• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças - Fundo de Emergência -
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
- Fundo de Emergência -
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
22-06-2015, 07:31 PM
Fundo de Emergência? Você tem a sua?

- Percebo que muitos debatem sobre investimentos, mas, poucos debatem em protegê-los.

- Fundo de Emergência (ou reserva), nada mais é que um meio de se proteger financeiramente caso venha acontecer algum imprevisto ao invés de recorrer a empréstimos com altos juros. Exemplo a ser utilizado: Perda de emprego ou problemas de saúde.

- Este mesmo fundo, no mínimo, terá 3x seus custos fixos mensais. Mas, 6x seria o ideal.

- Vamos supor que meus rendimentos líquidos sejam de R$ 1.500,00. Destes mesmos rendimentos, retiro 10% (o ideal seria 20%) sobrará R$ 1.200,00 (caso venha retirar 20%).

- 1.200 x 6 = 7.200

- R$ 7.200,00 seria minha reserva. Depois da quantia reunida, o recomendado é deixa-la na Poupança por causa de sua ótima liquidez. Lembre-se: O propósito da Poupança é a alta liquidez e baixo risco. Este dinheiro não é um investimento, mas, sim o seu socorro.

- Depois, este dinheiro deverá ser “esquecido”! Só poderá ser utilizado com único propósito, ou seja, usá-lo para emergências.

- Depois da sua reserva montada, você poderá usar esta mesma porcentagem (10% ou 20%) para investir.

- Esta reserva, lhe dará uma paz muito grande, e consequentemente evitará que você resgate seus investimentos cedo de mais e/ou faça empréstimo com altos juros.
[+] 3 usuários curtiram o post de Diamante:3 usuários curtiram o post de Diamante
  • Kratus, loeb, Villefort
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
22-06-2015, 07:45 PM
Agora que o Tesouro Direto possui liquidez diária, o meu fundo de emergência está configurado da seguinte forma:

- 30% na Poupança, pois o resgate do dinheiro é instantâneo;
- 70% no Tesouro Selic, rende muito mais que a Poupança, mas o resgate leva 3 dias úteis.

É raríssimo você precisar de todo o montante de uma vez. Geralmente os 30% que ficam na Poupança dão conta do recado. O restante, se precisar, eu passo um cheque pra dali uma semana - tempo suficiente pra resgatar os outros 70% - negocio uns dias, enfim, me viro nos trinta.
[+] 2 usuários curtiram o post de Mr. Black:2 usuários curtiram o post de Mr. Black
  • lordymaster, Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
22-06-2015, 07:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2015, 08:07 PM por Diamante.)
(22-06-2015, 07:45 PM)Mr. Black Escreveu: Agora que o Tesouro Direto possui liquidez diária, o meu fundo de emergência está configurado da seguinte forma:

- 30% na Poupança, pois o resgate do dinheiro é instantâneo;
- 70% no Tesouro Selic, rende muito mais que a Poupança, mas o resgate leva 3 dias úteis.

É raríssimo você precisar de todo o montante de uma vez. Geralmente os 30% que ficam na Poupança dão conta do recado. O restante, se precisar, eu passo um cheque pra dali uma semana - tempo suficiente pra resgatar os outros 70% - negocio uns dias, enfim, me viro nos trinta.

- Concordo com o confrade. Nada impede de aplicar parte do valor no Tesouro Direto (LFT). Eu mesmo compartilho desta estratégia. Seria interessante 50%, mas, nada impede (dependendo da situação particular de cada um) investir mais do que 50%.
[+] 1 usuário curtiu o post de Diamante:1 usuário curtiu o post de Diamante
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
22-06-2015, 08:40 PM
Tem os fundos de renda fixa dos bancos que tem liquidez diária e estão rendendo mais que a poupança também. Para sacar é só resgatar do fundo para a conta corrente e sacar normalmente, na hora, sem esperar nada. Você faz isso em qualquer caixa eletrônico. Só procurar uma taxa de administração de 1% ou menos e tá valendo. E quando mais tempo o dinheiro ficar lá, menos imposto você paga, até ter isenção total de IOF (após 30 dias) e chegar à alíquota mínima do IR (720 dias).
[+] 1 usuário curtiu o post de Gekko:1 usuário curtiu o post de Gekko
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
22-06-2015, 10:58 PM
Legal essa ideia.

No exemplo que você citou, irá demorar 2 anos para compor o fundo de emergência (7.200,00 / 300,00 = 24 Meses).
[+] 1 usuário curtiu o post de Aquiles:1 usuário curtiu o post de Aquiles
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
22-06-2015, 11:08 PM
Meu fundo de emergência está bem baixo em torno de 1 despesa. Estou guardando 20% do salario, mas vejo que vai ser uma longa caminhada.

Eu fiz a merda de investir uma pequena quantia em LTN. Depois descobri que pode ficar negativo o valor, minha sorte que eu investi apenas 100 reais.
[+] 1 usuário curtiu o post de Appollo:1 usuário curtiu o post de Appollo
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
23-06-2015, 07:21 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-06-2015, 11:01 AM por Gekko.)
(22-06-2015, 11:08 PM)Appollo Escreveu: Meu fundo de emergência está bem baixo em torno de 1 despesa. Estou guardando 20% do salario, mas vejo que vai ser uma longa caminhada.

Eu fiz a merda de investir uma pequena quantia em LTN. Depois descobri que pode ficar negativo o valor, minha sorte que eu investi apenas 100 reais.

Mas isso de ficar negativo é temporário. No vencimento você recebe o principal + juros.

EDIT: é claro que para fins de fundo de emergência você não vai querer algo que talvez tenha que esperar um vencimento meses ou anos à frente para poder sacar.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
23-06-2015, 07:52 AM
Tópicos com esse agregam valor.
[+] 1 usuário curtiu o post de cabraman:1 usuário curtiu o post de cabraman
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
23-06-2015, 05:58 PM
(22-06-2015, 10:58 PM)Aquiles Escreveu: Legal essa ideia.

No exemplo que você citou, irá demorar 2 anos para compor o fundo de emergência (7.200,00 / 300,00 = 24 Meses).

- No caso confrade, nada impede de fazer esta divisão: Dividir 10% do salário para Reserva de Emergência e usar os outros 10% restantes para Investimentos.

- Você pode usar o melhor dos dois mundos, criar sua Reserva e ao mesmo tempo investir.

(23-06-2015, 07:52 AM)cabraman Escreveu: Tópicos com esse agregam valor.

- Agradeço o elogio, confrade.
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
23-06-2015, 06:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-06-2015, 06:10 PM por Diamante.)
(22-06-2015, 08:40 PM)Gekko Escreveu: Tem os fundos de renda fixa dos bancos que tem liquidez diária e estão rendendo mais que a poupança também. Para sacar é só resgatar do fundo para a conta corrente e sacar normalmente, na hora, sem esperar nada. Você faz isso em qualquer caixa eletrônico. Só procurar uma taxa de administração de 1% ou menos e tá valendo. E quando mais tempo o dinheiro ficar lá, menos imposto você paga, até ter isenção total de IOF (após 30 dias) e chegar à alíquota mínima do IR (720 dias).

Saudações, Gekko.

- Citei a Poupança por sua alta liquidez e facilidade para aqueles que não são familiarizados com outras opções além da Poupança.

- No caso de outros produtos (fundos ou CBD's) em muitos bancos, costumam penalizar por resgate antecipado + o imposto de Renda. Por esta razão, preferir recomendar a Poupança para os mais leigos.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
28-06-2015, 06:53 AM
Acho que pra resgate rapido e pra realmente emergencias, o melhor é manter dois meses de salario na caderneta de poupança.

Qualquer coisa que não seja emergencia buscar algo com aporte mensal.
[+] 1 usuário curtiu o post de cabraman:1 usuário curtiu o post de cabraman
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
28-06-2015, 10:31 AM
(28-06-2015, 06:53 AM)cabraman Escreveu: Acho que pra resgate rapido e pra realmente emergencias, o melhor é manter dois meses de salario na caderneta de poupança.

- Compartilho da mesma opinião do confrade, para quem é mais experiente (estilo confrade Gekko) no mundo das finanças, poderá fazer esta manobra tranquilamente.

- Para aqueles que ainda estão aprendendo, seria interessante manter esta reserva na Poupança.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
28-06-2015, 06:55 PM
(28-06-2015, 10:31 AM)DiamanteNegro Escreveu:
(28-06-2015, 06:53 AM)cabraman Escreveu: Acho que pra resgate rapido e pra realmente emergencias, o melhor é manter dois meses de salario na caderneta de poupança.

- Compartilho da mesma opinião do confrade, para quem é mais experiente (estilo confrade Gekko) no mundo das finanças, poderá fazer esta manobra tranquilamente.

- Para aqueles que ainda estão aprendendo, seria interessante manter esta reserva na Poupança.

De fato, entendo até que talvez a montagem dessa "poupança" tenha de feita de forma agressiva. usando o 13 todo e guardando 1/3 da merreca nos meses seguintes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
29-06-2015, 06:22 AM
(28-06-2015, 10:31 AM)DiamanteNegro Escreveu: - Compartilho da mesma opinião do confrade, para quem é mais experiente (estilo confrade Gekko) no mundo das finanças, poderá fazer esta manobra tranquilamente.

Eu também mantenho uma merrequinha na poupança. Apenas compartilho essas informações para que aquilo que é fácil e corriqueiro para mim um dia possa se tornar fácil e corriqueiro para quem tiver interesse em aprender sobre o assunto.

No fim das contas, uma pequena diferença de rentabilidade mensal não fará muito diferença em se tratando de pouca grana.

(28-06-2015, 06:55 PM)cabraman Escreveu: De fato, entendo até que talvez a montagem dessa "poupança" tenha de feita de forma agressiva. usando o 13 todo e guardando 1/3 da merreca nos meses seguintes.

Também compartilho dessa opinião. Se o cidadão não tem reserva alguma, deve fazer ao menos essa reserva de emergência da forma mais rápida que puder, nem que isso implique em algumas sovinagens a mais durante um curto período. Feito isso, o cara pode ir aportando mais na maciota.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Jovem Padawan
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 1 vezes em 1 posts
30-06-2015, 12:21 AM
Como eu ganho bem mais do que gasto durante o mês, a primeira coisa que faço com meu rendimento mensal é colocar quase metade na poupança. Venho fazendo isso há um bom tempo e já tenho uma quantidade considerável de reservas, porém está 100% na poupança.

Qual a melhor forma de aplicar, de forma prática (de preferência por internet banking), uma parte desse dinheiro?

Obs: sou leigo nesse assunto de investimentos.
[+] 1 usuário curtiu o post de Jovem Padawan:1 usuário curtiu o post de Jovem Padawan
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Elwood
Búfalo
**
Tópicos: 5
Curtido: 3 vezes em 3 posts
30-06-2015, 08:08 AM
Confrades no meu caso eu tenho quase 8 anos de trampo em regime CLT. Eu poderia considerar uma rescisão como o meu fundo de emergência ou seria melhor ter uma reserva independente disso ?

Caso a resposta seja sim, existe alguma proporção entre o valor aproximado da rescisão e o fundo da emergencia a ser considerado. Por exemplo se eu tenho X anos no trampo meu fundo de emergencia tem que ser Y ou posso investir essa grana em uma outra necessidade momentanea.
We're on a mission from God.
[+] 1 usuário curtiu o post de Elwood:1 usuário curtiu o post de Elwood
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
30-06-2015, 10:09 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-06-2015, 10:11 AM por Diamante.)
(30-06-2015, 08:08 AM)Elwood Escreveu: Confrades no meu caso eu tenho quase 8 anos de trampo em regime CLT. Eu poderia considerar uma rescisão como o meu fundo de emergência ou seria melhor ter uma reserva independente disso ?

Caso a resposta seja sim, existe alguma proporção entre o valor aproximado da rescisão e o fundo da emergencia a ser considerado. Por exemplo se eu tenho X anos no trampo meu fundo de emergencia tem que ser Y ou posso investir essa grana em uma outra necessidade momentanea.

- A Reserva de Emergência terá que ser feita independente de sua Rescisão. A Reserva de Emergência permitirá você se proteger de algum imprevisto durante o mês, e o mais importante, ela o manterá 6 meses sem precisar trabalhar! É um dinheiro que estará pronto para lhe socorrer. além da rescisão trabalhista, FGTS e o Seguro Desemprego que demoram um pouco para serem liberados. E as vezes nem são liberados, devido algumas covardias das empresas. Já passei por esta situação. E a Reserva de Emergência me salvou.

- Sobre o cálculo, sua Reserva de Emergência terá que ter seus custos mensais x 6. É o seu salário atual menos os 10% ou 20% retirados.

Exemplo: Vamos supor que os seus rendimentos líquidos sejam de R$ 2.000,00. Destes mesmos rendimentos, retira-se 10% (o ideal seria 20%) sobrará R$ R$ 1.600,00 (caso venha retirar 20%).

- R$ 1.600,00 x 6 = R$ 9.600,00

- A Reserva de Emergência, é como se fosse o seu FGTS pessoal. Nada impede de você aplicar parte dele para maiores retornos.

- Mande um MP caso tenha alguma dúvida. Este é um fórum de desenvolvimento, qualquer dúvida, estamos aí. Big Grin

OBS: Caso você tenha algum aumento de renda, esta Reserva terá que ser sempre atualizada.
[+] 2 usuários curtiram o post de Diamante:2 usuários curtiram o post de Diamante
  • Kratus, Villefort
Procurar
Responder
Offline Nerd
Pupilo da real
*
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
30-06-2015, 10:19 AM
(30-06-2015, 10:09 AM)DiamanteNegro Escreveu:
(30-06-2015, 08:08 AM)Elwood Escreveu: Confrades no meu caso eu tenho quase 8 anos de trampo em regime CLT. Eu poderia considerar uma rescisão como o meu fundo de emergência ou seria melhor ter uma reserva independente disso ?

- A Reserva de Emergência terá que ser feita independente de sua Rescisão. A Reserva de Emergência permitirá você se proteger de algum imprevisto durante o mês, e o mais importante, ela o manterá 6 meses sem precisar trabalhar! É um dinheiro que estará pronto para lhe socorrer. além da rescisão trabalhista, FGTS e o Seguro Desemprego que demoram um pouco para serem liberados. E as vezes nem são liberados, devido algumas covardias das empresas. Já passei por esta situação. E a Reserva de Emergência me salvou.

- Sobre o cálculo, sua Reserva de Emergência terá que ter seus custos mensais x 6. É o seu salário atual menos os 10% ou 20% retirados.

Exemplo: Vamos supor que os seus rendimentos líquidos sejam de R$ 2.000,00. Destes mesmos rendimentos, retira-se 10% (o ideal seria 20%) sobrará R$ R$ 1.600,00 (caso venha retirar 20%).

- R$ 1.600,00 x 6 = R$ 9.600,00

- A Reserva de Emergência, é como se fosse o seu FGTS pessoal. Nada impede de você aplicar parte dele para maiores retornos.

- Mande um MP caso tenha alguma dúvida. Este é um fórum de desenvolvimento, qualquer dúvida, estamos aí. Big Grin

OBS: Caso você tenha algum aumento de renda, esta Reserva terá que ser sempre atualizada.

dá pra aplicar esse montante em algum investimento??? se sim, qual?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
30-06-2015, 10:53 AM
Elwood, num momento difícil como esse que vivemos no país, será que a rescisão é a melhor coisa a se fazer?
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
30-06-2015, 10:58 AM
(30-06-2015, 10:19 AM)Nerd Escreveu: dá pra aplicar esse montante em algum investimento??? se sim, qual?

- Lhe enviei uma MP.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [$] Fundo de Reserva: Mínimo Existencial Scant 9 2,741 24-04-2020, 11:08 PM
Última Mensagem: Bruno Padilha
  Por que você deve ter um Fundo VTNC Rider 13 6,070 23-03-2017, 06:30 PM
Última Mensagem: Diamante

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo