquistar boas oportunidades. “Quem busca aprender e demonstra interesse em aperfeiçoar-se é sempre bem visto pelo mercado de trabalho”, afirma. Infante acrescenta que, nesse último caso, os jovens devem tomar cuidado para não se sobrecarregar. “Não vale a pena sobrecarregar-se durante as férias para depois perder o ânimo na hora de voltar à rotina”, finaliza.

Fonte: Trabalhando.com Brasil


http://www.administrando.biz/2015/06/11/...curriculo/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
***
Mensagens: 1,453
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
Registrado: Jan 2015
#6
09-09-2015, 04:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-09-2015, 04:51 PM por Gilgamesh.)
Abílio Diniz não é parâmetro de nada sério. Pelo menos para quem se utiliza dos serviços do extra aqui no RJ.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
Mensagens: 215
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
Registrado: Feb 2014
#7
26-09-2015, 08:33 PM
Pessoal estou para sair do meu atual emprego que ganho uma quantia considerável, porém como ainda não sou formado e não terminei nenhum curso técnico estou sem qualificação alguma...Minha preocupação é ter que conviver com 1 salário minimo, eu não tenho família e nem obrigações em casa, mas esse problema me assombra direto. Algum confrade ja passou por algo parecido ? Ter que diminuir o padrão das coisas e ter que segurar mais um pouco a grana?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#8
26-09-2015, 08:50 PM
Mas você faz alguma faculdade? Que semestre? Que curso? Faz curso técnico? Tem outras formas de ganhar dinheiro, com manutenção, técnica, ensino, entre outros? Dê informações que nos possibilite dar sugestões.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
Mensagens: 215
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
Registrado: Feb 2014
#9
26-09-2015, 09:10 PM
Confrade faço faculdade de Sistema de Informação, estou no "4º" período, porem não estou regular porque como sou militar e a profissão atrapalha um pouco nos estudos, não estou pegando todas as matérias do semestre. Ja fiz curso técnico de eletrotécnica porém não conclui porque na época me alistei nas forças armadas e fui servir em outro estado, impossibilitando a conclusão do curso, perdi até a vaga.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#10
27-09-2015, 12:43 AM
O curso técnico é bom. E o superior também. Caso conclua ambos dependendo de onde mora, pode ter boas oportunidades.
Agora o trabalho que vocÊ irá sair é o referente ao campo militar?
Mora sozinho, com família ou é casado? Porque com um salário ou sem salário mas focado em concluir os cursos, você pode angariar um bom futuro, então valeria a pena. Conta também o fato de vocÊ não gostar do atual trabalho. E agora se tem que sustentar família, filhos, e etc., é outro problema.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
***
Mensagens: 5,488
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
Registrado: Aug 2013
#11
27-09-2015, 06:43 AM
Na real, menos de 10% conseguem algo nesse sentido sem um QI, mesmo com a titulação, é preciso amigos no lugar certo.

qualifiquem-se, treinem, tenham experiencia, mas construam um bom circulo social
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Buffalo Bill
Búfalo
**
Mensagens: 98
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2014
#12
27-09-2015, 10:48 PM
Adorei o tópico caro amigo, em breve pretendo qjudar a complementá-lo com a minha visão de jovem universitario sem experiencia alguma na área, nem que seja jogando minhas dúvidas aqui Cool

Enviei do bufalesco aplicativo Tapatalk.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
***
Mensagens: 972
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
Registrado: Aug 2012
#13
27-09-2015, 11:26 PM
Depois que a área de RH cresceu , a vida do jovem ficou bem mais difícil.

Só de lembrar daquelas dinamicas cretinas e humilhantes... aplicadas por aquelas vadias formadas em uniesquina se achando as donas da empresa, pqp...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
Mensagens: 215
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
Registrado: Feb 2014
#14
27-09-2015, 11:56 PM
Eu moro com meus pais, não tenho despesas com nada e nem tenho a obrigação de pagar contas...é So mais a questão de ser independente da granas dos pais para poder fazer o que quiser. Estou saindo do emprego porque tive uns desentendimentos internos e a situação la ta complicada pro meu lado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
***
Mensagens: 1,666
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2015
#15
28-09-2015, 05:42 PM
(27-09-2015, 11:26 PM)canislupus Escreveu: Depois que a área de RH cresceu , a vida do jovem ficou bem mais difícil.

Só de lembrar daquelas dinamicas cretinas e humilhantes... aplicadas por aquelas vadias formadas em uniesquina se achando as donas da empresa, pqp...

kkkkkkkkkk fato. Bom, como odeio essas dinâmicas e a maioria não serve para nada. Então nunca faria em um PS. Mas psicologia é um dos cursos que o pessoal fica empoderado. Mesmo que a maioria não tenha estudado nem metade para tal e fique limitada àquilo... fazer o quê
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Abreu
Veterano
***
Mensagens: 1,107
Tópicos: 89
Curtido: 7 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2013
#16
28-09-2015, 06:11 PM
Dependendo da idade ha varios programas do governo que ajuda numa colocacao.

Programas do governo para colocacao do jovem no mercado de trabalho
http://www.aprendizlegal.org.br
http://jovemaprendiz.net.br/sao-paulo/
http://www.ciee.org.br/portal/index.asp

Para quem nao concluiu os estudos
http://www.eja.net.br/index.xhtml

O melhor inicio de introducao e o curso tecnico
http://cursospronatec.com/oferta-de-curs...oCrtzw_wcB

Agora com o desemprego em alta e salarios ruins virou a lei da oferta e demanda.
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como conseguir experiência profissional? Búfalo 5 1,821 29-08-2015, 04:37 PM
Última Mensagem: jeanreno
  Ganhar mais dinheiro ou experiencia.? Phill 5 3,283 24-09-2013, 06:48 PM
Última Mensagem: Gekko
  Duvida profissional-TI hannibal 14 5,250 07-08-2013, 09:56 PM
Última Mensagem: hannibal

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo