07-04-2015, 05:42 PM
POR QUE VOCÊ DEVE TER UM “FUNDO VTNC”
- adaptado do ROK
O dinheiro não traz amor.
Dinheiro não traz saúde.
Dinheiro não traz felicidade.
Mas com certeza ele pode comprar um monte de outras coisas importantes como opções na vida, liberdade, controle, e, mais importante de tudo... poder.
Hoje irei introduzir o conceito do “fundo VTNC”. Se você ainda não tem um fundo VTNC, é muito importante que você comece a planejar criá-lo o mais rápido possível.
O Que é um “Fundo VTNC”?
O Fundo VTNC, como vocês já devem imaginar, é um dinheiro quietinho na sua conta bancária que você pode usar como meio de sustento no momento que você precisar mandar algum imbecil – normalmente um chefe ou um cliente – tomar no meio do cu.
É simples assim. É um fundo monetário que lhe permitirá agir e viver como um ser humano livre no lugar de um escravo do sistema. Eu não estou dizendo que você deverá se demitir imediatamente assim que conseguir esse fundo, pra viver escrevendo poesia na varanda duma fazenda (se bem que se você quiser, você poderá fazer isso), mas essa grana guardada lhe dará a opção de simplesmente pegar suas coisas e falar pra todo mundo que você não suporta mais no serviço sumir da sua frente.
Montar esse fundo é interessante por várias razões óbvias.
Por que um Fundo VTNC é Bom?
Porque ele lhe dará poder sobre sua vida e independência. Quando você tem suficiente dinheiro na sua conta para viver sabaticamente por alguns anos, você não se preocupa, nem se estressa. Ao contrário, você dorme como um bebê e acorda revigorado todo dia.
Pode ser que você tenha uma conversa como essa:
Chefe: “Meu caro GdR, eu sei que você tinha marcado aquele final de semana em Ilhabela com a sua marmita, mas eu preciso que você venha esse sábado pra preencher aqueles relatórios.”
GdR: “Sr. Chefe Sicrano, como você já sabe, eu esperei durante todo o mês pra sair com a marmita e treinar um candelabro italiano com ela. Talvez você possa pedir pro Beta Casadinho vir no meu lugar. Aposto que ele vai adorar uma desculpa pra ficar longe da BM dele pelo menos por mais um dia.”
“Olha GdR, você sabe que a economia está ruim. Você não quer diminuir suas chances de empregabilidade no futuro, quer?”
“...
Quer saber duma coisa, Sicrano? VÁ TOMAR NO SEU CU.” :rugeblackface
“Como? Acho que eu não ouvi bem...”
“SIM, sr. Sicrano imbecil, eu mandei. Você. Tomar. No meio. Do seu cu. Tou pulando fora. Bom final de semana brincando de executivo naquela firma de merda sem ar condicionado.”
Claro que uma pessoa mais precavida usaria uma linguagem mais refinada para mandar seu capataz feitor escravo corporativo chefe tomar no meio do cu, mas a intenção final seria a mesma. Você simplesmente pode dizer que NÃO está disponível e NÃO virá, e se ele te demitir e tiver que pagar seus direitos trabalhistas, melhor ainda.
O ponto é, quando você tem alguns anos de despesas salvas na sua conta bancária, você poderá ter essa conversinha acima com qualquer pentelho gerencial que resolver te encher o saco.
Isso é poder. É isso que um Fundo VTNC pode fazer por você. E é por isso que o Fundo VTNC é bom.
Como montar o seu Fundo VTNC
Se você foi um HUE HUE HUE BR BR no passado recente, e não tem um centavo – pior ainda, tá cheio de dívidas – esse é o seu karma, e o melhor é aceitar que você tá na merda e tratar de limpar suas finanças rapidinho.
A única maneira é a mais simples: pare de se afundar em dívidas, renegocie as que você tem, ou pague tudo duma vez e não arranje mais, o que for mais fácil.
Se você foi um pouco mais prudente no passado e não está atolado em dívidas, mas no zero a zero, tanto melhor. Corte tudo o que for supérfluo, mate o seu Ego Consumista, e comece a economizar.
Se você não tem emprego, arranje um.
Se te pagam pouco, procure um emprego melhor.
Se te falta instrução pra um emprego melhor, trate de estudar. Existem dezenas de cursos gratuitos, e não tenha o menor orgulho em pedir bolsa de estudos, ou ajuda dos seus pais, que sempre querem o seu melhor.
Quando você começar a sentir o poder do seu Fundo VTNC, a economia pode ir mal, ou se o seu chefe te fizer assédio moral, você poderá simplesmente mandá-lo tomar no cu, meter um processo no fdp e não perder uma noite de sono. Um Fundo VTNC não te trará felicidade, mas trará paz de espírito.
Portanto:
1) Pague suas dívidas e nunca mais entre em dívidas de longo prazo: dívidas é para escravos. Livre-se de todas elas para jamais ter que considerar uma ameaça velada do seu chefe devido à “economia”, “cortes na empresa” etc. Se você continuar comprando porcarias pra ostentar, a culpa será toda sua e os finais de semana e horas extras que você irá fazer estão totalmente nas mãos dos seus superiores.
2) Mate o seu Ego Consumista: se você for um ocidental da classe média, como eu, posso dizer com certeza que 50% das suas despesas são completamente desnecessárias.
No lugar de trocar de carro, faça uma revisão e permaneça com o antigo mais alguns anos. Você não precisa de 300 canais de TV, nem de banda larga de 15 Megas. Adote a dieta páleo e pare de fazer 5 refeições inúteis por dia. Mantenha o mesmo celular até a tela touch screen dele quebrar de vez. Tenha poucas e boas roupas, e foda-se a última moda. Em alguns anos suas dívidas somem e sua conta bancária vai aumentar tão rápido quanto um bíceps cheio de EA.
Lembre-se: compra por impulso é coisa de mulherzinha, liberdade financeira é coisa de homem.
3) Invista: conheça o mercado financeiro, fique de olho nas notícias políticas (que atualmente afetam as Bolsas quase tanto quanto a economia), converse com amigos que entendem do assunto e capitalize-se. Mas o Fundo VTNC tem que ser líquido, para que possa ser usado no momento que você levantar o dedo médio pro seu ex-patrão.
4) BÔNUS: Tenha várias fontes de renda: faça a sua grana trabalhar pra você. Procure sempre melhorar sua educação, seja com cursos, línguas, algum hobby que possa virar renda (marcenaria, informática, literatura, aulas particulares etc.). Vai chegar uma hora que suas despesas serão tão poucas e sua renda tão alta que o dia a dia será um idílio. Tranquilidade e boas noites de sono se refletirão na sua saúde, e você começará a se perguntar por que todo mundo parece tão estressado à sua volta.
CONCLUSÃO
Ter um Fundo VTNC é bom. Muito bom. Eu [o autor] sei disso porque eu já curto os benefícios mencionados acima.
Eu continuo trabalhando porque eu gosto do meu trampo (a maior parte do tempo) e porque eu pretendo ficar rico seguindo essa receita em 10 ou 15 anos. E mesmo assim, se eu quisesse poderia me demitir hoje e viver tranquilamente por dois ou três anos enquanto decido o que farei em seguida.
Claro que não tenho o suficiente para viver assim pro resto da vida, mas tenho o bastante para alguns anos sabáticos se, em algum momento, precisar mandar algum superior hierárquico receber um objeto penetrante no centro do orifício anal, poderei fazê-lo sem a menor preocupação.
E é por isso, caros confrades, que devemos montar um Fundo VTNC.