• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças A triste geração que virou escrava da própria carreira
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A triste geração que virou escrava da própria carreira
Offline Lorde Kelvin
Aspira
Tópicos: 8
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
30-04-2015, 08:22 AM
Segue artigo publicado no Estadão, o link é:

http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/...ign=buffer

A triste geração que virou escrava da própria carreira

Era uma vez uma geração que se achava muito livre.
Tinha pena dos avós, que casaram cedo e nunca viajaram para a Europa.
Tinha pena dos pais, que tiveram que camelar em empreguinhos ingratos e suar muitas camisas para pagar o aluguel, a escola e as viagens em família para pousadas no interior.

Tinha pena de todos os que não falavam inglês fluentemente.
Era uma vez uma geração que crescia quase bilíngue. Depois vinham noções de francês, italiano, espanhol, alemão, mandarim.
Frequentou as melhores escolas.
Entrou nas melhores faculdades.
Passou no processo seletivo dos melhores estágios.
Foram efetivados. Ficaram orgulhosos, com razão.
E veio pós, especialização, mestrado, MBA. Os diplomas foram subindo pelas paredes.

Era uma vez uma geração que aos 20 ganhava o que não precisava. Aos 25 ganhava o que os pais ganharam aos 45. Aos 30 ganhava o que os pais ganharam na vida toda. Aos 35 ganhava o que os pais nunca sonharam ganhar.
Ninguém podia os deter. A experiência crescia diariamente, a carreira era meteórica, a conta bancária estava cada dia mais bonita.
O problema era que o auge estava cada vez mais longe. A meta estava cada vez mais distante. Algo como o burro que persegue a cenoura ou o cão que corre atrás do próprio rabo.

O problema era uma nebulosa na qual já não se podia distinguir o que era meta, o que era sonho, o que era gana, o que era ambição, o que era ganância, o que necessário e o que era vício.
O dinheiro que estava na conta dava para muitas viagens. Dava para visitar aquele amigo querido que estava em Barcelona. Dava para realizar o sonho de conhecer a Tailândia. Dava para voar bem alto.
Mas, sabe como é, né? Prioridades. Acabavam sempre ficando ao invés de sempre ir.

Essa geração tentava se convencer de que podia comprar saúde em caixinhas. Chegava a acreditar que uma hora de corrida podia mesmo compensar todo o dano que fazia diariamente ao próprio corpo.
Aos 20: ibuprofeno. Aos 25: omeprazol. Aos 30: rivotril. Aos 35: stent.
Uma estranha geração que tomava café para ficar acordada e comprimidos para dormir.
Oscilavam entre o sim e o não. Você dá conta? Sim. Cumpre o prazo? Sim. Chega mais cedo? Sim. Sai mais tarde? Sim. Quer se destacar na equipe? Sim.
Mas para a vida, costumava ser não:
Aos 20 eles não conseguiram estudar para as provas da faculdade porque o estágio demandava muito.
Aos 25 eles não foram morar fora porque havia uma perspectiva muito boa de promoção na empresa.
Aos 30 eles não foram no aniversário de um velho amigo porque ficaram até as 2 da manhã no escritório.
Aos 35 eles não viram o filho andar pela primeira vez. Quando chegavam, ele já tinha dormido, quando saíam ele não tinha acordado.
Às vezes, choravam no carro e, descuidadamente começavam a se perguntar se a vida dos pais e dos avós tinha sido mesmo tão ruim como parecia.
Por um instante, chegavam a pensar que talvez uma casinha pequena, um carro popular dividido entre o casal e férias em um hotel fazenda pudessem fazer algum sentido.
Mas não dava mais tempo. Já eram escravos do câmbio automático, do vinho francês, dos resorts, das imagens, das expectativas da empresa, dos olhares curiosos dos “amigos”.

Era uma vez uma geração que se achava muito livre. Afinal tinha conhecimento, tinha poder, tinha os melhores cargos, tinha dinheiro.
Só não tinha controle do próprio tempo.
Só não via que os dias estavam passando.
Só não percebia que a juventude estava escoando entre os dedos e que os bônus do final do ano não comprariam os anos de volta.
"Ande com os lobos e você aprenderá a uivar; ande com as hienas e você será apenas um comedor de carniça."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline zumnupy
Veterano
Tópicos: 4
Curtido: 30 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 5
30-04-2015, 07:14 PM
Só uma minoria muito pequena mesmo, passa por esses problemas.

O que vejo é justamente o contrário. Uma imensa maioria de jovens sem nenhum objetivo traçado para vida. Muito satisfeitos em passar de subemprego para subemprego, contanto que os R$ 780,00 mensais sejam suficientes para manter a vida de festas, roupas de marca compradas em shoppings e Iphones.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
30-04-2015, 07:37 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2015, 07:38 PM por Azoth.)
É um bom texto.

Mas não lhes faltam tempo porque trabalham, mas por permanecerem embebidos em coisas inúteis.

Raros da minha geração ou mais novos que trabalham realmente duro, acredite.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Miguel
Molon Labe
**
Tópicos: 0
30-04-2015, 07:59 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2015, 07:59 PM por Miguel.)
Acho que é mais complicado do que isso. No que nos tornamos mesmo foi em escravos do consumismo e essa doença aos poucos está corrompendo tudo. Luto pra me livrar dela e hoje posso dizer com orgulho que já fiz avanços significativos mas estou longe da cura. Às vezes acho que não quero me curar completamente, só quero mante-la sob meu controle.

Sad but true.
Um homem com opções é um homem livre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Búfalo
Veterano
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
30-04-2015, 08:30 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2015, 08:37 PM por Búfalo.)
(30-04-2015, 07:14 PM)zumnupy Escreveu: Só uma minoria muito pequena mesmo, passa por esses problemas.

O que vejo é justamente o contrário. Uma imensa maioria de jovens sem nenhum objetivo traçado para vida. Muito satisfeitos em passar de subemprego para subemprego, contanto que os R$ 780,00 mensais sejam suficientes para manter a vida de festas, roupas de marca compradas em shoppings e Iphones.

Falou tudo.

Nessa geração, o que mais tem é gente torrando grana e perdendo tempo na vida com festas, baladas, bebidas, drogas e nas redes sociais. Sem se preocupar com nada. E depois não terá nada a velhice ...

No mais, a vida é cheia de sacrifícios. Ou vc se abstem de um prazer presente e momentâneo em busca de um futuro melhor, ou dependerá das migalhas do INSS.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
30-04-2015, 08:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-05-2015, 02:20 AM por Senna.)
Nossa! que triste geração,

Show ContentSpoiler:
[Imagem: 0ddf4509-44f8-4270-9876-00e056c12f84_Lan...Evoque.jpg]

[Imagem: 011424-hotel-fazenda-jecava-1.jpg]

[Imagem: 271.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
01-05-2015, 09:21 AM
Muito boa a reflexão. Infelizmente conheço gente assim. De carreiristas, perseguidores de cenouras a workaholics. Ganham muito e não gastam nada, já estão em torno dos 40, e estão entre professores universitários, a gestores. A galera passa a ter o trabalho e o ganho como causa própria, fins neles mesmos. Embora reconheçam isto em parte, não conseguem sair da "roda"
O estilo de vida contemporâneo trouxe em si muitos benefícios, mas a insegurança nas relações humanas em geral, tendem a criar um ritmo de acumulação e proteção constantes: "Compre logo antes que acabe", "não deixa pra cima da hora", "viva o momento", "não fique sem o seu", "saia na frente". Tems muito discutidos em Baudrillard, Ulrich beck, Bauman, Debord, entre outros.

Tento evitar e por isto o trabalho, o esforço e meus ganhos quase sempre visando um objetivo e uma finalidade, uma meta clara. Acumulo por acumulo gera isto do texto acima.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tiago Sorine
Beta Esclarecido
Tópicos: 84
Curtido: 22 vezes em 16 posts
01-05-2015, 12:48 PM
(30-04-2015, 07:14 PM)zumnupy Escreveu: Só uma minoria muito pequena mesmo, passa por esses problemas.

Justamente. O que vejo são pessoas são objetivos. E nisso incluo homens e mulheres. Não tem ambição, sem metas, sem objetivos. Pensam exclusivamente no agora e já, são imediatistas e não suportam pensar e trabalhar em algo a médio e longo prazo.

Chegam aos 35, 40 anos depressivas, arrependidas, ressentidas por não terem feito mais. As pessoas estão amadurecendo muito tarde. Vejo pessoas de 40 anos começando a correr atrás de algo. Porra!! Meu Deus! Já não tem saúde e nem disposição e são facilmente vencidas em qualquer processo seletivo pelos mais novos.

Creio que o futuro é tenebroso, e quem se destacar, ser disciplinado, determinado e atingir um equilibrio entre trabalho e lazer, conseguirá colher bons frutos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
01-05-2015, 02:01 PM
(30-04-2015, 07:59 PM)Miguel Escreveu: Acho que é mais complicado do que isso. No que nos tornamos mesmo foi em escravos do consumismo e essa doença aos poucos está corrompendo tudo. Luto pra me livrar dela e hoje posso dizer com orgulho que já fiz avanços significativos mas estou longe da cura. Às vezes acho que não quero me curar completamente, só quero mante-la sob meu controle.

Falou bem, Miguel.

O Problema é quando perseguimos o tal "sucesso", como se fosse o objetivo da vida e não como um meio de chegar lá.
O desenvolvimento não está na riqueza ou no poder. Isto são apenas ferramentas.
Se não sabemos onde queremos chegar, ficamos só na ostentação e exibicionismo.

E existe uma grande diferença entre ser um homem rico e ser um empregado bem remunerado. O primeiro não presta contas a não ser a si próprio. O segundo é um escravo iludido.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Verone
Agere non loqui
*
Tópicos: 1
Curtido: 1 vezes em 1 posts
01-05-2015, 08:27 PM
Acho que a reflexão é válida.
É importante manter um equilíbrio das coisas, sem necessariamente prejudicar o seu desenvolvimento financeiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
01-05-2015, 09:40 PM
- Sendo bem sucedido ou não. Muitos são escravos do trabalho. Muitos se "matam" no trabalho para manter um status de grandeza, ou para sobreviver em sub-empregos.

- O que falta nestas duas situações é educação financeira. Com este conhecimento em mãos, muitos poderiam curtir suas vidas sem a preocupação do dia a dia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline JonPicon
Búfalo
**
Tópicos: 1
01-05-2015, 10:45 PM
Somos escravo do trabalho e desenvolvimento pessoal. Se matamos pra conseguir viver.
Procurar
Responder
Offline Mito
Usuário Banido
*
07-05-2015, 09:20 AM

cONCORDO PLENAMENTE COM ZUMNUPY
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
07-05-2015, 11:16 AM
(01-05-2015, 10:45 PM)JonPicon Escreveu: Somos escravo do trabalho e desenvolvimento pessoal. Se matamos pra conseguir viver.

Isso só acontece quando o objetivo final é ganhar dinheiro. Quando o desenvolvimento pessoal é praticado com o objetivo de ter qualidade de vida desde agora, tudo e dosado e a caminhada traz satisfação, diferente do que acontece quando nos tornarmos escravos do dinheiro e da futilidade do mundo moderno, pois neste último caso, corremos atrás de emoções passageiras, trocamos a satisfação pelo prazer.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
07-05-2015, 11:33 AM
Ter um trabalho digno...já é para louvar a Deus!...sem grana a roda não gira!....ganância é outra coisa!....qualidade de vida é o que importa e para isso vc precisa tomar decisões....ou não fazer.

exemplo: como vou ter qualidade de vida se levo 1:30 hs para ir e mais o mesmo tempo para voltar p casa...tds o dias?? são 3 horas por dia ou 12,5% do seu dia útil diário...ou 10% da sua vida em trânsito...inútil....vai uma dica não leve mais do que meia hora para ir e mais de meia hora para voltar do trabalho/estudo....esta lição foi a mais importante que percebi na vida!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
07-05-2015, 12:37 PM
(07-05-2015, 11:16 AM)Raito Escreveu:
(01-05-2015, 10:45 PM)JonPicon Escreveu: Somos escravo do trabalho e desenvolvimento pessoal. Se matamos pra conseguir viver.

Isso só acontece quando o objetivo final é ganhar dinheiro. Quando o desenvolvimento pessoal é praticado com o objetivo de ter qualidade de vida desde agora, tudo e dosado e a caminhada traz satisfação, diferente do que acontece quando nos tornarmos escravos do dinheiro e da futilidade do mundo moderno, pois neste último caso, corremos atrás de emoções passageiras, trocamos a satisfação pelo prazer.

(07-05-2015, 11:33 AM)Devoto Escreveu: Ter um trabalho digno...já é para louvar a Deus!...sem grana a roda não gira!....ganância é outra coisa!....qualidade de vida é o que importa e para isso vc precisa tomar decisões....ou não fazer.

exemplo: como vou ter qualidade de vida se levo 1:30 hs para ir e mais o mesmo tempo para voltar p casa...tds o dias?? são 3 horas por dia ou 12,5% do seu dia útil diário...ou 10% da sua vida em trânsito...inútil....vai uma dica não leve mais do que meia hora para ir e mais de meia hora para voltar do trabalho/estudo....esta lição foi a mais importante que percebi na vida!

Excelente. Quando se entende o 'esquema', é outra coisa.

Nada do que ter um norte moral para nos guiar em quaisquer atribuições da vida.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
07-05-2015, 01:29 PM
(07-05-2015, 11:33 AM)Devoto Escreveu: (...)

Eu troquei um emprego onde eu gastava 15 minutos para ir E voltar por um onde eu perco uma hora do dia no deslocamento.

O que perdi em qualidade de vida pelo deslocamento, ganho em não me estressar tanto (trabalhava em banco privado).

Há mais fatores fora simplesmente o tempo gasto em trânsito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Tópicos: 16
07-05-2015, 01:40 PM
Então Josey 1 hora por dia está bom.........o "stress" no trabalho depende se vc faz o que gosta? fico estressado as vezes porém faço o que gosto.....aeh vamos entrar em outros parâmetros...salário, mobilidade, treinamentos, viagens (ext e nacional), mercado...gosto mesmo de atuar quando a situação está crítica "o bicho pegando geral" me sinto estimulado!!!....agora olhar para um trânsito de 2 horas meu tesão vai p caralh....
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Sauron
Senhor do Escuro
**
Tópicos: 3
Curtido: 3 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 15
07-05-2015, 04:47 PM
(07-05-2015, 11:33 AM)Devoto Escreveu: Ter um trabalho digno...já é para louvar a Deus!...sem grana a roda não gira!....ganância é outra coisa!....qualidade de vida é o que importa e para isso vc precisa tomar decisões....ou não fazer.

Isso mesmo confrade.
É muito tempo perdido em deslocamento. Muitas vezes penso em sair da casa da minha mãe porque fica muito distante( 15km num trânsito lento) do meu trabalho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
07-05-2015, 10:26 PM
Este texto descreve perfeitamente a Corrida do Ratos citada no livro Pai Rico, Pai Pobre, que nada mais é do que uma descrição da Matrix.

Nós da Real somos privilegiados porque já tivemos essa revelação há muito mais tempo.

Troque a palavra "dinheiro" por "buceta" no texto, e a reflexão será ainda mais profunda.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo