• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Direito - A carreira juridica no Brasil
Páginas (9): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
29-07-2015, 02:48 PM
(29-07-2015, 01:46 PM)Impetuoso Escreveu: Uma coisa é certa confrade. Você terá estabilidade financeira à longo prazo.

Tomara. E tomara também que junto venham a realização profissionalpessoal e o prazer em praticar a profissão. Hoje em dia é raro, obvio que não se pode ter tudo, mas se é pra sonhar, vamos mirar aonde o cume se encontra rs
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roald Amundsen
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
30-07-2015, 05:57 PM
O Brasil não tem comparação quando o assunto é fabricar bacharéis: http://www.oab.org.br/noticia/20734/bras...-os-paises
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
30-07-2015, 08:14 PM
(30-07-2015, 05:57 PM)Roald Amundsen Escreveu: O Brasil não tem comparação quando o assunto é fabricar bacharéis: http://www.oab.org.br/noticia/20734/bras...-os-paises

A quantidade de bachareis eh impressionante mesmo. E ainda alguns pensam na possibilidade de extinguir o exame da ordem... Imagina a bagunca que seria.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rooster
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 36 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 1
30-07-2015, 08:26 PM
O Direito tem a vantagem de que você, mesmo depois de velho e capenga, ainda poder exercê-lo.

É uma "garantia de renda" depois que você cansou de exercer sua profissão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
30-07-2015, 10:14 PM
Alguns adendos. Brasil produz mais bacharéis em várias áreas, que também estão saturadas visto que o mercado não se estica, pelo contrário, como todos sabem está se comprimindo e até as profissões benquistas e necessárias em infraestrutura como as engenharias, estão tendo dificuldades para se manter no mercado. Atualmente praticamente a maioria das profissões terão profissionais com dificuldades de se estabelecer no mercado. Até quem almeja o mestrado irá ter problemas pois o número de bolsas CNPQ serão cortadas também.

Se o pessoal continua tendo filho adoidado; continuam vendendo diplomas na uniesquina; mercado não se expande; permanência do governo esquerdista. Vão começar a exigir doutorado para telemarketing.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
30-07-2015, 11:01 PM
(30-07-2015, 10:14 PM)Deuxcartes Escreveu: Alguns adendos. Brasil produz mais bacharéis em várias áreas, que também estão saturadas visto que o mercado não se estica, pelo contrário, como todos sabem está se comprimindo e até as profissões benquistas e necessárias em infraestrutura como as engenharias, estão tendo dificuldades para se manter no mercado. Atualmente praticamente a maioria das profissões terão profissionais com dificuldades de se estabelecer no mercado. Até quem almeja o mestrado irá ter problemas pois o número de bolsas CNPQ serão cortadas também.

Se o pessoal continua tendo filho adoidado; continuam vendendo diplomas na uniesquina; mercado não se expande; permanência do governo esquerdista. Vão começar a exigir doutorado para telemarketing.

Tu é da área jurídica, confra?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
31-07-2015, 08:32 AM
(30-07-2015, 11:01 PM)Don Welzo Escreveu:
(30-07-2015, 10:14 PM)Deuxcartes Escreveu: Alguns adendos. Brasil produz mais bacharéis em várias áreas, que também estão saturadas visto que o mercado não se estica, pelo contrário, como todos sabem está se comprimindo e até as profissões benquistas e necessárias em infraestrutura como as engenharias, estão tendo dificuldades para se manter no mercado. Atualmente praticamente a maioria das profissões terão profissionais com dificuldades de se estabelecer no mercado. Até quem almeja o mestrado irá ter problemas pois o número de bolsas CNPQ serão cortadas também.

Tu é da área jurídica, confra?

Embora tenha interesse, não sou da área jurídica, confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
31-07-2015, 09:41 AM

Há uma teoria, inclusive defendida por um professor meu, de que o ensino superior deveria ser apenas para os intelectualmente destacados. Não sei quanto a isso, confesso que ainda não tenho opinião formada sobre. Mas ocorre sim uma banalização de universidades, diferentemente por exemplo dos EUA, onde elas são um lugar disputadíssimo e oneroso para os estudantes. Por isso, eu acho que o mercado tende a selecionar os alunos das melhores universidades, por motivos obvios.

Por isso a "fuga" de muitos para a tentativa de ingresso na carreira pública. A iniciativa privada é instável, remunera mal inicialmente, e exige muito de quem almeja adentra la. Mas ainda existem as exceções, que premiam os destacados no mercado e os que possuem um bom networking.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
31-07-2015, 10:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-07-2015, 10:07 AM por Tiago Sorine.)
A área jurídica no Brasil, na minha opinião está toda saturada. Claro que se vc for bom, fora de série, conseguir um destaque maior, mas não será o bastante. Terá que lutar bastante até fazer um nome. O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Muito disso se deu por incrível que pareça após o período da famosa "ditadura" (?). Os esquerdinhas que começaram a dominar o país lentamente nos anos 80 incentivaram a abertura dessas faculdade para defender os direitos dos exilados, presos, Lulas, Dilmas, Dirceus, e na defesa de supostas garantias e direitos fundamentais (para caso no futuro corramos o risco de uma nova "ditadura"(?)), aliado ao fato do crescimento do Estado e da oferta massiva de concursos.

No papel está tudo muito lindo, mas, na prática, estamos preparando uma bomba para os futuros estudantes universitários, enganados desde agora com uma promessa de estudos e de vida melhor que, para muitos, não irá se concretizar.

E com a CF/88, muito mal elaborada e mal feita, tudo piorou. (Mal feita não, bem feita por aqueles que estavam no poder à época para defender direito deles. Vide como exemplo as garantias de nossos parlamentares.)

Hoje tem-se uma indústria de indenizações, danos morais, Habeas Corpus, Liminares, mas tão somente dominada por grandes escritórios, gigantes. E aqui tbm a regra de Pareto está presente, onde 20% do escritórios do Brasil, dominam 80% do mercado da advocacia.

E não me venha me dizer que advocacia não é mercado, pq ultimamente se transformou nisso sim!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
Curtido: 3 vezes em 3 posts
31-07-2015, 10:18 AM
Advocacia é mercado, mas só teria como os jovens advogados entrarem nesta disputa, se a OAB reconhecesse isto, permitindo publicidade e um desenvolvimento mais negocial, financeiro e tecnológico da profissão.
Isto não vai ocorrer e é óbvio o porquê. Os velhos advogados estão protegidos por um sistema corporativista em que usam a própria OAB para se promover e concentrar causas e clientes, quando não usam para se livrar de punições...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
31-07-2015, 10:22 AM
(31-07-2015, 10:18 AM)TheBoss Escreveu: Advocacia é mercado, mas só teria como os jovens advogados entrarem nesta disputa, se a OAB reconhecesse isto, permitindo publicidade e um desenvolvimento mais negocial, financeiro e tecnológico da profissão.
Isto não vai ocorrer e é óbvio o porquê. Os velhos advogados estão protegidos por um sistema corporativista em que usam a própria OAB para se promover e concentrar causas e clientes, quando não usam para se livrar de punições...

Exatamente!
Show ContentSpoiler:
[Imagem: original.png]

Entendedores entenderão...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline belial
Búfalo
**
Tópicos: 11
Curtido: 14 vezes em 10 posts
Posts que curtiu: 1
31-07-2015, 12:08 PM
Cara.. Penso que quem cursa Direito já deve se antecipar a estudar muito mesmo pós formado, existe o exame da ordem que sem ele você nada faz, ou existem os concursos da área jurídica e por serem específicos cobram o conteúdo em sua literalidade, ademais é uma boa carreira com Otimos salários pra quem conseguir ingressar, eu mesmo só decidi cursar agora que já tenho um pé de meia, porque é complicado depender de provas mesmo depois de formado.
MEU RELATO: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=5302&highlight=relato+destruidor+vergonhoso
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sancho Prancha
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
31-07-2015, 01:13 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-07-2015, 01:21 PM por Sancho Prancha.)
(27-07-2015, 08:37 PM)John Escreveu: Em ordem de dificuldade, ficaria assim?

Magistratura
MP
Delegado Federal
Delegado Estadual
AGU
Defensor
Analista
Técnico

{Lista baseada em achismos meus, incluam outras carreiras aí no meio também}

(27-07-2015, 11:27 PM)Phenomenon Escreveu: Cartorio tb, dizem que é do mesmo nivel da Magistratura ou mais dificil.
Tem os de Auditor da Receita Federal.
Tem promotoria, procurador da republica que também é muito dificil.
os concursos pra tribunal de contas tb são puxados, aqui pro TCE do meu estado saiu pra conselheiro e procurador do TCE, 30k brutos e 1 vaga. sem falar que tinha umas 30 matérias pra estudar, algumas cadeiras pesadas que não eram de direito. e tinha que ter 10 anos de experiência no ramo.

tb tem os concursos do tcu, senado e câmara dos deputados que são o top do funcionalismo público (maior aposentadoria da união e vários outros benesses).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
31-07-2015, 01:35 PM
(31-07-2015, 10:04 AM)Tiago Sorine Escreveu: A área jurídica no Brasil, na minha opinião está toda saturada. Claro que se vc for bom, fora de série, conseguir um destaque maior, mas não será o bastante. Terá que lutar bastante até fazer um nome. O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Muito disso se deu por incrível que pareça após o período da famosa "ditadura" (?). Os esquerdinhas que começaram a dominar o país lentamente nos anos 80 incentivaram a abertura dessas faculdade para defender os direitos dos exilados, presos, Lulas, Dilmas, Dirceus, e na defesa de supostas garantias e direitos fundamentais (para caso no futuro corramos o risco de uma nova "ditadura"(?)), aliado ao fato do crescimento do Estado e da oferta massiva de concursos.

No papel está tudo muito lindo, mas, na prática, estamos preparando uma bomba para os futuros estudantes universitários, enganados desde agora com uma promessa de estudos e de vida melhor que, para muitos, não irá se concretizar.

E com a CF/88, muito mal elaborada e mal feita, tudo piorou. (Mal feita não, bem feita por aqueles que estavam no poder à época para defender direito deles. Vide como exemplo as garantias de nossos parlamentares.)

Hoje tem-se uma indústria de indenizações, danos morais, Habeas Corpus, Liminares, mas tão somente dominada por grandes escritórios, gigantes. E aqui tbm a regra de Pareto está presente, onde 20% do escritórios do Brasil, dominam 80% do mercado da advocacia.

E não me venha me dizer que advocacia não é mercado, pq ultimamente se transformou nisso sim!

Entendo, realmente o mercado esta saturado e para conseguir destaque, tem que batalhar muito e depender de vários fatores externos.

Mas acho que podemos aproveitar o tópico para também discutir como podemos melhorar como profissionais, trocar dicas de especialização, criar uma atmosfera de solidariedade entre os confrades juristas. Nós sabemos que a coisa esta feia, mas já que embarcamos nessa, vamos nos armar até os dentes e vamos a luta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roald Amundsen
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 4 vezes em 4 posts
31-07-2015, 01:49 PM
(27-07-2015, 08:37 PM)John Escreveu: Em ordem de dificuldade, ficaria assim?

Magistratura
MP
Delegado Federal
Delegado Estadual
AGU
Defensor
Analista
Técnico

{Lista baseada em achismos meus, incluam outras carreiras aí no meio também}

Diplomata e cartório deve ser no mínimo tão difícil quanto magistratura.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
31-07-2015, 02:18 PM
Por exemplo, para enriquecer a carreira de alguém, focando mais no inicio dela, especificadamente na faculdade acho que:

• Inglês Fluente agregaria muito, especialmente se tiver uma experiência de intercâmbio.
• Cursos de extensão. Não sou recrutador nem de RH, mas acho que investir neles ajuda o estudante a entender mais de certo assunto.
• Experiências acadêmicas: Bolsas de pesquisa, monitoria, etc... Sempre agregam valor.
◘ Quanto ao resto, deixo o espaço para os confrades completarem.

E podemos também discutir sobre Doutrinas, eu por exemplo, utilizo Greco para Penal, Tartuce para Civil, Didier para Processo, Constitucional estou pensando no Esquematizado do Pedro Lenza...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hitman
Podólatra da Real
**
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 3
31-07-2015, 04:10 PM
Penal sou ruim pra cacete, só estudo pra passar, uso Greco tb.

Civil, vou dar uma olhada no Tartuce, falam bem mesmo dele, só usava carlos roberto.

Processo vou usar Didier, to vendo processo agora.

Constitucional não tenho nenhum fixo, estudo pela internet, mas falam bem do Pedro Lenza mesmo.
Textos Especiais Para Recrutas - Nessahan Alita: O Sofrimento Amoroso do Homem
(29-01-2013, 09:29 PM)PRAGAKHAM Escreveu: Mesmo quando acreditava em amor na juventude, tinha em mente que tinha que comer o cu, gozar na boca, amassar os peitos, uma prostituta me disse aos meus 15 anos se vc nao gozar na boca, e nao comer o cu da mulher que vc transa, ela te larga e vai atras de outro macho e ainda zomba de voce cresci com isso na cabeça, e fiz a cabeça do pau realizar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
31-07-2015, 06:04 PM
(31-07-2015, 02:18 PM)John Escreveu: Por exemplo, para enriquecer a carreira de alguém, focando mais no inicio dela, especificadamente na faculdade acho que:

• Inglês Fluente agregaria muito, especialmente se tiver uma experiência de intercâmbio.
• Cursos de extensão. Não sou recrutador nem de RH, mas acho que investir neles ajuda o estudante a entender mais de certo assunto.
• Experiências acadêmicas: Bolsas de pesquisa, monitoria, etc... Sempre agregam valor.

E podemos também discutir sobre Doutrinas, eu por exemplo, utilizo Greco para Penal, Tartuce para Civil, Didier para Processo, Constitucional estou pensando no Esquematizado do Pedro Lenza...

2 línguas agregam mais valor. Opte pelo espanhol como segunda língua e caso não queira, o alemão.
3 - Não entendo bem do seu ramo, mas cursos específicos agregam mais. Não sei bem quais cursos de extensão são bons para tua área. Se puder informar alguns, seria uma boa informação;
4 - PIBIC agrega mais para quem pretende ser mestre/doutor. Empresas que possuem PD e institutos de Pesquisa.
O que agrega valor é o que se torna útil para a empresa em curto e médio prazo. Quando precisam de algo acima do médio prazo, eles costumam qualificar. Não adianta aparecer com um currículo cheio se, o outro se prepara para exatamente o que a empresa necessita.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
31-07-2015, 06:10 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-07-2015, 06:12 PM por John.)
(31-07-2015, 06:04 PM)Deuxcartes Escreveu:
(31-07-2015, 02:18 PM)John Escreveu: Por exemplo, para enriquecer a carreira de alguém, focando mais no inicio dela, especificadamente na faculdade acho que:

2 línguas agregam mais valor. Opte pelo espanhol como segunda língua e caso não queira, o alemão.
3 - Não entendo bem do seu ramo, mas cursos específicos agregam mais. Não sei bem quais cursos de extensão são bons para tua área. Se puder informar alguns, seria uma boa informação;
4 - PIBIC agrega mais para quem pretende ser mestre/doutor. Empresas que possuem PD e institutos de Pesquisa.
O que agrega valor é o que se torna útil para a empresa em curto e médio prazo. Quando precisam de algo acima do médio prazo, eles costumam qualificar. Não adianta aparecer com um currículo cheio se, o outro se prepara para exatamente o que a empresa necessita.

Curso de extensão da EMERJ, por exemplo. Pois estou falando nos cursos possíveis para estudantes de direito, claro que depois de formado uma pós, LLM é o melhor. Não sei se o melhor é ter 2 línguas em nível avançado, ou focar em uma fluente, inglês, claro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
31-07-2015, 11:38 PM
(31-07-2015, 06:10 PM)John Escreveu:
(31-07-2015, 06:04 PM)Deuxcartes Escreveu:

Curso de extensão da EMERJ, por exemplo. Pois estou falando nos cursos possíveis para estudantes de direito, claro que depois de formado uma pós, LLM é o melhor. Não sei se o melhor é ter 2 línguas em nível avançado, ou focar em uma fluente, inglês, claro.

Vocês podem fazer MBA?
Inglês + espanhol = oportunidades de trabalho/vida fora do país ou contatos com escritórios de fora. Pode ser lucrativo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (9): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Question O Peso de Suas Escolhas - Carreira CR7 1 945 11-12-2015, 09:50 AM
Última Mensagem: John
  Carreira Diplomática - Ministério das Relações Exteriores Mistério 5 1,361 10-12-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: John
  Pensar a longo prazo na carreira Ahmir 2 1,400 11-02-2014, 12:24 AM
Última Mensagem: Hagabe
  Guia para carreira Appollo 5 6,088 13-05-2012, 07:58 PM
Última Mensagem: joker

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo