• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Engenharia
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Engenharia
Offline JediKnight
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
06-08-2014, 05:47 PM
(05-08-2014, 08:49 PM)Hiroshi Escreveu: Acham vantagem eu adiar minha formatura(+1ano ou 1ano e meio) para fazer intercambio?(pelo programa ciência sem fronteiras)(mamar na teta do governo!yaoming)

Eu estive nessa situação e optei por não ir, mas minha escolha envolve algumas considerações pessoais.

No geral, acho que vale a pena sim se você seguir as dicas que postaram e tiver a ideia de trabalhar na industria privada, só não vá fazer um "turismo sem fronteiras" como a maioria faz.
"Não adianta querer mudar o mundo ou querer bancar o super-herói paspalhão. Se você conseguir mudar a si mesmo já será uma grande vitória."-Doutrinador

"Animal de barriga cheia não caça" - Jorge Gerdau
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline JediKnight
Búfalo
**
Tópicos: 3
06-08-2014, 05:50 PM
(06-08-2014, 11:02 AM)Tio Peba Escreveu: tem um cara q tira 13 conto na petrobras, mas fica 10 dias no mar e 20 em casa, pra mim não serve

Porra, meu sonho é ter um emprego assim!
"Não adianta querer mudar o mundo ou querer bancar o super-herói paspalhão. Se você conseguir mudar a si mesmo já será uma grande vitória."-Doutrinador

"Animal de barriga cheia não caça" - Jorge Gerdau
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
07-08-2014, 10:40 AM
JediKnight, engenheiro raramente trabalha em plataforma de forma permanente. O salário informado pelo Tio Peba é para técnico de operação, se um engenheiro ficasse em plataforma no regime de turno seu salário seria por volta de 40 mil reais isso sem contar os adicionais de férias, HE, PLR, Abonos, ajuda de transferência.
Os engenheiros que recebem melhor são os coordenadores de turno próximo a 50 mil mensais...olha mas rala p caralho e responsabilidade p caralho..
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Samurai
Búfalo
**
Tópicos: 5
07-08-2014, 09:35 PM
Faça engenharia, mas não trabalhe como engenheiro. O Brasil não é o lugar mais adequado para esse profissional.
Esse blog explica muito bem porque não é bom trabalhar como engenheiro no Brasil e porque a escassez desse profissional é uma mentira.
http://exatasmentes.wordpress.com/2013/0...o-mercado/

O curso de engenharia é bom porque ele vai te dar um raciocínio lógico e habilidade em resolver problemas muito bom. Logo, vc vai ficar mais apto a passar em concursos e também para processos de trainees em grandes empresas.

Agora se vc realmente quer trabalhar como engenheiro na iniciativa privada, há 2 caminho:
- Trabalhe fora do Brasil: aprende inglês o mais depressa possível e busque estágios no exterior.
- Arrume um bom tutor: se o seu pai for um engenheiro ou possui na familia um grande engenheiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
08-08-2014, 09:33 AM
(07-08-2014, 09:35 PM)Samurai Escreveu: Faça engenharia, mas não trabalhe como engenheiro. O Brasil não é o lugar mais adequado para esse profissional.
Esse blog explica muito bem porque não é bom trabalhar como engenheiro no Brasil e porque a escassez desse profissional é uma mentira.

O curso de engenharia é bom porque ele vai te dar um raciocínio lógico e habilidade em resolver problemas muito bom. Logo, vc vai ficar mais apto a passar em concursos e também para processos de trainees em grandes empresas.

Agora se vc realmente quer trabalhar como engenheiro na iniciativa privada, há 2 caminho:
- Trabalhe fora do Brasil: aprende inglês o mais depressa possível e busque estágios no exterior.
- Arrume um bom tutor: se o seu pai for um engenheiro ou possui na familia um grande engenheiro.

Condiz com minha opinião.

O raciocínio lógico que eu adquiri, sendo que estou na metade do curso, é bem perceptível.

Mas trabalhar na área também dá muitas oportunidades, porém você precisa se graduar em uma universidade conceituada e ser bom no que faz.

O problema são esses cursos de engenharia meia-boca que eles dão por aí, por exemplo, eu vejo muita gente sendo "empurrada" pelos professores na minha faculdade, que é extremamente ridículo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
08-08-2014, 09:52 AM
Se fazer uma análise, observa-se que a maioria dos cargos mais altos das empresas (pelo menos as grandes) são ocupados não por administradores, mas sim por engenheiros.

Você ai fazendo administração, para no futuro um engenheiro pegar sua vaga. :rage
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
08-08-2014, 10:03 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-08-2014, 10:04 AM por Brutus.)
(08-08-2014, 09:33 AM)Daniel Corleone Escreveu:
(07-08-2014, 09:35 PM)Samurai Escreveu:
Show ContentSpoiler:
Faça engenharia, mas não trabalhe como engenheiro. O Brasil não é o lugar mais adequado para esse profissional.

Condiz com minha opinião.

O raciocínio lógico que eu adquiri, sendo que estou na metade do curso, é bem perceptível.

Mas trabalhar na área também dá muitas oportunidades, porém você precisa se graduar em uma universidade conceituada e ser bom no que faz.

O problema são esses cursos de engenharia meia-boca que eles dão por aí, por exemplo, eu vejo muita gente sendo "empurrada" pelos professores na minha faculdade, que é extremamente ridículo.

Putz, minha faculdade tem certo renome (privada) o que me deixa puto, porque de uns 30 alunos, uns 10 estão sendo empurrados, por isso o mercado está pagando salários tão baixo para recém-formados, qualquer cara meia boca consegue se formar, imagina nessas faculdades privadas tipo uniesquina, nem prova os caras devem fazer. Não sabia que engenharia estava assim também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
08-08-2014, 11:01 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-08-2014, 11:04 AM por Daniel Corleone.)
(08-08-2014, 10:03 AM)Brutus Escreveu: Putz, minha faculdade tem certo renome (privada) o que me deixa puto, porque de uns 30 alunos, uns 10 estão sendo empurrados, por isso o mercado está pagando salários tão baixo para recém-formados, qualquer cara meia boca consegue se formar, imagina nessas faculdades privadas tipo uniesquina, nem prova os caras devem fazer. Não sabia que engenharia estava assim também.

Acontece, e muito. Aqui na minha região só teria a opção de uma "ex"-uniesquina e a federal. A federal daqui é muito bem conceituada nas exatas, principalmente engenharias. A universidade que entrei foi essa ex-uniesquina que ainda está com esses hábitos vergonhosos.

No meu trabalho, por exemplo, vejo muita gente de outras engenharias sendo contratadas de uma universidade concorrente. As empresas, que não são burras, claramente dão preferências pra universidades menos zoadas. Infelizmente quem realmente estuda acaba sendo prejudicado, tanto pela visão dos outros quanto pelo próprio comportamento, se eles exigissem mais, com certeza eu estaria me dedicando mais também.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rain Man
Búfalo
**
Tópicos: 18
01-07-2015, 09:57 PM
Gostaria de Algumas Informações com os Membros que cursam/cursaram Engenharia.

Tenho um Gosto por Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.
Como só posso escolher uma tive um apreço maior por Engenharia de Produção.

Queria saber com os experientes, e fato oque dizem sobre a Engenharia de Produção já está Saturada (Visto que levaria 5 anos para se Formar).
Pretendo concluir o curso para exercer função no Exterior, mais especificamente nos Estados Unidos ou no Canada (Pretendo Residir nestes Países).
Poderiam me informar sobre a relação das Engenharias no Mercado de Trabalho, e a possibilidade de residir no exterior.

Já fiz diversas pesquisas, mas cada um diz algo diferente fica difícil discernir para quem ainda não tem experiencia na área.
Desde já agradeço.
Foi o egoísmo que nos trouxe até aqui, hoje existe Ferrari, Bmw e Mercedes por conta do egoísmo de alguns Homens. Parabéns a você que nasceu com testosterona em níveis mais altos, eu espero que crie algo útil e fique rico, egoísta.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tio Peba
Veterano
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
01-07-2015, 11:47 PM
(01-07-2015, 09:57 PM)Rain Man Escreveu: Tenho um Gosto por Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.
Como só posso escolher uma tive um apreço maior por Engenharia de Produção.

fuja de engenharia de produção, o crea vai barrar muita coisa aqui no huehuebr nos proximos anos, engenheiro de producao vai ficar o dia todo na linha de producao

(01-07-2015, 09:57 PM)Rain Man Escreveu: Queria saber com os experientes, e fato oque dizem sobre a Engenharia de Produção já está Saturada (Visto que levaria 5 anos para se Formar).
Pretendo concluir o curso para exercer função no Exterior, mais especificamente nos Estados Unidos ou no Canada (Pretendo Residir nestes Países).
Poderiam me informar sobre a relação das Engenharias no Mercado de Trabalho, e a possibilidade de residir no exterior.

cara, canada, eles querem: civil, quimico, eletrico*, informatica** e mecanico***, mesmo aqui no brasil fuja do resto são muito especificos as areas de trabalho. é o seguinte, eles querem mandar engenheiros pra onde ninguem quer ir (frio do caraleo, cidades minusculas). segundo um amigo, q foi meu professor, vida no canada é muito boa e confortavel, porem tem o frio q é foda, e a lingua que é uma disgraça: ingles com sotaque frances, do resto é de boa, exemplo, o cara anda de edge q a empresa deu pra ele. aqui a empresa da malema um gol ou uma strada

(01-07-2015, 09:57 PM)Rain Man Escreveu: Já fiz diversas pesquisas, mas cada um diz algo diferente fica difícil discernir para quem ainda não tem experiencia na área.
Desde já agradeço.

faça umas das engenharias que te citei acima (pelamor de deus, nao vai fazer engenharia florestal e virar um esquerdista hippie comedor de alface que vai trabalhar pro grim(sic) peace), se esforce ate a ultima gota de suor e sangue. toda area apenas os melhores vão se dar bem, os meia boca sempre ficam pra traz. e principalmente, não case, isso ira tirar toda a ganancia que voce pode conseguir na engenharia

* eletronica incluida
** computacao, arquitetura computacional, programação incluidos
*** mecatronica, automotiva, metalurgica incluidas
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Samurai
Búfalo
**
08-07-2015, 09:19 PM
Este é um blog de um executivo formado em engenharia. Ele conta a história de sua vida profissional desde formado até hoje nesse post. Muito bom o relato! Mesmo para outras profissões.
http://executivopobre.blogspot.com.br/20...pobre.html

Passado um ano desde que dei minha opinião sobre a profissão de engenharia, eu agora penso de uma outra forma.

Minha opinião hoje é: NÃO FAÇA ENGENHARIA. Com uma única exceção, se vc já trabalhar em alguma industria como técnico e vc está precisando apenas do canudo de engenharia para subir na carreira.

Dizem que atualmente apenas medicina, direito e engenharia valem a pena se estudar no Brasil. Mas a verdade mesmo é que apenas MEDICINA está realmente valendo a pena. Claro que tem algumas pessoas que estudam direito e engenharia e se dão bem, mas são exceções.

As dicas que dou para os jovens de hoje são:
- cursos técnicos que possuem demanda na sua cidade.
- estudar inglês e juntar grana para sair do Brasil.
- se tornar gerente de uma empresa, aprender todo o negócio, juntar grana e abrir o próprio negócio.
- estudar para concurso público. (esse é o que eu menos indico porque cada vez mais o governo está ofertando menos vagas e a concorrencia está cada vez maior. Mas ainda os cargos na esfera federal, e nos poderes legislativo e judiciário estão bons)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
08-07-2015, 09:34 PM
Eu pelo menos nunca vi um Engenheiro pobre, e pra dizer se vale ou não a pena partindo do ponto de vista financeiro, depende da pretensão salarial. Todo engenheiro que conheci, a maioria Engenheiro Civil e mecânico, ganham no mínimo R$10.000,00 , inclusive os que tem pouco tempo de profissão, e convenhamos, difícil olhar pros lados e achar alguem com salário parecido trabalhando 8h diárias.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rudolf
Búfalo
**
Tópicos: 8
08-07-2015, 09:42 PM
Eu faço eng de controle e automação e em breve mudarei para eng mecãnica. É um curso puxado, é o tipo de curso em que você se acostuma a virar noites estudando, você adquire uma habilidade sobrenatural de aprender em dois dias a matéria que você aprenderia em um ano quando estava no ensino médio.

Você como recém formado não terá tanta barganha, mas com o domínio do inglês e algumas ferramentas da área então suas chances aumentam consideravelmente.

Pra quem pretende fazer este curso apenas pelo dinheiro não faça. Você será apenas mais um de muitos desistentes do curso. O motivo: em um dia você estará estudando espaços vetoriais e no outro terá de aprender mudança de órbita de um satélite. Você pula de um tema complexo para outro em um piscar de olhos, te deixa realmente desgastado. Ninguém aguenta isso sem gostar da área.
Alguns homens são capazes de renascer das cinzas do inferno.

A decisão de romper com a Matrix vem de dentro, não de fora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
08-07-2015, 09:51 PM
(08-07-2015, 09:42 PM)Rudolf Escreveu: Eu faço eng de controle e automação e em breve mudarei para eng mecãnica. É um curso puxado, é o tipo de curso em que você se acostuma a virar noites estudando, você adquire uma habilidade sobrenatural de aprender em dois dias a matéria que você aprenderia em um ano quando estava no ensino médio.

Você como recém formado não terá tanta barganha, mas com o domínio do inglês e algumas ferramentas da área então suas chances aumentam consideravelmente.

Pra quem pretende fazer este curso apenas pelo dinheiro não faça. Você será apenas mais um de muitos desistentes do curso. O motivo: em um dia você estará estudando espaços vetoriais e no outro terá de aprender mudança de órbita de um satélite. Você pula de um tema complexo para outro em um piscar de olhos, te deixa realmente desgastado. Ninguém aguenta isso sem gostar da área.

Se pra quem gosta é puxado, imagina quem não gosta, vai passar cinco anos no inferno, eu por pouco não concluí o técnico em mecânica, sou ótimo com números, mas uma negação em desenho técnico, mas da teoria até a prática era um tédio.

Também já passei pela experiência de dormir pouco pra estudar, no curso de soldado da PM, você adquire a incrivel habilidade de aprender em um dia o que ensinam em um ano, e de esquecer tudo após a prova.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Curtido: 6 vezes em 6 posts
08-07-2015, 10:36 PM
(08-07-2015, 09:51 PM)Daredevil Escreveu:
(08-07-2015, 09:42 PM)Rudolf Escreveu: Eu faço eng de controle e automação e em breve mudarei para eng mecãnica. É um curso puxado, é o tipo de curso em que você se acostuma a virar noites estudando, você adquire uma habilidade sobrenatural de aprender em dois dias a matéria que você aprenderia em um ano quando estava no ensino médio.

Se pra quem gosta é puxado, imagina quem não gosta, vai passar cinco anos no inferno, eu por pouco não concluí o técnico em mecânica, sou ótimo com números, mas uma negação em desenho técnico, mas da teoria até a prática era um tédio.

Também já passei pela experiência de dormir pouco pra estudar, no curso de soldado da PM, você adquire a incrivel habilidade de aprender em um dia o que ensinam em um ano, e de esquecer tudo após a prova.

Na verdade, esse é o problema huahuahauhau.
Mas para quem curte é muito bom. Eu tenho interesse em cursar civil em algum momento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sancho Prancha
Búfalo
**
Tópicos: 0
09-07-2015, 09:54 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-07-2015, 10:16 AM por Sancho Prancha.)
(08-07-2015, 09:19 PM)Samurai Escreveu: Este é um blog de um executivo formado em engenharia. Ele conta a história de sua vida profissional desde formado até hoje nesse post. Muito bom o relato! Mesmo para outras profissões.

Passado um ano desde que dei minha opinião sobre a profissão de engenharia, eu agora penso de uma outra forma.

Minha opinião hoje é: NÃO FAÇA ENGENHARIA. Com uma única exceção, se vc já trabalhar em alguma industria como técnico e vc está precisando apenas do canudo de engenharia para subir na carreira.

Dizem que atualmente apenas medicina, direito e engenharia valem a pena se estudar no Brasil. Mas a verdade mesmo é que apenas MEDICINA está realmente valendo a pena. Claro que tem algumas pessoas que estudam direito e engenharia e se dão bem, mas são exceções.

- se tornar gerente de uma empresa, aprender todo o negócio, juntar grana e abrir o próprio negócio.
- estudar para concurso público. (esse é o que eu menos indico porque cada vez mais o governo está ofertando menos vagas e a concorrencia está cada vez maior. Mas ainda os cargos na esfera federal, e nos poderes legislativo e judiciário estão bons)
Concordo, eu me senti um ET vendo aqui o povo falar bem de engenharia, aqui nas minhas areas so medicina é visto como curso top, o resto é resto. Pra falar a verdade a cultura aqui é assim: passou em QUALQUER CURSO QUE NÃO SEJA MEDICINA? A familia do cabra vai dizer: "Ahh, curso véi não presta, bom mesmo é medicina.''

Eu conheci alguns caras top [pelo menos estudando] que se formaram em engenharia e todos ficavam desempregado procurando emprego e nada, os caras tiveram que passar na petrobras pra trabalhar. Sinceramente, pro potencial que esses caras têm, acho pouco.

Mas claro que o cara bom, vai ser bem sucedido em qualquer curso que ele fizer.

Sobre o curso de direito, eu acho que os advogados aqui do meu Estado são em grande maiorias lisos, se bem que tem um que anda de maserati (o segurança dele tem um santa fé blindado). Mas é um curso interessante pra quem manda bem estudando, pois os concursos do ramo pagam bem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
09-07-2015, 11:51 AM
(09-07-2015, 09:54 AM)Sancho Prancha Escreveu:
(08-07-2015, 09:19 PM)Samurai Escreveu: Este é um blog de um executivo formado em engenharia. Ele conta a história de sua vida profissional desde formado até hoje nesse post. Muito bom o relato! Mesmo para outras profissões.

Concordo, eu me senti um ET vendo aqui o povo falar bem de engenharia, aqui nas minhas areas so medicina é visto como curso top, o resto é resto. Pra falar a verdade a cultura aqui é assim: passou em QUALQUER CURSO QUE NÃO SEJA MEDICINA? A familia do cabra vai dizer: "Ahh, curso véi não presta, bom mesmo é medicina.''

Eu conheci alguns caras top [pelo menos estudando] que se formaram em engenharia e todos ficavam desempregado procurando emprego e nada, os caras tiveram que passar na petrobras pra trabalhar. Sinceramente, pro potencial que esses caras têm, acho pouco.

Mas claro que o cara bom, vai ser bem sucedido em qualquer curso que ele fizer.

Sobre o curso de direito, eu acho que os advogados aqui do meu Estado são em grande maiorias lisos, se bem que tem um que anda de maserati (o segurança dele tem um santa fé blindado). Mas é um curso interessante pra quem manda bem estudando, pois os concursos do ramo pagam bem.

Aqui em Brasília eu já vi médico ganhando 1700 em hospital particular ralando igual condenado...

O que define o sucesso nesses casos é o investimento que o cara faz pra se manter no mercado de trabalho. Cursos extras, seminarios, etc.

Acreditar que basta a graduação na mão pra se ter sucesso é que é o problema de muitos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline zumnupy
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 30 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 5
09-07-2015, 11:52 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-07-2015, 11:53 AM por zumnupy.)

Estou percorrendo o mesmo caminho. Estava cursando Automação Industrial (Tecnólogo) na Fatec (Excelente faculdade) e migrei para o Bacharelado em Engenharia Elétrica. Automação por si só não é uma área que eu recomende hoje em dia. Na própria empresa onde trabalho (Sou empregado como técnico), colocam sempre algum técnico para resolver as coisas de automação.

Um recomendação que dou para quem estiver ainda na adolescência é fazer algum curso técnico. Especialmente nas seguintes áreas: Eletrotécnica, Mecânica, Edificações e Química. Dependendo da empresa onde você conseguir trabalho, é possível ganhar R$ 2800,00 á R$ 3000,00 depois de um ano no cargo. Com esse salário, fica bem mais fácil cursar a faculdade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
09-07-2015, 12:12 PM
Uma dica pra quem for pra Eng. Elétrica: faça cursos técnicos tipo Senai e trabalhe de eletricista. Vc ganhará um feedback incalculável de trabalho de campo que não terá na faculdade. Faculdade geralmente se fica preso no campo da teoria, em campo o foco é totalmente prático. Se vc tiver os 2 vc será um profissional completo e totalmente preparado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
09-07-2015, 12:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-07-2015, 12:20 PM por Digons.)
Fazendo Engenharia Ferroviária. Claro que a minha família queria que eu fizesse Medicina, mas do jeito que eu ODEIO biologia (menos na parte de nutrição, por causa da academia), eu ia ou acabar matando alguém, ou ia desistir do curso antes.

Já vi tanto médico ganhando pouco pra cacete. Sinceramente, um curso de Economia ou qualquer coisa desse tipo, se o cara se esforçar e se não houver tanta corrupção na área dele, ele consegue ter um bom salário, juntar a grana e sair daqui dessa merda que estamos.

Não recomendo ninguém fazer cursos de humanas. NENHUM
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Engenharia versus Curso Técnico + Aperfeiçoamentos Máskara 6 4,098 15-08-2013, 11:08 AM
Última Mensagem: Máskara
  Livros de Engenharia Homem Sem Medo 1 1,691 10-10-2012, 06:01 PM
Última Mensagem: WildHorse

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo