• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Direito - A carreira juridica no Brasil
Páginas (9): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
27-07-2015, 12:43 PM
Temos diversos confrades no forum que atuam na area juridica, como pude perceber, e achei pertinente criar um topico para uma profunda discussao sobre o mercado de trabalho e os possiveis caminhos e areas que podemos atuar.

Eu estou apenas no inicio da caminhada, conclui apenas 4 periodos do curso, mas ja comeco a pesquisar e me informar sobre a carreira juridica e suas possibilidades.
Como todos sabem, o curso recebe cada vez mais estudantes, cada vez mais universidades disponibilizam Direito em sua grade, e o mercado pode ser considerado ate mesmo saturado, apesar da gama de oportunidades que temos na area. E desde os primeiros dias de curso, os estudantes se indagam, qual eh o melhor caminho¿ Concurso publico x advocacia¿ Os grandes salarios e a tao procurada estabilidade sao os maiores atrativos do concurso publico, alem do status de carreiras como a magistratura, ministerio publico, advogados da uniao, delegado, etc...

Advocacia me parece ser a saida pra quem nao quer estudar ate o exaustao todas as areas do Direito e quer se especializar em uma certa area.

Nao conheco tanto a area, entao me limito a apenas esperar pela opiniao de voces. O que acham sobre a area¿ Qual a perspectiva de voces sobre ela¿ Ainda eh um bom curso¿

OBS - Meu teclado esta sem acentuacao, logo peco desculpas pelos possiveis erros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Roald Amundsen
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
27-07-2015, 03:39 PM
Advocacia só vale a pena se herdar o escritório de algum parente ou explorar uma área pouco conhecida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fábio Quadr0s
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 0 vezes em 0 posts
27-07-2015, 03:43 PM
Cara também to me graduando, pelo que to vendo advogado ta dando na canela, o pior e concursosseiros que se matam 24h por dia, não existe o caminho certo a fórmula ... Só existe as possibilidade que você tem e qual delas vai seguir... Cabe a cada qual escolher seu caminho. No meu caso estou quase que 100% decido a entrar na advocacia mas só depois de passar em algum concurso de nível médio para me estabilizar.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hitman
Podólatra da Real
**
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 3
27-07-2015, 03:50 PM
To no quarto semestre, começou hj minhas aulas.

Foi diferente pq os professores começaram a falar sobre o mercado de trabalho, qual area voce se identifica e focar.
E que as outras é bom voce ter uma base.

Todo ano se formam bastantes advogados, realmente ta bem cheio.

Advogado ganha muito pouco, a "prostituição" é grande, seja advogado que aceita receber menor que o preço de tabela da OAB, seja procurando emprego. Fora o proprio salario que é pouco quando se trabalha em escritorio.

A maioria dos que estudam cmg tem padrinho na advocacia, conheço 2 mesmo que um a mãe é juiza e o outro o pai que é, fora os pais advogados e com escritorios, então com toda certeza fica muito facil pra eles, estagiar, trabalhar, nunca vai faltar.

Agora eu não, não tenho padrinho. Meu tio morreu, era advogado, era o unico que "podia" me encaixar.
Ai assim fica mais complicado.

Enfim, é um bom curso, queria terminar logo, faculdade é um saco.
Textos Especiais Para Recrutas - Nessahan Alita: O Sofrimento Amoroso do Homem
(29-01-2013, 09:29 PM)PRAGAKHAM Escreveu: Mesmo quando acreditava em amor na juventude, tinha em mente que tinha que comer o cu, gozar na boca, amassar os peitos, uma prostituta me disse aos meus 15 anos se vc nao gozar na boca, e nao comer o cu da mulher que vc transa, ela te larga e vai atras de outro macho e ainda zomba de voce cresci com isso na cabeça, e fiz a cabeça do pau realizar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Entheus
Cristão da Real
**
Tópicos: 15
Curtido: 1 vezes em 1 posts
27-07-2015, 04:17 PM
A área de advocacia está saturada demais com milhares de advogados espalhados em todas as esquinas. Ao meu ver é melhor seguir uma carreira pública pelo fato de trazer uma estabilidade econômica. No entanto ser advogado tem suas vantagens como a autonomia de ganhar dinheiro - empreendendo por exemplo.

Só que para conseguir o respeito como um grande Advogado é preciso você ser muito foda, mostrar conhecimento e estagiar em um grande escritório de advocacia; esse é meu ponto de vista. Mas vejo com bons olhos ser advogado de inicio e ganhar um trocado para trazer uma estabilidade e enquanto isso ir desenvolvendo o intelectual até passar num concurso público.
"Cercar-se de coisas macias não é vida, é morte."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Piratão
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 6 vezes em 3 posts
27-07-2015, 04:25 PM
Depende do que você quer para sua vida. Já estive na advocacia privada alguns anos, e tem 4 anos que sou concursado. Posso passar um pouco da minha vivência.

A advocacia é um trabalho mais interessante quando você tem o objetivo de estudar ou trabalhar no exterior. É muita ralação enquanto se é estagiário, mas a perspectiva de fazer um LLM lá fora aumenta muito a chance de você ter uma vida confortável em Londres, Nova Iorque, etc.

Se você seguir na advocacia mas não quiser seguir por esse caminho de mega escritório, é interessante se especializar em nichos: tributário, societário, marítimo, bancário, trabalhista (defendendo empregador). Sempre vai ter trabalho, pq sinceramente ninguém precisa muito de advogado que só saca de direito contratual e responsabilidade civil. Vai mendigar muito.

Trabalhei 4 anos em um escritório de marítimo. Fui a Londres a trabalho, passei madrugadas no porto cuidando de vistoria em carga avariada, fiquei fluente em inglês na marra: aprende ou vaza. É uma experiência que foi muito boa.

Contudo, o escritório onde eu trabalhava era tomado de brigas entre os sócios, então começou a perder dinheiro e clientes. A insegurança com relação a seu emprego realmente tira o sono. Se teu chefe te olh atravessado, vc já pensa nas contas no final do mês. É brabo.

Por isso vim para a área pública. Faço um trabalho até que interessante, tenho estabilidade e uma remuneração melhor do que antes. Posso me planejar para financiar veículo ou imóvel. Dou mais valor à segurança, questão de perfil.

Alguns (poucos) amigos que insistiram na advocacia privada hoje estão muito melhor que eu financeiramente, morando no exterior. Mesmo assim, envelheceram mais rápido, engordaram muito, perderam o cabelo muito cedo... Acho que não se pode ter tudo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline TheBoss
Veterano
Tópicos: 5
27-07-2015, 04:44 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-07-2015, 11:43 AM por TheBoss.)
Advocacia é pra quem tem uma estrutura familiar consolidada na área, ou tem muitas habilidades associada a persistência muita paciência para ser bem sucedido: 1) Foco total em uma área; 2) Marketing e bom relacionamentos em diversos nichos (igreja, amigos, oab, política e etc etc...); 3) Muita paciência, sem perder o jogo de cintura e a pose....
Advocacia se tornou uma profissão para poucos, mas que muitos estão aí aos montes...
Cliente hoje em dia faz orçamento, chega pra vc e diz que fulano de tal cobra mais barato e até fala o preço, condições e tudo... tá triste...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Angelo Henrique
Veterano
Tópicos: 9
27-07-2015, 04:45 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2015, 04:46 PM por Angelo Henrique.)
Advocacia privada é osso.

Na minha família eu sou pioneiro no ramo, ou seja, tive que me virar.

Cole em algum advogado de renome, e que você admira, talvez um professor da sua graduação, dedique-se mostre interesse. Procure se expressar bem nos trabalhos, chame atenção de uma boa forma. Procure orientação e trabalho.

Estude como se fosse prestar concurso, conhecimento é requisito essencial, assuma responsabilidades. Se errou, seja homem para admitir e reparar (mesmo que tenha que colocar a mão no bolso).
Deixe a arrogância em casa.

Observe as regras de etiqueta e conduta da velha guarda. Recomenda-se cabelo/barba arrumada, ternos adequados para o seu biotipo, sapatos lustrados, e elegância no trato com as pessoas, se tiver/quando tiver condições financeiras, recomenda-se utilizar veículos que expressem seriedade (sedãs pretos são os mais recomandáveis), evite modificações (rebaixamento, aros extravagantes), bom vocês entenderam.

Principalmente no mundo corportativo, dá-se muita importância a essas características.

Parece tosco falar sobre isso, mas quase ninguém observa essas dicas básicas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
27-07-2015, 06:05 PM
(27-07-2015, 03:50 PM)Phenomenon Escreveu: To no quarto semestre, começou hj minhas aulas.

Foi diferente pq os professores começaram a falar sobre o mercado de trabalho, qual area voce se identifica e focar.
E que as outras é bom voce ter uma base.

Todo ano se formam bastantes advogados, realmente ta bem cheio.

Advogado ganha muito pouco, a "prostituição" é grande, seja advogado que aceita receber menor que o preço de tabela da OAB, seja procurando emprego. Fora o proprio salario que é pouco quando se trabalha em escritorio.

A maioria dos que estudam cmg tem padrinho na advocacia, conheço 2 mesmo que um a mãe é juiza e o outro o pai que é, fora os pais advogados e com escritorios, então com toda certeza fica muito facil pra eles, estagiar, trabalhar, nunca vai faltar.

Agora eu não, não tenho padrinho. Meu tio morreu, era advogado, era o unico que "podia" me encaixar.
Ai assim fica mais complicado.

Enfim, é um bom curso, queria terminar logo, faculdade é um saco.

Estou no mesmo período que você. Estagio num órgão público por enquanto, e apenas como voluntário, ou seja, não ganho nada. Mas pelo menos alguma experiência estou pegando. Já fiz poucas provas, pra estágio também, e pelo o que eu vejo tenho que começar a me dedicar logo nos estudos, talvez entrando logo num cursinho preparatório, ou algo do tipo.

Advocacia quem poderia me ajudar infelizmente já faleceu também... É foda.
Estou numa faculdade federal, o que pode ajudar em alguns processos seletivos, mas estou muito relutante ainda em relação aos escritórios.

(27-07-2015, 04:25 PM)Piratão Escreveu: Depende do que você quer para sua vida. Já estive na advocacia privada alguns anos, e tem 4 anos que sou concursado. Posso passar um pouco da minha vivência.

A advocacia é um trabalho mais interessante quando você tem o objetivo de estudar ou trabalhar no exterior. É muita ralação enquanto se é estagiário, mas a perspectiva de fazer um LLM lá fora aumenta muito a chance de você ter uma vida confortável em Londres, Nova Iorque, etc.

Se você seguir na advocacia mas não quiser seguir por esse caminho de mega escritório, é interessante se especializar em nichos: tributário, societário, marítimo, bancário, trabalhista (defendendo empregador). Sempre vai ter trabalho, pq sinceramente ninguém precisa muito de advogado que só saca de direito contratual e responsabilidade civil. Vai mendigar muito.

Trabalhei 4 anos em um escritório de marítimo. Fui a Londres a trabalho, passei madrugadas no porto cuidando de vistoria em carga avariada, fiquei fluente em inglês na marra: aprende ou vaza. É uma experiência que foi muito boa.

Contudo, o escritório onde eu trabalhava era tomado de brigas entre os sócios, então começou a perder dinheiro e clientes. A insegurança com relação a seu emprego realmente tira o sono. Se teu chefe te olh atravessado, vc já pensa nas contas no final do mês. É brabo.

Por isso vim para a área pública. Faço um trabalho até que interessante, tenho estabilidade e uma remuneração melhor do que antes. Posso me planejar para financiar veículo ou imóvel. Dou mais valor à segurança, questão de perfil.

Alguns (poucos) amigos que insistiram na advocacia privada hoje estão muito melhor que eu financeiramente, morando no exterior. Mesmo assim, envelheceram mais rápido, engordaram muito, perderam o cabelo muito cedo... Acho que não se pode ter tudo.

Pois é, meu perfil e personalidade são quase totalmente voltados para concurso, também valorizo estabilidade e segurança, e prezo por uma qualidade de vida, coisas que não sei se a advocacia me proporcionaria. Só se eu me apaixonar por uma área durante o curso, e depois me especializar muito nela, com LLM, Mestrado, Doutorado, e dar aulas, enquanto advogo nela.

O que seduz muito nos escritórios são os salários para estágio, que costumam ser quase o dobro do salário de estágio em órgão público. E obvio, estão pedindo inglês fluente em quase todos.

Mas se minha cabeça continuar a mesma, planejo escolher uma carreira pública que alie vocação e qualidade de vida. E daí depois mergulhar nos livros. Mas por enquanto, to só observando rs

Obrigado pelas experiências e dicas galera.

Durante a graduação, vocês começaram a estagiar aonde? Escritório? Orgão público?
FIzeram algo relacionado a pesquisa ou monitoria de disciplinas?
Em relação as línguas, por exemplo o inglês, qual é o nível de vocês e o que utilizam na vida jurídica?

Quais ramos do Direito vocês mais se interessam? Penal parece agradar a muitos, pelo menos é o que eu vejo na faculdade.
Constitucional é bem interessante. Civil divide opiniões. Tributário ainda não vi, nem Societário.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hitman
Podólatra da Real
**
27-07-2015, 06:31 PM
É bom mesmo, mas a coisa aqui anda meio feia, mesmo pra trabalhar "de graça" fica complicado pra mim.
Vou começar a fazer esses concursos pra estagio, é bom pro curriculo, o salario é bom e o horario é flexivel.

Me interesso por Constitucional, mas porque eu quis, porque os professores que tive/tenho são ruins.
Me interesso por Tributario apenas por curiosidade, não tive ainda a materia, por Administrativo pelo pouco que li e por Previdenciario.

Então até agora apenas Constitucional mesmo, o resto ainda falta muito o que estudar, não que constitucional não falte, mas vi mais constitucional do que as outras.

Civil é bom, mas extenso.
Penal não curti, estudo só pra passar, por mais que eu tente gostar... tenho sorte que o assunto pareceu melhor nesse semestre.
(29-01-2013, 09:29 PM)PRAGAKHAM Escreveu: Mesmo quando acreditava em amor na juventude, tinha em mente que tinha que comer o cu, gozar na boca, amassar os peitos, uma prostituta me disse aos meus 15 anos se vc nao gozar na boca, e nao comer o cu da mulher que vc transa, ela te larga e vai atras de outro macho e ainda zomba de voce cresci com isso na cabeça, e fiz a cabeça do pau realizar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline smilodonbhz
Usuário Banido
*
Tópicos: 3
27-07-2015, 06:33 PM
Formei nessa merda de Direito e sempre achei um saco. Fiz o curso como plano B caso meu salario ficasse uma bosta. Vou meter uma real nesse curso agora. A maioria das pessoas que faz direito hoje em dia não é pq gosta, mas porque quer ganhar dindin com isso. Uns querem fazer concurso para magistratura ou ministerio público. Outros, que tem pai com escritorio montado quer pegar as causas dele e ganhar muita grana. A verdade é que a maioria dos que querem fazer concurso tomam no rabo nas provas, pq são extremamente dificeis e exigem estudo ao extremo. Os que tem escritorio pronto para eles, se for um bom escritorio, acabam se dando bem. O resto vai ralar pra caralho indo e vindo ao forum pra aguentar cliente cobrando serviço e pagando quase nada.
Quanto ao curso em si, é de dar nos nervos. No brasil a constituicão e as leis mudam toda semana. Se vc começa o curso agora, quando formar já estará desatualizado. Haja saco pra estudar a mesma coisa duzentas vezes e nunca ficar atualizado. É jogar metade ou mais da vida fora. Se algum dia precisar, estudo tudo de novo para um concurso, esperando esquecer tudo no dia seguinte ao da prova, para ocupar meu cerebro com coisas que me acrescentam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Piratão
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 6 vezes em 3 posts
27-07-2015, 06:52 PM
(27-07-2015, 06:21 PM)John Escreveu: Obrigado pelas experiências e dicas galera.

Durante a graduação, vocês começaram a estagiar aonde? Escritório? Orgão público?

Primeiro órgão público, depois dois escritórios, por último órgão público.

Procurei me inteirar sobre o que era, mas vi que era tanta babação de ovo de professor que me deu um certo nojo. Mas quem persiste costuma se dar bem academicamente... tem que puxar tanto saco que a mão sai peluda.

Em relação as línguas, por exemplo o inglês, qual é o nível de vocês e o que utilizam na vida jurídica?

Somente inglês, fluente. Uso bastante. Muitos clientes estrangeiros e contratos internacionais.

Quais ramos do Direito vocês mais se interessam? Penal parece agradar a muitos, pelo menos é o que eu vejo na faculdade.
Constitucional é bem interessante. Civil divide opiniões. Tributário ainda não vi, nem Societário.

Contratos, societário, marítimo, processo civil e administrativo. Foi para a onde a vida foi me empurrando.... Penal só se vc se especializar em crimes do colarinho branco ou virar defensor público. Senão, vai passar fome, ou ser ameçado o tempo todo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
27-07-2015, 07:57 PM
(27-07-2015, 06:31 PM)Phenomenon Escreveu: É bom mesmo, mas a coisa aqui anda meio feia, mesmo pra trabalhar "de graça" fica complicado pra mim.
Vou começar a fazer esses concursos pra estagio, é bom pro curriculo, o salario é bom e o horario é flexivel.

Me interesso por Constitucional, mas porque eu quis, porque os professores que tive/tenho são ruins.
Me interesso por Tributario apenas por curiosidade, não tive ainda a materia, por Administrativo pelo pouco que li e por Previdenciario.

Então até agora apenas Constitucional mesmo, o resto ainda falta muito o que estudar, não que constitucional não falte, mas vi mais constitucional do que as outras.

Civil é bom, mas extenso.
Penal não curti, estudo só pra passar, por mais que eu tente gostar... tenho sorte que o assunto pareceu melhor nesse semestre.

É assim mesmo, estamos numa fase do curso onde começamos a pegar o "grosso" das matérias, por isso mesmo é bom começar a estudar pesado agora.
Tenho sérios problemas com Processo. Tive profs medianos pra ruins, e ainda é uma matéria que me deixa muito confuso, mesmo estudando pela doutrina, sozinho. Mas pelo o que pude perceber, é essencial pra todo mundo saber Processo.

Constitucional to sem Doutrina boa, e sem grana, mas muitos aconselham aquele Esquematizado do Pedro Lenza.

Civil peguei 1 professor cascadura, exigia coisas muito específicas nas provas, repeti na matéria dele. Gostei da matéria, mas acho algumas coisas meio chatinhas, outras interessantes.

Estudo numa Federal, então aqui é meio complicado discutir com professor, ou segue a linha deles, ou reprova e faz com outro. Tem que ser meio autodidata em alguns disciplinas também...

(27-07-2015, 06:33 PM)smilodonbhz Escreveu: Formei nessa merda de Direito e sempre achei um saco. Fiz o curso como plano B caso meu salario ficasse uma bosta. Vou meter uma real nesse curso agora. A maioria das pessoas que faz direito hoje em dia não é pq gosta, mas porque quer ganhar dindin com isso. Uns querem fazer concurso para magistratura ou ministerio público. Outros, que tem pai com escritorio montado quer pegar as causas dele e ganhar muita grana. A verdade é que a maioria dos que querem fazer concurso tomam no rabo nas provas, pq são extremamente dificeis e exigem estudo ao extremo. Os que tem escritorio pronto para eles, se for um bom escritorio, acabam se dando bem. O resto vai ralar pra caralho indo e vindo ao forum pra aguentar cliente cobrando serviço e pagando quase nada.
Quanto ao curso em si, é de dar nos nervos. No brasil a constituicão e as leis mudam toda semana. Se vc começa o curso agora, quando formar já estará desatualizado. Haja saco pra estudar a mesma coisa duzentas vezes e nunca ficar atualizado. É jogar metade ou mais da vida fora. Se algum dia precisar, estudo tudo de novo para um concurso, esperando esquecer tudo no dia seguinte ao da prova, para ocupar meu cerebro com coisas que me acrescentam.

Não vou julgar, entendo seu lado. No Brasil tem uma cultura pra quem não sabe o que fazer, ou faz Direito ou faz ADM. Dois cursos em tese, fáceis, que vão lhe render um diploma se você conseguir arcar com as despesas da universidade{hoje em dia com fies e os caralho a quatro qualquer um faz faculdade} e vão te vomitar no mercado de trabalho. Vejo vários bacharéis em Direito em outras áreas, ocupando funções completamente diferentes da de um advogado.

É o que deve acontecer com essa nova "safra" de estudantes de direito, todos entrando na faculdade com a melhor das intenções, e com o passar do curso e com a realidade batendo a porta, muitos se formam pra ter um diploma e vão se aventurar por empregos por aí. Os que fizerem uma graduação decente, vão passar na OAB e daí escolher entre advogar e continuar estudando pesado pra essas provas, que realmente são extremamente difíceis, com certeza.

É por aí vai, essa é a minha visão, limitada pelas minhas pequenas experiências.
Escolhi o curso por ser o que se melhor se encaixa nas minhas pretensões, não estou aqui pra jurar amor ao Direito, eu quase fiz Publicidade, Jornalismo, Relações Internacionais, Economia, ADM, etc... E posso dizer que nessas carreiras, a coisa não está tão melhor do que aqui não. Lá só tem a opção do mercado privado, que também tá saturadíssimo, creio eu que só em algumas poucas carreiras ele está com uma demanda de profissionais alta, como Engenharia, Medicina talvez, não sei...

Sou adepto do "Find what you love e let it kill you" , mas enquanto não acho o que eu amo, continuo colocando minhas fichas{não todas} no Direito, por enquanto.

Sei lá, isso é muito pessoal, acabei falando muito, mas está tudo tão confuso que não sei por onde começar.

(27-07-2015, 06:52 PM)Piratão Escreveu:
(27-07-2015, 06:21 PM)John Escreveu: Obrigado pelas experiências e dicas galera.

Primeiro órgão público, depois dois escritórios, por último órgão público.

Procurei me inteirar sobre o que era, mas vi que era tanta babação de ovo de professor que me deu um certo nojo. Mas quem persiste costuma se dar bem academicamente... tem que puxar tanto saco que a mão sai peluda.

Somente inglês, fluente. Uso bastante. Muitos clientes estrangeiros e contratos internacionais.

Contratos, societário, marítimo, processo civil e administrativo. Foi para a onde a vida foi me empurrando.... Penal só se vc se especializar em crimes do colarinho branco ou virar defensor público. Senão, vai passar fome, ou ser ameçado o tempo todo.

Maneiro, Obrigado pelas respostas e experiências.
Uma coisa que eu NÃO CONSIGO fazer é babar ovo de professor. Não consigo. Seria bom até se eu conseguisse pra tentar adquirir contatos e informações sobre o mercado, me atualizar sei lá, mas nem fingir eu consigo. TIro umas dúvidas de vez em quando e saio da sala.

Tenho que desenvolver o inglês, eu estava em um bom nível de inglês, avançado, conseguia bater um papo legal com professores{mas nunca nativos, nunca tive contato com eles, infelizmente}. Mas aí a grana pra pagar um curso e quem sabe um intercâmbio fala mais alto. Mas é uma prioridade minha.

Estou consciente em relação ao Penal, conheço advogados que se especializaram em criminal, realmente, o retorno é baixo.

Em ordem de dificuldade, ficaria assim?

Magistratura
MP
Delegado Federal
Delegado Estadual
AGU
Defensor
Analista
Técnico

{Lista baseada em achismos meus, incluam outras carreiras aí no meio também}
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Hitman
Podólatra da Real
**
27-07-2015, 11:27 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-07-2015, 06:17 PM por Hitman.)
Cartorio tb, dizem que é do mesmo nivel da Magistratura ou mais dificil.
Tem os de Auditor da Receita Federal.
Tem promotoria, procurador da republica que também é muito dificil.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
29-07-2015, 03:05 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-07-2015, 05:15 AM por Remy LeBeau.)
Nossa senhora!!!
Direito nunca antes na história deste país esteve tão merda quanto agora.

Quanto ao curso:
Uma merda, a doutrinação esquerdista é absurda. Até mesmo em áreas que você não consegue imaginar, tem um esquerdista escrevendo alguma merda e corroendo instituições sólidas.
Além disso, é a área de humanas com maior peneira. É um monte de gente que nem no vestibular sabia o que queria da vida, e decide prestar esse curso na hora da inscrição. Consequentemente, nos 2 primeiros anos (quiçá 3), é absurdo a quantidade de desistências.
Hans Kelsen, o maior jurista que até então já existiu neste planeta, já dizia no começo do século XX que é impossível conceituar justiça. Em um curso que possui a premissa de formar operadores do Direito em busca dessa figura, o que você mais vai ver são injustiças e todo o tipo de merda.

Quanto a iniciativa privada (leia-se advocacia e consultoria jurídica):
Robert Castel, um sociólogo e social-democrata francês estudou a realidade social francesa e concluiu que os novos "excluídos sociais" são pessoas com nível superior, cultas, inteligentes e qualificadas, que não mais conseguem oportunidades. Resumidamente, é isso.
Alguns que herdam escritórios da família, conseguem se esforçar para quebrar negócios estabelecidos há décadas devido a ingerência, ou transformá-los em pouco lucrativos. Entretanto, ainda é um porto seguro, especialmente se conseguir manter a carteira de clientes.

A realidade do curso é definida em três grupos:
1) Aqueles que se esforçam o suficiente (Aqui também ficariam os estudiosos e dedicados);
2) Aqueles que minimamente se esforçam;
3) Aqueles que quando chegam ao final (se chegam), ainda não sabem o que fazem na sala de aula.

E são esses que sairão dos bancos da faculdade para defender e postular direitos alheios.

Ainda tem a OAB. Volta e meia surgem notícias de que é inconstitucional e que tem que acabar. Supondo que ela acabasse, a iniciativa privada quebraria de um dia para o outro com tanta demanda e pessoas que não atendem a um padrão mínimo de conhecimento para exercer a advocacia, hoje exigido.
Aqui não tem tanto espaço para empreendedorismo, é, basicamente, uma luta pelo espaço ao Sol, ou ser mais um por aí com mestrado, morrendo para ganhar 3k/mês em 8 + horas diárias de esforço, vivendo de Substabelecimento e advogando em nome de outro.

Concurso Público:
Vejo três grupos:
1) Aquele que trabalha e estuda, não é sustentado por ninguém: É loteria. A dificuldade para entrar é muito alta, mas já larga em desvantagem.
2) Aquele que é sustentado pela família, não faz nada o dia inteiro e só estuda: Quando entram, o Estado perde mais tempo para treiná-los, já que entram muito cru, por falta de experiência e vivência. Além da dificuldade inerente do concurso, ao menos já saem na frente do grupo 1. Quando não entram, não faço ideia.
3) Aquele que é parente de alguma "ôtoridade pública": Já sai na frente, porque existem concursos por aí que um sobrenome, ou contato, pesam tanto quanto a nota. Mas de resto a dificuldade é a mesma.

Ainda teria uma 4ª categoria, que seriam alguns processos seletivos de cargos em comissão, que na prática o responsável aponta o dedo e contrata quem ele quer e dane-se.

O problema do concurso é o tempo investido para entrar. É muito arriscado apostar todas as fichas nele, porque é necessário sempre trabalhar com a possibilidade de não ser aprovado. Muitos acabam gastando várias anos de dedicação exclusivamente nisso e não saem do lugar. É necessário ter sempre um plano B, seja um concurso mais fácil e de baixa remuneração (pelo menos para se manter), ou algum emprego na iniciativa privada.

Infelizmente a vida tem disso, alguns sonhos se realizam, outros não.

Se existe alguma espécie de salvação nesta área, acho que é o networking só. Tanto para conseguir contatos em órgãos públicos, ou uma rede na iniciativa privada. Contato = oportunidade + a pessoa certa na hora certa. E o primeiro passo são os docentes da faculdade, tanto para um estágio quanto para um eventual emprego/recomendação ao final do curso.

Enfim, tá uma merda o Direito nesse país, não vale a pena. Não sobrou nem o glamour de outrora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rorschach
Aspira
Tópicos: 0
29-07-2015, 08:20 AM
Estou fazendo pré-vestibular, estudando pra direito. Meu plano é ir pelo caminho dos concursos públicos, começando por agente da PF. Com 3 anos de agente já dá pra fazer concurso pra delegado. Difícil é, mas com certeza se dedicando dá pra fazer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
29-07-2015, 10:35 AM
(29-07-2015, 03:05 AM)Chanceler Escreveu: Nossa senhora!!!
Direito nunca antes na história deste país esteve tão merda quanto agora.

Quanto ao curso:
Uma merda, a doutrinação esquerdista é absurda. Até mesmo em áreas que você não consegue imaginar, tem um esquerdista escrevendo alguma merda e corroendo instituições sólidas.
Além disso, é a área de humanas com maior peneira. É um monte de gente que nem no vestibular sabia o que queria da vida, e decide prestar esse curso na hora da inscrição. Consequentemente, nos 2 primeiros anos (quiçá 3), é absurdo a quantidade de desistências.
Hans Kelsen, o maior jurista que até então já existiu neste planeta, já dizia no começo do século XX que é impossível conceituar justiça. Em um curso que possui a premissa de formar operadores do Direito em busca dessa figura, o que você mais vai ver são injustiças e todo o tipo de merda.

Quanto a iniciativa privada (leia-se advocacia e consultoria jurídica):
Robert Castel, um sociólogo e social-democrata francês estudou a realidade social francesa e concluiu que os novos "excluídos sociais" são pessoas com nível superior, cultas, inteligentes e qualificadas, que não mais conseguem oportunidades. Resumidamente, é isso.
Alguns que herdam escritórios da família, conseguem se esforçar para quebrar negócios estabelecidos há décadas devido a ingerência, ou transformá-los em pouco lucrativos. Entretanto, ainda é um porto seguro, especialmente se conseguir manter a carteira de clientes.

A realidade do curso é definida em três grupos:
1) Aqueles que se esforçam o suficiente (Aqui também ficariam os estudiosos e dedicados);
2) Aqueles que minimamente se esforçam;
3) Aqueles que quando chegam ao final (se chegam), ainda não sabem o que fazem na sala de aula.

E são esses que sairão dos bancos da faculdade para defender e postular direitos alheios.

Ainda tem a OAB. Volta e meia surgem notícias de que é inconstitucional e que tem que acabar. Supondo que ela acabasse, a iniciativa privada quebraria de um dia para o outro com tanta demanda e pessoas que não atendem a um padrão mínimo de conhecimento para exercer a advocacia, hoje exigido.
Aqui não tem tanto espaço para empreendedorismo, é, basicamente, uma luta pelo espaço ao Sol, ou ser mais um por aí com mestrado, morrendo para ganhar 3k/mês em 8 + horas diárias de esforço, vivendo de Substabelecimento e advogando em nome de outro.

Concurso Público:
Vejo três grupos:
1) Aquele que trabalha e estuda, não é sustentado por ninguém: É loteria. A dificuldade para entrar é muito alta, mas já larga em desvantagem.
2) Aquele que é sustentado pela família, não faz nada o dia inteiro e só estuda: Quando entram, o Estado perde mais tempo para treiná-los, já que entram muito cru, por falta de experiência e vivência. Além da dificuldade inerente do concurso, ao menos já saem na frente do grupo 1. Quando não entram, não faço ideia.
3) Aquele que é parente de alguma "ôtoridade pública": Já sai na frente, porque existem concursos por aí que um sobrenome, ou contato, pesam tanto quanto a nota. Mas de resto a dificuldade é a mesma.

Ainda teria uma 4ª categoria, que seriam alguns processos seletivos de cargos em comissão, que na prática o responsável aponta o dedo e contrata quem ele quer e dane-se.

O problema do concurso é o tempo investido para entrar. É muito arriscado apostar todas as fichas nele, porque é necessário sempre trabalhar com a possibilidade de não ser aprovado. Muitos acabam gastando várias anos de dedicação exclusivamente nisso e não saem do lugar. É necessário ter sempre um plano B, seja um concurso mais fácil e de baixa remuneração (pelo menos para se manter), ou algum emprego na iniciativa privada.

Infelizmente a vida tem disso, alguns sonhos se realizam, outros não.

Se existe alguma espécie de salvação nesta área, acho que é o networking só. Tanto para conseguir contatos em órgãos públicos, ou uma rede na iniciativa privada. Contato = oportunidade + a pessoa certa na hora certa. E o primeiro passo são os docentes da faculdade, tanto para um estágio quanto para um eventual emprego/recomendação ao final do curso.

Enfim, tá uma merda o Direito nesse país, não vale a pena. Não sobrou nem o glamour de outrora.

Como todo mercado saturado, realmente tem dessas coisas. Nos EUA, pelo o pouco que li a situacao do Law eh um pouco parecida, so nao sei como funciona os concursos publicos la. So que o Brasil eh o pais que mais forma bachareis em Direito no mundo, se eu nao me engano.

Concurso publico aqui depende muito de variaveis, se o candidato tiver suporte financeiro e emocional familiar, como voce falou, ja eh um grande avanco. Se vale a pena ainda ou nao fazer, acho que se uma pessoa tem um certo perfil, se ela tem disposicao pra se dedicar ao estudo, de alguma forma conseguira apos anos de dedicacao um bom emprego, contando um pouco com a sorte e o networking, como voce citou. Apesar de realmente o mercado de Direito estar em uma situacao complicado, quando comparado a outros mercados, parece ainda estar com uma certa vantagem. Talvez Engenharia, Medicina, ainda compensem mais. O resto nao esta tao diferente nao, talvez com menos pessoas, mas tambem com menos oportunidades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
29-07-2015, 10:46 AM
(29-07-2015, 08:20 AM)Rorschach Escreveu: Estou fazendo pré-vestibular, estudando pra direito. Meu plano é ir pelo caminho dos concursos públicos, começando por agente da PF. Com 3 anos de agente já dá pra fazer concurso pra delegado. Difícil é, mas com certeza se dedicando dá pra fazer.

Boa Sorte. Pre-vestibular exige bastante numa epoca da vida aonde estamos mais perdidos do que nunca. Creio que o auto conhecimento eh o que mais conta nessa hora, saber quais seus pontos fracos, melhora-los, ter inteligencia emocional, motivacao, treinar muito{quanto mais questoes voce erra, mais experiente voce eh}, conhecer e estudar o tipo de prova, abdicar de algumas coisinhas da vida, e achar o metodo de estudo que mais combine com voce.

Em poucas palavras, eh o que posso falar pra voce sobre vestibular{mais especificadamente o ENEM}, passei no terceiro ano, sem cursinho, depois de quase repetir na escola, fazendo um ensino medio quase abaixo da media. Ninguem apostaria em mim, partiu de mim a preparacao adaptada, sem fazer loucuras, sem horas massivas de estudo. Claro que isso pode ser diferente com vc, nem sempre o que funciona comigo funciona com vc. Auto conhecimento eh a chave.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
29-07-2015, 12:35 PM
Neste pais aqui e melhor Fazer ERRADO vai se dar melhor no pais da branca de neve.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Saoshyant
Rabi
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
29-07-2015, 01:46 PM
Uma coisa é certa confrade. Você terá estabilidade financeira à longo prazo.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (9): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Question O Peso de Suas Escolhas - Carreira CR7 1 945 11-12-2015, 09:50 AM
Última Mensagem: John
  Carreira Diplomática - Ministério das Relações Exteriores Mistério 5 1,361 10-12-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: John
  Pensar a longo prazo na carreira Ahmir 2 1,400 11-02-2014, 12:24 AM
Última Mensagem: Hagabe
  Guia para carreira Appollo 5 6,088 13-05-2012, 07:58 PM
Última Mensagem: joker

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo